Clima nas principais cidades do Canadá

Clima nas principais cidades do Canadá

Conheça o clima nas principais cidades do Canadá: Vancouver, Calgary, Winnipeg, Toronto, Ottawa, Montreal, Halifax, Fredericton

Um dos aspectos fundamentais a ser levado em conta para a escolha da cidade onde você pretende viver é o clima. Por esse motivo, criamos esse artigo para te apresentar o clima nas principais cidades do Canadá. Eu sei que as pessoas que passaram a vida inteira em um país tropical costumam ter pavor da neve por causa do frio. Eu afirmo que o medo deveria ser outro.

Se você considerar que, exceto pelas ruas, todos os lugares são climatizados – casas, lojas, meios de transporte – tempo que ficamos expostos ao frio é pequeno. Na verdade, praticamente só nos expomos quando queremos. Ao meu ver, o maior problema é o tempo que a neve permanece nas calçadas. Lembre-se de que ela não começa a derreter enquanto as temperaturas não se elevarem de 0C! Há lugares que o acúmulo de neve nem é tão grande, mas as temperaturas demoram bastante a subir. Então, aquela aparência de inverno pode durar 6 meses ou mais, o que é causa imediata de depressão para muita gente.

Deixe as suas ideias pre-concebidas de lado e confira o artigo. Você pode se ater às províncias que te interessam, mas não deixe de conferir a parte final, ok?

Aproveite e não deixe de ler os artigos complementares que te ajudarão em sua jornada:

Se, após ler esse artigo sobre o “Clima nas principais cidades do Canadá“, você sentir que está com dificuldade ou achar que não pode lidar com tantas variáveis, considere a nossa Assessoria para Imigração parcial ou completa. Nós podemos te auxiliar desde o planejamento à instalação da sua família no Canadá. Entre em contato, sem compromisso!

Clima nas principais cidades do Canadá por Província

Vancouver – British Columbia

Excepcionalmente para uma cidade canadense, Vancouver tem invernos relativamente amenos com pouca neve. O ar frio do Ártico, que varre o resto do Canadá no inverno, não consegue chegar a Vancouver. As Montanhas Rochosas o bloqueiam.

Combine a falta de ar do Ártico com a suavidade da localização de Vancouver nas margens do Oceano Pacífico e não surpreende que seja a mais quente das principais cidades metropolitanas do Canadá no inverno.

Vancouver tem um dos climas mais úmidos e nebulosos das cidades do Canadá. Às vezes, no inverno, pode parecer que a chuva nunca vai parar e é conhecida por ter clima nublado chuvoso em quase metade do ano. Apesar de chover na cidade, suas montanhas geralmente têm neve, formando uma paisagem belíssima para admirar.

Profundidades de neve superiores a 1 cm são observadas em cerca de 10 dias por ano em Vancouver.

Compensando os invernos chuvosos, Vancouver geralmente desfruta de excelente clima de verão caracterizado por dias muito agradáveis e com sol abundante.

Tem inverno úmido e nublado com temperaturas entre 0ºC e 6ºC, mas a sensação térmica é de bem menos. O verão é ensolarado, com temperaturas entre 12ºC e 22ºC com sensação térmica de bem mais.

Vancouver tem um clima marítimo ocidental, por isso o tempo muda facilmente durante todo o ano e venta menos do que a maioria das outras cidades canadenses.

Clima nas principais cidades do Canadá

QUER SABER AS SUAS CHANCES DE VIVER NO CANADÁ? contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Calgary – Alberta

Localizada no sul de Alberta, Calgary suporta invernos muito frios, embora não tão frios quanto a cidade capital de Alberta, Edmonton, que fica mais ao norte. Profundidades de neve superiores a 1 cm são observadas em cerca de 88 dias por ano em Calgary.

Calgary tem um clima tipo pradaria-estepe, seco com pouca umidade no verão. É ensolarada, mesmo no inverno, e a maior parte de sua pouca chuva vem no verão. A chuva de verão é vital para o trigo e a grama cultivada nas pradarias.

Venta muito na cidade, pois há poucas barreiras naturais ao vento. Às vezes, o vento em Calgary toma a forma de um Chinook, um vento tipo foehn quente e seco que desce das Montanhas Rochosas. No inverno, o Chinook pode elevar a temperatura em Calgary em 30 graus centígrados no espaço de algumas horas, proporcionando alívio bem-vindo do frio muitas vezes amargo. Quando o Chinook acontece, pode causar um rápido descongelamento da neve.

Mesmo no verão, as noites de Calgary são bem agradáveis, O inverno é longo, gélido e seco. Durante o ano inteiro, o tempo é de céu parcialmente encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de -11 °C a 24 °C e raramente é inferior a -25 °C ou superior a 30 °C.

Embora desfrute de altas horas de sol, o tempo de Calgary é muitas vezes mutável – também é notoriamente difícil prever em detalhes o dia-a-dia.

Winnipeg – Manitoba

Localizado no sul de Manitoba, Winnipeg suporta temperaturas de inverno muito frias e ocasionalmente bastante brutais. Canadenses em outras províncias dizem “Winterpeg”, Manitoba.

Winnipeg tem um clima continental frio com um verão curto e muito quente e um inverno longo e frio. Apesar do tempo frio, os céus de Winnipeg estão entre os mais claros do Canadá e Winnipeg desfruta de muito tempo ensolarado durante todo o ano.

Profundidades de neve superiores a 1 cm são observadas em cerca de 132 dias por ano em Winnipeg.

Venta muito na cidade. Há poucas barreiras naturais aos ventos da pradaria, permitindo que eles desçam do Ártico no inverno. A combinação de temperaturas muito baixas e alta velocidade do vento é perigosa – e pode ser fatal. Meteorologistas em Manitoba emitem avisos para não se aventurar em tais condições.

Em Winnipeg, o verão é longo e morno; o inverno é congelante, de neve e de ventos fortes. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de -19 °C a 27 °C e raramente é inferior a -30 °C ou superior a 31 °C.

Embora Winnipeg resista a temperaturas mais baixas no inverno do que Toronto, as pessoas que vivem em Winnipeg alegam que o frio do inverno seco da cidade é mais agradável do que o frio mais úmido de Toronto.

O ar de inverno em Winnipeg é tão seco que muitas famílias usam umidificadores em suas casas para adicionar umidade ao ar. Muitas pessoas se sentem desconfortáveis em ar muito seco, e pode haver problemas com a secagem da pele e rachaduras.

PRECISA DE ORIENTACÃO? FALE CONOSCO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Toronto – Ontario

Toronto tem um clima semi-continental, com um verão quente e úmido e um inverno frio.

O clima de Toronto é modificado pela sua localização nas margens do Lago Ontário. A água no lago garante que Toronto seja mais quente no inverno e mais fria no verão. A localização dos Grandes Lagos também é a fonte da umidade de verão de Toronto, nada comparável à umidade do Rio de Janeiro, se assemelhando mais a São Paulo.

Embora Toronto seja uma das cidades mais quentes do Canadá no inverno, há neve no solo na maioria dos dias entre meados de dezembro e meados de março. Neve mais profunda do que 1 cm é vista em 65 dias por ano em média.

No inverno, o tempo é majoritariamente ensolarado, com clima seco. A mínima vai de -30ºC a 0ºC e a máxima fica entre -25ºC e 15ºC. O verão é úmido, com temperaturas máximas que variam entre 20ºC e 30ºC e mínimas que ficam entre 10ºC e 25ºC. As temperaturas médias do verão e inverno são, respectivamente, -8ºC e 25ºC.

Não é incomum o tempo mudar ao longo do dia. As 4 estações são bem marcadas pela natureza ao longo do ano.

A qualidade do ar pode ser classificada como muito boa, boa, moderada, ruim ou muito ruim. Em 2012, Toronto teve 59 dias de qualidade moderada do ar e dois dias de baixa qualidade do ar. O resto era bom ou muito bom. Em 2014, Ontário fechou suas últimas usinas a carvão, resultando em melhor qualidade do ar.

Ottawa – Ontario

Ottawa fica mais ao norte do que Toronto, resultando em invernos significativamente mais frios.

Ao contrário de muitas das cidades de Ontário, Ottawa não fica às margens do Lago Ontário. Isso resulta em temperaturas mais altas no verão em Ottawa, mas aumenta a dureza dos invernos.

Ottawa tem um clima semi-continental temperado com um verão quente e úmido e um inverno muito frio. É considerada a sétima capital de país mais fria do mundo, em temperatura média anual.

Os invernos em Ottawa são severos. Profundidades de neve superiores a 1 cm são observadas em cerca de 120 dias por ano. A temperatura média da cidade no inverno é de −10,8 °C, embora ocorram dias com temperaturas médias acima de zero e noites com temperaturas menores de −25 °C. Uma camada duradoura de neve é comum em Ottawa desde o final de novembro até o início de abril e não é incomum que se tenha dias com −40 °C.

Verões são relativamente quentes e úmidos em Ottawa, embora eles sejam tipicamente curtos. A temperatura média da cidade no verão é de 26,5 °C, embora temperaturas de 30 °C ou mais ocorram frequentemente. A alta umidade do ar é um problema constante, especialmente próximo aos rios.

A qualidade do ar pode ser classificada como muito boa, boa, moderada, ruim ou muito ruim. Em mais de 90% dos dias é considerada boa ou muito boa.

Montreal – Quebec

O clima de Montreal é bastante semelhante ao de Ottawa; Montreal venta um pouco menos.

Montreal tem um clima semi-continental, com um verão quente e úmido e um inverno muito frio.

Os invernos em Montreal são severos. Profundidades de neve superiores a 1 cm são vistas em cerca de 109 dias por ano.

Montreal tem tempo bastante instável o ano inteiro e as chuvas são ainda mais constantes no verão, estação mais úmida. Durante o inverno, sua temperatura média é de -10ºC, com variações entre -40ºC e 25ºC. Já no verão a temperatura varia entre 21ºC e 35ºC.

Montreal desfruta de um clima ensolarado. Os verões costumam ter um número generoso de dias quentes ou quentes de sol. Como a maioria dos lugares no Canadá, o tempo de Montreal pode ser instável durante todo o ano.

QUER ESTUDAR E TRABALHAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Fredericton – New Brunswick

A capital de New Brunswick, Fredericton, fica no interior.

Como resultado disso, Fredericton tem temperaturas mais altas no verão e temperaturas mais baixas no inverno do que locais costeiros em New Brunswick, como Saint John e Moncton.

Fredericton tem um clima semi-continental com um verão quente e um inverno frio.

Profundidades de neve superiores a 1 cm são observadas em cerca de 105 dias por ano em Fredericton.

Em Fredericton, o verão é agradável; o inverno é gélido e com grande quantidade de neve. Durante o ano inteiro, o tempo é de céu parcialmente encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de -14 °C a 26 °C e raramente é inferior a -23 °C ou superior a 30 °C. As médias no verão e no inverno são respectivamente 19oC e -9oC.

Fredericton desfruta de um clima ensolarado, com uma média de 2.000 horas de sol por ano. Os invernos são mais ensolarados e os verões, chuvosos.

Halifax – Nova Scotia

O clima de Halifax é menos severo do que se poderia esperar.

Este é um resultado da sua localização nas margens do Oceano Atlântico. As temperaturas no inverno são mais altas e as temperaturas no verão são mais baixas do que as encontradas nas cidades mais distantes do interior.

Halifax tem um clima oriental-marítimo, com um verão curto e quente e um inverno frio. O tempo instável é comum durante todo o ano.

Profundidades de neve superiores a 1 cm são observadas em cerca de 85 dias por ano em Halifax.

O sol é um pouco menos comum em Halifax do que na maioria das cidades canadenses, devido aos notórios nevoeiros da Nova Escócia. Halifax tem mais de 100 dias de neblina por ano.

Os verões em Halifax são agradavelmente quentes. O melhor clima de verão geralmente é encontrado em meados do verão e no final do verão, quando, em comparação com o início da temporada, os nevoeiros são raros.

Em Halifax, o verão é agradável; o inverno é gélido e de ventos fortes. Durante o ano inteiro, o tempo é de céu parcialmente encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de -8 °C a 23 °C e raramente é inferior a -15 °C ou superior a 27 °C. As médias no verão e no inverno são respectivamente 19oC e -5oC.

Clima nas principais cidades do Canadá

QUER SABER AS SUAS CHANCES DE VIVER NO CANADÁ? contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Média de horas de sol por dia – Clima nas principais cidades do Canadá

As áreas mais densamente povoadas do Canadá recebem aproximadamente 2.000 horas de sol por ano. (Estes são os locais entre dois ou trezentos quilômetros da fronteira dos EUA)

As pradarias do Canadá central desfrutam quatrocentas horas, enquanto perto da costa leste (por exemplo, Halifax, Nova Escócia), os índices de luz solar anual são mais próximos de 1.700 a 1.800 horas, diminuídos pela neblina vinda do Oceano Atlântico.

British Colúmbia – A Colúmbia Britânica tem invernos bastante chatos (e úmidos), compensados pelos verões ensolarados.

Centro do Canadá – Estendendo-se pelo centro do Canadá, Alberta, Saskatchewan e Manitoba desfrutam de mais sol durante todo o ano do que as outras províncias do Canadá.

Leste do Canadá – A luz do sol é melhor distribuída no Leste do que no Pacífico do Canadá, então Toronto desfruta de mais sol de inverno do que Vancouver, mas recebe menos horas de sol durante o verão.

Quantidade de neve por ANO – Clima nas principais cidades do Canadá

O levantamento abaixo é relacionado ao número de dias em que neva mais de 1 cm. Nesses períodos, a neve se acumula e, mesmo que pare de nevar por 1 ou 2 meses, se as temperaturas permanecerem abaixo de 0ºC ela continuará nas ruas e calçadas até que as temperaturas típicas da primavera finalmente cheguem provocando o derretimento da neve. Cidades de Alberta, Manitoba, Saskatchewan e outros locais montanhosos podem permanecer com neve nas ruas por mais de 6 meses.

Atente para o fato de que, quanto mais ao Norte do país, mais distante do mar e lagos, e quanto maior a altitude, mais baixas tendem a ser no inverno.

Quanto mais próxima do mar, mais altas serão as temperaturas no inverno e mais amenas no verão.

Segue abaixo o número de dias aproximado que efetivamente neva, por ano, em cada cidade:

  • 10 dias em Vancouver (BC)
  • 65 dias em Toronto (ON)
  • 85 dias em Halifax (NS)
  • 88 dias em Calgary (AB)
  • 105 dias em Fredericton (NB)
  • 109 dias em Montreal (QB)
  • 120 dias em Ottawa (ON)
  • 132 dias em Winnipeg (MB)
  • 141 dias em Edmonton (AB)

Conheça o clima de outras cidades em https://pt.climate-data.org/america-do-norte/canada/nova-escocia/halifax-129/

Aproveite e não deixe de ler os artigos complementares que te ajudarão em sua jornada:

Se, após ler o nosso artigo “Clima nas principais cidades do Canadá” você sentir que está com dificuldade ou achar que não pode lidar com tantas variáveis, considere a nossa Assessoria para Imigração parcial ou completa. Nós podemos te auxiliar desde o planejamento à instalação da sua família no Canadá. Entre em contato, sem compromisso!

Disclaimer: As informações contidas nesse artigo foram extraídas do site oficial do governo canadense http://www.canada.ca. De tempos em tempos, o governo canadense faz alterações na lei de imigração, as quais podem ter ocorrido após a publicação desse artigo e, portanto, podem não ter sido atualizadas em nossa página. Antes de se comprometer com seus planos, faça a devida confirmação no site oficial ou entre em contato conosco. A Canada Let’s Go é uma empresa de assessoria em imigração e não uma consultoria.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Clima nas principais cidades do Canadá

províncias

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: