Provincial Nominee Program (PNP) – aumentando as chances de migrar para o Canadá

O perfil do capital humano buscado pelo Governo Canadense em seu sistema de imigração, o Express Entry, é o de pessoas entre 20 e 30 anos, fluentes em ao menos um dos idiomas oficiais, qualificadas e facilmente adaptáveis que sejam capazes de contribuir por muitos anos com a economia local. Não se trata de preconceito, mas de pura lógica: Quanto mais jovem for o trabalhador, por mais tempo contribuirá para o desenvolvimento da economia canadense. Pessoas mais velhas estão mais próximas da aposentadoria e precisam compensar a diferença de idade com graduações extras e experiência em sua área de atuação.

Uma das formas de aumentar essa pontuação do Express Entry é o PNP ou Provincial Nominee Program. Cada província edita o seu próprio programa, determina as características que consideram atraentes segundo as necessidades de seu mercado de trabalho e divulgam as suas condições e facilidades para emitir um convite à residência permanente. Uma pessoa contemplada pelo convite de uma província ganha 600 pontos no Express Entry (entenda o CRS – sistema de pontos) Preciso falar algo mais?

O objetivo do PNP é ajudar aos empregadores locais a conseguirem mão-de-obra qualificada para suprir a carência local. Cada província possui seus próprios critérios de seleção e é necessário verificar cada uma para entender se você se encaixa nesses critérios.

QUER SABER AS SUAS CHANCES DE VIVER NO CANADÁ? contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Os empregadores procuram no pool de inscrições, candidatos que tenham o perfil profissional de que necessitam para fazerem uma oferta de emprego, sendo que o valor do salário ofertado não pode ser inferior à média da província.

Para tentar se beneficiar do PNP, você deve se inscrever no Express Entry e no Provincial Nominee Program (PNP) simultaneamente. Além de comprovar as suas declarações com documentos, você precisa escrever uma carta descrevendo por quais motivos você deseja se estabelecer ali. Seu perfil online terá validade de 1 ano.

Quando você se inscreve no PNP, está se comprometendo a ir morar na província em questão por um período de tempo relativamente longo e colaborar com o crescimento da economia local trabalhando e pagando os seus impostos. É claro que, se nesse período você conseguir uma oferta de emprego em outro local do Canadá que seja substancialmente mais vantajoso, deverá entrar em contato com a autoridade local e explicar os motivos pelos quais deseja se mudar.

Províncias que sofrem êxodo, como Manitoba, por exemplo, oferecem mais vantagens e são menos exigentes com as condições dos candidatos: enquanto a nota mínima em idioma para as províncias mais quentes é 7, em Manitoba a nota é 5 e são aceitos trabalhadores de todo tipo, sem limitação. Essas facilidades se explicam pelo frio e neve que dominam a região durante muitos meses e afasta até mesmo os próprios canadenses.

Se você não receber um convite de uma província, ainda há a opção de ir estudar em um local onde você tenha a intenção de viver. Com isso, é possível adquirir os pontos referentes à adaptabilidade, proficiência no idioma, conseguir um emprego – o que fica bem mais fácil quando se estudou no local – e depois requerer a residência permanente durante o período do PGWP (período posterior à conclusão do programa de estudos em que o imigrante está autorizado a permanecer no país trabalhando pelo mesmo tempo em que passou estudando. Leia sobre como escolher um programa de estudo clicando aqui.

Antes de se candidatar para o PNP de uma província, pesquise sobre o clima, cultura local, custo de vida e as vantagens que a província oferece. Pense nas trocas que você está disposto a fazer e certifique-se de que a sua família estará alinhada no mesmo objetivo. Leia os nossos artigos sobre como escolher um local para viver no Canadá e sobre as condições climáticas de cada província. Tenho certeza de que será de grande ajuda!

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria no planejamento e execução de programas de estudo, trabalho e residência permanente no Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Fale conosco, sem compromisso. Clique em contato@canadaletsgo.com , WhatsApp-nos: 11 98201.2347 ou agende um bate-papo ! Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.