Artigo atualizado em 9 de junho de 2022 – A reunificação familiar é, para os imigrantes, um sonho realizável. Se você é residente permanente ou cidadão canadense, mas seus pais e/ou avós não são, você poderá ser o sponsor deles para que se tornem residentes permanentes através do programa Parents and Grandparents. Como o processo é longo – atualmente, de 20 à 24 meses – até que esteja concluído, é possível requerer o Supervisa para pais e avós, visto que permite que visitas se estendam por até cinco anos de cada vez, com múltiplas entradas e é emitido em algumas semanas, apenas.
Escrevemos esse artigo para te ajudar a se planejar com relação a esse tópico fundamental em nossas vidas: família!
Elegibilidade para o visto Supervisa para pais e avós
Para ser elegível para um Supervisa, você deve:
- ser o pai ou avô de um cidadão canadense ou um residente permanente do Canadá
- ter uma carta convite assinada por seu filho ou neto com :
- uma promessa de suporte financeiro para a duração da sua visita
- a lista e o número de pessoas na casa desta pessoa
- uma cópia da cidadania canadense ou documento residente permanente
- ter seguro médico de uma seguradora canadense que é:
- válido por pelo menos 1 ano a partir da data de entrada
- com pelo menos Can$100.000 de cobertura
- ter comprovação de que o seguro foi pago (cotações não são aceitas)
- O visto Supervisa para pais e avós deve ser solicitado a partir de fora do Canadá e há condições que precisam ser atendidas, o que inclui passar por um exame médico com um profissional cadastrado junto ao consulado canadense.
Não é possível incluir dependentes nesta aplicação.
Suporte financeiro (comprovação de recursos)
O filho ou neto que emitiu a carta-convite deverá comprovar que possui os recursos mínimos necessários através de alguns documentos:
- NOA ou T4/T1 referente ao último ano fiscal
- Contrato de trabalho
- Carta de emprego, incluindo salário e data de contratação
- extratos bancários
Outras condições para concessão do visto Supervisa
Você deve mostrar que é um visitante genuíno e que partirá por sua escolha no final de sua visita. Para isso, o consulado avaliará:
- seus laços com seu país de origem
- o propósito de sua visita
- sua família e finanças
- a estabilidade econômica e política geral de seu país de origem
Como solicitar o visto Supervisa para pais e avós
Assista ao vídeo sobre como fazer a sua aplicação para o Programa Supervisa
Você precisará fornecer sua biometria
Na maioria dos casos, se você é cidadão de um país de cujo Canadá exige visto de entrada, será necessário fornecer as suas impressões digitais e foto (biometria) depois de se candidatar. Essa solicitação será feita pela imigração no momento adequado. Você terá até 30 dias para fazer sua biometria (pessoalmente).
COVID-19: Alterações nos requisitos de biometria e procedimentos de coleta
Orientação externa
Você pode aplicar para esse visto por conta própria, no site do governo Canadense. Entretanto, algumas pessoas preferem contratar alguém para fazer essa aplicação.
O site da imigração explica que você pode utilizar os serviços do VAC mais próximo. Entretanto, nas quatro vezes que os procurei, achei a busca de informações através deles, e mesmo o contato, um tanto enrolado.
Particularmente, indico a agência InfoVistos que tem o melhor atendimento que encontramos (mesmo após ser contratada – sim, muitas te ignoram depois da contratação), cuja aplicação é feita com extremo cuidado e responsabilidade e ainda tem bom preço. Importante: Nós NUNCA recebemos qualquer compensação financeira para dar indicação de empresas ou profissionais. Nosso compromisso é fornecer um excelente atendimento ao cliente.
Você está isento de visto? Você ainda pode solicitar um Supervisa.
Se você não precisa de um visto de visitante para entrar no Canadá, você ainda pode obter um visto Supervisa para pais e avós para ficar no Canadá por até 5 anos (esse prazo foi alterado recentemente, em junho de 2022).
Se você viajar por via aérea, você também pode precisar solicitar uma Autorização eletrônica de Viagem (eTA) separadamente para permitir que você viaje e entre no Canadá. O eTA será eletronicamente vinculado ao seu passaporte, então você precisa viajar com o passaporte que usou para solicitar o seu eTA, e sua carta para facilitar sua viagem ao Canadá.
Tempo de processamento
O tempo de processamento do Supervisa varia por país e costuma demorar algumas semanas apenas. Nesse momento, devido à pandemia, os tempos de processamento estão indisponíveis para o Brasil. Você pode verificar os tempos de processamento posteriormente clicando no link. Caso tenha dificuldade, entre em contato conosco e nós ajudaremos, sem compromisso.
Como podemos te auxiliar?
SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA ESTUDANTIL!
Há seis anos a Canada Let´s Go vem auxiliando indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.
Fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino canadenses e mais de 15 mil programas de estudo, o que nos permite oferecer programas de estudo exatamente dentro do seu perfil e objetivos.
Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.
Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos as orientações para a transição.
Conheça também a modalidade de atendimento que foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida. Você pode checar os escopos das nossas modalidades de assessoria estudantil clicando aqui.
Entre em contato pelo nosso WhatsApp 11 98201-2347 ou e-mail ou contato@canadaletsgo.com, sem compromisso.
Disclaimer: as informações contidas nesta publicação foram extraídas do site oficial canadense e são oferecidas apenas para fins informativos, e, como tal, não devem ser interpretadas como adendo à lei oficial. Embora tenhamos feito todos os esforços para apresentar informações precisas e confiáveis, devido às contínuas alterações nas políticas e/ou programas de imigração canadenses, informações incluídas nesta publicação podem não estar atualizadas quando forem lidas. Por esse motivo, nos isentamos de qualquer responsabilidade por quaisquer erros, omissões ou inconsistências. Você deve consultar http://www.canada.ca, o site oficial do governo canadense, e legislação correspondente antes de agir a partir de qualquer informação contida nesse artigo. Nada nesta publicação deve ser interpretado como aconselhamento.
Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!
Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.
PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR ou VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em ou contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp: