Trabalho no Canadá

O mercado de trabalho Canadense

O governo canadense exerce um controle forte sobre o mercado de trabalho do país e nem poderia ser diferente, já que recebe mais de 400 mil imigrantes por ano. É importante que esses imigrantes, potencialmente, não “roubem” emprego de quem já vive no Canadá.

Darei um exemplo de uma das formas que se dá esse controle: a maior parte das profissões da área da saúde é pública, ou seja, não há empregador particular ou profissionais autônomos. O governo é o empregador e conhece a demanda da população. Até alguns anos atrás, apenas canadenses podiam cursar enfermagem no país, pois o número de profissionais que se formavam atendia à necessidade da população. Até mesmo o número de vagas nos colleges e universidades era controlado para evitar o desemprego.

Recentemente, o governo detectou que muitos enfermeiros/as se aposentarão nos próximos anos. Houve, também, um aumento da população acima da expectativa e, por esse motivo, previu-se a falta desses profissionais nos próximos anos. A reação do governo foi liberar as vagas em escolas de enfermagem para estudantes internacionais, de forma que não faltem enfermeiros/as nos hospitais e clínicas em um futuro próximo, e também facilitou a imigração dessa mão-de-obra, dentro dos critérios mínimos, naturalmente.

QUER SABER AS SUAS CHANCES DE VIVER NO CANADÁ? contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

GLOBAL TALENT STREAM

Candidatos com ocupações demandadas pelo programa  Global Talent Stream  são exceção e conseguem visto de trabalho em até duas semanas. Clique no link para ver se você se encaixa nessa lista.

Além de enfermagem, as profissões mais em alta são na área de TI, RH e algumas engenharias. Naturalmente, isso pode variar com a província e é necessário pesquisar.

Se você quer pesquisar  oferta de emprego para cargos com qualificação superior no Canadá, mesmo que técnico, sugiro que vá direto à fonte: o empregador. Além do LinkedIn, há sites como o indeed.ca, monster.com e workopolis.ca que são idôneos. Não utilize o site de empregos do governo pois ele é direcionado apenas aos candidatos que vivem no país. Não responda a anúncios genéricos, eles são pura propaganda. As agências de emprego canadenses sérias e head hunters, via de regra, não costumam responder questionamentos de pessoas que não estejam morando no Canadá por causa da necessidade de espera da aprovação do LMIA.

LABOUR MARKET IMPACT ASSESSMENT (LMIA)

Outra forma de controle do mercado de trabalho é o LMIA. Trata-se de uma autorização necessária por parte da imigração canadense para que o empregador possa contratar um imigrante a partir de seu próprio país. Esse empregador precisa demonstrar para o governo que pagará pelo menos a média salarial local do cargo a ser preenchido e que o candidato estrangeiro tem qualificação superior à qualificação das pessoas entrevistadas para o mesmo cargo, dentro do Canadá. Deve ficar claro que a contratação é boa para o candidato, para o empregador e para o governo. Com o LMIA positivo, o candidato deve dar entrada no Work Permit e, em cerca de 3 meses, se mudar como residente temporário.

O LMIA pode demorar de 4 à 8 meses e tem custo de mil dólares canadenses para o empregador. Você pode imaginar que o empregador só contrata estrangeiros quando há real carência de mão de obra no país e será muito custoso e demorado treinar um recurso interno.

Para efeito de residência permanente via Express Entrycandidatos a postos considerados senior managers recebem 200 pontos no CRS, e os demais, 50 pontos. Candidatos cadastrados no Express Entry, que consigam uma oferta de trabalho, não necessitam de LMIA, mas ainda assim dependem do convite para residir permanentemente (ITA).

PRECISA DE ORIENTACÃO? FALE CONOSCO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

PROFISSÕES REGULAMENTADAS

Assim como no Brasil, algumas profissões são regulamentadas e, para exercê-las, é necessário realizar a validação do diploma. médicos, advogados, engenheiros, arquitetos, contadores, professores, dentre outras ocupações, precisam entrar em contato com o conselho regulamentador da profissão, no Canadá, e entender se será necessário fazer algum curso, prova, trabalho sob supervisão etc. As exigências variam de acordo com o grau de instrução e experiência do profissional. 

A probabilidade de um profissional que exerce uma ocupação regulamentada conseguir emprego em sua área de atuação a partir de seu país, sem essa validação, é próxima de zero.  Isso não significa vedação total ao trabalho. O profissional ficará proibido de trabalhar em uma ocupação que seja regulamentada, mas poderá trabalhar em outras relacionadas que não o sejam, até que faça a validação da sua credencial.

O que se pode fazer a respeito?

Para os felizardos que têm pontuação suficiente, obter a residência permanente e depois a validação.

Descobrir se será necessário realizar algum curso e ir estudar no Canadá (se o curso for full-time = 6h/dia e sua duração for de mais de 6 meses, poderá trabalhar em outras áreas não regulamentadas enquanto estuda, bem como seu cônjuge).

Caso seja necessário apenas realizar a prova, buscar o material de estudo, se preparar a partir de seu país, agendar a prova e ir para o Canadá realizá-la.

 

QUER ESTUDAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

PERFIL DAS PESSOAS QUE CONSEGUEM EMPREGO A PARTIR DE SEUS PAÍSES

O governo canadense procura:

  • pessoas qualificadas de qualquer origem, 
  • fluentes no idioma local,
  • adaptáveis à cultura local,
  • com alguma reserva financeira para poder custear a transição, 
  • e que possam preencher cargos onde haja carência de mão de obra.

Genericamente, os critérios do empregador costumam ser, por ordem de importância, a fluência no idioma, a adaptabilidade à cultura organizacional, profundidade de conhecimento e experiência anterior. Quanto mais inexperiente for o candidato, mais especialista ele deve ser. A importância dos fatores humanos e da amplitude de conhecimentos é inversamente proporcional ao nível do cargo pleiteado. Para os newcomers, os fatores técnicos são fundamentais na a busca do primeiro emprego no país, mas é importante entender que são os humanos o principal driver para uma promoção.  

DIFERENÇAS CULTURAIS

Culturalmente, Brasil e Canadá são países bem diferentes a ponto de afetar as relações de trabalho. Feedbacks de empregadores canadenses costumam ser mal compreendidos pelos povos de origem latina devido à forma gentil com que são dados; pró-atividade pode ser confundida com desrespeito em diversas situações; currículos são criados especificamente para cada cargo pretendido e têm formato bem diferente do que o brasileiro está acostumado. São inúmeros exemplos em que o desconhecimento da cultura é fator de desvantagem competitiva.

A compreensão do funcionamento do mercado de trabalho canadense, da classificação das ocupações e da cultura desse imenso país é fundamental para aumentar as chances de conquistar uma posição nesse mercado de trabalho tão diferente e de permanecer nele.

Se você deseja se aprofundar nesse tema, entender como a sua profissão se encaixa no mercado de trabalho canadense, sua média salarial, qual é a projeção para os próximos anos, como fazer um currículo à moda canadense e como se comportar em uma entrevista, talvez você se interesse por nossa Assessoria para Imigração.

Agora você deve estar pensando o quanto é difícil conseguir emprego no Canadá a partir de seu próprio país, não é mesmo? E esse pensamento tem total fundamento! Mas ainda há esperança! Se você não vê chances de obter a residência permanente nesse momento e nem de conseguir um emprego a partir do seu país, saiba que é possível estudar e trabalhar no Canadá.

TRABALHE ENQUANTO ESTUDA

Quem não consegue emprego a partir de seu país, muitas vezes utiliza como subterfúgio o estudo no Canadá. Nesse país, é permitido aos estudantes de cursos pós-secundários trabalharem 20 horas semanais? Se o estudante for casado, poderá levar seu cônjuge, o qual poderá trabalhar full time, e filhos, os quais poderão estudar nas escolas públicas do país, gratuitamente.

Para isso, basta que o programa escolhido tenha duração superior a seis meses, seja full time (6h/dia)  e que a instituição seja considerada “designada” pelo governo canadense. Durante as férias, o estudante pode trabalhar full-time (40 horas por semana).

Para quem tem interesse em obter a residência permanente no Canadá, recomendamos cursos com duração superior a 8 meses, pois tanto o estudante quanto a sua família poderão permanecer no Canadá, após a graduação, pelo mesmo período, trabalhando em tempo integral!

O aumento da proficiência no idioma, a pontuação ganha pelo programa de estudo e com a experiência profissional local costumam ser suficientes para que essa família se torne elegível à candidatar-se a residência permanente com chances relevantíssimas de sucesso.

QUER SABER AS SUAS CHANCES DE VIVER NO CANADÁ? contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

COMO A CANADA LET’S GO PODE TE AJUDAR?

Nossa assessoria para imigração conta com suporte completo para que você aprenda tudo o que necessita sobre o mercado de trabalho canadense. Você aprenderá a classificar a sua ocupação de acordo com as regras governamentais, mostraremos as suas possibilidades salariais, apresentaremos  a dinâmica do site oficial de empregos canadense e mostraremos as possíveis estratégias relacionada a emprego/residência, daremos uma aula sobre cultura corporativa e organizacional, apresentaremos as estatísticas relacionadas à sua ocupação e muito mais.

Atenção: A Canada Let’s Go não é uma agência de empregos.

Clique aqui e faça o download gratuito do e-book sobre como fazer um currículo e lidar com as entrevistas no Canadá.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria no planejamento e execução de programas de estudo, trabalho e residência permanente no Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Fale conosco, sem compromisso. Clique em contato@canadaletsgo.com , WhatsApp-nos: 11 98201.2347 ou agende um bate-papo ! Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.