Alugar imóvel no Canadá

Alugar imóvel no Canadá

No artigo de hoje, explico tudo sobre como alugar imóvel no Canadá, onde encontrar o que você precisa, regras locais, custo de aluguel, despesas associadas, documentação, alertas e vocabulário para a busca. É um post longo, mas bastante completo, que certamente te auxiliará na escolha do imóvel ideal para você e sua família chamarem de lar!

Aproveite e não deixe de ler os artigos complementares que te ajudarão em sua jornada:

Se, após ler esse artigo sobre alugar imóvel no Canadá, você sentir que está com dificuldade ou achar que não pode lidar com tantas variáveis, considere a nossa Assessoria para Imigração parcial ou completa. Nós podemos te auxiliar desde o planejamento à instalação da sua família no Canadá. Entre em contato, sem compromisso!

Tipos de moradia que você poderá encontrar quando for alugar imóvel no Canadá

Conheça os tipos de imóveis estão disponíveis antes de alugar imóvel no Canadá.

  • Apartment – unidade localizada dentro de um edifício ou casa, que é propriedade de um único dono ou empresa. Nesse tipo de imóvel nós não podemos comprar uma unidade, apenas alugar.
  • Condo – nesses edifícios, nós podemos adquirir um imóvel e somos responsáveis por ele. Como donos, podemos morar ou alugar a unidade. Geralmente os condos possuem diversas comodidades como piscina, academia de ginástica, etc.
  • Detached house – uma casa convencional, isolada da casa vizinha. Aa paredes dos imóveis são independentes.
  • Semi-detached house – casa geminada, onde se compartilha a parede limite da casa vizinha.
  • Townhouse/ Rowhouse – um bloco de 2 ou 3 casas, uma colada na outra. Exceto pelas unidades que ficam nas esquinas, esse tipo de casa possui janelas apenas na frente e nos fundos.
  • Basement – apartamento no subsolo (porão) de uma casa. Geralmente são mais baratos por não serem tão espaçosos e por possuírem janelas pequenas por onde entra pouca luz. Alguns basements são úmidos e costumam ser bem mais frios do que os andares superiores, mesmo com o aquecimento central funcionando. Ainda assim existem bons basements que podem ser uma opção para quem busca um aluguel mais em conta.
  • Duplex/ Triplex – Não é incomum que um imóvel de dois ou três andares seja subdividido em um apartamento apartamento por andar. A entrada, no entanto, é comum às unidades internas.
  • Room – aluguel apenas de um quarto, que pode ser individual (private) ou compartilhado (shared).

Onde encontrar imóvel para alugar no Canadá

Particularmente, quando se trata de alugar imóvel no Canadá (não falo de aluguel de quarto), recomendo utilizar um corretor de imóveis para evitar surpresas desagradáveis. Posso indicar alguns, caso queira.

O corretor de imóveis torna a busca por uma moradia bem mais fácil e segura. Eles fazem toda a pesquisa de acordo com o seu perfil e encontram os imóveis para você. Uma grande vantagem é que muitas vezes eles ficam sabendo da disponibilidade do imóvel antes de ser anunciado em outros locais. As principais corretoras de imóveis que operam no Canadá são: Remax, Homelife, Century 21 e Coldwell Banker. Sendo que a Remax é a mais forte delas. Sites:

Você pode contratar o serviço de um corretor de imóveis que irá te mostrar as opções disponíveis que se encaixam nas suas necessidades e assessorar com informações sobre localização, distâncias, escolas, etc. No Canadá os corretores compartilham um sistema de banco de dados chamado popularmente MLS (www.realtor.ca) , e dividem a comissão entre os 2 corretores envolvidos na negociação. Portanto não há necessidade de procurar mais de um corretor de imóveis pois não há exclusividade. A comissão é paga pelo proprietário e não pelo inquilino.

Os imóveis disponíveis através de um corretor têm o seguinte perfil: apartamentos ou casas, imóveis novos e antigos, geralmente equipados com lavanderia (máquina de lavar e secar roupa dentro do imóvel. Possuem também fogão, geladeira, máquina de lavar louças, ar condicionado central e, às vezes, microondas. Alguns têm vaga de garagem e locker (pequeno depósito, no caso de apartamentos).

Pets e fumantes

Não é fácil encontrar imóvel para alugar onde sejam aceitos animais de estimação (pets) e fumantes. A lei permite que se negue alugar para fumantes, porém para animais de estimação é “proibido proibir”. A recusa em fechar o negócio acaba sendo alguma outra qualquer.

Sites para pesquisa de imóvel para alugar no Canadá

  • Realtor – Em minha opinião, o Realtor é o melhor e mais organizado website para visualização das opções disponíveis. Você pode olhar as fotos das casas que eles têm disponíveis e entrar em contato com o corretor responsável através do site. Tudo aparece num mapa e existem vários filtros que facilitam a busca. Os anúncios no Realtor são gerenciados por corretores de imóveis, o que torna o processo bem seguro. www.realtor.ca
  • Rentit – apartments, condos e townhouses. www.rentit.ca
  • Viewit – para quem está buscando apartments. https://www.viewit.ca/
  • PadMapper – todos os tipos de propriedades. https://www.padmapper.com/
  • Rent Canada – apartamentos, condos e quartos mobiliados. https://www.rentcanada.com/
  • RentSeeker – apartments, condos, casas e townhouses. https://www.rentseeker.ca/
  • Condos.ca  – aluguel de condos. https://condos.ca/
  • RentCompass – todos os tipos de propriedades. https://www.rentcompass.com/
  • Apartmate – para quem procura alguém para dividir apartamento. Você pode se cadastrar e dizer que procura um apartamento. https://apartmate.com/
  • Classificados do Kijii (https://www.kijiji.ca/) e Craiglist (https://www.craigslist.ca) – geralmente os anúncios são colocados pelos donos e toda a negociação é feita diretamente com o proprietário. Apesar de haver uma grande oferta de imóveis nesses sites, recomendo muita cautela, pois tive notícias de vários golpes relacionados ao aluguel. Não deixe de ler as dicas ao final desse artigo para sua proteção.
  • Grupos no Facebook – Bunz Home Zone (https://www.facebook.com/groups/bunzhomezone/ exclusivo para Toronto e região). Também há diversos grupos da comunidade brasileira onde as pessoas trocam dicas e também postam sobre ofertas de apartamentos. Recomendo olhar o Toronto para Brasileiros, Aluguel em Toronto e Arredores, Pequenos Empreendedores,  Brasileiros no Canadá. Se você vai para outra província procure na lupa do Facebook “Brasileiros em tal cidade”, pois existem diversas comunidades espalhadas pelo país.

Quando fizer a comparação, observe se o imóvel vem com os appliances, os quais costumam ser alugados com o imóvel (geladeira, lavadora de roupa e secadora, lava-louça, fogão). É possível alugar apartamento mobiliado e com artigos de cozinha, com roupa de cama e banho por poucos meses. Há opção de mobiliado mas sem artigos de cozinha para long-term (mais de 1 ano).

QUER SABER AS SUAS CHANCES DE VIVER NO CANADÁ? contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Custo do aluguel de imóvel no Canadá

O relatório da Rentals (https://rentals.ca/national-rent-report) revela que, nas grandes cidades do Canadá, como Toronto, ON e Vancouver, BC, o preço do aluguel é muito maior do que nas cidades menores e periféricas às grandes cidades. Ele revela que as 18 principais cidades mais caras para alugar estão localizadas em Ontário e BC, entretanto, a minha última pesquisa relacionada ao tema mostra que os preços das cidades da província do Atlântico e outras cujos programas provinciais vêm atraindo grande fluxo de imigrantes provocou um aumento drástico de preços. O que antes chegava a apresentar 60% de diferença, hoje está em 15%. Quando se compara o custo de vida total local e o poder de compra, algumas cidades acabam se equiparando a essas 18 anteriormente citadas. Portanto, atente para isso. Nosso post Como escolher um lugar para viver no Canadá será muito útil para avaliar esse “racional”.

Os apartamentos com um quarto no centro de Toronto e Vancouver continuam com preços exorbitantes, chegando a CS $ 2.000 por mês. Portanto, para solteiros e casais, considere um bairro mais acessível fora do centro da cidade ou compartilhar o endereço com outras pessoas, pelo menos, no início.

Famílias costumam viver fora dos grandes centros, nas cidades periféricas ou nas mais afastadas, em locais mais aprazíveis. O aluguel é bem mais acessível, sem sombra de dúvida.

Escolha da cidade para viver antes de alugar imóvel no Canadá

Recomendo que você leia o nosso artigo Escolher um lugar para viver no Canadá antes de se alugar efetivamente o imóvel. Você descobrirá inúmeras variáveis que poderão te fazer mudar a escolha da cidade. Se tiver dificuldade ou achar que não pode lidar com tantas variáveis, considere a nossa Assessoria para Imigração parcial ou completa. Nós podemos te auxiliar desde o planejamento à instalação da sua família no Canadá.

Despesas associadas ao aluguel no Canadá

  1. No aluguel de casas, de modo geral, você assume a conta da luz, água e gás. No de apartamento, é necessário verificar caso-a-caso, pois não é incomum as taxas de água e luz virem incluídas no preço do aluguel, e gás ser pago separadamente ou qualquer outra combinação. O valor do condomínio costuma ser pago pelo proprietário.
  2. O proprietário irá exigir um seguro para cobrir os pertences do inquilino em caso de acidentes (geralmente água e fogo) e/ou do imóvel. Isso pode custar aproximadamente C$300 – C$400 dólares, dependendo do tamanho do imóvel.
  3. Alguns proprietários exigem um depósito de aproximadamente $200 para as chaves e pelo FOB (os prédios mais modernos usam esse dispositivo de segurança magnético que dá acesso às áreas comuns do prédio). Esse valor será devolvido quando você devolver o apartamento com as chaves e o FOB.

Documentação para alugar imóvel no Canadá

Os proprietários costumam solicitar informações sobre a sua capacidade de pagar aluguel antes de oferecer um arrendamento. Os documentos que podem ser exigidos incluem:

  • Uma carta do seu empregador atual ou mais recente que indique sua renda anual.
  • Extratos bancários que mostram que você tem economias suficientes para cobrir o aluguel por alguns meses.
  • Referências de proprietários anteriores.

Muitos proprietários preferem a documentação canadense, e isso pode ser complicado ou impossível para os recém-chegados. Os realtors sabem quem está disposto a alugar imóvel para newcomers. Isso poupa bastante tempo e stress.

Coisas importantes a ter em mente antes de alugar imóvel no Canadá:

As locações no Canadá tendem a começar no dia 1º de cada mês, com um número menor sendo disponibilizado no dia 15 de cada mês. A maioria dos imigrantes chega em agosto, dezembro ou abril. Caso você vá cursar um programa de nível superior no Canadá, tente chegar o quanto antes, desde que seu visto permita, para aumentar as suas opções. Evite chegar com muito mais de um mês de antecedência em relação ao início das aulas, ou você poderá ter problema na entrada do país.

A maioria dos proprietários exigem aluguel de pelo menos meio mês como depósito de segurança. O mais comum é a exigência de dois meses, para garantir os últimos meses.

A maioria das acomodações para aluguel no Canadá não é mobiliada, portanto, sempre pergunte antes. 

Mobiliar um local pode levar tempo e dinheiro, então, se o dinheiro é limitado, tente o Craigslist para comprar coisas baratas ou doadas. A Ikea é uma Tok Stok bem mais acessível para a sua casa. 

O melhor momento para conseguir bons negócios em móveis é no final do mês, quando as pessoas estão se mudando e muitas vezes vendem seus bens a preços baixos.

Conheça os seus direitos como inquilino. Familiarize-se com a lei do inquilinato na província para a qual planeja se mudar.

Qual é o lugar mais barato para morar no Canadá?

Das maiores cidades canadenses, Montreal, o QC continua sendo a cidade mais acessível do Canadá para alugar. O preço médio do aluguel de um mês na segunda maior cidade do Canadá é de C$ 809. Isso se compara favoravelmente com outras grandes cidades canadenses. Outras cidades menores de Quebec, como Quebec City e Gatineau, são ainda mais acessíveis quando se trata de alugar.

Seus dados também deixam claro que, embora Ontário seja o lar das cidades mais caras do Canadá para alugar, também é o lar de alguns dos mais baratos. Os canadenses que buscam aluguéis mais acessíveis devem procurar cidades menores em Ontário e Quebec.

O MoneySense também possui um estudo (https://www.moneysense.ca/spend/real-estate/best-places-to-live-canada-affordable-houses-2018-100/)  sobre os preços de aluguel no Canadá, e seus dados deixam claro que, embora Ontário seja o lar das cidades mais caras do Canadá para aluguel, conforme descrito acima, também é o lar de alguns dos mais baratos. Sault Ste. Marie, Timmins e Cornwall têm boas acomodações para alugar por uma fração do custo que você encontraria em Toronto.

Os recém-chegados ao Canadá que buscam aluguéis mais acessíveis podem procurar cidades menores em Ontário e Quebec.

Locações e pagamentos

Salvo acordo em contrário, é provável que você assine um contrato por um período fixo, geralmente um ano. Depois que o prazo fixo terminar, o prazo poderá ser renovado por mais um ano ou mudar para um acordo ‘mês a mês’. Discuta com o seu senhorio antes de assinar um contrato de arrendamento.

As regras sobre aumentos de aluguel 

Em Ontário, os aumentos de aluguel devem ocorrer com pelo menos 12 meses de diferença e os inquilinos precisam receber pelo menos 90 dias de aviso prévio. O governo provincial define o aumento máximo permitido de aluguel – em 2018, esse número é de 1,8%. Para aumentar o aluguel acima dessa taxa, os proprietários precisam solicitar permissão especial para fazê-lo.

Regras semelhantes se aplicam na Colúmbia Britânica, no entanto, o aumento máximo permitido do aluguel em 2018 é de 4,0%.

Os aluguéis em Alberta também podem ser aumentados se já tiver passado mais de um ano desde o aumento anterior. No entanto, não há limite para a quantidade de aumento, como em Ontário e Colúmbia Britânica.

Cuidados para não cair em um golpe ao alugar imóvel no Canadá

Bedbugs

Faça uma busca no Bed Bug Registry (https://bedbugregistry.com/) para verificar se o imóvel tem ou já teve problemas com percevejos. Se você não sabe do que se trata, aguarde o nosso post programado para o dia 28 de fevereiro. Cuide para não alugar um local infestado e depois ter que gastar para se livrar deles ou para se mudar novamente.

Negócio à distância

Não feche negócio com ninguém online, sem ver o local e sem encontrar o proprietário pessoalmente. Essa é a regra mais importante de todas. Prefira ficar num Airbnb ou hotel por um curto período e só depois alugar um imóvel.

Advertência: muito cuidado ao pesquisar e tentar alugar um imóvel pelo Craiglist ou Kijiji, sem ter visitado o local ou pelo menos ter alguém que o recomende pois há notícias de golpes neste setor.

Proprietário ou corretor?

Ao Procurar nos sites com anúncios de aluguel do tipo tipo “Viewit”, “Kijiji”, você terá que lidar diretamente com o proprietário. Você poderá encontrar maior flexibilidade por parte do proprietário em entender a posição de um recém chegado e, portanto, exigir menos comprovações. Porém cuidado, pois há casos de abusos por parte do proprietário exatamente porque sabem que um recém chegado não conhece a lei.

Flexibilidade

Caso tenha dificuldade em encontrar exatamente o que você necessita, recomendo que procure nos prédios que lidam 100% com alugueis. Muitos deles são “pet friendly” ou seja, aceitam animais de estimação e toleram fumantes. Entre em contato via telefone ou vá diretamente ao Rental Office de cada um deles. Esses também podem ser mais flexíveis com recém chegados, exigindo apenas 2 meses de aluguel antecipados.

Os preços costumam ser mais baratos, porém os prédios e apartamentos são menos luxuosos, não possuem um sistema de ar condicionado central, não têm máquina de lavar louça e nem lavanderia dentro do apartamento, a qual se localiza no subsolo ou no térreo, é comunitária e tem custo extra para uso. Outra característica destes prédios pode ser os odores fortes de comida (por exemplo cheiro de curry) ou outros que se espalham pelos corredores.

Contrato e pagamento

  • Não pague nada antes de assinar um contrato.
  • Exija um recibo de pagamento, se possível, não pague em dinheiro, use cheque ou e-transfer, assim o seu pagamento fica registrado. Não faça pagamento em contas de terceiros ou mande remessa de dinheiro para o suposto proprietário.
  • Desconfie de preços muito abaixo do valor de mercado.
  • Desconfie se o “dono” disser que existem outros interessados que já vão fechar negócio e pedir que você faça um depósito para garantir o imóvel.
  • Não forneça o seu SIN (Social Insurance Number) para o dono do apartamento, mesmo que ele diga que é para checar o seu crédito. É possível fazer isso sem esse documento.
  • Jamais aceite ocupar o lugar de outro inquilino ao longo da vigência de um contrato em que você não é o titular sem sem a anuência do proprietário do imóvel.
  • Quando pensar em alugar um quarto, certifique-se de que está alugando a partir do proprietário. Caso o inquilino esteja fazendo a sublocação, certifique-se que o dono do imóvel está de acordo, peça para ver o contrato de locação original e leia a cláusula de sublocação.

Se você desconfiar ou cair em um golpe denuncie no Canadian Anti-Fraud Centre (http://www.antifraudcentre-centreantifraude.ca/index-eng.htm)

Nossa recomendação

A fim de evitar golpes, não tente alugar imóvel a médio ou longo prazo a partir do seu país.

Alugue algo provisório por 3 ou 4 semanas através do AirBNB ou similar. Um pouco antes de se embarcar para o Canadá, entre em contato com realtors, mostrando que você tem o visto e comprou a passagem. Diga o que você deseja e quanto está disposto a pagar e peça que ele pré-selecione alguns imóveis para que você possa visitar ao chegar. Temos contato com alguns realtors em cidades canadenses os quais já mostraram abertura para atender newcomers e compreendem as dificuldades comprobatórias. Fique à vontade para nos pedir a indicação. Não recebemos comissão de nenhum profissional a quem indicamos!

Caso não queira lidar com um realtor, siga as dicas que demos rigorosamente!

PRECISA DE ORIENTACÃO? FALE CONOSCO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Alguns sites úteis para a sua pesquisa


Site da polícia de Toronto e mapa da violência: http://data.torontopolice.on.ca/pages/maps

Regras para aluguel de imóveis – fonte: governo Canadense: https://www.cmhc-schl.gc.ca/en/rental-housing

Termos em inglês relacionados ao aluguel de imóveis

É importante se familiarizar com algumas palavras em inglês para que você possa escolher o seu imóvel com maior assertividade:

  • Landlord/ landlady – proprietário do imóvel.
  • Tenant – inquilino.
  • Lease/ Rental/Tenancy Agreement – contrato de aluguel.
  • Tenancy Period – período do contrato de aluguel.
  • Furnished/Unfurnished – mobiliado / sem mobília.
  • Laundry – lavanderia. Geralmente quer dizer que o imóvel dispõe de uma máquina de lavar e secar, podendo ser exclusiva ou dividida com os outros moradores do prédio ou casa. Não tem relação com um ambiente separado para área de serviço.
  • Damage Deposit – depósito de garantia para cobrir possíveis danos ao imóvel. O valor será devolvido, se não houver danos.
  • Rent Deposit – valor correspondente a 1 mês de aluguel, cobrado como garantia caso o inquilino deixe de pagar o aluguel.
  • Utilities – serviços essenciais como luz, gás e água. Pode estar incluso ou não no valor do aluguel.
  • Shared Accommodation – quando você aluga um quarto e divide o resto da casa com outros inquilinos. Também pode significar que você irá dividir o quarto com outra pessoa.
  • Roommate – pessoa com quem se divide o apartamento ou quarto.
  • Garage – garagem.
  • Backyard Access – acesso ao quintal.
  • Studio/bachelor – um apartamento onde tudo fica no mesmo ambiente, exceto o banheiro. Às vezes a cozinha fica separada.
  • Highrise – prédio alto com mais de 12 andares
  • Mid-rise – prédio que possui entre 4 e 12 andares
  • Lowrise – prédio baixo, com até 3 andares
  • Sublet – sublocar. Certifique-se que o dono do imóvel está de acordo.
  • Den – um pequena área que geralmente serve para um pequeno escritório. Dependendo do imóvel, o den pode ser grande o suficiente para caber uma cama e vira um pequeno quarto.

Aproveite e não deixe de ler os artigos complementares que te ajudarão em sua jornada:

Se, após ler esse artigo sobre alugar imóvel no Canadá, você sentir que está com dificuldade ou achar que não pode lidar com tantas variáveis, considere a nossa Assessoria para Imigração parcial ou completa. Nós podemos te auxiliar desde o planejamento à instalação da sua família no Canadá. Entre em contato, sem compromisso!

Disclaimer: As informações contidas nesse artigo foram extraídas do site oficial do governo canadense http://www.canada.ca. De tempos em tempos, o governo canadense faz alterações na lei de imigração, as quais podem ter ocorrido após a publicação desse artigo e, portanto, podem não ter sido atualizadas em nossa página. Antes de se comprometer com seus planos, faça a devida confirmação no site oficial ou entre em contato conosco. A Canada Let’s Go é uma empresa de assessoria em imigração e não uma consultoria.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: