Comprovação Financeira para o Study Permit

Atualizado em 10/10/2022 – A comprovação financeira para o Study Permit é um tema que aflige não apenas os estudantes, mas, também, o governo canadense. O primeiro, sofre para entregar toda a documentação comprobatória dentro do modelo exigido e ainda faz malabarismo para conseguir fazer tudo caber em um arquivo de 4Mb. O segundo precisa garantir que o estudante e sua família cheguem ao Canadá com o montante suficiente para o seu sustento, evitando a evasão escolar e a permanência ilegal.

Buscamos no site do governo canadense todas as informações técnicas para essa comprovação e criamos essa postagem detalhada para que você possa entender a lógica e as exigências.

Motivação da comprovação financeira para o Study Permit

Em seu texto oficial, o governo canadense deixa claro que o objetivo da comprovação financeira é garantir o sustento do estudante e de seus familiares durante a estadia no país. Mas vamos além nas consequências de uma comprovação insuficiente ou fraudulenta?

Um dos grandes atrativos de estudar no Canadá é o fato de o estudante poder trabalhar part-time durante o período das aulas. Muitos candidatos acreditam que conseguirão viver e financiar os seus estudos com essa possibilidade de trabalho. Alguns, vendem tudo o que possuem para realizarem o sonho de estudar “fora” e, por que não, obter a residência permanente?!

Apesar de os programas de estudo canadenses terem preços mais interessantes do que os demais países anglófonos desenvolvidos, eles ainda representam um montante significativo no orçamento do estudante, que nem sempre consegue emprego rapidamente após a sua chegada. É nesse momento que há o risco da ilegalidade, a qual os oficiais canadenses querem evitar:

  1. O estudante é proibido de trabalhar por mais de 20h por semana* durante as aulas. Então, se ele está no limite financeiro, pode exceder esse número de horas, por pura necessidade, e perder o status de legalidade no país.
  2. Caso o estudante não consiga arcar com as despesas do programa de estudo e se sustentar, poderá abandonar as aulas, frustrando o objetivo principal do IRCC, que é atrair estudantes internacionais para o país e complementar esse mercado de trabalho tão demandado e planejado há décadas.
  3. Em caso de evasão escolar, o estudante perde o status legal e, imediatamente, deve retornar ao seu país com a sua família. Entretanto, inúmeros escolhem ficar ilegalmente no Canadá, sem direito à saúde pública, seguro desemprego, aposentadoria etc.

Como você pode ver, trata-se de um problema de saúde pública que o governo canadense quer evitar, a exemplo do que ocorre nos EUA. Compreendendo essa lógica, ficará muito mais fácil para você raciocinar em cima da documentação financeira exigida. Afinal, você já sabe que precisa dar a eles a segurança de que ficar ilegalmente no Canadá é impensável, afinal, a sua vida na sua terra-natal é confortável e segura o suficiente para fazer sentido se arriscar em um país estrangeiro, longe da família, dos amigos, sem as garantias legais do cidadão de bem.

*Nota: Em 7 de outubro de 2022 o governo canadense flexibilizou o número de horas que um estudante internacional pode trabalhar. Atente para a data limite de dez/23. Essa decisão se refere apenas para quem já está no Canadá ou para quem havia solicitado o visto até 7/10/22. Caso o governo canadense note que ainda precisará dessa mão-de-obra extra, poderá postergar a flexibilização, mas não recomendamos criar os planos considerando-a. Leia mais sobre a medida clicando aqui.

QUER ESTUDAR E TRABALHAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347. NÓS PODEMOS TE AJUDAR!

Documentos aceitos na comprovação financeira

Além dos demais documentos exigidos pelo Study Permit, de acordo com a webpage oficial, você deve comprovar que pode se sustentar e aos membros da sua família direta da seguinte forma:

  • Extratos bancários dos últimos 4 (quatro) meses mostrando os montantes em suas contas e aplicações financeiras, inclusive em outros países;
  • Ser portador de ordem de pagamento que possa ser convertida em dólares canadenses, quando for o caso;
  • Caso tenha utilizado o Student Direct Stream, apresentar o Certificado de Investimento Garantido (GIC) de uma instituição financeira canadense participante;
  • Comprovantes de pagamento da taxa de matrícula e eventuais parcelas pagas;
  • Comprovação de contratação de homestay ou residência estudantil, quando for o caso;
  • Carta de um patrocinador, seja pessoa física ou instituição de ensino (bolsa de estudos);
  • Comprovante de financiamento pago dentro do Canadá, se você tiver uma bolsa de estudo ou estiver em um programa educacional financiado pelo Canadá;
  • Caso um pathway esteja incluído em seus planos, esse montante precisará ser somado à sua comprovação. Caso o pathway já tenha sido pago, apresente os recibos de pagamento.

Origem legal do suporte financeiro

Nosso guru, Alexandre Pedrosa, da Infovistos, nos orienta que, além da comprovação em si, o governo canadense quer que você demonstre que a origem desse dinheiro é legal. Para isso, ele recomenda a apresentação da declaração de imposto de renda, que não está relacionada nos itens obrigatórios, mas cria um “case” sólido para dar confiabilidade às suas informações.

O ideal é que você e seu cônjuge (quando houver) estejam trabalhando no momento da solicitação do visto. Isso mostrará ao governo Canadense que você vive bem em seu país e que a ida não é uma “tábua de salvação” para quem está desempregado. Por isso, forneça holerites mostrando o vínculo empregatício ou documentos de prestação de serviço/venda, se for autônomo ou empresário.

Além disso, mostrar um patrimônio extra é sempre interessante. Afinal, isso dará aos oficiais a segurança de que a vida que você leva em seu país é boa o suficiente para não valer a pena ficar ilegalmente no Canadá, quando o seu visto perder a validade.

Patrocinador ou Sponsor

Caso você pretenda usar um patrocinador, ele deve provar documentalmente a legalidade dos valores disponibilizados para você, mostrar que recebe proventos mensais suficientes para se sustentar e que ainda terá à disposição dele uma reserva financeira relevante e diferente da que ele está cedendo para os seus planos.

Valores a serem comprovados

Apesar de o governo canadense exigir a comprovação dos valores que citaremos a seguir, nós recomendamos fortemente apresentar uma comprovação, no mínimo, 20% acima do exigido. Idealmente, 30% acima do exigido. Por que?

Quando o oficial canadense avaliar a sua documentação, ele considerará não apenas os valores apresentados, mas o seu histórico profissional e de vida, suas condições atuais. Se ele, por algum momento, desconfiar que há o risco de você permanecer ilegalmente no Canadá pelos motivos já citados nesse artigo, quando vir que você está no limite financeiro, terá o motivo para negar o seu visto: “insufficient financial proof“, afinal, o dólar oscila e, no momento da avaliação dos seus documentos, ele poderia estar mais alto etc.

Em resumo: quer aumentar as chances de uma aprovação de visto? Comprove mais do que o mínimo exigido!

Student Direct Stream

Caso você esteja muito no limite financeiro e ache que corre o risco de ter o visto negado pela sua situação atual, a fim de aumentar as chances de aprovação do visto, considere fazer a comprovação através do Student Direct Stream, uma modalidade de visto que promete uma resposta em até 20 dias, flexibiliza a exigência da comprovação financeira para aqueles que vão estudar no Canadá e não levam a família consigo.

Entretanto, quando o estudante leva familiares consigo, ainda é necessário fazer a comprovação dos valores relativos aos seus dependentes.

Estudantes FORA DE QUEBEC

Você precisa comprovar possuir o montante equivalente a um ano do programa de estudo (anuidade + taxas do college + eventual pathway), além de valores equivalentes ao número de membros da família do estudante:

Pessoas vindo para o CanadáQuantidade de fundos necessários por ano ( não inclui mensalidades)Quantidade de fundos necessários por mês (adicional à mensalidade)
Você (o aluno)CAN $ 10.000CAN $ 833
Primeiro membro da famíliaCAN $ 4.000CAN $ 333
Cada membro adicional da família acompanhanteCAN $ 3.000CAN $ 255

Se a sua família é composta de três pessoas (você, seu cônjuge e um filho), você precisará comprovar:

  • despesas de manutenção: $ 10.000 (para o aluno)
  • despesas de manutenção: $ 4.000 (para o primeiro membro da família)
  • despesas de manutenção: $ 3.000 (para o segundo membro da família)
    Total: $ 17.000 + 1 anuidade do programa de estudo + taxas do college + eventual pathway

Estudantes EM QUEBEC

Você precisa comprovar possuir o montante equivalente a um ano do programa de estudo (anuidade + taxas do college + eventual pathway), além de valores equivalentes ao número de membros da família do estudante:

Pessoas vindo para o CanadáQuantidade de fundos necessários por ano (adicional à mensalidade)Quantidade de fundos necessários por mês (adicional à mensalidade)
Você (o aluno)CAN $ 11.000CAN $ 917
Primeiro membro da família (18 anos ou mais)CAN $ 5.100CAN $ 425
Primeiro membro da família (menor de 18 anos)CAN $ 3.800CAN $ 317
Cada membro adicional da família acompanhante (18 anos ou mais)CAN $ 5.125CAN $ 427
Cada membro adicional da família acompanhante (menor de 18 anos)CAN $ 1.903CAN $ 159

Exemplo: Se a sua família é composta de três pessoas (você, seu cônjuge e um filho maior de idade), você precisará comprovar:

  • despesas de manutenção: $ 11.000 (para o aluno)
  • despesas de manutenção: $ 5.100 (para o primeiro membro da família)
  • despesas de manutenção : $ 5.125 (para o segundo membro da família)
    Total: $ 21.225 + 1 anuidade do programa de estudo + taxas do college + eventual pathway

Está pensando em estudar no Canadá e precisa de ajuda para planejar? Tem um plano de ação, mas não tem certeza de que é sólido? Converse sobre ele conosco, sem compromisso! WhatsApp: 11 98201.2347 ou contato@canadaletsgo.com

O que pode ser contabilizado na comprovação financeira

O governo canadense quer você mostre que possui fundos disponíveis a qualquer momento que necessitar. Então, não é possível apresentar patrimônio que se concentre em imóveis, automóveis, empresa ou quaisquer outros que devam ser vendidos para que se convertam em moeda, embora esses deem robustez para o seu case na avaliação final.

Esse dinheiro pode estar em contas diversas em nome do estudante ou em conta(s) conjunta(s) com seu cônjuge. Caso a(s) conta(s) pertençam exclusivamente ao cônjuge, é necessário mostrar que o estudante tem acesso ao dinheiro através de uma autorização escrita.

Contratos com garantia de recebimentos futuros (ex. aluguel), licença remunerada e afins devem ser relacionados nessa documentação.

No momento do envio da documentação, as aplicações financeiras onde o montante comprobatório está concentrado devem ser não voláteis. Isso significa que a aplicação deve ser segura, de baixo risco, para que, em caso de um revés na economia, você não perca todo o suporte financeiro que possui.

Montante necessário para viver no Canadá

Independentemente do que o consulado exige como comprovação financeira, entenda que o montante comprobatório exigido, geralmente, não é suficiente para uma família se sustentar sem que ao menos um de seus membros trabalhe no Canadá. Esse valor é o mínimo indispensável para que ela se assente no país e encontre emprego em alguns meses.

Tenha em mente de que o custo de vida varia conforme a localidade. Quanto mais próximo às grandes cidades, mais caro viver. Além disso, as famílias têm necessidades diferentes, sendo algumas mais econômicas do que outras.

Para que você possa ter uma ideia do que irá gastar, vale montar uma planilha com dados que podem ser encontrados no site Numbeo. Ele é frequentemente atualizado e, de quebra, você poderá ver informações sobre qualidade de vida, além de comparar cidades.

Como podemos te auxiliar?

SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA ESTUDANTIL!

Há cinco anos, a Canada Let´s Go auxilia indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.

Fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino canadenses e mais de 15 mil programas de estudo, o que nos permite oferecer programas de estudo exatamente dentro do seu perfil e objetivos.

Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.

Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos as orientações para a transição.

Conheça também a modalidade de atendimento que foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida. Você pode checar os escopos das nossas modalidades de assessoria estudantil clicando aqui.

Entre em contato por e-mail ou WhatsApp, sem compromisso.

Disclaimer: as informações contidas nesta publicação foram extraídas do site oficial canadense e são oferecidas apenas para fins informativos, e, como tal, não devem ser interpretadas como adendo à lei oficial. Embora tenhamos feito todos os esforços para apresentar informações precisas e confiáveis, devido às contínuas alterações nas políticas e/ou programas de imigração canadenses, informações incluídas nesta publicação podem não estar atualizadas quando forem lidas.  Por esse motivo, nos isentamos de qualquer responsabilidade por quaisquer erros, omissões ou inconsistências.  Você deve consultar http://www.canada.ca, o site oficial do governo canadense, e legislação correspondente antes de agir a partir de qualquer informação contida nesse artigo. Nada nesta publicação deve ser interpretado como aconselhamento.  

Disclaimer: as informações contidas nesta publicação foram extraídas do site oficial canadense e são oferecidas apenas para fins informativos, e, como tal, não devem ser interpretadas como adendo à lei oficial. Embora tenhamos feito todos os esforços para apresentar informações precisas e confiáveis, devido às contínuas alterações nas políticas e/ou programas de imigração canadenses, informações incluídas nesta publicação podem não estar atualizadas quando forem lidas.  Por esse motivo, nos isentamos de qualquer responsabilidade por quaisquer erros, omissões ou inconsistências.  Você deve consultar http://www.canada.ca, o site oficial do governo canadense, e legislação correspondente antes de agir a partir de qualquer informação contida nesse artigo. Nada nesta publicação deve ser interpretado como aconselhamento.  

Fontes: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/study-canada/study-permit/get-documents.html#doc3

Imagem: https://matheustomoto.com.br/5-melhores-faculdades-de-medicina-no-canada/ https://counterfeitguru.com/cgi-sys/suspendedpage.cgi

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR ou VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Theme: Overlay by Kaira
2021 Powered by Canada Let's Go
%d blogueiros gostam disto: