Uma dúvida que surge sempre que pensamos em viver em outro país: Que Lugar para viver no Canadá – como escolher? O Canadá é, sem sombra de dúvida, um dos melhores lugares do mundo para se viver, mas estamos falando de um país com extensão territorial maior do que o Brasil e clima completamente diferente. O desconhecimento sobre as potencialidades e dificuldades de cada local torna esse processo de escolha bastante estressante.
A maioria das pessoas utiliza como drive a facilidade em conseguir trabalho para escolher o local onde viver, e tenho que concordar que é fundamental garantir o ganha-pão o quanto antes, para que as economias levadas do Brasil não sejam consumidas rapidamente. Mas há aspectos importantes que a maioria das pessoas ignora: custo de vida, salário médio, clima e tamanho da cidade.
Segundo a agência Mercer, em sua pesquisa sobre custo de vida nas principais cidades do mundo, as 5 cidades mais caras do Canadá são:
- Vancouver, BC (112 no ranking mundial)
- Toronto, ON (115 no ranking mundial)
- Montréal, QC (139 no ranking mundial)
- Calgary, AB (153 no ranking mundial)
- Ottawa, ON (161 no ranking mundial)
A 25ª pesquisa anual revelou que Toronto caiu seis posições para o 115º lugar no mundo e a segunda no país, atrás de Vancouver, que é atualmente a cidade mais cara para se viver no Canadá.
A Mercer observou que a maioria das cidades canadenses permaneceu estável em seu ranking este ano, com Vancouver (112) caindo três lugares, Montreal (139) subindo oito posições e Calgary (153) e Ottawa (161) permanecendo estável.
Aproveite e não deixe de ler os artigos complementares que te ajudarão em sua jornada:
- Alugar imóvel no Canadá
- Telefonia móvel no Canadá, aprenda a escolher
- Provedores de internet no Canadá, como escolher?
- Como evitar os bedbugs ao alugar um imóvel
Ranking
O ranking da Mercer não possui cidades canadenses entre as mais caras do mundo:
Naturalmente, é nessas cidades mais caras onde os salários costumam ser mais elevados. Entretanto, essa relação custo de vida x salário raramente se mantém proporcional e, geralmente, essa relação se reflete de forma negativa no poder de compra final.
Ontário e Quebec
Em cidades tais como Kitchener, Waterloo e London, que ficam entre 1 e 2 horas de distância de Toronto, não há grande diferença os salários da GTA (Great Toronto Area). No entanto, o custo de vida chega a ser quase 40% mais baixo do que em Toronto.
Juntamente com Quebec, essa é, sem sombra de dúvida, a província com maior numero de ofertas de emprego do Canadá, em quase todas as ocupações, segundo o site oficial de estatística do país. Na GTA (great Toronto Área) está localizada a cidade de Mississauga, que concentra quase 80% das grandes empresas sediadas no Canadá e é cerca de 28% mais barata que Toronto, seguida pelas charmosas Oakville (30%) e Burlington (35%). Com relação ao clima ao Sul de Ontário, há mais dias ensolarados, neve suficiente para divertir, mas não para atrapalhar o dia-a-dia, e pouca umidade, o que reduz a sensação de frio no inverno.
Províncias do Atlântico
As cidades grandes das províncias do Atlântico, como Halifax, Moncton e Fredericton, têm custo de vida 20% mais alto do que São Paulo e chegam a ter uma diferença de 60% a menos para as grandes metrópoles Vancouver e Toronto. No entanto, é necessário compreender as proporções das facilidades encontradas e da demanda por trabalho. As províncias do Atlântico têm inúmeras cidades com 30 mil habitantes ou menos, e as capitais mal chegam a meio milhão de habitantes. Trata-se de províncias pequenas, com menos de um milhão de habitantes cada, cujo clima é bastante instável, com invernos pouco rigorosos, verões mais frios, muita chuva e névoa. Os governos provinciais estão cuidando para atrair talentos e incrementar a economia local; uma promessa de futuro que é apenas isso para quem está chegando agora no Canadá, uma promessa.
Províncias do centro do Canadá
As províncias centrais do Canadá, Manitoba, Saskatchewan e Alberta, têm recebido bem mais imigrantes nos últimos anos, pelas facilidades que seus governos vinham oferecendo para estudantes. Essas facilidades vêm sendo retiradas conforme as cidades foram se estruturando, mas seus custos de vida ainda são bem inferiores às campeãs canadenses, com as seguintes relações: Edmonton 35%, Calgary 30%, Regina 50% e Winnipeg 58% aproximadamente. Por outro lado, suas condições climáticas, no inverno, não são nada simpáticas. Apesar de ensolaradas, as temperaturas são baixíssimas, neva durante muito tempo, em volume que exige adaptação dos carros e equipamentos ao ar livre, e há anos em que, mesmo após nevar pela última vez no inverno, a neve fica acumulado por alguns meses, devido à demora na elevação da temperatura.
British Columbia
Vancouver, em British Colúmbia, é a campeã, tecnicamente empatada com Toronto, como a cidade mais cara do Canadá. Após Montreal e Toronto, é a terceira cidade com maior oferta de emprego no Canadá, mas bem distante das duas primeiras. As cidades ao redor têm pequena variação de custo de vida, sendo a diferença para Victoria de 11%, aproximadamente. As condições climáticas são mais amenas. O inverno apresenta raríssimas ocasiões de neve, mas uma interminável garoa e névoa que deixam os ossos gelados. Os verões podem ser chuvosos ou com dias belíssimos e ensolarados. Vancouver é uma cidade com arquitetura moderníssima.
Além desses fatores, fique atento ao nível salarial da sua ocupação na região onde você pretende morar, verifique a demanda da província de se interesse e se a sua profissão está dentre as enumeradas como in-demand para os programas provinciais. Ainda que você não atinja a pontuação da linha de corte do Express Entry, os PNPs são a grande oportunidade para recursos escassos.
Aproveite e não deixe de ler os artigos complementares que te ajudarão em sua jornada:
- Alugar imóvel no Canadá
- Telefonia móvel no Canadá, aprenda a escolher
- Provedores de internet no Canadá, como escolher?
- Como evitar os bedbugs ao alugar um imóvel
Como podemos te auxiliar?
SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA ESTUDANTIL!
Há seis anos a Canada Let´s Go vem auxiliando indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.
Fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino canadenses e mais de 15 mil programas de estudo, o que nos permite oferecer programas de estudo exatamente dentro do seu perfil e objetivos.
Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.
Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos as orientações para a transição.
Conheça também a modalidade de atendimento que foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida. Você pode checar os escopos das nossas modalidades de assessoria estudantil clicando aqui.
Entre em contato pelo nosso WhatsApp 11 98201-2347 ou e-mail ou contato@canadaletsgo.com, sem compromisso.
Disclaimer: as informações contidas nesta publicação foram extraídas do site oficial canadense e são oferecidas apenas para fins informativos, e, como tal, não devem ser interpretadas como adendo à lei oficial. Embora tenhamos feito todos os esforços para apresentar informações precisas e confiáveis, devido às contínuas alterações nas políticas e/ou programas de imigração canadenses, informações incluídas nesta publicação podem não estar atualizadas quando forem lidas. Por esse motivo, nos isentamos de qualquer responsabilidade por quaisquer erros, omissões ou inconsistências. Você deve consultar http://www.canada.ca, o site oficial do governo canadense, e legislação correspondente antes de agir a partir de qualquer informação contida nesse artigo. Nada nesta publicação deve ser interpretado como aconselhamento.
Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!
Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.
PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR ou VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em ou contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp: