Visto de estudante no Canadá

Atualizado em 24/01/2024 – Visto de estudante no Canadá, ou Study Permit, é um documento emitido pelo governo canadense que autoriza estrangeiros a estudarem em instituições de ensino canadenses. Esse não é um visto, mas uma permissão de estudo, pois não libera a entrada no país. O que autoriza o viajante a entrar no Canadá é o visto que é colocado no passaporte.

O que é o Study Permit?

O Study Permit é um documento que representa a permissão concedida pelo governo canadense para que uma pessoa estude no país. Nesse documento, estarão especificadas todas as condições e limitações relativas ao período em que o estudante permanecerá no Canadá, estudando, incluindo a autorização para trabalho durante o estudo (quando for o caso) e data de saída do país, quando o período de estudos terminar.

Caso o estudante pretenda permanecer no país após a conclusão do período acadêmico, ele necessitará de um outro visto vinculado aos seus novos objetivos (estudo, trabalho, residência permanente), mas não poderá permanecer no país sem regularizar ao seu status perante à imigração canadense.

Atenção: Embora a requisição do Study Permit seja feita, de modo geral, enquanto o solicitante está fora do Canadá, o documento físico oficial só é recebido após o desembarque no país, quando o estudante passa pela imigração e recebe o carimbo no passaporte. Nesse momento, a carta que informa a aprovação do visto de estudante, previamente recebida juntamente com o selo de múltiplas entradas no passaporte, deve ser apresentada para que o Study Permit seja entregue ao seu titular.

Quem precisa de um Study Permit?

Estudantes inscritos em programas de estudo com duração superior a seis meses

Todos aqueles que pretendem estão matriculados em programas de estudo que têm duração de mais de seis meses, no Canadá, devem dar entrada em uma solicitação de permissão para estudar pela via do consulado canadense, seja por conta própria ou com o auxílio de uma empresa especializada em vistos.

Há algumas exceções à essa regra. Dentre as que interessam aos estudantes brasileiros, estão as crianças em idade pré-escolar (menos de 4 anos para Ontario e menos de 5 anos para as demais províncias).

Estudantes inscritos em programas de estudo com duração inferior a seis meses

Via de regra, uma pessoa que pretenda estudar pelo período de menos de 6 meses no Canadá não necessita de um visto de estudante. Pode viajar com um Visitor Visa ou com um visto eletrônico de viagem, o eTA.

Por que obter uma autorização de estudo se você não precisa de uma?

Nosso guru da Infovistos, Alexandre Pedrosa, nos explicou que se você está matriculado em um programa com duração inferior a seis meses, mas você pretende continuar seus estudos em outro programa, você deve solicitar uma permissão de estudo antes de ir para o Canadá. Isso permitirá que você solicite uma extensão da sua estadia como estudante no Canadá. Caso contrário, você precisará solicitar uma permissão de estudo a partir de de fora do Canadá. Ex: se você está matriculado em um pathway de menos de 6 meses com carta condicional para um programa de estudo em um college, poderá solicitar um visto de estudante desde o princípio.

Outro motivo para obter um visto de estudante é se você é filho de um pai que está autorizado a trabalhar ou estudar no Canadá, mas logo fará 18 anos (e não será mais menor de idade).

Importante: Se você se inscrever solicitando um visto de estudante, embora não precise dele, você deve incluir em sua aplicação uma carta explicando os seus motivos.

Quer estudar e trabalhar no Canadá? Entre em contato, sem compromisso! WhatsApp-nos: 11 98201.2347 ou e-mail-nos contato@canadaletsgo.com Gostaria de uma avaliação de perfil gratuita? Clique aqui , nós podemos te ajudar!

Requisitos de elegibilidade e documentação

Você pode estudar no Canadá se:

  • estiver matriculado/a em uma instituição de ensino designada (DLI)
  • comprovar que você tem dinheiro suficiente para pagar pelos seus estudos, pelas despesas de moradia e subsistência e, também, as de seus dependentes (ainda que eles não viajem com você para o Canadá).
  • mostrar que não tem interesse em permanecer no Canadá ilegalmente e deixará o país quando seu visto for expirar
  • não ter antecedentes criminais e nem ter ficado ilegalmente em qualquer país
  • gozar de boa saúde
  • Mostrar que você tem vínculos com o seu país

Para dar entrada no pedido de visto, você precisará de:

  • em caso de pathway: carta de aceite da instituição onde você cursará o pathway, mostrando que você está regularmente matriculado
  • em caso de pathway: carta de aceite condicional do college ou universidade onde você cursará o programa de estudo principal
  • sem ou após o pathway: carta de aceite da instituição definitiva (LoA), mostrando que você está regularmente matriculado e tem a proficiência em idioma necessária para cursar o programa de estudo em que se matriculou.
  • passaporte com validade superior ao período de duração do programa de estudo (recomendamos que a validade do passaporte seja, superior ao período total que você pretende estudar no Canadá, do contrário, você precisará renovar o seu Study Permit antes do término dos estudos, o que acarretará em dupla despesa.)
  • comprovação financeira
  • carta de intenção
  • um certificat d’acceptation du Québec (CAQ), caso pretenda estudar em Quebec
  • attestation letter emitida pela instituição de ensino
  • exame médico junto ao médico credenciado
  • certidão negativa de antecedentes criminais
  • fotografias nos moldes exigidos pelo governo canadense
  • biometria
  • pagar as taxas

Tem dúvida sobre esses documentos? WhatsApp-nos, sem compromisso: 11 9820.12347

Comprovação financeira

Quem nunca ouviu falar de um caso de recusa de visto inexplicável? O candidato preparou a documentação exatamente como determinam as orientações oficiais, mas ainda assim teve o visto negado.

A deficiência na comprovação financeira é uma das principais causas de recusa de visto, seja por erro no envio da documentação, seja por documentação insuficiente.

Nós temos um post técnico completíssimo sobre comprovação financeira para Study Permit. Não deixe de lê-lo!

Embora o governo canadense mostre uma lista de documentos a serem enviados juntamente com o pedido de visto, é necessário compreender a lógica por trás das exigências, de forma que, eventualmente, você possa complementar a sua documentação e seja capaz de apresentar uma comprovação robusta e irrecusável, não limitando ao mínimo exigido. Entenda melhor em nosso artigo Como evitar a negativa do Study Permit.

Vínculos com o seu país

O vínculo com o seu país é outro tema complexo, pois é completamente subjetivo e é motivação para boa parte das negativas de visto. Você pode entender isso em nosso artigo Como evitar a negativa do Study Permit

Study Permit em 20 adias através do Student Direct Stream

Se você é residente legal em certos países, inclusive o Brasil, poderá conseguir sua autorização de estudos mais rapidamente inscrevendo-se por meio do Student Direct Stream (SDS). Consulte um especialista em visto sobre o percentual de recusas de pedidos de Study Permit nos casos do SDS. As últimas informações me deixaram bastante desanimada, mas não sei dizer se é devido aos erros nas aplicações porque as pessoas costumam fazer por conta própria.

Quanto tempo você pode ficar no Canadá com um visto de estudante?

Um visto de estudante geralmente é válido ao longo da duração do seu programa de estudos, mais 90 dias extras. Os 90 dias permitem que você se prepare para deixar o Canadá ou solicite a extensão da sua estadia, mas existem exceções que você encontrará clicando aqui.

Vantagens de obter o Study Permit

Trabalhe enquanto estuda

Se você tiver uma autorização de estudo e estiver registrado como estudante em tempo integral em uma instituição designada, poderá trabalhar no campus ou fora dele . Isso porque, quando o estudante está matriculado em um programa de estudo de nível pós-secundário, full-time, com mais de 6 meses de duração, em uma instituição designada pelo governo canadense, o visto de estudante o autoriza a trabalhar 20 horas semanais*, seja on ou off-campus. Nesse caso, sua autorização de estudo incluirá uma condição que diz que você tem permissão para trabalhar enquanto estuda. Leia sobre os requisitos para estudar e trabalhar no Canadá clicando aqui.

*Nota: Em 7 de outubro de 2022 o governo canadense flexibilizou o número de horas que um estudante internacional pode trabalhar. Atente para a data limite de dez/23. Essa decisão se refere apenas para quem já está no Canadá ou para quem havia solicitado o visto até 7/10/22. Caso o governo canadense note que ainda precisará dessa mão-de-obra extra, poderá postergar a flexibilização, mas não recomendamos criar os planos considerando-a. Leia mais sobre a medida clicando aqui.

Visto para a família do estudante

Seu cônjuge poderá trabalhar e seus filhos poderão estudar

Para os estudantes matriculados em um mestrado ou em um doutorado no Canadá, o Study Permit confere ao cônjuge do estudante o direito de trabalhar em regime full-time no Canadá, sem a necessidade de um LMIA, pois portará um visto aberto de trabalho, o Open Work Permit (OWP). Além disso, os filhos do estudante poderão estudar desde a chegada ao Canadá, gratuitamente, nas escolas públicas.

Alteração nas regras canadenses

IMPORTANTE: Em 22/01/2024, o governo canadense alterou as regras para estudantes internacionais levarem cônjuge para o Canadá com um visto de trabalho aberto. Segundo a nova regra, a partir agora, as autorizações de trabalho abertas (Open Work Permits) estarão disponíveis apenas para cônjuges de estudantes internacionais matriculados em programas de mestrado e doutorado, bem como em programas profissionais como medicina e direito.

Estudantes de programas undergraduate e de bacharelado que planejem levar cônjuges ou dependentes para o Canadá devem estar cientes dessa mudança, pois seus parceiros não serão mais elegíveis para trabalhar. Você pode entrar em contato conosco, sem compromisso, para verificar se já encontramos alguma alternativa para essa questão.

Sair do Canadá enquanto estuda

Visitar a família durante os estudos será menos burocrático e mais tranquilo, pois o Visto de estudante agiliza a sua entrada no país. Mas atente para o fato de que, quando deixar o Canadá durante seus estudos, deverá levar consigo o seu Study Permit, a carta de aceite da sua instituição e o passaporte.

Importante: antes de viajar, cheque se o visto de entrada em seu passaporte está válido. Você também pode obter uma autorização eletrônica de viagem (eTA). Eles devem estar válidos quando você retornar ao Canadá.

Como evitar negativa do Study Permit

Quer saber como evitar a negativa do seu visto de estudante? Clique aqui e leia como!

Como podemos te auxiliar?

SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA ESTUDANTIL!

Há seis anos a Canada Let´s Go vem auxiliando indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.

Fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino canadenses e mais de 15 mil programas de estudo, o que nos permite oferecer programas de estudo exatamente dentro do seu perfil e objetivos.

Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.

Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos as orientações para a transição.

Conheça também a modalidade de atendimento que foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida. Você pode checar os escopos das nossas modalidades de assessoria estudantil clicando aqui.

Entre em contato pelo nosso WhatsApp 11 98201-2347 ou e-mail ou contato@canadaletsgo.com, sem compromisso.

Fonte: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/study-canada/study-permit.html

Aviso legal: Esse site se dedica a divulgar informações com base nos comunicados oficiais do governo canadense, visando imparcialidade. Embora busque precisão, não garante a ausência de erros, incentivando os usuários a verificarem informações diretamente nas fontes oficiais. O site não endossa pontos de vista específicos e reserva-se o direito de fazer alterações no conteúdo sem aviso prévio. Os usuários são aconselhados a utilizar as informações de maneira crítica e responsável. Além disso, esclarecemos que o site não é responsável pelo conteúdo de links externos e recomenda que os usuários entrem em contato em caso de dúvidas ou preocupações. A última atualização é indicada, promovendo transparência sobre a temporalidade das informações.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR ou VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em ou contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Como podemos te auxiliar?

SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA ESTUDANTIL!

Há seis anos a Canada Let´s Go vem auxiliando indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.

Fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino canadenses e mais de 15 mil programas de estudo, o que nos permite oferecer programas de estudo exatamente dentro do seu perfil e objetivos.

Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.

Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos as orientações para a transição.

Conheça também a modalidade de atendimento que foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida. Você pode checar os escopos das nossas modalidades de assessoria estudantil clicando aqui.

Entre em contato pelo nosso WhatsApp 11 98201-2347 ou e-mail ou contato@canadaletsgo.com, sem compromisso.

19 thoughts on “Visto de estudante no Canadá

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Theme: Overlay by Kaira
2023 Powered by Canada Let's Go

Descubra mais sobre Canada Let's Go

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading