Critérios para residência permanente

O Canadá tem sido o principal destino dos brasileiros que estão insatisfeitos com a situação política, econômica e social do Brasil. Encontrar informações fidedignas não é tarefa das mais fáceis. Deixo neste artigo “a ponta do iceberg” para quem está sondando a possibilidade de sair do país e quais critérios para residência permanente.

Critérios genéricos para seleção de candidatos a residência permanente

Os critérios de seleção de candidatos a residência permanente são muito variados e, geralmente, dependem das necessidades locais. Exceto pelo Express Entry, a maioria dos programas de imigração tem critérios parecidos:

  • Ter mais de 18 anos
  • Comprovação de formação técnica ou acadêmica de a partir do ensino médio (você pode entender o sistema educacional canadense clicando aqui)
  • Proficiência em inglês ou francês nível básico/intermediário (CLB 4 ou 5)
  • Comprovação financeira para se estabelecer no local. Alguns programas não exigem a comprovação financeira quando o candidato recebeu uma oferta de trabalho no Canadá ou já trabalha no país
  • Alguns programas exigem uma oferta de trabalho
  • Alguns programas exigem experiência no mercado de trabalho canadense
  • Alguns programas exigem estudo no Canadá
  • Alguns programas são exclusivos para quem é proficiente em francês
  • Passar nos exames médicos exigidos
  • Pagamento de taxa de processamento, na maioria dos casos
  • Mostrar que não tem antecedentes criminais

IMPORTANTE: Lembre-se de que, se você está vivendo fora do Canadá, para receber uma oferta de emprego e concorrer aos programas de imigração que possuem esse critério, será necessário ter um nível de proficiência em idioma ao menos intermediário, para poder se sair bem nas entrevistas de emprego.

Profissão

O sistema de imigração canadense visa a suprir as necessidades econômicas do país. Por isso, o primeiro foco do governo canadense é a ocupação do candidato e sua experiência de trabalho.

Genericamente, há uma demanda por profissionais com formação técnica ou acadêmica pós-secundária. Entretanto, há províncias com tanta escassez de mão de obra, que necessitam, também, de profissionais Low Wage.

Outro fato interessante é que a criação de fluxos voltados para cidades mais afastadas dos grandes centros nos PNPs das províncias vêm criando uma demanda por profissionais da área de trades. Afinal, é necessário criar infraestrutura para receber os imigrantes.

São exemplos de trades: ocupações ligadas à operação ou manutenção de máquinas pesadas, algumas áreas da construção, eletricistas, equipamentos de aquecimento e refrigeração, soldadores, perfuração de óleo e gás, instalação de canos e dutos, cozinha industrial ou comercial, açougue, motoristas de caminhão.

Proficiência em idioma

É fato que a criação de fluxos voltados para cidades mais afastadas dos grandes centros nos PNPs das províncias vem obrigando aos governos locais a reduzir o nível de exigência da proficiência em idioma. Logo, para a maioria dos programas, é necessário comprovar proficiência em inglês ou francês em nível básico / intermediário.

O Programa Atlantic Immigration Pilot e alguns programas provinciais também aceitam candidatos com baixa proficiência (CLB 4).

Você pode ler mais sobre CLB e NCLC e sua relação com o IELTS, CELPIP, TEF e TCFonde fazer esses testes e sobre como estudar inglês utilizando sites e aplicativos gratuitos ou baratos nos links desse parágrafo.

Comprovação financeira

Pessoas que não tenham uma oferta de emprego no Canadá necessitam comprovar possuírem economias para se estabelecerem no país. Para o Express Entry, o montante, em dólares canadenses, varia com o número de pessoas na família: 1 pessoa: $12,669. Se houver cônjuge, acrescente $3,100. Para cada filho, mais $3,600. Esse é o valor mínimo. Há programas que exigem uma comprovação menor.

O Programa Atlantic Immigration Pilot tem exigências mais modestas, bem como alguns programas provinciais. Vale pesquisar.

Embora os governos locais determinem um valor mínimo, alertamos para o importante fato de que você precisa sobreviver no local até conseguir um emprego. Então, não leve apenas o mínimo. Faça uma avaliação do custo de vida local e veja por quanto tempo você e sua família conseguirão se sustentar sem passar por dificuldades.

Se você pretende obter a residência permanente através do estudo e irá realizar matrícula em programa de estudo no Canadá, fique atento/a, pois o valor da comprovação de fundos é mais elevada. Esse planejamento precisa ser cauteloso porque o estudante só pode trabalhar part-time. Se estiver na dúvida sobre seus planos, converse conosco, sem compromisso!

Estude no Canadá e aumente as suas chances de obter a residência permanente. Entre em contato!

Experiência profissional

A experiência profissional mínima depende da área de atuação. Profissionais que atuam em profissões que exigem nível técnico ou superior precisam comprovar 1 ano de experiência. Os que trabalham em trades precisam comprovar 2 anos.

Se você quiser ficar acima da linha de corte no Express Entry, precisará comprovar ao menos 3 anos de experiência de trabalho na mesma ocupação.

Principais critérios dos programas de imigração

O governo Canadense tem diversos programas de imigração, sendo os principais: 

  • Express Entry – criamos um item mais abaixo especialmente para o EE.
  • Provincial  Nominee Program (PNP) – para pessoas que atendam às necessidades econômicas de determinada província e se comprometam em viver nela. Há subcategorias para quem trabalha em uma ocupação sob demanda local, para quem tem uma oferta de trabalho, para quem é proficiente em francês e também para quem  fez algum programa pós-secundário no Canadá. A maioria dos streams exige oferta de trabalho, mas algumas são passivas, bastando ter perfil ativo no Express Entry. É necessário olhar uma por uma para verificar os critérios.
  • Start-up visa – para empreendedores que desejam abrir um negócio e aceitam receber suporte de organizações designadas pelo governo canadense. O negócio precisa ser amparado por um angel ou uma encubadora cadastrados juntos ao governo Canadense, há a exigência mínima de proficiência em idioma CLB ou NCLC 7 e comprovar que possui fundos suficientes para a instalação no país (ex: família de 4 pessoas – CND$ 24 mil)
  • Self Employed – para artistas, atletas, literatas (todos com alguma premiação internacional).
  • Caregiver – para cuidadores de crianças, pessoas com necessidades especiais, idosos e pessoas enfermas.
  • Investors  – para investidores (acima de C$900 mil).
  • Atlantic Immigration Pilot (AIP) – províncias do Atlântico buscam profissionais qualificados e semiqualificados. Têm um grau de exigência menor quanto à proficiência no idioma, apenas CLB ou NCLC 4. É necessário receber uma oferta de emprego através de empresas filiadas ao programa AIP para poder iniciar a aplicação para residência permanente.
  • Agri-food Pilot – obtenha a residência permanente através de uma oferta de trabalho em indústrias e ocupações agroalimentares específicas. O grau de proficiência mínimo em inglês ou francês é o CLB ou NCLC 5.
  • Parents and Grandparents – para pais e avós de residentes permanentes.
  • Quebec – para pessoas fluentes em francês, direcionado a profissionais qualificados e semiqualificados.
  • Family Sponsorship – Após obter a residência permanente, patrocine seu cônjuge, parceiro, filhos, pais, avós e outros para imigrar.
  • Rural and Northern Immigration Pilot – Comunidades canadenses pequenas, que precisam incrementar sua economia local, emitem convites para residência permanente para aqueles que obtiverem oferta de trabalho local e recomendação da comunidade em questão.
  • Health-care workers permanent residence pathway – esse processo de solicitação oferece aos requerentes de refugiados que foram recusados a opção de solicitar residência permanente, se eles trabalharam um número mínimo de horas no setor de saúde do Canadá durante a pandemia de COVID-19.
  • Refugees – Para refugiados de países em situação de violência.

Express Entry

  • Express Entry é o sistema de seleção de imigrantes mais relevante do governo canadense. Para saber quais são as suas chances de migrar é necessário fazer o cálculo da sua pontuação. Os critérios mínimos utilizados são:
  • Idade – mínimo 18 anos. Não há limite máximo. A maior pontuação compreende entre 20 e 29 anos. A partir dos 45 anos o candidato não pontua nesse quesito, mas se for fluente em um dos idiomas oficiais e tiver ao menos pós-graduação, pode alcançar a pontuação de corte.
  • Fluência em inglês OU francês – Para inglês, mínimo nível intermediário em speaking, writing, reading e listening (nota 6 de 9 possíveis em cada habilidade avaliada no teste IELTS) – CLB 7. Para francês, mínimo nível B2 no TEF ou TCF em cada habilidade – NCLC 7.
  • Qualificação profissional – Mínimo ensino superior técnico. Quanto maior a o grau de instrução, maior a pontuação.
  • Experiência de trabalho – mínimo de 1 ano comprovado através de carta de empregador e ex-empregadores dentro ou fora do Canadá
  • Se você tem irmãos ou cunhados vivendo no Canadá, receberá pontos por isso.
  • Se você fez um curso técnico ou acadêmico de nível superior, full-time, de ao menos 8 meses de duração, também pontuará.
  • Comprovação financeira: Quem deseja se candidatar e não tem uma oferta de emprego precisa comprovar possuir o montante necessário para iniciar a vida no Canadá. Esse montante varia de acordo com o número de componentes da família, saúde etc. O site oficial sugere alguns valores mínimos, mas recomendamos uma comprovação 30% maior (em dólares canadenses): Aplicante principal = aproximadamente $12,600 + cônjuge = $3500 + cada dependente = $ 4000.
  • A combinação de alguns desses critérios soma pontos, onde a maior influência é a proficiência em inglês ou francês.

Critério para residência permanente e sistema de imigração

O que é a linha de corte?

A linha de corte que determina a menor pontuação para emissão dos convites é volátil e depende do número candidatos que a imigração planeja convidar naquele momento (frequência quinzenal). No início de 2015, quando o Express Entry foi criado, a pontuação era de 850 pontos e, no final do mesmo ano, chegou a 450 pontos. No final de 2016 caiu para 413, mas o governo introduziu ajustes para manter a linha no patamar em que hoje se encontra entre 465 e 445.

Se você deseja migrar a partir de seu próprio país, devem primeiro verificar as suas chances no Express Entry e/ou Quebec. Uma avaliação de perfil é capaz de mostrar se você alcançou a pontuação de corte ou está próximo a ela. Nesse caso, é necessário reunir a documentação necessária e fazer a inscrição no website do governo. Depois, é só vigiar os chamados e a linha de corte.  As formalidades devem ser cumpridas em 60 dias e, em até 6 meses, a mudança poderá acontecer. Esse é o tempo máximo que os processos têm demorado.

Você pode entender melhor sobre esses critérios clicando aqui.

NÃO TENHO A PONTUAÇÃO. E AGORA?

Se você não obtiver uma pontuação próxima à linha de corte do Express Entry, não desanime, há ainda duas maneiras de aumentar as chances de migração: 

  • Ser convidado  por uma província (PNP – 600 pontos a mais). Para isso, você precisa atender aos critérios exigidos por cada província.
  • Conseguir um emprego a partir de seu país (de 50 a 200 pontos a mais). 
  • Aumentar a pontuação na proficiência em inglês, o que pode conferir até 150 pontos a mais, dependendo da variação da nota.
  • Cursar um programa de estudo pós-secundário no Canadá (cursos de inglês são inelegíveis): 15 pontos adicionais por cursos de 1 à 2 anos de estudo e 30 pontos para cursos de 3 ou mais anos de estudo + pontuação por trabalhar no Canadá. Se você pensa em migrar através do estudo, leia o artigo nosso artigo “Oportunidade para obter a residência permanente via estudo

Alguns artigos sobre o tema que podem te interessar

Veja como podemos te ajudar

SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA EM ESTUDO E IMIGRAÇÃO!

Se você quer estudar no Canadá

Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.

Nossa plataforma possui mais de 300 instituições de ensino canadenses. Você contará com a nossa expertise para escolher um programa de estudo que mais se adapte ao seu perfil e objetivos. Nosso trabalho sempre foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida.

Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos todas as orientações para a transição. Você pode checar o escopo da nossa assessoria estudantil clicando aqui. Entre em contato por e-mail ou WhatsApp, sem compromisso.

Se você quer obter a residência permanente

A Assessoria para Imigração é voltada para indivíduos e famílias que desejam aplicar para residência permanente por conta própria. Auxiliamos na criação de um plano de ação desde a contratação até o settlement. Você contará com a nossa expertise para obter informações e tomar decisões. Apresentamos aos nossos clientes todas as informações oficiais para que compreendam as opções e possam fazer escolhas de forma assertiva e consciente.

Não somos uma consultoria, mas uma assessoria do planejamento ao settlement. Não limitamos o número de consultas. Nosso compromisso é com o seu projeto de futuro. Saiba mais sobre a Assessoria para Imigração clicando aqui. Entre em contato por e-mail ou WhatsApp, sem compromisso.

Disclaimer: as informações contidas nesta publicação foram extraídas do site oficial canadense e são oferecidas apenas para fins informativos, e, como tal, não devem ser interpretadas como adendo à lei oficial. Embora tenhamos feito todos os esforços para apresentar informações precisas e confiáveis, devido às contínuas alterações nas políticas e/ou programas de imigração canadenses, informações incluídas nesta publicação podem não estar atualizadas quando forem lidas.  Por esse motivo, nos isentamos de qualquer responsabilidade por quaisquer erros, omissões ou inconsistências.  Você deve consultar http://www.canada.ca, o site oficial do governo canadense, e legislação correspondente antes de agir a partir de qualquer informação contida nesse artigo. Nada nesta publicação deve ser interpretado como aconselhamento.  

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

One thought on “Critérios para residência permanente

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Theme: Overlay by Kaira
2021 Powered by Canada Let's Go
%d blogueiros gostam disto: