Residência permanente via estudo

Atualizado em 08/10/2022 – O Canadá é conhecido por ser um país onde a residência permanente é obtida em função das demandas do mercado de trabalho. Uma vez que você seja capaz de suprir essa necessidade interna e obtenha uma oferta de trabalho, já terá meio caminho percorrido para ser permanente no país. Todavia, nem todas as pessoas têm uma profissão em demanda e muitas possuem uma profissão regulamentada. Então, optam por obter a residência permanente via estudo, que é a forma mais certeira de se atingir o objetivo de imigração definitiva.

Entenda o caminho da residência permanente via estudo

O principal programa de imigração para o Canadá dentro do sistema de imigração canadense  é o Express Entry, o qual atribui pontos a cada habilidade e competência do candidato. Ele conta com três streams ou subdivisões: Federal Skilled Worker Class, Federal Skilled Trades Class e Canadian Experience Class. Os dois primeiros streams não exigem experiência de trabalho no Canadá, mas requerem um perfil com altíssimo grau de escolaridade, fluência em idioma e certa “juventude”, conjunto difícil de se obter. O terceiro exige experiência de trabalho no país, a qual é um fator de pontuação que aumenta drasticamente as chances de sucesso. Entenda melhor a lógica desse sistema de pontuação clicando no link.

Conseguir um lugar no mercado de trabalho canadense a partir de fora do Canadá, não é tarefa simples. Estar no país é o segredo para se conseguir uma oferta de trabalho, coisa que os estudantes internacionais e seus cônjuges conseguem obter facilmente por serem portadores de visto específico para estudo e trabalho. É por esse motivo que tantas pessoas utilizam o estudo no Canadá como trampolim para viver definitivamente nesse país.

Além do Express Entry, os programas provinciais são um excelente propulsor para aqueles que têm boa qualificação. Há ao menos uma dezena de programas de imigração voltados para estudantes internacionais e outras dezenas para quem tem experiência de trabalho canadense, ou mesmo uma oferta de trabalho.

Recente pesquisa realizada pela ApplyBoard, mostra que 97,5% dos estudantes internacionais obtiveram a residência permanente via estudo nos últimos anos e que esse é o caminho para quem não tem perspectiva nos programas de imigração que exigem experiência no país, uma oferta de trabalho ou têm mais de 35 anos de idade.

QUER ESTUDAR E TRABALHAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347. GOSTARIA DE UMA AVALIAÇÃO DE PERFIL GRATUITA? CLIQUE AQUI. NÓS PODEMOS TE AJUDAR!

O que acontece após chegar no Canadá?

O candidato a estudante no Canadá tem a opção de cursar programas de nível superior de, no mínimo, 8 meses de duração, pode trabalhar part-time* durante o período em que estuda e full-time nas férias. Sua família poderá se mudar com ele para o Canadá, seu cônjuge poderá trabalhar full-time e seus filhos poderão estudar em escola pública, gratuitamente.

Após a formatura, o formando tem 180 dias para solicitar ao governo o PGWP ou Post Graduation Work Permit, que permite a permanência no país pelo mesmo período de estudo, limitado a três anos, agora, trabalhando full-time.

*Nota: Em 7 de outubro de 2022 o governo canadense flexibilizou o número de horas que um estudante internacional pode trabalhar. Atente para a data limite de dez/23. Essa decisão se refere apenas para quem já está no Canadá ou para quem havia solicitado o visto até 7/10/22. Caso o governo canadense note que ainda precisará dessa mão-de-obra extra, poderá postergar a flexibilização, mas não recomendamos criar os planos considerando-a. Leia mais sobre a medida clicando aqui.

Está pensando em estudar no Canadá e precisa de ajuda para planejar? Tem um plano de ação, mas não tem certeza de que é sólido? Solicite uma avaliação de perfil gratuita, sem compromisso! Nós entraremos em contato em até 48h já com algumas ideias.

Como funciona a residência permanente via estudo?

Há famílias cujo cônjuge do estudante obtém a residência permanente antes mesmo do término dos estudos, por estar trabalhando em uma ocupação em demanda, por ter uma oferta de emprego ou mesmo pela experiência de trabalho no país através de um convite provincial. Como? Esses devem criar um perfil no Express Entry e torcer para receber um convite provincial via EE. Além disso, devem ficar de olho nos programas provinciais que não estão vinculados ao EE para que possam criar um application, em caso de compatibilidade.

Muitos estudantes, após o término do programa de estudo, já possuem a pontuação necessária para realizar a candidatura ao Express Entry, através dos streams Federal Skilled Trades ou pelo Federal Skilled Worker Class. Como a maioria dos estudantes internacionais consegue um emprego antes mesmo da formatura, os programas provinciais continuam sendo um opção quase certeira.

Caso, após a formatura, nem o candidato e nem seu cônjuge tenham recebido um convite para residência permanente, ele poderá, durante o período do PGWP, trabalhar pelo tempo necessário para aumentar a sua pontuação CRS no Express Entry e aplicar sob a modalidade Canadian Experience Class, desta vez, com bem mais pontos do que quando morava em seu país, com boas chances de receber o convite para ser residente permanente.

Insistimos para que, a todo momento, o candidato considere a candidatura provincial (PNP), caso a família pretenda permanecer vivendo na mesma província por longo período. Há DIVERSOS programas de imigração voltados para estudantes internacionais e trabalhadores, inclusive para os que desejam empreender!

Como você pode ver, ao longo do tempo em que estiver vivendo no Canadá, haverá inúmeras oportunidades de receber um convite para viver definitivamente no Canadá. Bastará adquirir a experiência de trabalho necessária e se candidatar!

Procedimento de matrícula em programa de estudo

Você pode ler em detalhes sobre prazos e documentos necessários à matrícula em programas de estudo clicando no link desse parágrafo. Nosso artigo é completíssimo! Além disso, você pode saber mais sobre matrícula em instituições canadenses falando conosco, sem compromisso. Teremos prazer em tirar as suas dúvidas, independentemente de contratação.

Leia também sobre os requisitos para obtenção do visto de estudante e comprovação financeira para o consulado

Como podemos te auxiliar?

SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA ESTUDANTIL!

Há cinco anos, a Canada Let´s Go auxilia indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.

Fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino canadenses e mais de 15 mil programas de estudo, o que nos permite oferecer programas de estudo exatamente dentro do seu perfil e objetivos.

Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.

Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos as orientações para a transição.

Conheça também a modalidade de atendimento que foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida. Você pode checar os escopos das nossas modalidades de assessoria estudantil clicando aqui.

Entre em contato por e-mail ou WhatsApp, sem compromisso.

Disclaimer: as informações contidas nesta publicação foram extraídas do site oficial canadense e são oferecidas apenas para fins informativos, e, como tal, não devem ser interpretadas como adendo à lei oficial. Embora tenhamos feito todos os esforços para apresentar informações precisas e confiáveis, devido às contínuas alterações nas políticas e/ou programas de imigração canadenses, informações incluídas nesta publicação podem não estar atualizadas quando forem lidas.  Por esse motivo, nos isentamos de qualquer responsabilidade por quaisquer erros, omissões ou inconsistências.  Você deve consultar http://www.canada.ca, o site oficial do governo canadense, e legislação correspondente antes de agir a partir de qualquer informação contida nesse artigo. Nada nesta publicação deve ser interpretado como aconselhamento.  

Disclaimer: as informações contidas nesta publicação foram extraídas do site oficial canadense e são oferecidas apenas para fins informativos, e, como tal, não devem ser interpretadas como adendo à lei oficial. Embora tenhamos feito todos os esforços para apresentar informações precisas e confiáveis, devido às contínuas alterações nas políticas e/ou programas de imigração canadenses, informações incluídas nesta publicação podem não estar atualizadas quando forem lidas.  Por esse motivo, nos isentamos de qualquer responsabilidade por quaisquer erros, omissões ou inconsistências.  Você deve consultar http://www.canada.ca, o site oficial do governo canadense, e legislação correspondente antes de agir a partir de qualquer informação contida nesse artigo. Nada nesta publicação deve ser interpretado como aconselhamento.  

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR ou VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Theme: Overlay by Kaira
2021 Powered by Canada Let's Go
%d blogueiros gostam disto: