Quem pode entrar no Canada?


Via de regra, residentes permanentes e cidadãos podem entrar no país, desde que comprovem seu status e concordem em seguir a Lei de quarentena. Os residentes temporários precisam observar as exigências adicionais, além de se comprometer a cumprir as obrigações da lei. Nosso artigo de hoje esmiúça em detalhes as regras sobre quem pode entrar no Canadá durante a pandemia.

As informações que estamos apresentando abaixo são relativas a entrada no Canadá por via aérea e foram traduzidas a partir do site oficial canadense, além de confirmadas com o Alexandre Pedrosa, nosso guru da InfoVistos.

Residentes temporários

A entrada de residentes temporários vem sendo flexibilizada lentamente, sempre seguindo os protocolos de segurança. Um exemplo é a liberação da entrada de estudantes internacionais matriculados em DLIs com plano de ação aprovado pelo governo canadense. Você pode verificar se poderá entrar no Canadá, conhecer as condições de entrada e saber sobre as restrições de viagem que se aplicam a esses casos clicando aqui.

Familiares de estudantes internacionais. Quem pode entrar no Canada?

Alguns dos familiares dos estudantes internacionais imediatos podem acompanhá-lo ao Canadá e devem ser um desses:

  • o cônjuge do estudante
  • o filho dependente do estudante ou do cônjuge do estudante
  • o pai/mãe ou padrasto/madrasta do estudante menor ou incapaz, ou do cônjuge do estudante menor ou incapaz
  • você é o guardião ou tutor do estudante menor ou incapaz

Eles não precisam de uma autorização por escrito do IRCC para viajar com você, no entanto, devem mostrar que suas razões para viajar não são discricionárias (não opcionais). Por exemplo, eles te ajudarão a se estabelecer e te apoiarão no Canadá.

Todos os seus acompanhantes devem ter o respectivo visto: se pretendem estudar, devem possuir um study permit, se pretendem trabalhar, devem possuir um work permit ou um open work permit. Se não pretendem estudar ou trabalhar, devem ter um visitor visa ou um ETA. Esses documentos devem ser solicitados ANTES da viagem.

Reunificação familiar. Quem pode entrar no Canada?

Na maioria das circunstâncias, para efeito de reunificação familiar, um membro da família deve ser um cidadão canadense, uma pessoa registrada sob a Lei Indiana, um residente permanente do Canadá ou um residente temporário para poder entrar no Canadá com o objetivo de se reunir.

Familiares de estrangeiros

Se você já está no Canadá ou viajará para o Canadá antes da sua família, a qual se juntará a você mais tarde, o que eles precisam para viajar para o Canadá depende de onde estão viajando. As etapas que você deve seguir dependem se o seu membro da família é um cidadão canadense, uma pessoa registrada sob a Lei Indiana, um residente permanente ou um residente temporário (irá para o Canadá com um visto de trabalho, de estudante ou de visitante).

Para um familiar qualificado como residente temporário se qualificar para viajar para o Canadá para se reunir com outro membro imediato da família, ele deve :

  • ter autorização por escrito do IRCC confirmando que ele está isento das restrições de viagem
  • ter um visto de visitante válido (se você é de um país cujos nacionais precisam de visto) ou um eTA (se você é de um país cujos nacionais estão isentos de visto)
  • ter um passaporte válido
  • ser capaz de comprovar através de forma documental a relação familiar (certidão de nascimento, casamento etc)
  • mostrar ao oficial de serviços de fronteira que você tem um objetivo essencial, como se estabelecer no Canadá e morar com seu membro imediato da família enquanto ele estiver no Canadá
  • dizer à companhia aérea que está isento das restrições de viagem
  • seguir todos os requisitos de voo e de quarentena

Verifique se você ou seus familiares se encaixam em um dos casos clicando aqui.

Recomendamos não reservar um voo para o Canadá até obter a autorização por escrito.

É proibido entrar no país com finalidade opcional, como turismo, entretenimento ou recreação.

Entrada compassiva. Quem pode entrar no Canada?

Com base no motivo da viagem, você pode solicitar uma liberação limitada da quarentena por motivos de compaixão:

  • estar presente durante os momentos finais da vida de um ente querido
  • prestar apoio a uma pessoa gravemente doente, conforme determinado por um profissional de saúde licenciado no Canadá
  • prestar assistência a uma pessoa que tenha um motivo médico, conforme determinado por um profissional de saúde licenciado no Canadá
  • participar de um funeral ou cerimônia de fim de vida

A pessoa de quem você cuidará, visitará no final da vida ou comparecerá ao funeral deve residir no Canadá e ser:

  • um cidadão canadense
  • um residente permanente do Canadá
  • um residente temporário do Canadá
  • uma pessoa protegida (status de refugiado) ou
  • uma pessoa registrada sob a Lei Indiana

Se você for aprovado/a, essa autorização será válida apenas para os locais e finalidades especificados em no respectivo documento

Algumas províncias e territórios podem não permitir a liberação limitada da quarentena por razões de compaixão. Isso significa que, mesmo que você receba a aprovação da Agência de Saúde Pública do Canadá, uma província ou território poderá ter restrições adicionais. No caso de requisitos conflitantes entre restrições federais e restrições de viagens provinciais ou territoriais, você deve cumprir os mais rigorosos.

Para solicitar uma entrada compassiva e liberação limitada da quarentena por razões compassivas, consulte Cuidando de outros, funerais e apoio.

Para obter ajuda para interpretar as isenções ou se você tiver perguntas adicionais sobre esse Pedido de Emergência, ligue para: 1-833-784-4397

Exceções. Quem pode entrar no Canada?

Há uma lista de exceções ao cumprimento da quarentena, desde que sejam cumpridas certas condições. Nessa lista, estão profissionais que:

  • prestam serviços essenciais
  • mantem o fluxo de bens ou pessoas essenciais
  • estão recebendo atendimento médico dentro de 36 horas após a entrada no Canadá (não relacionado ao COVID-19)
  • atravessem regularmente a fronteira para trabalhar
  • vivem em uma comunidade transfronteiriça integrada

Restrições provinciais

Atualmente, existem restrições e isenções de viagens ao se deslocar entre algumas províncias e territórios e você precisa se atentar para isso caso a sua chegada ao país seja feita em um aeroporto localizado em outra província diferente do seu destino final. Para descobrir se você pode viajar para outra província ou território e conhecer as regras de quarentena ao atravessar províncias, acesse o site da província ou território:

Informações para quem viajará dentro do Canadá

Você pode encontrar as informações necessárias para viajar dentro do Canadá no link específico do site oficial.

Links oficiais úteis

Como podemos te ajudar?

Auxiliamos indivíduos e famílias a se mudar para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e personalizadas, e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.

Conosco, você compreenderá todos passos da transição entre países e os aspectos desses processos. O objetivo é traçar um planejamento, criar um cronograma e conduzi-lo/a por cada etapa. Orientamos sobre custo de vida, educação, moradia, saúde, mercado de trabalho, saída fiscal do país e impostos (genericamente), e muito mais. Nossa assessoria possibilita uma transição mais suave e segura, aumentando a assertividade das decisões e mantendo a autonomia nas mãos do candidato.

Além disso, para aqueles que desejam estudar no Canadá, fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino, o que nos permite oferecer programas de estudo elegíveis ao PGWP exatamente dentro do seu perfil. Essa assessoria não terá custo para você.

Entre em contato conosco, sem compromisso, ou visite o nosso website oficial www.canadaletsgo.com.

Disclaimer: As informações contidas nesse artigo foram extraídas do site oficial do governo canadense http://www.canada.ca. De tempos em tempos, o governo canadense faz alterações na lei de imigração, as quais podem ter ocorrido após a publicação desse artigo e, portanto, podem não ter sido atualizadas em nossa página. Antes de se comprometer com seus planos, faça a devida confirmação no site oficial ou entre em contato conosco. A Canada Let’s Go é uma empresa de assessoria em imigração e não uma consultoria.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: