Você pode se qualificar para morar e trabalhar no Canadá depois de concluir seus estudos.
Atualizado em 10/10/2022 – Uma das maiores preocupações de quem vai estudar no Canadá, com objetivo de obter a residência permanente, é conseguir permanecer no país após o término dos estudos e poder trabalhar full-time, mantendo a família consigo. O Post Graduation Work Permit (PGWP) é a permissão que viabiliza esses planos e que permite trabalhar no Canadá após a graduação.
O que é o Post Graduation Work Permit?
O Post Graduation Work Permit (PGWP) é uma permissão de trabalho para quem acabou de se graduar. Ele permite que você permaneça no Canadá e trabalhe em período integral por até três anos após se formar em uma instituição pós-secundária canadense. A duração da permissão de trabalho depende da duração do programa de estudo cursado. Você não precisa de uma oferta de emprego para se candidatar e não precisa trabalhar em um campo específico.
ATENÇÃO: Os PGWPs são emitidos apenas uma vez na vida. Portanto, se você planeja continuar seus estudos no Canadá, deve consultar um especialista em programas de estudo para discutir quando se inscrever a fim de criar condições para estender ao máximo esse período especial.
Por que devo me inscrever?
Em geral, é bastante difícil se qualificar para uma permissão de trabalho canadense sem o PGWP. Além disso, o PGWP é uma excelente maneira de aplicar o que você aprendeu em seu programa de estudo, aprimorar seus objetivos profissionais e obter experiência de trabalho canadense, a qual pode ser necessária para se obter para residência permanente.
Trabalhar no Canadá após a graduação – antes de aplicar para o PGWP
Se o seu visto de estudante for do tipo que te autoriza a trabalhar 20h semanais*, quando estiver em seu último período de estudo, poderá começar a trabalhar em período integral até que as suas notas sejam divulgadas ou que a sua Carta de Conclusão esteja disponível, o que ocorrer antes. A Carta de Conclusão fica disponível antes da formatura, geralmente, no site da instituição.
Atente para o fato que, assim que sua carta de conclusão estiver disponível, você não mais estará qualificado para trabalhar e deverá parar imediatamente. Portanto, uma forma de evitar esse problema é deixar toda a documentação pronta para aplicar para o PGWP preparada. Tão logo a carta esteja disponível, você deve dar entrada na solicitação de PGWP, podendo, assim, continuar trabalhando com status legal. Isso vale para o seu cônjuge, também.
Outra informação importante é: se você não vislumbra a possibilidade de conseguir um emprego logo após a sua graduação, seja porque teve um filho ou por outro motivo qualquer, e tem condição financeira para se sustentar, poderá aguardar por até 180 dias (limite) antes de dar entrada no seu PGWP. Mas lembre-se que nem seu cônjuge e nem você poderão trabalhar durante esse intervalo de tempo.
*Nota: Em 7 de outubro de 2022 o governo canadense flexibilizou o número de horas que um estudante internacional pode trabalhar. Atente para a data limite de dez/23. Essa decisão se refere apenas para quem já está no Canadá ou para quem havia solicitado o visto até 7/10/22. Caso o governo Canadense note que ainda precisará dessa mão-de-obra extra, poderá postergar a flexibilização, mas não recomendamos criar os planos considerando-a. Leia mais sobre a medida clicando aqui.
Trabalhar no Canadá após a graduação – depois de aplicar para o PGWP
Os alunos que concluíram seu programa de estudos podem trabalhar enquanto aguardam uma decisão sobre seu pedido de PGWP, desde que atendam a todos dos seguintes critérios:
- são ou eram titulares de uma autorização de estudo válida no momento do pedido do PGWP
- eram estudantes em período integral matriculados em uma instituição de ensino designada, em um programa de treinamento acadêmico, vocacional ou profissional pós-secundário.
- foram autorizados a trabalhar fora do campus sem uma permissão de trabalho (o Study Permit traz essa informação)
- não excederam as horas de trabalho permitidas
Os PGWPs estão isentos das avaliações de impacto no mercado de trabalho (LMIA). Durante o PGWP, assim como em todas as licenças de trabalho abertas, os graduados podem
- trabalho em tempo integral
- trabalho a tempo parcial
- Ser autônomos
QUER ESTUDAR E TRABALHAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! WhatsApp-nos: 11 98201.2347 OU E-MAIL-NOS contato@canadaletsgo.com GOSTARIA DE UMA AVALIAÇÃO DE PERFIL GRATUITA? CLIQUE AQUI. NÓS PODEMOS TE AJUDAR!
Validade e duração PGWP
Um PGWP pode ser emitido com base na duração do programa de estudo por um período mínimo de 8 meses e máximo de 3 anos.
O período de validade do PGWP não pode exceder a data de validade do passaporte do solicitante. Se o passaporte do requerente expirar antes do período de validade do PGWP, o oficial deve anotar esse motivo na caixa “Notas”, no Sistema Global de Gerenciamento de Casos. O requerente deve solicitar uma prorrogação dessa permissão de trabalho após a renovação de seu passaporte para receber a validade total do seu PGWP.
Pausas
Ao determinar a duração do PGWP, os oficiais consideram a duração do programa de estudo no Canadá e as pausas programadas regularmente (por exemplo, férias de inverno e verão), que devem ser incluídas no tempo acumulado para o cálculo do tempo de PGWP.
Regra para concessão do tempo de PGWP para trabalhar no Canadá após a graduação
O programa de estudo precisa ser full-time, ter ao menos 8 meses de duração, no caso das instituições públicas, ou 3 anos, no das privadas, e ter sido cursado em uma instituição de ensino designada (se você não sabe o que é isso, entre em contato conosco e orientaremos, sem compromisso),
- Se o programa de estudo teve duração entre 8 meses e menos de 2 anos, a duração o PGWP deve coincidir com a duração do programa.
- Os oficiais podem emitir permissões de trabalho de pós-graduação de 3 anos para indivíduos que concluírem um mestrado ou doutorado no Canadá quando o programa teve entre 16 a 23 meses de duração e não incluem intervalos regulares.
- Se o programa de estudo tem duração de 2 anos ou mais, a duração do PGWP deverá ser de 3 anos .
- SE o aluno concluiu mais de um programa de estudo ao longo de 2 anos, a duração do PGWP deve combinar os tempos de cada programa e o PGWP poderá ser válido por até 3 anos. Para isso, cada programa de estudo deve atender a todos os requisitos de qualificação do PGWP.
Estudos acelerados
Há programas que se chamam acelerados. Esses programas não possuem intervalo para férias. Ainda assim, para efeito de PGWP, o tempo de estudo considerado será como se tivesse havido o intervalo tradicional de férias. Ou seja, o PGWP será avaliado pelo tempo de duração do programa de estudo e não pelo tempo efetivamente estudado. Por exemplo, se o aluno estiver matriculado em um programa de estudo com duração normal de 1 ano, mas concluir os requisitos do programa dentro de 8 meses por ser um programa acelerado (porque não possui férias), poderá ser elegível para PGWP de 1 ano.
Atenção!!!
Se o oficial notar que a duração efetiva do período de estudo foi menor do que a duração do curso divulgada pela instituição, e não se trata de um programa acelerado, o PGWP pode ser emitido de acordo com a duração que o aluno efetivamente passou estudando. Por exemplo, se o candidato tiver frequentado as aulas por um período de 12 meses, em um programa não acelerado, mas seu diploma constatar que o programa é de dois anos, o PGWP poderá ser emitido por 12 meses.
Prazo para a aplicação no PGWP
O candidato deve solicitar o PGWP dentro de 180 dias após a confirmação por escrito de sua graduação, como uma carta oficial ou a divulgação de suas notas, indicando que cumpriu os requisitos para concluir programa de estudo.
O cálculo dos 180 dias começa no dia em que as notas finais do aluno são emitidas ou no dia em que a notificação formal por escrito da conclusão do programa é recebida, o que ocorrer primeiro. O ônus da comprovação da primeira notificação recai sobre o solicitante. Os oficiais também podem confirmar esta data com a instituição.
O candidato pode solicitar um PGWP a partir de dentro do Canadá se:
- sua permissão de estudo ainda for válida. Nesse caso, poderá trabalhar no Canadá enquanto aguarda uma decisão quanto ao PGWP.
- o estudante pretender dar entrada no PGWP após o vencimento do seu Study Permit, e quiser aguardar a resposta no Canadá, antes de seu visto de estudante vencer. Nesse caso, deverá solicitar um outro visto (ex: eTA, Visitor Visa etc) e permanecerá no país em implied status. Nesse caso, não poderá trabalhar, mesmo enquanto estiver aguardando uma decisão sobre a sua inscrição no PGWP.
Importante
Não há qualquer impedimento quanto a sair do Canadá enquanto aguarda o resultado do PGWP.
Se o governo federal recusar o pedido de permissão de trabalho, o graduado deve parar de trabalhar assim que for informado pelo ministério da imigração.
O que nem todas as pessoas sabem é que nem todo programa e nem toda instituição de ensino tornam o estudante elegível a obter o PGWP após a graduação. Caso você esteja buscando um programa de estudo que te torne elegível a obter o PGWP futuramente, entre em contato conosco, sem compromisso, e nós orientaremos.
PGWP e residência permanente canadense
Depois de concluir um programa de estudo, alguns estudantes internacionais podem se qualificar para permanecer e trabalhar no Canadá com um PGWP. Se a solicitação de uma permissão de trabalho for aprovada, os estudantes estrangeiros poderão trabalhar no Canadá por um período de oito meses a três anos. Se o objetivo final for se estabelecer no Canadá, a experiência de trabalho obtida por meio do PGWP pode facilitar muito o caminho de um graduado para a residência permanente no Canadá por meio do Express Entry .
O Express Entry é um sistema de seleção de candidatos à residência permanente para os três principais programas de imigração de classe econômica do Canadá: o Federal Skilled Worker Program , o Federal Skilled Trades Program e a Canadian Experience Class .
Os candidatos à imigração que são elegíveis para um programa gerenciado pelo Express Entry são classificados de acordo com os fatores considerados para determinar seu sucesso na força de trabalho canadense. A idade, a proficiência no idioma oficial, a educação e a experiência profissional de um candidato vão para a pontuação no Sistema de Classificação Global (CRS). Aqueles com altas pontuações no CRS têm maior probabilidade de serem selecionados para receberem um convite para residência permanente no Canadá.
Trabalhar no Canadá após a graduação confere uma experiência de trabalho canadense extremamente valiosa, não apenas para a pontuação geral do CRS de um candidato, mas também para outros programas de imigração para o Canadá.
Artigos que também podem interessar:
- Trabalho on campus e off-campus no Canadá
- Trabalhar em um Internship ou Co-op no Canadá
- Trabalho no Canadá com Open Work Permit (OWP) – cônjuge de estudante internacional
Como podemos te auxiliar?
SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA ESTUDANTIL!
Há seis anos a Canada Let´s Go vem auxiliando indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.
Fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino canadenses e mais de 15 mil programas de estudo, o que nos permite oferecer programas de estudo exatamente dentro do seu perfil e objetivos.
Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.
Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos as orientações para a transição.
Conheça também a modalidade de atendimento que foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida. Você pode checar os escopos das nossas modalidades de assessoria estudantil clicando aqui.
Entre em contato pelo nosso WhatsApp 11 98201-2347 ou e-mail ou contato@canadaletsgo.com, sem compromisso.
Disclaimer: as informações contidas nesta publicação foram extraídas do site oficial canadense e são oferecidas apenas para fins informativos, e, como tal, não devem ser interpretadas como adendo à lei oficial. Embora tenhamos feito todos os esforços para apresentar informações precisas e confiáveis, devido às contínuas alterações nas políticas e/ou programas de imigração canadenses, informações incluídas nesta publicação podem não estar atualizadas quando forem lidas. Por esse motivo, nos isentamos de qualquer responsabilidade por quaisquer erros, omissões ou inconsistências. Você deve consultar http://www.canada.ca, o site oficial do governo canadense, e legislação correspondente antes de agir a partir de qualquer informação contida nesse artigo. Nada nesta publicação deve ser interpretado como aconselhamento.
Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!
Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.
PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR ou VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em ou contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:
One thought on “Trabalhar no Canadá após a graduação – PGWP”