Atualizado em 01/05/2023 – Visto para pathway no Canadá tem o objetivo de esclarecer as últimas mudanças nas regras estabelecidas pelo governo canadense. As regras para vistos são frequentemente alteradas e isso inclui a possibilidade de extensão, o tempo de permanência e direitos concedidos aos familiares.
Se você não sabe exatamente o que é um pathway e quando se aplica, vale a pena ler o nosso artigo Pathway e college no Canadá.
Tipos de visto para cursar pathway
Visitor Visa para pathway no Canadá
No Canadá, o estrangeiro pode estudar sem uma permissão de estudo quando o curso tem menos de 24 semanas de duração e o programa não tem nível acadêmico. É possível, portanto, cursar aulas de inglês em um pathway com o status de turista e, após a conclusão do programa de idioma, fazer o pedido da permissão de estudo a partir de dentro do Canadá (processo within Canada).
O problema de utilizar o Visitor Visa ou um eTA para cursar um pathway é o prazo para aplicar para o Study Permit ao término do programa de idiomas. O consulado (no momento em que escrevo esse artigo) vem concedendo uma “gordura” de apenas 10 – 15 dias após o término do pathway para que o estudante peça essa extensão. Dá tempo? Dá, mas, dependendo do seu cronograma, pode ser bem corrido e estressa qualquer pessoa. Além disso, há o tempo de processamento do visto, que varia bastante.
Nos casos em que o estudante decidir cursar um pathway com um visitor visa, ele precisa já estar matriculado no programa de nível superior antes do término do pathway, pois há o risco de não dar tempo concluir a matrícula e modificar o visto!
Atenção: Saiba que, uma vez que um visto de visitante vença, é necessário sair do Canadá para solicitar uma permissão de estudo.
eTA para pathway no Canadá
O eTA também é aceito para quem quer estudar por menos de 6 meses, mas temos notícias de que os pedidos de visto de estudante após entrada no Canadá com o eTA vêm sendo recusados. Então, a nossa recomendação é não entrar no Canadá com um eTA quando o curso for um pathway.
Visto de estudante para pathway no Canadá
Como você pretende cursar um programa de estudo de nível superior após o pathway, o ideal é solicitar um Study Permit. Nosso guru da Infovistos, Alexandre Pedrosa, nos explicou que se você está matriculado em um programa com duração inferior a seis meses, mas pretende continuar seus estudos em outro programa, como é o caso do pathway, é aconselhável solicitar um visto de estudante antes de ir para o Canadá. Isso permitirá que você solicite uma extensão da sua estadia como estudante no Canadá ao final do pathway com tempo suficiente e sem ter que sair do país. Além disso, caso o seu pathway precise ser estendido, você não necessitará estender o visto, pois isso já está na “conta”, segundo nos informa o site oficial canadense.
Quer estudar e trabalhar no Canadá? Entre em contato, sem compromisso! WhatsApp-nos: 11 98201.2347 ou e-mail-nos contato@canadaletsgo.com Gostaria de uma avaliação de perfil gratuita? Clique aqui , nós podemos te ajudar!
Como funciona o visto de estudante nos casos de um pathway?
Genericamente, um visto de estudante é válido por toda a duração do programa de estudo + 90 dias. Ou seja, quando uma pessoa termina o curso regular, tem 90 dias para solicitar a alteração do seu status (PGWP, por ex) e o de seus familiares, quando for o caso, antes de ter que sair do Canadá.
Diferentemente, um visto de estudante para pathway é válido pela duração desse pathway + 1 (um) ano. Dessa forma, caso o tempo de pathway termine e o estudante ainda esteja aquém da fluência exigida, ele pode “esticá-lo” por até 1 ano. Nunca vi isso ser necessário, pois o pathway costuma ser muito bem dimensionado, mas é sempre bom informar, para quem se sente mais inseguro/a em suas habilidades linguísticas.
Então, quando o estudante concluir o pathway, seja no tempo planejado, antecipadamente ou posteriormente, esse Study Permit deixará de ser válido 90 dias após a conclusão do pathway, independentemente do dia impresso na permissão de estudo.
Em qualquer dos casos acima, uma vez alcançada a fluência, o estudante será aceito no programa principal e deverá alterar a instituição a que está vinculado no Study Permit, que terá nova validade ou solicitar a extensão de seu visto, quando for o caso.
Atenção: O que define a conclusão do programa de estudo é a data em que a escola emite a notificação, seja pela carta de conclusão, histórico escolar, certificado ou diploma.
Todas essas são recomendações textuais da imigração canadense. Se você solicitar uma permissão de estudo, mesmo que não precise de uma, deve incluir uma carta explicando por que deseja uma na sua carta de intenção.
Visto para a família do estudante de pathway
Diferentemente do que costuma ser comentado nas redes sociais, os filhos e cônjuge do estudante somente poderão aplicar para seus respectivos vistos após a conclusão do pathway. O texto do site do governo canadense foi alterado um tempo atrás e pacificou a questão que produzia resultados de visto conflitantes.
Essa determinação dificulta o planejamento das famílias, mas não necessariamente é um grande problema. Para casais sem filhos, é possível criar uma estratégia palatável. Já no caso das famílias com filhos, na maioria das vezes, recomendamos o pathway online.
Naturalmente, os casos são muito particulares e é necessário analisar um a um. Você pode entrar em contato conosco por qualquer dos nossos canais de atendimento, sem compromisso, para que possamos orientar de forma adequada.
Embora seja frustrante não poder chegar antecipadamente no Canadá, ou não poder cursar um pathway presencialmente levando a família, o pathway online tem suas vantagens: você faz exatamente o mesmo curso, sem pagar as despesas locais, com um custo até 60% inferior ao presencial e ainda pode trabalhar durante os estudos, algo que não teria autorização no Canadá.
Leia também: Trabalho com Open Work Permit , se você está levando seu cônjuge consigo, e Study Permit para seus filhos, se eles também estão se mudando com você.
Documentos para o visto de estudante
Temos artigos especificamente escrito para que você entenda as documentações necessárias, a elegibilidade e a comprovação financeira.
Como podemos te auxiliar?
SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA ESTUDANTIL!
Há seis anos a Canada Let´s Go vem auxiliando indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.
Fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino canadenses e mais de 15 mil programas de estudo, o que nos permite oferecer programas de estudo exatamente dentro do seu perfil e objetivos.
Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.
Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos as orientações para a transição.
Conheça também a modalidade de atendimento que foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida. Você pode checar os escopos das nossas modalidades de assessoria estudantil clicando aqui.
Entre em contato pelo nosso WhatsApp 11 98201-2347 ou e-mail ou contato@canadaletsgo.com, sem compromisso.
Disclaimer: as informações contidas nesta publicação foram extraídas do site oficial canadense e são oferecidas apenas para fins informativos, e, como tal, não devem ser interpretadas como adendo à lei oficial. Embora tenhamos feito todos os esforços para apresentar informações precisas e confiáveis, devido às contínuas alterações nas políticas e/ou programas de imigração canadenses, informações incluídas nesta publicação podem não estar atualizadas quando forem lidas. Por esse motivo, nos isentamos de qualquer responsabilidade por quaisquer erros, omissões ou inconsistências. Você deve consultar http://www.canada.ca, o site oficial do governo canadense, e legislação correspondente antes de agir a partir de qualquer informação contida nesse artigo. Nada nesta publicação deve ser interpretado como aconselhamento.
Fontes: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/corporate/publications-manuals/operational-bulletins-manuals/temporary-residents/study-permits/who-needs-study-permit.html – https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/study-canada/study-permit.html – https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/corporate/publications-manuals/operational-bulletins-manuals/temporary-residents/study-permits/who-needs-study-permit.html – https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/study-canada/work/help-your-spouse-common-law-partner-work-canada.html
Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!
Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.
PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR ou VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em ou contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp: