Trabalhar em um Internship ou Co-op no Canadá

Trabalhar em um internship ou co-op no Canadá

Alguns programas de estudo exigem que o estudante cumpra um ou mais períodos de estágio obrigatório como condição para a graduação. Esses estágios são denominados co-op e internship e são verdadeiros trampolins para inserção no mercado de trabalho canadense. Criamos esse artigo para que você compreenda as diferenças entre ambos e as exigências governamentais para o visto, de forma que você possa optar adequadamente. Veja como trabalhar em um Internship ou Co-op no Canadá.

Artigos que podem te interessar

Funcionamento do internship e do co-op

Escolher entre trabalhar em um Internship ou Co-op vai depender dos seus objetivos.

O internship geralmente tem duração de um semestre ou um verão, e pode ser em regime full-time ou não, remunerado ou não, dependendo do empregador. Os estudantes costumam buscar mais de um internship durante o seu programa de estudo nas diversas áreas de interesse relacionadas ao seu curso. As posições variam da pesquisa ao treinamento em campo.

O co-op é um trabalho full-time, remunerado e costuma durar mais do que um semestre. Pode ocorrer durante a segunda metade de um programa de estudo, em semestres alternados, ou mesmo, por um só semestre. É similar aos estágios brasileiros, mas com maior direcionamento do supervisor.

Em ambos os casos, o trabalho precisa parte essencial de um programa de treinamento acadêmico, profissional ou vocacional e deve ser oferecido através de uma Instituição Designada.

Vantagens de cursar um programa de estudo com um componente de trabalho

O trabalho é de grande valia para se adquirir experiência na área de atuação e, consequentemente, obter vantagem competitiva sobre os concorrentes na busca por um lugar no mercado de trabalho após a graduação. 

Os estudantes que optam pelo internship costumam experimentar mais de um período de estágio. O objetivo é ser capaz de comparar alguns campos ou posições diferentes para ajudar na definição do direcionamento da área de trabalho no futuro.

O trabalho será considerado aproveitável para somar os créditos das exigências curriculares se:

  • você tiver uma permissão de estudo válida e o emprego pretendido for uma parte essencial para a graduação, sendo:
    • um programa de treinamento acadêmico, vocacional ou profissional pós-secundário;
    • um programa de treinamento vocacional no nível secundário em Quebec; ou
    • um programa de nível secundário que exige que o aluno trabalhe para obter seu diploma ou certificado de graduação no ensino médio ou médio,
    • oferecido pela via de uma instituição de ensino designada .
  • seu trabalho for certificado como parte do programa de estudo por um funcionário acadêmico responsável dentro da instituição; e
  • seu internship ou co-op não tiverem duração de mais que 50% do tempo total do programa de estudo; e
  • você não for médico interno ou externo, nem médico residente (exceto em medicina veterinária).

Acadêmicos e cientistas

Estudantes internacionais, acadêmicos e cientistas também podem obter um Work Permit para trabalhos relacionados a um programa de pesquisa, educação ou treinamento. Essas permissões são emitidas sob programas específicos financiados pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (CIDA), pelo Centro Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento do Canadá (IDRC), pela Atomic Energy of Canada Ltd., pelo Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá (NRC), pelas Ciências Naturais e Conselho de Pesquisa de Engenharia do Canadá (NSERC).

QUER ESTUDAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Vistos necessários para trabalhar em um internship ou co-op

Em ambos os casos, para poderem trabalhar em um Internship ou Co-op no Canadá, os alunos precisarão de uma permissão de trabalho e uma permissão de estudo.

O candidato deve, previamente, solicitar um Work Permit em conjunto com o Study Permit. A própria LOA (carta emitida pela instituição indicando que aceitou o candidato como estudante) traz essa orientação e o checklist do consulado, no momento de solicitar o visto, também.

Então, uma autorização de trabalho aberta (Open Work Permit – OWP) pode ser emitida com a instituição listada como empregadora. Em situações em que vários períodos de trabalho são necessários ao longo do programa, a permissão de trabalho pode ser emitida pelo mesmo período que a permissão de estudo.

Pré-requisitos para concessão do visto para trabalhar em um Internship ou Co-op

Quando for solicitar o visto de trabalho para o co-op ou para o internship certifique-se de que:

  • você tem uma permissão de estudo válida
  • o trabalho é componente necessário para concluir seu programa de estudos no Canadá
  • você tem uma carta da instituição em que está matriculado a qual confirma que todos os alunos do seu programa precisam concluir os estágios para obterem a graduação
  • o internship ou o co-op totalizam 50% ou menos do seu programa de estudos

Você não é elegível a essa permissão de trabalho se:

  • estiver matriculado em um programa de Inglês ou francês como segunda língua (ESL / FSL),
  • cursos de interesse geral (não pós-secundários), ou
  • cursos para se preparar para outro programa de estudo.

O estudante internacional que não tenha certeza se precisa de uma permissão de trabalho deve consultar a pessoa que realizou a sua matrícula no programa. 

Como e quando aplicar para o visto de trabalho relativo ao Co-op e ao Internship

Idealmente, você deve aplicar para o visto de trabalho relativo ao internship e ao co-op ao mesmo tempo em que solicitar o Study Permit. Porém, é possível fazer isso posteriormente, quando já estiver no Canadá se:

  • você não precisa de visto de visitante para entrar no Canadá e
  • você está solicitando ou Open Work Permit ou
  • seu empregador já concluiu todas as etapas necessárias para que você possa receber o seu Work Permit.

Duração do visto para trabalhar em um co-op ou internship

A permissão de trabalho específica para um co-op ou internship torna-se automaticamente inválida quando o estudante completar as horas / meses de estágio necessários. 

Isso não anula a permissão de trabalhar 20h semanais pelo fato de ser um estudante internacional que estuda em regime full-time por mais de seis meses no Canadá. Significa apenas que precisará utilizar o seu Study Permit para obter emprego em vez de usar o Work Permit recebido para o internship ou co-op.

Permissão de Trabalho após a graduação – PGWP

Depois que o estudante internacional se formar,  poderá obter uma permissão para trabalhar após a graduação – o Post-Graduation Work Permit – PGWP. Essa permissão permite ao estudante e à sua família permanecerem no Canadá por até três anos, trabalhando full-time, aumentando as chances de obter a residência permanente. Mas esse é um tema para outro post que estamos preparando para você.

Artigos que podem te interessar

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria no planejamento e execução de programas de estudo, trabalho e residência permanente no Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: