Residência permanente via estudo

Obter a residência permanente no Canadá não é tarefa das mais fáceis. Para chamar a atenção de uma província, você precisa ter experiência de trabalho em alguma ocupação em demanda, falar inglês ou francês, possuir uma reserva financeira para se estabelecer no país e, em muitos casos, um alto grau de instrução. Aqueles que não se encaixam no perfil ideal sempre podem alcançar a tão sonhada residência permanente via estudo.

Entenda o sistema de seleção de candidatos à residência permanente no Canadá

O principal programa de imigração para o Canadá dentro do sistema de seleção de residentes permanentes  é o Express Entry. A grosso modo, os critérios utilizados são: idade, fluência no primeiro e segundo idiomas, qualificação profissional, experiência de trabalho internacional, experiência de trabalho no Canadá, oferta de emprego e a combinação entre alguns desses critérios. De acordo com o nível dessas habilidades, o candidato recebe pontos que o habilitarão a receber um convite imediato para ser residente permanente no Canadá.

O programa conta com três subdivisões: Federal Skilled Worker Class, Federal Skilled Trades Class e Canadian Experience Class, sobre o qual falarei mais a frente.

Ter a pontuação CRS acima da linha de corte tem sido tarefa das mais difíceis, tendo em vista o seu aumento contínuo ao longo do último ano. A fluência em ao menos um dos idiomas oficiais e possuir uma pós-graduação no currículo são chaves para o sucesso dos candidatos ao Federal Skilled Worker Class.

Já a categoria trades exige um nível de instrução menor, mas a proficiência intermediária no idioma é fundamental. Devido crescimento do país, a necessidade de investimento em infraestrutura tem demandado cada vez mais profissionais da área de trades.

Os programas provinciais são a ponta de esperança para aqueles que têm boa qualificação, mas nunca alcançarão a pontuação da linha de corte no Express Entry.

Aqueles que possuem uma pontuação relativamente alta, mas ainda aquém do necessário, acabam por utilizar um artifício para aumentar a sua pontuação: estudar no Canadá. Uma pessoa que estude nesse país acaba por receber mais pontos nos critérios idioma, experiência de trabalho no Canadá, qualificação profissional, na combinação entre eles e na experiência de trabalho. Com isso, potencializa as chances de migrar permanentemente para o Canadá.

Onde o programa Canadian Experience Class entra nessa história? Pessoas que têm experiência de trabalho de ao menos um (01) ano no Canadá em profissões qualificadas (com formação superior, técnica ou acadêmica) se qualificam para esse programa o qual possui pontuação inferior ao Federal Skilled Worker Class.

QUER ESTUDAR E TRABALHAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Como funciona?

O candidato a estudante no Canadá tem a opção de cursar programas de nível superior de, no mínimo 8 meses de duração, pode trabalhar part-time durante o período em que estuda e full-time nas férias. Sua família poderá se mudar com ele para o Canadá, seu cônjuge poderá trabalhar full time e seus filhos poderão estudar em escola pública.

Após a formatura, o formando tem 180 dias para solicitar ao governo o PGWP ou Post Graduation Work Permit, que permite a permanência no país pelo mesmo período de estudo, limitado a três anos, agora, trabalhando full-time.

Muitos estudantes, após o término do programa de estudo, já possuem a pontuação necessária para realizar a candidatura ao Express Entry, como Federal Skilled Trades ou Federal Skilled Worker Class.

Caso após a formatura se verifique que ainda não tem a pontuação necessária para aplicar para a Residência permanente, o candidato poderá, durante o período do PGWP, trabalhar pelo tempo necessário para adquirir a pontuação e se inscrever no Express Entry sob a modalidade Canadian Experience Class, desta vez, com bem mais pontos do que quando morava no Brasil, com boas chances de receber o convite para ser residente permanente.

É sempre bom considerar a candidatura provincial (PNP), caso a família pretenda permanecer vivendo na mesma província por longo período.

Há diversos caminhos para se obter a imigração permanente!

PRECISA DE ORIENTACÃO? FALE CONOSCO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Procedimento no Canadá Anglófono

Para poder cursar um programa de estudo no Canadá, o candidato deverá realizar a prova IELTS Academic ou TOEFL IBT e obter as notas mínimas determinadas pelo programa escolhido. De posse desse certificado, é hora de escolher um programa de estudo, juntar as comprovações de estudo prévio e se matricular. A instituição de ensino emitirá uma carta de aceite (LOA) e, de posse dela, é possível requerer os vistos* Study Permit para o candidato e seus filhos e o Open Work Permit para o seu cônjuge.

Além da prova de inglês, é necessário comprovar possuir uma reserva financeira suficiente para sustentar a família por alguns meses, além do montante equivalente a 1 ano do programa de estudo escolhido. É importante demonstrar para o governo canadense que você e sua família não passarão por dificuldades e, caso deseje voltar para o Brasil, tenham condições de fazê-lo sem colocar a sua família em risco.

Você pode saber mais sobre matrícula em instituições canadenses falando conosco.

O processo de seleção de imigrantes na província de Quebec, o Canadá francófono, obedece a outras regras.

Caso você queira entender melhor como funciona a imigração via estudo no Canadá anglófono e quais são as suas chances de ser bem-sucedido/a na empreitada, fale conosco, sem compromisso.

Como podemos te ajudar?

Auxiliamos indivíduos e famílias a se mudar para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e personalizadas, e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.

Conosco, você compreenderá todos passos da transição entre países e os aspectos desses processos. O objetivo é traçar um planejamento, criar um cronograma e conduzi-lo/a por cada etapa. Orientamos sobre custo de vida, educação, moradia, saúde, mercado de trabalho, saída fiscal do país e impostos (genericamente), e muito mais. Nossa assessoria possibilita uma transição mais suave e segura, aumentando a assertividade das decisões e mantendo a autonomia nas mãos do candidato.

Além disso, para aqueles que desejam estudar no Canadá, fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino, o que nos permite oferecer programas de estudo elegíveis ao PGWP exatamente dentro do seu perfil. Essa assessoria não terá custo para você.

Entre em contato conosco, sem compromisso, ou visite o nosso website oficial www.canadaletsgo.com.

Disclaimer: As informações contidas nesse artigo foram extraídas do site oficial do governo canadense http://www.canada.ca. De tempos em tempos, o governo canadense faz alterações na lei de imigração, as quais podem ter ocorrido após a publicação desse artigo e, portanto, podem não ter sido atualizadas em nossa página. Antes de se comprometer com seus planos, faça a devida confirmação no site oficial ou entre em contato conosco. A Canada Let’s Go é uma empresa de assessoria em imigração e não uma consultoria.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Theme: Overlay by Kaira
2021 Powered by Canada Let's Go
%d blogueiros gostam disto: