Por que alguns imigrantes não se adaptam ao Canadá?

Você sabe por que alguns imigrantes não se adaptam ao Canadá? Porque não de planejam adequadamente e confiam em informações sensacionalistas e marqueteiras. Meu trabalho na Canada Let’s Go me credencia a fazer essa afirmação. Há mais de seis anos auxilio indivíduos e famílias no processo de transição entre países, desde o planejamento até que se instalem no Canadá.

Na maioria dos casos, são famílias que almejam a residência permanente , mas não têm o perfil adequado para obter o PR a partir de seu próprio país, necessitando trabalhar ou estudar no país antes de se tornar elegível a algum programa me imigração. Pois, ao longo desse tempo, venho notando que a maioria das pessoas está mais preocupada com os programas de imigração do que com a sua adaptabilidade.

Quando falo em fazer uma avaliação do perfil, elas esperam que seja algo voltado exclusivamente para os processos de imigração. Porém, meu interesse não é apenas quantitativo, mas qualitativo. Preciso entender não apenas as chances de sucesso para receber um convite para residência permanente mas, também, da obtenção de emprego, de adaptação ao clima, de conseguir arcar com as despesas até se estabilizar financeiramente e muito mais. Por experiência, sei que, sem planejamento, as chances de serem feitas escolhas equivocadas aumentam drasticamente.

Mas o planejamento inadequado não é o único fator de fracasso nas transições internacionais. Há outro, tão importante quanto, que é a capacidade de adaptação à cultura. Escrevi esse artigo mostrando a origem do problema de forma que você possa fazer uma reflexão honesta para tentar entender se você passará por esse tipo de dificuldade.

Economia

As diferenças no setor da economia são as causas iniciais da discrepância cultural que ajudam a explicar porque alguns imigrantes não se adaptam ao Canadá.

O Canadá possui quase a mesma área em extensão territorial do que o Brasil, 1/5 da população e a renda per capita é quase 5 vezes maior. Essa informação pode, de alguma forma, ser ilustrada na imagem ao lado. O volume da pirâmide social reflete o número de habitantes. A altura, representa o grau de desigualdade social existente no país.

Observe como a pirâmide social do Brasil é alta, enquanto a do Canadá é achatada. Os salários iniciais para recém-formados canadenses é, comparativamente, significativamente maior do que no Brasil. Já os salários de final de carreira são bem inferiores aos brasileiros.

Após adquirir a casa própria a juros baixíssimos, o canadense se dedica a poupar para colocar os filhos no ensino superior e para garantir uma velhice digna – como no restante do mundo, a aposentadoria dá para o básico. A educação da pré-escola ao ensino médio, bem como o sistema de saúde são públicos e gratuitos, mas os impostos são pesados quanto maior for o salário.

Igualdade

A igualdade é um dos valores cultivados, diariamente, pela própria população canadense. Eles – e seus agregados – fazem isso com maestria. Aliás, esse é o ideal que os brasileiros perseguem, mas, paradoxalmente, muitos têm dificuldade de se adaptar à sociedade canadense. Explico:

Pessoas que têm pontuação para migrar para o Canadá via Express Entry estão na porção superior da pirâmide brasileira. Perceba que não há correspondência social para pessoas com mesmo padrão social no Canadá. Da mesma forma, não há correspondência entre as duas pirâmides no que tange à porção inferior da pirâmide brasileira. De fato, há pouquíssimas pessoas pobres e é incomum ver um desabrigado ou pedinte nesse imenso país do hemisfério Norte.

Geralmente, pessoas que vivem no topo de nossa pirâmide social estão acostumadas a ter tratamento diferenciado no Brasil e, quando chegam ao Canadá, podem se frustrar. No Brasil, a sua capacidade financeira, por si, refletirá a forma como você será tratado. O grau de escolaridade elevado abre portas (inclusive nas cadeias) para celeridade de procedimentos e exceções. Os mais abastados estão acostumados ao tratamento diferenciado e isso acaba no Canadá.

Quer estudar e trabalhar no Canadá? Entre em contato, sem compromisso! WhatsApp-nos: 11 98201.2347 ou e-mail-nos contato@canadaletsgo.com Gostaria de uma avaliação de perfil gratuita? Clique aqui , nós podemos te ajudar!

As diferenças que justificam por que alguns imigrantes não se adaptam ao Canadá

Conforto sim, luxo, não.

Viver em um local cuja pirâmide social é tão achatada significa assumir uma igualdade relativamente próxima, entender que você não é melhor do que ninguém. Você não poderá achar que seu cargo te trará vantagens, deverá tratar o lixeiro e o atendente de balcão com a mesma deferência que espera para si, e que terá o mesmo tratamento que eles destinam a si mesmos. Todos irão nadar na mesma piscina e ir à mesma academia no centro comunitário, que é o local onde se fazem esportes e atividades culturais. De modo geral, as pessoas limpam suas próprias casas, cuidam de suas roupas e de seus filhos, pois não são capazes de viver confortavelmente e ainda pagar um salário digno para outrem.

Certa vez, li em um cartaz do trem os seguintes dizeres: O preço de poder abrir o notebook no trem é limpar a própria privada. Faz sentido!

Trabalhar pelo próximo

Uma vez que você tenha compreendido que igualdade social passa obrigatoriamente por não ser capaz de ter serviçais, vamos falar de trabalhar pelo próximo. Esse pode acontecer de forma direta ou indireta.

O voluntariado, permanente ou ocasional, é a forma como a população se envolve diretamente com as causas sociais. A maioria dos canadenses participa de ações que buscam a redução das desigualdades, através das escolas de seu bairro ou das organizações públicas e privadas. Essas ações ocorrem com pela doação de bens ou do próprio tempo. No Canadá, igualdade não é apenas uma questão de Direito, mas de fato.

Responsabilidade social: Entenda como a Canada Let’s Go mantém essa vibe canadense oferecendo avaliação de perfil gratuita

De forma indireta, os mais abastados trabalham pelo próximo, pois pagam impostos mais elevados do que no Brasil. Esses impostos se revertem em saúde pública de qualidade, segurança, suporte ao trabalhador (seja ele cidadão ou imigrante) e diversas políticas públicas que buscam incessantemente reduzir as diferenças.

Muitos imigrantes ficam revoltados quando vêm o montante de imposto de renda que precisam desembolsar no Canadá. Mas, como eu citei alguns parágrafos acima, esse é um dos preços de poder abrir o notebook no Canadá, certo?

Emocional

Uma das dificuldades que senti na pele e descrevi em detalhes em meu livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” foi a imensa quantidade de pequenas adaptações que precisamos fazer de uma vez. Você precisa reaprender quase tudo: pagar contas, pagar condução, caminhos, reconhecer produtos, tecnologias diferentes e uma infinidade de outras coisas que vão minando aos poucos as suas energias.

Além disso, há os hábitos culturais: não tocar e nem esbarrar nas pessoas, de higiene (depois do covid, está bem parecido), de não abraçar, de agendar formalmente um churrasco com um mês de antecedência, de não falar sobre a sua vida pessoal com quem é apenas conhecido, são coisas bem pequenininhas, mas que somadas podem deixar muita gente insegura e causar uma boa dose de solidão.

Mudar de país exige algum espírito aventureiro e capacidade de se divertir com as novidades. Se você não fizer tudo com leveza, o stress tomará conta e poderá destruir a sua vontade de permanecer no local.

Acho que agora deu para entender por que alguns imigrantes não se adaptam ao Canadá, não é mesmo?

O Canadá recebe mais de centenas de milhares de imigrantes por ano. Nos últimos anos, mais de 90% dos estudantes internacionais receberam um convite para serem residentes permanente. Se você pretende ser uma dessas pessoas, esteja preparado para trabalhar ativamente em prol da manutenção deste Bem Maior, que é a igualdade, seja ajudando com bens ou com o seu tempo, seja agindo de modo que as pessoas continuem se sentindo iguais a você. Estando nesta “vibe”, você se sentirá muito bem vindo e abraçado pelos canadenses.

Aproveite e não deixe de ler os artigos complementares que te ajudarão em sua jornada:

Como podemos te auxiliar?

SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA ESTUDANTIL!

Há mais de sete anos a Canada Let´s Go vem auxiliando indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.

Fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino canadenses e mais de 15 mil programas de estudo, o que nos permite oferecer programas de estudo exatamente dentro do seu perfil e objetivos.

Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.

Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos as orientações para a transição.

Conheça também a modalidade de atendimento que foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida. Você pode checar os escopos das nossas modalidades de assessoria estudantil clicando aqui.

Entre em contato pelo nosso WhatsApp 11 98201-2347 ou e-mail ou contato@canadaletsgo.com, sem compromisso.

Aviso legal: Esse site se dedica a divulgar informações com base nos comunicados oficiais do governo canadense, visando imparcialidade. Embora busque precisão, não garante a ausência de erros, incentivando os usuários a verificarem informações diretamente nas fontes oficiais. O site não endossa pontos de vista específicos e reserva-se o direito de fazer alterações no conteúdo sem aviso prévio. Os usuários são aconselhados a utilizar as informações de maneira crítica e responsável. Além disso, esclarecemos que o site não é responsável pelo conteúdo de links externos e recomenda que os usuários entrem em contato em caso de dúvidas ou preocupações. A última atualização é indicada, promovendo transparência sobre a temporalidade das informações.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR ou VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em ou contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

One thought on “Por que alguns imigrantes não se adaptam ao Canadá?

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Theme: Overlay by Kaira
2023 Powered by Canada Let's Go

Descubra mais sobre Canada Let's Go

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading