Atualizado em 19/09/2023 – O Canadá é conhecido por ser um país onde a residência permanente é obtida em função das demandas do mercado de trabalho. Uma vez que você seja capaz de suprir essa necessidade interna e obtenha uma oferta de trabalho, já terá meio caminho percorrido para ser permanente no país. Todavia, nem todas as pessoas têm uma profissão em demanda e muitas possuem uma profissão regulamentada. Então, optam por obter a residência permanente via estudo, que é a forma mais certeira de se atingir o objetivo de imigração definitiva.
Entenda o raciocínio
O sistema de imigração canadense compreende diversos programas de imigração, quase todos com subdivisões (chamadas streams). A maioria exige experiência de trabalho canadense ou uma oferta de emprego, o que pode dificultar para quem não trabalha dentro das áreas em demanda ou nunca pôs os pés no Canadá.
Uma exceção é o Express Entry, que atribui pontos a cada habilidade e competência do candidato, independentemente de sua ocupação ou experiência canadense. Se, no momento da emissão de convites para ser residente permanente (chamado ITA – invitation to apply), a pontuação do candidato estiver acima da linha de corte, ele e sua família deverão submeter a documentação final para concluir o processo de residência permanente.
Mas atingir a pontuação da linha de corte do Express Entry não é para qualquer um. Nesse caso, os programas provinciais são um excelente propulsor para aqueles que têm boa qualificação, mas estão aquém dessa pontuação limitante. Todo aquele que tem um perfil cadastrado no Express Entry pode receber um convite provincial e dar entrada no processo, mas isso depende do interesse da província nos perfis dos candidatos. Como dissemos, esse programas focam candidatos com ocupações em demanda.
Então, você pensa: vou trabalhar no Canadá e me candidatar a um programa que exija experiência canadense. Só que conseguir um lugar no mercado de trabalho canadense a partir de fora do país não é tarefa simples, pois é necessário que o empregador obtenha uma autorização especial do governo, o LMIA.
Estar no país com um open work permit é o segredo para se conseguir uma oferta de trabalho mais facilmente, isento de LMIA. É por esse motivo que indivíduos e famílias acabam decidindo estudar no Canadá como trampolim para viverem definitivamente nesse país. Os estudantes internacionais e seus cônjuges conseguem obter trabalho facilmente por serem portadores desse visto aberto de trabalho.
Além disso, há ao menos uma dúzia de programas de imigração voltados para estudantes internacionais e outras dúzias para quem tem experiência de trabalho canadense, ou mesmo uma oferta de trabalho. Fez sentido agora? Se você não tiver entendido, envie-nos a sua dúvida e nós explicaremos.
Quer estudar e trabalhar no Canadá? Entre em contato, sem compromisso! WhatsApp-nos: 11 98201.2347 ou e-mail-nos contato@canadaletsgo.com Gostaria de uma avaliação de perfil gratuita? Clique aqui , nós podemos te ajudar!
Condições para quem decide estudar no Canadá
O candidato a estudante no Canadá tem a opção de cursar programas de nível superior de, no mínimo, 8 meses de duração, pode trabalhar part-time* durante o período em que estuda e full-time nas férias. Sua família poderá se mudar com ele para o Canadá, seu cônjuge poderá trabalhar full-time e seus filhos poderão estudar em escola pública, gratuitamente.
Após a formatura, o formando tem 180 dias para solicitar ao governo o PGWP ou Post Graduation Work Permit, que permite a permanência no país pelo mesmo período de estudo, limitado a três anos, agora, trabalhando full-time. Esse período costuma ser mais que suficiente para que a família obtenha a residência permanente
*Nota: Em 7 de outubro de 2022 o governo canadense flexibilizou o número de horas que um estudante internacional pode trabalhar. Atente para a data limite de dez/23. Essa decisão se refere apenas para quem já está no Canadá ou para quem havia solicitado o visto até 7/10/22. Caso o governo canadense note que ainda precisará dessa mão-de-obra extra, poderá postergar a flexibilização, mas não recomendamos criar os planos considerando-a. Leia mais sobre a medida clicando aqui.
Está pensando em estudar no Canadá e precisa de ajuda para planejar? Tem um plano de ação, mas não tem certeza de que é sólido? Fale conosco, sem compromisso. Se quiser que façamos a sua avaliação de perfil para elegibilidade ao visto e às instituições canadenses, clique aqui.
Como funciona a residência permanente via estudo?
Há famílias cujo cônjuge do estudante obtém a residência permanente antes mesmo do término dos estudos, por estar trabalhando em uma ocupação em demanda, por ter uma oferta de emprego ou mesmo pela experiência de trabalho no país através de um convite provincial. Como? Esses devem criar um perfil no Express Entry e torcer para receber um convite provincial via EE. Além disso, devem ficar de olho nos programas provinciais que não estão vinculados ao EE para que possam criar um application, em caso de compatibilidade.
Muitos estudantes, após o término do programa de estudo, já possuem a pontuação necessária para realizar a candidatura ao Express Entry, através dos streams Federal Skilled Trades ou pelo Federal Skilled Worker Class. Como a maioria dos estudantes internacionais consegue um emprego antes mesmo da formatura, os programas provinciais continuam sendo um opção quase certeira.
Caso, após a formatura, nem o candidato e nem seu cônjuge tenham recebido um convite para residência permanente, ele poderá, durante o período do PGWP, trabalhar pelo tempo necessário para aumentar a sua pontuação CRS no Express Entry e aplicar sob a modalidade Canadian Experience Class, desta vez, com bem mais pontos do que quando morava em seu país, com boas chances de receber o convite para ser residente permanente.
Insistimos para que, a todo momento, o candidato considere a candidatura provincial (PNP), caso a família pretenda permanecer vivendo na mesma província por longo período. Há DIVERSOS programas de imigração voltados para estudantes internacionais e trabalhadores, inclusive para os que desejam empreender!
Como você pode ver, ao longo do tempo em que estiver vivendo no Canadá, haverá inúmeras oportunidades de receber um convite para viver definitivamente no Canadá. Bastará adquirir a experiência de trabalho necessária e se candidatar!
Procedimento de matrícula em programa de estudo
Você pode ler em detalhes sobre prazos e documentos necessários à matrícula em programas de estudo clicando no link desse parágrafo. Nosso artigo é completíssimo! Além disso, você pode saber mais sobre matrícula em instituições canadenses falando conosco, sem compromisso. Teremos prazer em tirar as suas dúvidas, independentemente de contratação.
Leia também sobre os requisitos para obtenção do visto de estudante e comprovação financeira para o consulado
Como podemos te auxiliar?
SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA ESTUDANTIL!
Há seis anos a Canada Let´s Go vem auxiliando indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.
Fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino canadenses e mais de 15 mil programas de estudo, o que nos permite oferecer programas de estudo exatamente dentro do seu perfil e objetivos.
Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.
Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos as orientações para a transição.
Conheça também a modalidade de atendimento que foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida. Você pode checar os escopos das nossas modalidades de assessoria estudantil clicando aqui.
Entre em contato pelo nosso WhatsApp 11 98201-2347 ou e-mail ou contato@canadaletsgo.com, sem compromisso.
Disclaimer: as informações contidas nesta publicação foram extraídas do site oficial canadense e são oferecidas apenas para fins informativos, e, como tal, não devem ser interpretadas como adendo à lei oficial. Embora tenhamos feito todos os esforços para apresentar informações precisas e confiáveis, devido às contínuas alterações nas políticas e/ou programas de imigração canadenses, informações incluídas nesta publicação podem não estar atualizadas quando forem lidas. Por esse motivo, nos isentamos de qualquer responsabilidade por quaisquer erros, omissões ou inconsistências. Você deve consultar http://www.canada.ca, o site oficial do governo canadense, e legislação correspondente antes de agir a partir de qualquer informação contida nesse artigo. Nada nesta publicação deve ser interpretado como aconselhamento.
Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!
Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.
PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR ou VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em ou contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:
4 thoughts on “Residência permanente via estudo”