Sistema educacional canadense

Sistema Educacional canadense

O sistema educacional canadense tem uma estrutura diferente da Brasileira, e mais, as regras são diferentes também entre as províncias, mas tentarei dar um panorama o mais fiel possível, cujas omissões não impactarão a sua escolha.

Escolas canadenses

Estrutura

A educação básica canadense compreende três níveis:

  • Childcare ou creche – onde os pais deixam crianças que ainda não possuem idade para frequentar a escola e, também, as que já estão em idade escolar, nos períodos em que os pais estão trabalhando. Você as encontrará em espaços anexos às escolas públicas ou, então, nas casas dos próprios cuidadores, devidamente credenciados e fiscalizados pelo governo local.
  • Early Childhood Education ou pre-elementary school, onde a criança é alfabetizada. Em Ontário, a partir dos quatro anos. Nas outras províncias, a partir dos cinco anos.
  • elementary school, que vai do primeiro ao oitavo ano. No oitavo ano, os jovens começam a ter noções de ofícios tais como, culinária, marcenaria, cabelereiro etc.
  • secondary school, também conhecida como High School, que compreende do nono ao décimo segundo ano. Os jovens escolherão as disciplinas de acordo com a carreira que pretendem seguir. Uma pessoa que pretende seguir uma carreira técnica precisará se matricular em matemática nível acadêmico, enquanto que aquele que pretende seguir letras, pode escolher a matemática básica. Além disso, os estudantes têm o primeiro contato com as profissões. Têm algumas semanas de aulas nas áreas de Direito, Tecnologia, Marketing, Business e muitas outras opções. Muitos estudantes brasileiros escolhem cursar o ensino médio, todo ou em parte, no Canadá. Se for o seu caso, entre em contato conosco para que possamos te orientar.

Todos os estudantes possuem um councelor. Trata-se de um professor que o orientará ao longo de sua vida acadêmica. Dessa forma, poderá ser guiado na busca e desenvolvimento de seus talentos e para que faça as escolhas acertadas quanto às disciplinas, comportamento etc.

Tipos de escolas

É possível escolher entre escola agnóstica e católica. A escola católica é uma herança dos irlandeses e franceses, respeitada pelos Canadenses. Têm estilos de ensino diferentes, mas ambas seguem as diretrizes ministeriais federais.

Também é possível escolher entre escola pública e privada. O padrão de ensino entre ambas é bastante parecido, mas a estrutura de uma escola privada é muito superior à estrutura de uma escola pública.

As estruturas também variam entre as escolas públicas e isso dependerá do grau de engajamento da comunidade que a circunda. Quanto mais ativas forem as famílias, no trabalho em favor do crescimento da instituição, melhor ranqueada será a instituição.

Se você está se mudando com os seus filhos para o Canadá, sugerimos a leitura do capítulo “Educação no Canadá” do Livro Let’s Go! Imigrando para o Canadá, o qual explica como escolher uma escola para o seu filho, como funciona a dinâmica das instituições, as atitudes das crianças e professores e muito mais.

Preços

Os childcares devem ser pagos pelas famílias e os preços variam de acordo com a cidade em que estão localizados. Um childcare em Vancouver pode custar Can$ 1500 por mês, enquanto que, no interior, pode não passar de Can$600.

As escolas privadas são pagas tanto pelos cidadãos e residentes permanentes quanto pelos estudantes internacionais. Não há qualquer subsídio do governo. Elas variam entre Can$15 mil e 22 mil por ano.

As escolas públicas são gratuitas apenas para:

Se o jovem não está classificado entre uma as opções acima, os preços podem variar entre Can$ 10 e 16 mil por ano.

Você pode entender melhor entender como funciona o sistema de educação fundamental nas diversas províncias clicando no link.

QUER ESTUDAR E TRABALHAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Ensino superior

Estrutura

Após o término do ciclo básico de instrução, o estudante pode escolher entre seguir carreira vocacional, técnica ou acadêmica. Para a primeira, existem os cursos Vocacionais e Apprenticeship; para a segunda, os Colleges; para a terceira, programas de estudo em Colleges e a Universidade.

No Canadá, o ensino superior pode ser realizado em um curso vocacional, em um College ou em uma Universidade e pode ser relacionado a uma carreira voltada para ofícios, técnica ou acadêmica.

Programas vocacionais e apprenticeship são voltados para atividades de comércio: cabeleireiro, açougueiro, marceneiro, motoristas de máquinas etc.

Programas em College são voltados para a área técnica da construção, indústria, mecânica, técnicos da enfermagem, da engenharia, da arquitetura, paralegal, informática, fotografia, web design e muito, muito, muito mais! Os Colleges também conferem alguns degrees, mas são minoria. Majoritariamente oferecem cursos post-graduate ou under-graduate.

Programas em universidade são voltados para carreiras que exigem aprendizado acadêmico: Geologia, Letras, Artes, História, Direito, Medicina, Engenharia, Odontologia, dentre outras.

Algumas profissões exigem que o estudante curse 1 ou 2 anos de instrução genérica, a maioria das vezes, em um college, antes de poder cursar o programa de estudo que é o seu objetivo final, como, por exemplo, Direito, Medicina, Engenharia e Odontologia.

PRECISA DE ORIENTACÃO? FALE CONOSCO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Tipos de programas

Nomenclaturas

As nomenclaturas dos programas de estudo são bastante confusas e não possuem qualquer relação com a que conhecemos.

Os programas de estudo conferem graus diferentes de acordo com o seu tempo de duração:

  • programas de 1 ano conferem um certificate;
  • Programas de 2 anos conferem um diploma;
  • Programas de 3 anos conferem um advanced diploma ou um degree/bachelor;
  • Programas de 4 anos conferem um degree/bachelor. O bacharelado pode ser concluído em 3 ou 4 anos e sempre terá um degree como credencial.

De acordo com o grau:

  • Programas com duração inferior a um degree são chamados de undergraduate.
  • Um degree é um programa graduate.
  • Programas cujo degree é pre-requisito são chamados de post-graduate. Isso inclui o mestrado, doutorado e Ph.D.

Programas equivalentes às nossas pós-graduações também são chamados de post-graduate pois exigem o bacharelado. Entretanto, no Canadá esse tipo de programa raramente é cursado em uma Universidade. As pós-graduações têm o objetivo de especialização com aplicação prática e, por esse motivo, são oferecidas majoritariamente nos Colleges. Isso porque esses mesclam a parte acadêmica com a prática e as universidades são completamente acadêmicas. Não é incomum ver uma pessoa sair da universidade e buscar um programa em um College com co-op (estágio) para ambientá-la ao mercado de trabalho.

Preços

Todos os programas pós-secundários são pagos. O custo para o imigrante é bastante salgado, se comparado ao custo do residente permanente e do cidadão canadense. Esses pagam de um quarto à metade do que desembolsam os estudantes internacionais. Isso porque os residentes permanentes e os cidadãos usufruem do subsídio governamental.

Os preços para estudantes internacionais variam com a cidade e com a estrutura da instituição. Há programas em colleges a partir de Can$ 8mil por ano até Can$22 mil por ano. Nas universidades esse range é bem mais elástico, podendo ir de Can$ 20 mil à Can$ 100 mil por ano.

Duração e PGWP

Um programa que está divulgado como tendo duração de dois anos não necessariamente durará 2 anos, pois ele pode ser cursado de forma comprimida, ou seja, sem férias. Ainda assim, é considerado pela imigração como um programa de 2 anos por possuir o mesmo número de horas.

Dou essa informação para aqueles que se preocupam com a duração do seu PGWP ou Post Praduation Work Permit, que dá a possibilidade de o estudante permanecer no Canadá, trabalhando, após o término dos estudos e obter a residência permanente.

Como podemos te ajudar?

Somos uma empresa que auxilia indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá, por conta própria.

Para aqueles que desejam estudar no Canadá, fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino, o que nos permite oferecer programas de estudo com PGWP exatamente dentro do seu perfil. Essa assessoria não terá custo para você.

Entre em contato conosco, sem compromisso, ou visite o nosso website oficial www.canadaletsgo.com.

Disclaimer: As informações contidas nesse artigo foram extraídas do site oficial do governo canadense http://www.canada.ca. De tempos em tempos, o governo canadense faz alterações na lei de imigração, as quais podem ter ocorrido após a publicação desse artigo e, portanto, podem não ter sido atualizadas em nossa página. Antes de se comprometer com seus planos, faça a devida confirmação no site oficial ou entre em contato conosco. A Canada Let’s Go é uma empresa de assessoria em imigração e não uma consultoria.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: