Open Work Permit para cônjuges

Atualizado em 01/05/2023 – O Open Work Permit é uma permissão de trabalho não atrelada a empregador específico, que autoriza o cônjuge do estudante ou do trabalhador internacional a trabalhar no Canadá.

Como a nossa assessoria é voltada para estudantes, vamos nos referir às regras e exigências relacionadas ao cônjuge do estudante, mas saiba que há Open Work Permit vinculado a Work Permit, o que não nos interessa nesse post.

Com esse artigo completíssimo, esperamos conseguir te auxiliar no planejamento de imigração via estudo e no seu orçamento familiar.

Permissão de trabalho para o cônjuge do estudante no Canadá

Para que o cônjuge ou companheiro do estudante possa trabalhar em regime full-time e de forma remunerada, ele deve ser titular do Open Work Permit (OWP).

Trata-se de uma permissão de trabalho que o indivíduo recebe após passar pela imigração canadense ao chegar no país. Então, não deve ser confundida com o visto de entrada no país, aquele que vai colado no passaporte.

Diferentemente do Work Permit, o Open Work Permit é uma permissão de trabalho não atrelada a um empregador específico e sem a exigência do LMIA. Isso significa que, ao chegar no Canadá, a pessoa já pode se candidatar a um trabalho. As únicas limitações impostas costumam ser a de não trabalhar com comércio sexual e não se inscrever em empresas que estejam em uma lista do governo por terem infringido a lei trabalhista de alguma forma.

Elegibilidade ao Open Work Permit

Quem pode obter uma autorização de trabalho como cônjuge ou companheiro(a) de um estudante internacional?

O cônjuge ou companheiro do estudante internacional pode ser elegível ao Open Work Permit se o estudante:

  • tiver um Study Permit válido
  • for elegível ao Post-graduation Work Permit (PGWP) e
  • for aluno em tempo integral em um destes tipos de escola: uma instituição pública pós-secundária, como um college ou universidade; ou CEGEP em Quebec, uma escola particular de nível universitário em Quebec; ou uma escola privada canadense autorizada a conceder um degree de acordo com a legislação provincial (por exemplo, bacharelado, mestrado ou doutorado).

Pathway

Atenção: Um estudante matriculado em um pathway precisa concluir o curso, ou seja, ser aprovado no programa de idioma acadêmico, atingindo a nota mínima exigida pelo programa de estudo principal em que estiver matriculado, para que o seu cônjuge possa dar entrada no pedido de seu Open Work Permit.

Clique aqui e leia sobre o visto de estudante para quem está matriculado em um pathway.

Tempo de processamento do Open Work Permit

O tempo de processamento do OWP varia conforme o local onde foi pedido, e acompanha tempo de processamento do Study Permit do estudante ao qual o OWP estará vinculado.

Como solicitar o Open Work Permit

O estudante deve realizar a solicitação do OWP de seu cônjuge online simultaneamente ao pedido sua permissão de estudo ou contratar uma empresa especializada em vistos. O mesmo vale para a permissão de estudo dos filhos do casal, quando houver.

Também é possível fazer a solicitação por papel em caso de pessoas com necessidades especiais ou outros particulares, mas o tempo de processamento é mais longo.

Quer estudar e trabalhar no Canadá? Entre em contato, sem compromisso! WhatsApp-nos: 11 98201.2347 ou e-mail-nos contato@canadaletsgo.com Gostaria de uma avaliação de perfil gratuita? Clique aqui , nós podemos te ajudar!

Documentação comprobatória

A documentação exigida é a mesma genérica solicitada ao estudante e filhos: preenchimento dos formulários, exame médico, fotografia, passaporte válido, comprovação da relação afetiva com o estudante, fornecimento de biometria e pagamento das taxas ($100 + $155 dólares canadenses + taxa de envio do passaporte).

Para comprovar a relação afetiva é necessário apresentar certidão de casamento. Nos casos de união estável, é necessário mostrar que o relacionamento existe há pelo menos um ano através de documentos tais como conta bancária conjunta ou contas com o mesmo endereço de destino, fotografias nas redes sociais ou, ainda, seguro em nome do outro e que se apresentam publicamente como casal, o qual pode ser hetero ou homo afetivo.

O solicitante pode escrever uma carta de intenção direcionada ao oficial que fará a avaliação do pedido ou deixar que o estudante o faça em sua própria carta, mas deve ficar claro o motivo pelo qual está solicitando a permissão de trabalho, vantagens e interesses no movimento.

A comprovação financeira é familiar e feita pelo estudante, que deve mostrar que possui os fundos necessários para pagar pelo seu primeiro ano do programa de estudo, além de possuir reserva para sustentar sua família por alguns meses no Canadá, até que seu cônjuge e ele mesmo consigam um trabalho no país. Caso deixe dependentes em seu país de origem, deverá demonstrar que sua capacidade financeira os engloba também.

O governo canadense também exige comprovação de vínculo com o país de origem para aprovar o visto. Essa comprovação é extremamente subjetiva. Na verdade, você precisa mostrar ao oficial que avaliará o seu pedido que, caso os seus planos não deem certo por qualquer motivo, você não terá o menor interesse em ficar ilegalmente no país. Você precisa mostrar que a sua vida em seu país de origem é melhor do que a vida que terá sem um status legal no Canadá. Então, antes da solicitação do visto, não peça demissão do seu emprego, não venda bens únicos, não fale mal do seu país na carta de intenção; de preferência, mostre que você vive bem onde está e o Canadá é uma experiência interessante para você (comente sobre essas vantagens).

Aliás, ficar ilegalmente no Canadá é algo que eu não recomendo! Você e sua família nunca terão direito à saúde pública, à aposentadoria ou ao seguro desemprego. Além disso, não poderão sair do país e, muito provavelmente, sua família não poderá visitá-lo, pois o governo começou a fazer o controle não apenas de quem entra, mas, também, de quem sai.

Validade do Open Work Permit

O OWP será válido pelo mesmo intervalo de tempo que a permissão de estudo do cônjuge ou que a data de vencimento do passaporte, o que vier primeiro. Uma vez que o Study Permit do cônjuge expire ou que o estudante interrompa os estudos, o Open Work Permit perde a validade e seu titular precisa alterar o seu status no país ou deixar o Canadá.

Quando o estudante terminar o período de estudo, caso seja elegível ao PGWPPost Graduation Work Permit , poderá ingressar com um pedido de extensão do Open Work Permit de seu cônjuge.

Caso a vigência do Open Work Permit termine e a família tenha aplicado para residência permanente, o status poderá ser mantido pela via do Bridging Open Work Permit. Todas essas alterações de status podem ser feitas por conta própria no site do governo canadense ou através de empresa especializada.

Portanto, o Open Work Permit só é válido nos seguintes casos e em determinadas condições: (1) durante a vigência do Study Permit do estudante ou (2) durante a vigência do PGWP do estudante que se graduou ou (3) durante a vigência do Bridging Open Work Permit, a espera do convite para residência permanente.

Residência permanente

Se seu cônjuge estudar no Canadá e se você obtiver experiência de trabalho no Canadá, terão boas chances de obterem a residência permanente nesse país incrível. Entenda melhor como obter a RP via estudo e através de outras formas clicando nos respoctivos links.

Outros artigos que podem te interessar

Como podemos te auxiliar?

SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA ESTUDANTIL!

Há seis anos a Canada Let´s Go vem auxiliando indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.

Fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino canadenses e mais de 15 mil programas de estudo, o que nos permite oferecer programas de estudo exatamente dentro do seu perfil e objetivos.

Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.

Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos as orientações para a transição.

Conheça também a modalidade de atendimento que foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida. Você pode checar os escopos das nossas modalidades de assessoria estudantil clicando aqui.

Entre em contato pelo nosso WhatsApp 11 98201-2347 ou e-mail ou contato@canadaletsgo.com, sem compromisso.

Fonte: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/study-canada/work/help-your-spouse-common-law-partner-work-canada.html

Disclaimer: as informações contidas nesta publicação foram extraídas do site oficial canadense e são oferecidas apenas para fins informativos, e, como tal, não devem ser interpretadas como adendo à lei oficial. Embora tenhamos feito todos os esforços para apresentar informações precisas e confiáveis, devido às contínuas alterações nas políticas e/ou programas de imigração canadenses, informações incluídas nesta publicação podem não estar atualizadas quando forem lidas.  Por esse motivo, nos isentamos de qualquer responsabilidade por quaisquer erros, omissões ou inconsistências.  Você deve consultar http://www.canada.ca, o site oficial do governo canadense, e legislação correspondente antes de agir a partir de qualquer informação contida nesse artigo. Nada nesta publicação deve ser interpretado como aconselhamento.  

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR ou VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em ou contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

7 thoughts on “Open Work Permit para cônjuges

  1. Muito bom o artigo sobre Open Work Permit para cônjuges!
    Tive uma dúvida, é necessário fazer um plano de saúde para o cônjugue para dar entrada no país? Ou pode fazer quando chegar lá? (é orbigatório esse seguro de saúde exatamente ao chegar no Canadá?)
    Obrigada!

  2. Olá
    Por gentileza quando termina o work visa do cônjuge que tinha o work permit atrelado ao PGWP da esposa ele pode aplicar para estudo e a esposa virar dependente dele?

    1. Olá, Juliane, pode sim. Apenas preste atenção para que o novo visto de estudante do marido e o novo Open Work Permit da esposa sejam emitidos antes do término da validade dos permits antigos, ok? A boa notícia é que o tempo de processamento a partir de dentro do Canadá é bem mais rápido https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/application/check-processing-times.html . O seu maior cuidado deve ser com o tempo que a instituição de ensino demorará para processar o application emitir a LOA. Então, verifiquem com a instituição se haverá a agilidade necessária para que o timing atenda às necessidades de vocês. Caso tenham mais dúvidas ou precisem de auxílio, falem comigo: +55 11 982012347. Felicidades e sucesso! Lila Kuhlmann

  3. sacanagem, estou com o curso engatilhado desde setembro, e agora não posso solicitaro o OWP para minha esposa porque o visto demorou a sair?

    1. Olá, Yuji.
      Estou buscando aqui e vejo que você não é nosso cliente. Então, não consigo te auxiliar sem conhecer os fatos. Fique à vontade para me procurar (Lila Kuhlmann) em nosso WhatsApp, tentarei entender o que está acontecendo e te dar uma luz. 11 982012347. Torcendo por vocês!

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Theme: Overlay by Kaira
2023 Powered by Canada Let's Go
%d blogueiros gostam disto: