Visto de estudante e pathway

Visto de estudante e pathway no Canadá

Planejar um programa de estudo pós-secundário no Canadá, quando era necessário cursar um pathway (EAP), ou seja, um curso de idioma para adquirir a proficiência necessária ao programa principal, parecia um bicho de sete cabeças e, posso dizer, eu mesma sugeria que meus clientes evitassem esse caminho pelo número de variáveis e imprevistos que poderiam aparecer e dificultar a vida de uma família inteira. Hoje veremos sobre o Visto de estudante e pathway no Canadá – o que mudou?

As recentes mudanças relativas ao período de duração do Study Permit nos casos de pathway e os esclarecimentos a respeito do Open Work Permit para cônjuge, durante o pathway, vieram para dar um alívio a quem precisa prosseguir nesse planejamento, facilitando a vida de todos. Criamos uma sequência de artigos imperdíveis sobre a permissões de trabalho e de estudo para cada membro da família. Esse é o primeiro da série.

Essa sequência de artigos é extremamente útil para todas as famílias que estão planejando ir para o Canadá pela via do estudo e que precisam se planejar financeiramente, independentemente de se utilizarem de um pathway.

Lila Kuhlmann

O que é uma “Permissão de Estudo” ou “Study Permit”?

O Study Permit é um documento emitido pelo governo canadense que autoriza estrangeiros a estudar em instituições de ensino de ensino canadenses. Esse não é um visto, mas uma permissão de estudo, pois não libera a entrada no país. O que autoriza o viajante a entrar no Canadá é o visto que é colocado no passaporte.

Embora a requisição do Study Permit seja feita, de modo geral, enquanto o solicitante está fora do Canadá, o documento físico só é recebido após a passagem pela imigração (após receber o carimbo no passaporte), em uma sala específica.

Quem precisa do Study Permit?

Uma pessoa que pretenda estudar pelo período de menos de 6 meses no Canadá não necessita de um visto de estudante. Pode viajar com um Visitor Visa ou com um visto eletrônico de viagem, o eTA.

Todos aqueles que pretendem estudar por mais de 6 meses, devem dar entrada em uma solicitação de permissão para estudar pela via do consulado canadense, seja por conta própria ou com o auxílio de uma empresa especializada em vistos.

Se o seu programa de estudo é de seis meses ou menos, mas você pretende continuar seus estudos em outro programa, você deve solicitar uma permissão de estudo antes de ir para o Canadá. Isso permitirá que você solicite uma extensão da sua estadia como estudante no Canadá. Caso contrário, você precisará solicitar uma permissão de estudo de fora do Canadá. Ex: se você está matriculado em um pathway de menos de 6 meses com carta condicional para um programa de estudo em um college, poderá solicitar um visto de estudante desde o princípio:

If your program of study is six months or less but you intend to continue your studies in another program, you should apply for a study permit before coming to Canada. This allows you to apply to extend your stay as a student from within Canada. Otherwise, you will have to apply for a study permit from outside of Canada.

Por que solicitar um visto de estudante?

Extensão dos estudos facilitada

Se você já possuir uma permissão de estudo e desejar estudar por mais de 6 meses ou se inscrever em um programa de estudo mais longo, poderá continuar estudando no Canadá enquanto sua permissão for válida. Se você precisar estender sua permissão e ela expirar enquanto processamos seu pedido, você também poderá continuar estudando porque possui um status implícito.

“If you already have a study permit and your study situation changes (for example, you want to study for more than 6 months or apply to a longer study program) you can continue studying in Canada while your permit is valid. If you need to extend your permit, or it expires while we process your application for an extension, you’ll also be able to continue studying because you have implied status.

QUER ESTUDAR E TRABALHAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

No entanto, se você não tiver um Study Permit, precisará parar de estudar e esperar até obtê-lo para iniciar ou continuar seus estudos.

O próprio governo canadense dá como exemplo o seguinte argumento: se você estiver tendo aulas que são consideradas pré-requisito para um programa de estudo mais longo, o pathway (EAP) é um dos casos, poderá até não precisar de um Study Permit para esse primeiro programa, mas irá precisar de uma para o seu programa de estudos no college ou na universidade. Nesse caso, você deverá obter uma permissão de estudo, mesmo que não precise dela imediatamente. Caso contrário, talvez não seja possível iniciar seu programa de nível superior, pois a sua permissão de estudo pode não ser processada a tempo.

” If you’re taking prerequisite courses, you should get a study permit, even if the courses are less than 6 months long. If you don’t, you’ll have to apply for a study permit before you can start your full study program. Depending on processing times, you may not get it in time to start your studies.”

Trabalho

Quando o estudante está matriculado em um programa de estudo de nível pós-secundário, full-time, com mais de 6 meses de duração, em uma instituição designada pelo governo canadense, o visto de estudante o autoriza a trabalhar 20 horas semanais, seja on ou off-campus.

Cônjuge

Outra vantagem é que o Study Permit confere ao cônjuge do estudante o direito de trabalhar em regime full-time no Canadá, sem a necessidade de um LMIA, pois portará um visto aberto de trabalho, o Open Work Permit (OWP). Além disso, os filhos do estudante poderão estudar desde a chegada ao Canadá, gratuitamente, nas escolas públicas.

O que mudou?

Uma permissão de estudo geralmente é válida por toda a duração do programa de estudo + 90 dias. Esses 90 dias permitem que o estudante se prepare para deixar o Canadá ou solicite uma extensão da sua estadia.

O problema ocorria quando o estudante necessitava cursar um pathway (EAP) antes do programa de estudo em college ou universidade, porque nem todos conseguiam alcançar o nível de proficiência necessário para iniciar o programa pós-secundário. Então, havia toda uma burocracia complexa para conseguir permanecer no país, adquirir a fluência necessária e iniciar o college.

Com a mudança recente, caso necessite de um pathway, a permissão de estudo será válida pela duração desse pathway + um ano. Dessa forma, caso o tempo de pathway termine e o estudante ainda esteja aquém da fluência exigida, ele pode “esticá-lo” por até 1 ano. Uma vez alcançada a fluência, ele será aceito no programa principal e deverá alterar a instituição a que está vinculado no Study Permit , que terá nova validade.

É raro, mas pode acontecer de o estudante não concluir seus cursos antes da data limite do Study Permit. Nesse caso, ele deverá renovar a permissão, antes de o prazo expirar. Se não o fizer, precisará parar de estudar e sair do Canadá.

A partir do momento em que o estudante termina o pathway, seja no tempo planejado, antecipadamente ou posteriormente, a permissão deixará de ser válida 90 dias após a conclusão dos estudos, independentemente do dia impresso na permissão de estudo.

O que define a conclusão do programa de estudo é a data em que a escola emite a notificação, seja pela carta de conclusão, histórico escolar, certificado ou diploma.

Todas essas são recomendações textuais da imigração canadense. Se você solicitar uma permissão de estudo, mesmo que não precise de uma, você deve incluir uma carta explicando por que deseja uma na sua inscrição.

Além dessas alterações, também há outras que implicam o Open Work Permit e o Study Permit dos filhos, mas esse é o tema os posts das próximas semanas, não perca!

Artigos que podem interessar:

Fonte: Informações extraídas da lei de imigração canadense.

Disclaimer: As informações contidas nesse artigo foram extraídas do site oficial do governo canadense http://www.canada.ca. De tempos em tempos, o governo canadense faz alterações na lei de imigração, as quais podem ter ocorrido após a publicação desse artigo e, portanto, podem não ter sido atualizadas em nossa página. Antes de se comprometer com seus planos, faça a devida confirmação no site oficial ou entre em contato conosco. A Canada Let’s Go é uma empresa de assessoria em imigração e não uma consultoria.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: