O Canadá é para mim?

Algum tempo atrás, fui entrevistada pelo jornalista Peter Howard Wertheim, que me perguntou “quais são as vantagens do Canadá, comparado à Europa e aos EUA”. Isso me fez refletir que, mais interessante do que as vantagens, são os motivos pelos quais o Canadá é capaz de oferecer esse diferencial. A primeira parte do artigo de hoje descreve essas razões . A segunda parte de “O Canadá é para mim? ” te ajudará a refletir sobre as vantagens de uma mudança dessa magnitude e a importância de um bom planejamento.

Quando terminar de ler esse artigo, não deixe de ler Por que alguns imigrantes não se adaptam ao Canadá? Eles são complementares.

O que faz do Canadá um país diferenciado para se viver?

Sem preconceito: Saiba que, no Canadá, o preconceito de qualquer espécie é extremamente mal visto e recriminado quando expresso. Não há qualquer diferença entre gêneros, mesmo o transgênero, e a sua cor, religião, idade ou a forma como se veste jamais serão motivos para você não ser contratado ou para não frequentar determinado ambiente.

Essa ausência de preconceito não é apenas um fator cultural. A política de contratação de pessoas que vivem fora do Canadá é inédita no mundo e reduz as chances de xenofobia provocada pela concorrência no mercado de trabalho, pois, para o estrangeiro ser contratado a partir de seu próprio país, deve passar por uma aprovação governamental chamada labour market impact assessment, o LMIA. Esse procedimento visa evitar que trabalhadores estrangeiros “roubem” trabalho dos cidadãos e residentes permanentes e que sejam contratados por salários abaixo da média do mercado local.

Já a política de imigração é realizada de forma que os imigrantes sejam um mecanismo de controle econômico e do mercado de trabalho, ocupando vagas ociosas, movimentando a economia através do consumo e gerando recursos via pagamento de impostos. O cidadão canadense sabe que apenas indivíduos qualificados são selecionados pelos oficiais de imigração e entende que a presença do estrangeiro é necessária à saúde financeira do país.

Quer estudar e trabalhar no Canadá? Entre em contato, sem compromisso! WhatsApp-nos: 11 98201.2347 ou e-mail-nos contato@canadaletsgo.com Gostaria de uma avaliação de perfil gratuita? Clique aqui , nós podemos te ajudar!

Aprendizado: O Canadá é uma “escola” no que se refere à solidariedade e inclusão. Seu povo sempre age pensando no benefício ao próximo e se pergunta se pode prejudicar alguém com suas ações, antes de realizá-las. As crianças aprendem, antes de começarem a andar, que o todo é mais importante do que a unidade, mas o todo trabalha pela unidade, para obter igualdade.

Receptividade: Ao contrário do que se imagina, o canadense se comporta de forma bastante diferente do britânico, seu ancestral, e do estadunidense, seu vizinho, e recebe os imigrantes de braços abertos e de forma calorosa. É claro que isso é justificado pelos quatro parágrafos anteriores, mas o resultado não poderia ser melhor para nós, estrangeiros. O Canadá tem um povo acolhedor e nós nos sentimos imediatamente bem vindos, desde o momento em que passamos pela imigração.

Estrutura: Esse gigante do Norte é considerado o país mais multicultural do mundo e é também o mais preparado para receber imigrantes. Além de oferecer, em seus websites oficiais, informações detalhadas para solucionar qualquer dúvida, possui os newcomers centres, onde o recém-chegado recebe suporte gratuito de todo tipo: ajuda para confeccionar currículo, para buscar emprego, para encontrar um caminho, um produto ou mesmo para socializar. Os residentes permanentes têm direito a aulas de inglês e francês gratuitas, bem como a alguns treinamentos profissionais. A organização é incrível!

Igualdade: O nível de desigualdade social é bem pequeno e todos trabalham para reduzi-las o tempo todo. As pessoas frequentam os mesmos lugares, tratam-se da forma como esperam ser tratadas e ninguém tem privilégios por sua condição financeira ou posição organizacional. Boa parte dessa igualdade relativa se dá pelo voluntariado. É incrível o volume de pessoas que doam o seu tempo, mesmo que apenas uma vez por semana, com a finalidade de auxiliar ao próximo. Você pode ler mais sobre isso no livro Let’s Go, Immigrando para o Canadá. Para você ter ideia, os estudantes de high school precisam cumprir 40 horas de voluntariado para obterem seu diploma. A solidariedade está “no sangue” do canadense!

Responsabilidade social: Entenda como a Canada Let’s Go mantém essa vibe canadense oferecendo avaliação de perfil gratuita

Facilidade de obter a cidadania: Após pequeno período de residência permanente, efetivamente vivendo no Canadá, o imigrante pode se inscrever para os testes de cidadania, podendo manter a sua outra nacionalidade, se seu país de origem assim permitir.

Segurança: Além disso, esse é um país cujas cidades figuram entre as mais seguras do mundo, abrigando algumas das melhores para se viver, onde a saúde e educação são públicas, sendo essa última, referência mundial.

Ser ou não ser?

De modo geral, o brasileiro é um povo mais impulsivo e tende a achar que o jardim do vizinho é mais verde, principalmente quando vive tantos problemas econômicos e sociais. Mas não basta olhar para essa lista aparentemente perfeita e decidir migrar. É necessário ter a consciência de que, quando nos mudamos de país, há sempre uma troca. Há muitos ganhos, mas sempre perdemos algo de bom também. O afastamento repentino dos próprios referenciais é algo bem mais complexo de se lidar do que se pode imaginar. Mudar não é fácil, exige força de vontade e um olhar constante para frente.

Quando converso com os meus clientes, sempre pergunto: o que é qualidade de vida para você? Para algumas pessoas, qualidade de vida é segurança, estabilidade, saúde e educação de qualidade. Para outras, é poder viajar, almoçar em restaurantes nos fins de semana e ter empregada doméstica. Sem a pretensão de fazer qualquer julgamento, pois não há o certo e o errado, mas o que é bom para cada um, o Canadá é para os primeiros, pois a saúde e educação são públicas, mas os demais serviços são caros. Os hábitos de lazer são um tanto diferentes dos nossos hábitos.

Uma das coisas que mais preocupa os brasileiros é o frio. A adaptabilidade ao inverno canadense é uma incógnita. Tomo como exemplo, a minha experiência: eu sou a pessoa mais “friorenta” que conheço e, ainda assim, o inverno se tornou a minha estação favorita. Os ambientes aquecidos e agasalhos adequados me permitiram aproveitar o melhor do frio. Eu aprendi a praticar os esportes do gelo, podia ver o alvorecer todas as manhãs, e ainda havia o maravilhoso silêncio abafado da neve, uma bênção nas cidades grandes. Meu marido, que é metade alemão e calorento, achava frustrante ter apenas 8 horas de sol por dia e ver a paisagem sempre branca por três ou quatro meses, preferia as outras estações. Mas, se antes da nossa mudança me perguntassem como nos adaptaríamos ao inverno, eu não pestanejaria em dizer que eu sofreria e que ele adoraria. Portanto, não há como prever, só experimentando!

Fazer uma visita prévia ao local onde você considera morar, pesquisar sobre hábitos, costumes e entender o quanto você acha que será capaz de se adaptar à cultura local são os primeiros passos para ser assertivo na tomada de decisão.

Planejamento

Planejamento é o segredo para reduzir as chances de frustração. Já vi muita gente se mudar para o Canadá “na cara e na coragem” sem fazer muitas contas. Algumas pessoas acabam por passar dificuldades financeiras. Creia-me, quando isso acontece em um país que não conhecemos, o stress é bem maior.

Se você pensa em se mudar para o Canadá com a sua família, seja através de estudo, trabalho ou residência permanente, recomendo que se informe sobre como está o mercado de trabalho para a sua profissão, a média salarial para a sua ocupação, se a imigração tem interesse em profissionais da sua área, e faça uma planilha de gastos o mais realista possível. Inclua nela os custos iniciais e faça uma projeção das despesas estimadas e impostos para dois anos, de forma a poder entender se os salários de mercado atenderão ao padrão de vida que você deseja. Tenho feito esse trabalho com os meus clientes e percebi que isso os acalma, pois dá uma segurança maior na tomada de decisão.

Acho que a experiência canadense é extremamente válida, ainda que provisória. Os aprendizados que adquirimos com essa sociedade gentil e organizada são inestimáveis, e a solidariedade e a inclusão ficam impregnados em nós e nos transformam. Mesmo que nos mudemos para outro país ou voltemos para o Brasil, seremos pessoas melhores para a nossa família e para a sociedade em que estivermos inseridos.

Gostou desse post? Leia também Perfil dos candidatos ao Canadá

Como podemos te auxiliar?

SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA ESTUDANTIL!

Há mais de sete anos a Canada Let´s Go vem auxiliando indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.

Fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino canadenses e mais de 15 mil programas de estudo, o que nos permite oferecer programas de estudo exatamente dentro do seu perfil e objetivos.

Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.

Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos as orientações para a transição.

Conheça também a modalidade de atendimento que foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida. Você pode checar os escopos das nossas modalidades de assessoria estudantil clicando aqui.

Entre em contato pelo nosso WhatsApp 11 98201-2347 ou e-mail ou contato@canadaletsgo.com, sem compromisso.

Aviso legal: Esse site se dedica a divulgar informações com base nos comunicados oficiais do governo canadense, visando imparcialidade. Embora busque precisão, não garante a ausência de erros, incentivando os usuários a verificarem informações diretamente nas fontes oficiais. O site não endossa pontos de vista específicos e reserva-se o direito de fazer alterações no conteúdo sem aviso prévio. Os usuários são aconselhados a utilizar as informações de maneira crítica e responsável. Além disso, esclarecemos que o site não é responsável pelo conteúdo de links externos e recomenda que os usuários entrem em contato em caso de dúvidas ou preocupações. A última atualização é indicada, promovendo transparência sobre a temporalidade das informações.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR ou VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em ou contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

One thought on “O Canadá é para mim?

Comments are closed.

Theme: Overlay by Kaira
2023 Powered by Canada Let's Go

Descubra mais sobre Canada Let's Go

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading