Atualizado em 22/05/2023 – A comprovação financeira para o Study Permit é um tema que aflige não apenas os estudantes, mas, também, o governo canadense. O primeiro, sofre para entregar toda a documentação comprobatória dentro do modelo exigido e ainda faz malabarismo para conseguir fazer tudo caber em um arquivo de 4Mb. O segundo precisa garantir que o estudante e sua família cheguem ao Canadá com o montante suficiente para o seu sustento, evitando a evasão escolar e a permanência ilegal.
Motivação da comprovação financeira para o Study Permit
A primeira coisa que você precisa entender, antes de solicitar um Study Permit, é o que motiva o governo Canadense a fazer as exigências expostas no edital. Uma vez compreendidas, ficará muito mais fácil criar um “case” completamente verdadeiro e que retrate de fato a sua elegibilidade. Antes de continuar a ler esse artigo, certifique-se de ter lido Como evitar a negativa do Study Permit e depois volte correndo para cá!
Documentos aceitos na comprovação financeira
Além dos demais documentos exigidos pelo Study Permit, de acordo com a webpage oficial, você deve comprovar que pode se sustentar e aos membros da sua família direta da seguinte forma:
- Extratos bancários dos últimos 4 (quatro) meses mostrando os montantes em suas contas e aplicações financeiras, inclusive em outros países;
- Ser portador de ordem de pagamento que possa ser convertida em dólares canadenses, quando for o caso;
- Caso tenha utilizado o Student Direct Stream, apresentar o Certificado de Investimento Garantido (GIC) de uma instituição financeira canadense participante;
- Comprovantes de pagamento da taxa de matrícula e eventuais parcelas pagas;
- Comprovação de contratação de homestay ou residência estudantil, quando for o caso;
- Carta de um patrocinador (sponsor), seja pessoa física ou instituição de ensino (bolsa de estudos);
- Comprovante de financiamento pago dentro do Canadá, se você tiver uma bolsa de estudo ou estiver em um programa educacional financiado pelo Canadá;
- Caso um pathway presencial esteja incluído em seus planos, esse montante precisará ser somado à sua comprovação. Caso esse pathway já tenha sido pago antes da aplicação para o visto, apresente os recibos de pagamento e exclua esse montante da comprovação.
Quer estudar e trabalhar no Canadá? Entre em contato, sem compromisso! WhatsApp-nos: 11 98201.2347 ou e-mail-nos contato@canadaletsgo.com Gostaria de uma avaliação de perfil gratuita? Clique aqui , nós podemos te ajudar!
Origem legal do suporte financeiro
Nosso guru, Alexandre Pedrosa, da Infovistos, nos orienta que, além da comprovação em si, o governo canadense quer que você demonstre que a origem desse dinheiro é legal. Para isso, ele recomenda a apresentação da declaração de imposto de renda, que não está relacionada nos itens obrigatórios, mas cria um “case” sólido para dar confiabilidade às suas informações. Se você é proprietário ou sócio de alguma empresa, apresente também essa comprovação da empresa.
O ideal é que você e seu cônjuge (quando houver) estejam trabalhando no momento da solicitação do visto. Isso mostrará ao governo Canadense que você vive bem em seu país e que a ida não é uma “tábua de salvação” para quem está desempregado. Por isso, forneça holerites mostrando o vínculo empregatício ou documentos de prestação de serviço/venda, se for autônomo ou empresário.
Além disso, mostrar um patrimônio extra é sempre interessante. Afinal, isso dará aos oficiais a segurança de que a vida que você leva em seu país é boa o suficiente para não valer a pena ficar ilegalmente no Canadá, quando o seu visto perder a validade.
Evite vender seu único automóvel ou seu único imóvel para “fabricar” dinheiro, se você não tiver a comprovação completa. Considere, antes, a utilização de um patrocinador. A venda dos bens pode caracterizar perda de vínculos com o seu país e pode corroborar para a teoria de o Canadá ser a “tábua de salvação”.
Patrocinador ou Sponsor
Caso você pretenda usar um patrocinador, ele deve provar documentalmente a legalidade dos valores disponibilizados para você, mostrar que recebe proventos mensais suficientes para se sustentar e que ainda terá à disposição dele uma reserva financeira relevante e diferente da que ele está cedendo para os seus planos.
Sob o ponto de vista documental, ele precisará apresentar os mesmos documentos que você teria que apresentar se não possuísse um sponsor.
Valores a serem comprovados
Apesar de o governo canadense exigir a comprovação dos valores que citaremos a seguir, nós recomendamos fortemente apresentar uma comprovação, no mínimo, 20% acima do exigido. Idealmente, 30% acima do exigido. Por que?
Quando o oficial canadense avaliar a sua documentação, ele considerará não apenas os valores apresentados, mas o seu histórico profissional e de vida, suas condições atuais. Se ele, por algum momento, desconfiar que há o risco de você permanecer ilegalmente no Canadá pelos motivos já citados nesse artigo, quando vir que você está no limite financeiro, terá o motivo para negar o seu visto: “insufficient financial proof“, afinal, o dólar oscila e, no momento da avaliação dos seus documentos, ele poderia estar mais alto etc.
Em resumo: quer aumentar as chances de uma aprovação de visto? Comprove mais do que o mínimo exigido!
Student Direct Stream
Caso você esteja muito no limite financeiro e ache que corre o risco de ter o visto negado pela sua situação atual, a fim de aumentar as chances de aprovação do visto, considere fazer a comprovação através do Student Direct Stream, uma modalidade de visto que promete uma resposta em até 20 dias, flexibiliza a exigência da comprovação financeira para aqueles que vão estudar no Canadá.
Entretanto, quando o estudante leva familiares consigo, ainda é necessário fazer a comprovação dos valores relativos aos seus dependentes.
Estudantes FORA DE QUEBEC
Você precisa comprovar possuir o montante equivalente a um ano do programa de estudo (anuidade + taxas do college + eventual pathway), além de valores equivalentes ao número de membros da família do estudante:
Pessoas vindo para o Canadá | Quantidade de fundos necessários por ano ( não inclui mensalidades) | Quantidade de fundos necessários por mês (adicional à mensalidade) |
---|---|---|
Você (o aluno) | CAN $ 10.000 | CAN $ 833 |
Primeiro membro da família | CAN $ 4.000 | CAN $ 333 |
Cada membro adicional da família acompanhante | CAN $ 3.000 | CAN $ 255 |
Se a sua família é composta de três pessoas (você, seu cônjuge e um filho), você precisará comprovar:
- despesas de manutenção: $ 10.000 (para o aluno)
- despesas de manutenção: $ 4.000 (para o primeiro membro da família)
- despesas de manutenção: $ 3.000 (para o segundo membro da família)
Total: $ 17.000 + 1 anuidade do programa de estudo + taxas do college + eventual pathway
Estudantes EM QUEBEC
Você precisa comprovar possuir o montante equivalente a um ano do programa de estudo (anuidade + taxas do college + eventual pathway), além de valores equivalentes ao número de membros da família do estudante:
Pessoas vindo para o Canadá | Quantidade de fundos necessários por ano (adicional à mensalidade) | Quantidade de fundos necessários por mês (adicional à mensalidade) |
---|---|---|
Você (o aluno) | CAN $ 11.000 | CAN $ 917 |
Primeiro membro da família (18 anos ou mais) | CAN $ 5.100 | CAN $ 425 |
Primeiro membro da família (menor de 18 anos) | CAN $ 3.800 | CAN $ 317 |
Cada membro adicional da família acompanhante (18 anos ou mais) | CAN $ 5.125 | CAN $ 427 |
Cada membro adicional da família acompanhante (menor de 18 anos) | CAN $ 1.903 | CAN $ 159 |
Exemplo: Se a sua família é composta de três pessoas (você, seu cônjuge e um filho maior de idade), você precisará comprovar:
- despesas de manutenção: $ 11.000 (para o aluno)
- despesas de manutenção: $ 5.100 (para o primeiro membro da família)
- despesas de manutenção : $ 5.125 (para o segundo membro da família)
Total: $ 21.225 + 1 anuidade do programa de estudo + taxas do college + eventual pathway
Está pensando em estudar no Canadá e precisa de ajuda para planejar? Tem um plano de ação, mas não tem certeza de que é sólido? Fale conosco, sem compromisso. Se quiser que façamos a sua avaliação de perfil para elegibilidade ao visto e às instituições canadenses, clique aqui.
O que pode ser contabilizado na comprovação financeira
O governo canadense quer você mostre que possui fundos disponíveis a qualquer momento que necessitar após a sua mudança. Então, não é possível apresentar patrimônio que se concentre em imóveis, automóveis, empresa ou quaisquer outros que devam ser vendidos para que se convertam em moeda, embora esses deem robustez para o seu case na avaliação final.
Esse montante pode estar em contas diversas em nome do estudante e/ou em conta(s) conjunta(s) com seu cônjuge, no país onde você mora ou em qualquer outro lugar do mundo. Caso a(s) conta(s) pertençam exclusivamente ao cônjuge, é necessário mostrar que o estudante tem acesso ao dinheiro através de uma autorização escrita.
Contratos com garantia de recebimentos futuros (ex. aluguel), licença remunerada e afins devem ser relacionados nessa documentação, mas não deverão compor o valor final da comprovação. A ideia é que todo o montante a ser comprovado esteja 100% disponível nessas contas 4 meses antes de o pedido de visto ser solicitado.
No momento do envio da documentação, as aplicações financeiras onde o montante comprobatório está concentrado devem ser não voláteis. Isso significa que a aplicação deve ser segura, de baixo risco, para que, em caso de um revés na economia, você não perca todo o suporte financeiro que possui.
Montante necessário para viver no Canadá
Independentemente do que o consulado exige como comprovação financeira, entenda que o montante comprobatório exigido, geralmente, não é suficiente para uma família se sustentar sem que ao menos um de seus membros trabalhe no Canadá. Esse valor é o mínimo indispensável para que ela se assente no país e encontre emprego em alguns meses.
Tenha em mente de que o custo de vida varia conforme a localidade. Quanto mais próximo às grandes cidades, mais caro viver. Além disso, as famílias têm necessidades diferentes, sendo algumas mais econômicas do que outras.
Para que você possa ter uma ideia do que irá gastar, vale montar uma planilha com dados que podem ser encontrados no site Numbeo. Ele é frequentemente atualizado e, de quebra, você poderá ver informações sobre qualidade de vida, além de comparar cidades. Visite também o nosso artigo Alugar imóvel no Canadá para entender melhor os custos inerentes à moradia.
Como podemos te auxiliar?
SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA ESTUDANTIL!
Há seis anos a Canada Let´s Go vem auxiliando indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.
Fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino canadenses e mais de 15 mil programas de estudo, o que nos permite oferecer programas de estudo exatamente dentro do seu perfil e objetivos.
Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.
Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos as orientações para a transição.
Conheça também a modalidade de atendimento que foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida. Você pode checar os escopos das nossas modalidades de assessoria estudantil clicando aqui.
Entre em contato pelo nosso WhatsApp 11 98201-2347 ou e-mail ou contato@canadaletsgo.com, sem compromisso.
Disclaimer: as informações contidas nesta publicação foram extraídas do site oficial canadense e são oferecidas apenas para fins informativos, e, como tal, não devem ser interpretadas como adendo à lei oficial. Embora tenhamos feito todos os esforços para apresentar informações precisas e confiáveis, devido às contínuas alterações nas políticas e/ou programas de imigração canadenses, informações incluídas nesta publicação podem não estar atualizadas quando forem lidas. Por esse motivo, nos isentamos de qualquer responsabilidade por quaisquer erros, omissões ou inconsistências. Você deve consultar http://www.canada.ca, o site oficial do governo canadense, e legislação correspondente antes de agir a partir de qualquer informação contida nesse artigo. Nada nesta publicação deve ser interpretado como aconselhamento.
Imagem: https://matheustomoto.com.br/5-melhores-faculdades-de-medicina-no-canada/ https://counterfeitguru.com/cgi-sys/suspendedpage.cgi
Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!
Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.
PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR ou VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em ou contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp: