Trabalho on campus e off-campus no Canadá

Atualizado em 9/10/2022 – A política de imigração do Canadá estende a oportunidade de obter uma valiosa experiência de trabalho para estudantes internacionais que escolheram o país como destino de estudo. Você poderá conseguir um emprego sem uma permissão de trabalho durante seus estudos, desde que atenda a determinados requisitos. O artigo de hoje se propõe a explicar as diferenças e condições necessárias ao trabalho on campus e off-campus no Canadá.

Legalidade

Uma das maiores preocupações que se deve ter ao buscar trabalho em outro país é ter certeza da legalidade do emprego. No Canadá, os estudantes internacionais têm direito a trabalhar 20 horas semanais* para qualquer empregador que não seja vedado por seu visto, sem que tenha uma permissão de trabalho específica. Esse trabalho pode ser encontrado dentro ou fora do campus onde ele estuda. O trabalho fora dos parâmetros definidos por lei é considerado ilegal e incorre em sansões.

É importante não confundir trabalho on campus e off-campus com co-op e internship. Essa última diferenciação é relacionada à remuneração e dinâmica de trabalho, além de necessitarem de um work permit adicional ao Study Permit, e temos um artigo exclusivamente sobre o tema.

*Nota: Em 7 de outubro de 2022 o governo canadense flexibilizou o número de horas que um estudante internacional pode trabalhar. Atente para a data limite de dez/23. Essa decisão se refere apenas para quem já está no Canadá ou para quem havia solicitado o visto até 7/10/22. Caso o governo canadense note que ainda precisará dessa mão-de-obra extra, poderá postergar a flexibilização, mas não recomendamos criar os planos considerando-a. Leia mais sobre a medida clicando aqui.

Trabalho fora do campus ou off-campus

Com uma permissão de estudo válida, um estudante internacional pode ser elegível a trabalhar para um empregador fora do campus da instituição educacional em que está registrado, por até 20 horas semanais durante os períodos de aulas regulares e em período integral durante as férias.

Requisitos de elegibilidade 

Para ser elegível a trabalhar fora do campus durante seus estudos, um estudante internacional deve:

  • possuir uma permissão de estudo válida – o Study Permit;
  • estar estudando em período integral em uma instituição de ensino designada (fale conosco, caso não saiba o que é uma instituição designada);
  • começar a estudar e permanecer em situação acadêmica satisfatória, conforme determinado por sua instituição;
  • estudar em um programa de treinamento acadêmico, vocacional ou profissional, com duração de pelo menos seis meses e que leve a um diploma, degree ou certificado; e
  • possuir um Número de Seguro Social (SIN).

Se qualquer dos requisitos acima for alterado e o estudante internacional não mais atender mais a algum dos requisitos de qualificação, ele ou ela deverá parar de trabalhar imediatamente.

Exceção

Se um aluno não estiver mais estudando em período integral, poderá continuar trabalhando fora do campus, se atender simultaneamente aos requisitos:

  • ter sido registrado como estudante em período integral desde o início do programa de estudos no Canadá e;
  • estiver estudando meio período, porque é o último semestre de seu programa de estudos e não é mais necessário um cronograma de curso em período integral para concluir o programa de estudos.

Inelegibilidade

Os seguintes estudantes internacionais não são  elegíveis para trabalhar fora do campus:

  • Alunos matriculados em um programa de inglês como segunda língua (ESL) ou francês como segunda língua (FSL);
  • Alunos que frequentam um curso ou programa que não seja pós-secundário e full-time;
  • Estudantes de intercâmbio ou programas sanduiche, mesmo que estudem em regime full-time e em instituição de ensino designada.

Está pensando em estudar no Canadá e precisa de ajuda para planejar? Tem um plano de ação, mas não tem certeza de que é sólido? Solicite uma avaliação de perfil gratuita, sem compromisso! Nós entraremos em contato em até 48h já com algumas ideias.

Quanto tempo um estudante internacional pode trabalhar fora do campus?

  • Se você for elegível para trabalhar fora do campus, poderá trabalhar até 20 horas por semana* durante o ano letivo regular e em período integral durante os intervalos programados (por exemplo, férias de inverno / verão, férias de primavera)
  • Se você estiver matriculado em um programa intensivo que não tenha pausas programadas, poderá trabalhar no máximo 20 horas por semana* durante todo o programa de estudo.

Não há restrições legais que impeçam os estudantes de trabalhar no campus, além da limitação das 20 horas por semana* fora do campus.

Trabalho em período integral durante os intervalos regulares

Você pode trabalhar fora do campus  em período integral  durante os intervalos agendados, como férias de verão, independentemente do número de cursos nos quais se matricular, se você atender às seguintes condições:

  • O intervalo é reconhecido oficialmente pela sua escola, departamento ou faculdade como um intervalo agendado.
  • Você está matriculado em um programa de pós-secundário.
  • Você estuda em período integral antes do intervalo de férias.
  • Você pretende voltar a estudar em período integral após o intervalo de férias (o termo final é a única exceção a esse requisito).

Trabalho no campus ou on campus

O IRCC define trabalho dentro do campus como “emprego em instalações dentro dos limites do campus” – por exemplo, em uma biblioteca, lanchonete, loja, hospital ou centro de pesquisa no campus da instituição. O emprego on campus inclui cargos de assistente de ensino e pesquisa. 

Os estudantes internacionais que estudam em período integral em uma instituição pós-secundária podem trabalhar sem uma permissão de trabalho no campus de sua escola, faculdade ou universidade. Essa isenção se aplica somente durante o período de estudo. 

Um empregador no campus inclui a própria instituição, um membro do corpo docente, uma organização estudantil, uma empresa privada (localizada dentro dos limites do campus) ou um contratado particular que preste serviço à escola e trabalhe por conta própria no campus.

QUER ESTUDAR E TRABALHAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347. GOSTARIA DE UMA AVALIAÇÃO DE PERFIL GRATUITA? CLIQUE AQUI. NÓS PODEMOS TE AJUDAR!

Requisitos de elegibilidade 

Para um estudante internacional ser autorizado a trabalhar no campus sem uma permissão de trabalho, ele ou ela deve:

  • possuir uma Permissão de Estudo válida (Study Permit);
  • possuir um número de previdência social (SIN);
  • ser registrado como estudante pós-secundário em período integral em:
    • instituição pública pós-secundária, como um college ou universidade, ou o CEGEP em Quebec
    • uma instituição particular de nível universitário em Quebec, que opere sob as mesmas regras das escolas públicas e que seja, pelo menos, 50% financiada por subsídios do governo, ou
    • uma instituição privada canadense que pode legalmente conceder diplomas sob a lei provincial

Quanto tempo um estudante internacional pode trabalhar no campus?

Não há restrições quanto ao número de horas que um estudante internacional pode trabalhar no campus, desde que atenda aos critérios de elegibilidade. Os estudantes devem parar de trabalhar no campus no dia em que não atenderem mais aos critérios de qualificação no campus.

Trabalho no campus durante os intervalos regulares:

Você pode trabalhar no campus durante os intervalos agendados, como o verão, independentemente do número de cursos nos quais se matricular durante o intervalo agendado, se atender às seguintes condições: 

  • O intervalo é reconhecido oficialmente pela sua escola, departamento ou faculdade como um intervalo agendado. 
  • Você está matriculado em um programa de graduação. 
  • Você estudou em período integral antes do intervalo de férias programado. 
  • Você pretende voltar a estudar em período integral após o intervalo de férias (o termo final é a única exceção a esse requisito). 

Outros artigos relacionados que podem interessar

Como podemos te auxiliar?

SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA ESTUDANTIL!

Há cinco anos, a Canada Let´s Go auxilia indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.

Fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino canadenses e mais de 15 mil programas de estudo, o que nos permite oferecer programas de estudo exatamente dentro do seu perfil e objetivos.

Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.

Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos as orientações para a transição.

Conheça também a modalidade de atendimento que foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida. Você pode checar os escopos das nossas modalidades de assessoria estudantil clicando aqui.

Entre em contato por e-mail ou WhatsApp, sem compromisso.

Disclaimer: as informações contidas nesta publicação foram extraídas do site oficial canadense e são oferecidas apenas para fins informativos, e, como tal, não devem ser interpretadas como adendo à lei oficial. Embora tenhamos feito todos os esforços para apresentar informações precisas e confiáveis, devido às contínuas alterações nas políticas e/ou programas de imigração canadenses, informações incluídas nesta publicação podem não estar atualizadas quando forem lidas.  Por esse motivo, nos isentamos de qualquer responsabilidade por quaisquer erros, omissões ou inconsistências.  Você deve consultar http://www.canada.ca, o site oficial do governo canadense, e legislação correspondente antes de agir a partir de qualquer informação contida nesse artigo. Nada nesta publicação deve ser interpretado como aconselhamento.  

Disclaimer: as informações contidas nesta publicação foram extraídas do site oficial canadense e são oferecidas apenas para fins informativos, e, como tal, não devem ser interpretadas como adendo à lei oficial. Embora tenhamos feito todos os esforços para apresentar informações precisas e confiáveis, devido às contínuas alterações nas políticas e/ou programas de imigração canadenses, informações incluídas nesta publicação podem não estar atualizadas quando forem lidas.  Por esse motivo, nos isentamos de qualquer responsabilidade por quaisquer erros, omissões ou inconsistências.  Você deve consultar http://www.canada.ca, o site oficial do governo canadense, e legislação correspondente antes de agir a partir de qualquer informação contida nesse artigo. Nada nesta publicação deve ser interpretado como aconselhamento.  

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR ou VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Theme: Overlay by Kaira
2021 Powered by Canada Let's Go
%d blogueiros gostam disto: