Sistema de imigração canadense

Como funciona o Sistema de imigração canadense

O Canadá tem sido o principal destino dos brasileiros que estão insatisfeitos com a situação política, econômica e social do Brasil. Eles buscam o país como opção para viver com maior qualidade de vida. A residência permanente é, naturalmente, o caminho almejado. Encontrar informações fidedignas não é tarefa das mais fáceis. Por isso, deixo neste artigo “a ponta do iceberg” para quem está sondando a possibilidade de sair do país. Conheça o sistema de imigração canadense:

O governo canadense tem diversos processos de imigração, sendo o Express Entry, o maior deles. Confira:

Express Entry

O Express Entry não é um programa de imigração em si. Trata-se de um sistema online criado para gerenciar a escolha dos candidatos à residência permanente do Canadá. 

Aqueles que atendem aos critérios de elegibilidade e têm interesse em obter a residência permanente no Canadá cadastram o seu perfil no site oficia. Então, permanecem aguardando no que eles chamam de “pool” do Express Entry.

Nesse pool, os perfis dos candidatos são ranqueados de acordo com um sistema baseado em pontos chamado Comprehensive Ranking System (CRS). Além disso, também são selecionados conforme a sua experiência profissional: Federal Skilled Worker, Federal Skilled Trades, Canadian Experience Class ou Provincial Nominee Program, os quais explicaremos a seguir.

Aproximadamente, a cada quinzena são emitidos convites onde os mais bem classificados são chamados para finalizar o processo, o invitation to apply (ITA). Esses devem, então, enviar os documentos e pagar da taxas de processamento, dentro de um prazo de 60 dias. 

Tempo de processamento, número de convites e pandemia

O governo federal promete processar esses convites em um prazo de até 6 meses. O número médio de convites emitidos fora da pandemia do COVID-19 vinha passando dos 7.500. As restrições impostas pelo governo canadense fez esse número cair, mas, ao que tudo indica, já voltaram a emitir convites com todo o gás. Somente na última semana houve quatro rodadas de emissão de convites!

O Express Entry possui três streams:

Federal Skilled Worker Class (FSWC)

Esse programa é direcionado a profissionais com as seguintes características:

  • instrução de nível superior (técnico ou acadêmico)
  • atuam em profissões denominadas High Skilled
  • nível intermediário/avançado de inglês ou francês
  • sem experiência de trabalho canadense

Federal Skilled Trades Class (FSTC)

Esse programa é direcionado a profissionais técnicos de determinadas especialidades chamadas trades, com as seguintes características:

  • experiência profissional mínima de 2 anos,
  • nível intermediário em inglês ou francês,
  • Exemplos de ocupações: operação ou manutenção de máquinas pesadas, algumas áreas da construção, eletricistas, equipamentos de aquecimento e refrigeração, soldadores, perfuração de óleo e gás, instalação de canos e dutos, cozinha industrial ou comercial, açougue, motoristas de caminhão etc.

Canadian Experience Class (CEC)

Programa voltado para profissionais com as seguintes características:

  • instrução de nível superior (técnico ou acadêmico),
  • atuam em profissões denominadas High Skilled,
  • nível intermediário/avançado de inglês ou francês,
  • Têm ao menos 1 ano experiência de trabalho canadense, full time e remunerada.

Provincial Nominee Program (PNP)

As províncias canadenses buscam preencher as necessidades de sua economia emitindo convites para pessoas que aceitem se comprometer a viver e trabalhar nelas. Muitos fluxos estão vinculados ao Express Entry. Outros, são exclusivamente vinculados às províncias e possuem regras específicas.

Sua experiência pode te ajudar a se qualificar para obter a residência permanente através de um dos programas provinciais. A escolha dos candidatos tem diversos critérios. Alguns deles:

  • ocupações em demanda – varia com a necessidade da província
  • investimento em um negócio – o critérios variam de acordo com cada província
  • escolha da região de instalação do negócio – os stream nas regiões rurais ou em cidades pequenas estão se multiplicando
  • escolha da região da moradia – na linha do item anterior, a ideia é povoar o país, tirando o foco dos grandes centros.
  • programa estudantil pós-secundário – estude no Canadá, leve a sua família e potencialize as chances de obter a residência permanente

QUER ESTUDAR E TRABALHAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Atlantic Immigration Pilot

Piloto criado pelas províncias do Atlântico para atrair trabalhadores qualificados, semi-qualificados e estudantes internacionais. A não exigência do LMIA e a rapidez com que o imigrante obtém a residência permanente fez com que o programa fosse prorrogado.

A grosso modo, caso você consiga uma oferta de trabalho a partir de um empregador cadastrado no programa AIP, poderá iniciar o processo de solicitação de residência permanente.

Estudantes internacionais precisam receber uma oferta de emprego na província em que se formaram, após o término do programa de estudo para poderem ter a residência permanente.

É claro que há detalhes a serem observados, mas a parte boa é que o convite independe de uma pontuação, como no Express Entry.

São províncias do Atlântico:

  • New Brunswick (idiomas oficiais: inglês e francês)
  • Nova Scotia(idioma oficial: inglês)
  • Prince Edward Island (idioma oficial: inglês)
  • New Foundland and Labrador (idioma oficial: inglês)

Start-up visa

Sua experiência comercial e pode ajudá-lo a se qualificar para o programa Start-up Visa, caso você deseje empreender.

É importante que você seja dono da patente da ideia e que aceite ser apoiado por uma encubadora ou por um angel cadastrado junto ao governo.

Self Employed

Programa direcionado à para artistas, designers gráficos, atletas, treinadores, desenhistas, literatas e fazendeiros com vulto internacional.

Mostre provas documentais do seu trabalho e aguarde o processamento.

Caregiver

Programa voltado para cuidadores de crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais. São aceitos profissionais de tutoria, na área da enfermagem ou cuidadores experientes.

O novo formato do programa se compromete a processar o pedido de residência a partir de 2 anos de experiência no Canadá. Para isso, basta conseguir uma oferta de emprego, enviar a documentação e obter o Work Permit.

Investors

Os programas para investidores como caminho para obter a residência permanente estão provisoriamente suspensos, mas não custa ficar de olho. É necessário possuir um patrimônio líquido bastante alto.

Empreendedores

Tomando cada vez mais lugar de destaque a economia canadense, os empreendedores criam vagas de trabalho e estimulam a economia local. É possível empreender com o suporte de uma província, utilizando um PNP, ou fazendo voo solo, onde não há valor mínimo para investir, mas você fica por conta própria. Estamos preparando uma postagem sobre o OOLMIA (Open Operator LMIA) para breve.

Parents and Grand Parents

Programa direcionado aos pais e avós de residentes permanentes e cidadãos para obtenção da residência permanente.

Family Class Sponsorship

Programa criado com a finalidade de reunificar famílias através do patrocínio para os filhos e cônjuge no processo de residência permanente.

PRECISA DE ORIENTACÃO? FALE CONOSCO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Sistema de imigração canadense

Requisitos mínimos para a maioria dos programas do sistema de imigração canadense

Profissão e nível de instrução

O sistema de imigração canadense visa a suprir as necessidades econômicas do país. Por isso, o primeiro foco do governo canadense é a ocupação do candidato e sua experiência de trabalho:

Genericamente, há uma demanda por profissionais com formação técnica ou acadêmica pós-secundária. Entretanto, há províncias com tanta escassez de mão de obra, que necessitam, também, de profissionais Low Wage.

Idioma

Para a maioria dos programas, é necessário comprovar proficiência em inglês ou francês em nível intermediário/avançado.

Candidatos cujas profissões são as profissões chamadas trades, precisam ter proficiência intermediária.

São exemplos de trades: ocupações ligadas à operação ou manutenção de máquinas pesadas, algumas áreas da construção, eletricistas, equipamentos de aquecimento e refrigeração, soldadores, perfuração de óleo e gás, instalação de canos e dutos, cozinha industrial ou comercial, açougue, motoristas de caminhão.

O Programa Atlantic Immigration Pilot e alguns programas provinciais também aceitam candidatos com baixa proficiência.

Você pode ler mais sobre CLB e NCLC e sua relação com o IELTS, CELPIP, TEF e TCF, onde fazer esses testes e sobre como estudar inglês utilizando sites e aplicativos gratuitos ou baratos nos links em negrito.

Comprovação financeira

Pessoas que não tenham uma oferta de emprego no Canadá necessitam comprovar possuírem economias para se estabelecerem no país. O montate, em dólares canadenses, varia com o número de pessoas na família: 1 pessoa: $12,669. Se houver cônjuge, acrescente $3,100. Para cada filho, mais $3,600. Esse é o valor mínimo.

Experiência profissional

A experiência profissional mínima depende da área de atuação. Profissionais que atuam em profissões que exigem nível técnico ou superior precisam comprovar 1 ano de experiência. Os que trabalham em trades precisam comprovar 2 anos.

Quer se mudar para o Canadá, não sabe como começar? Leia os nossos artigos ou fale conosco:

Sistema de imigração canadense

Disclaimer: As informações contidas nesse artigo foram extraídas do site oficial do governo canadense http://www.canada.ca. De tempos em tempos, o governo canadense faz alterações na lei de imigração, as quais podem ter ocorrido após a publicação desse artigo e, portanto, podem não ter sido atualizadas em nossa página. Antes de se comprometer com seus planos, faça a devida confirmação no site oficial ou entre em contato conosco. A Canada Let’s Go é uma empresa de assessoria em imigração e não uma consultoria.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Disclaimer: As informações contidas nesse artigo foram extraídas do site oficial do governo canadense http://www.canada.ca. De tempos em tempos, o governo canadense faz alterações na lei de imigração, as quais podem ter ocorrido após a publicação desse artigo e, portanto, podem não ter sido atualizadas em nossa página. Antes de se comprometer com seus planos, faça a devida confirmação no site oficial ou entre em contato conosco. A Canada Let’s Go é uma empresa de assessoria em imigração e não uma consultoria.

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: