Provincial Nominee Program (PNP)

Provincial Nominee Program

O perfil do capital humano buscado pelo Governo Canadense em seu sistema de imigração, o Express Entry, é o de pessoas entre 20 e 30 anos, fluentes em ao menos um dos idiomas oficiais, qualificadas e facilmente adaptáveis que sejam capazes de contribuir por muitos anos com a economia local. Não se trata de preconceito, mas de pura lógica: Quanto mais jovem for o trabalhador, por mais tempo contribuirá para o desenvolvimento da economia canadense. Pessoas mais velhas estão mais próximas da aposentadoria e precisam compensar a diferença de idade com graduações extras e experiência em sua área de atuação. Isso não significa que pessoas com idade superior a 30 anos não sejam bem vindas. O Provincial Nominee Program (PNP) é a prova disso.

Cada província edita o seu próprio programa provincial – Provincial Nominee Program (PNP), determina as características que consideram atraentes segundo as necessidades de seu mercado de trabalho e divulgam as suas condições e facilidades para emitir um convite à residência permanente. Uma pessoa contemplada pelo convite de uma província ganha 600 pontos no Express Entry (entenda o CRS – sistema de pontos) Preciso falar algo mais?

O objetivo do PNP é ajudar aos empregadores locais a conseguirem mão-de-obra qualificada para suprir a carência local. Cada província possui seus próprios critérios de seleção e é necessário verificar cada uma para entender se você se encaixa nesses critérios.

QUER SABER AS SUAS CHANCES DE VIVER NO CANADÁ? contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Os empregadores procuram no pool de inscrições, candidatos que tenham o perfil profissional de que necessitam para fazerem uma oferta de emprego, sendo que o valor do salário ofertado não pode ser inferior à média da província.

Há programas provinciais ligados ao Express Entry e outros que são desvinculados. No primeiro caso, para tentar se beneficiar do PNP, você deve se inscrever no Express Entry e marcar as províncias nas quais você tem interesse em morar. É comprovar as suas declarações com documentos. Seu perfil online terá validade de 1 ano.

No segundo caso, quando o PNP é desvinculado do Express Entry, você precisa verificar no site oficial de cada província quais são os streams em que você se encaixa e submeter uma aplicação diretamente para a autoridade local. Caso tenham interesse em você, será emitido um comunicado para apresentação de documentação.

Quando você se inscreve no PNP, está se comprometendo a ir morar na província em questão por um período de tempo relativamente longo e colaborar com o crescimento da economia local trabalhando e pagando os seus impostos. Se, nesse período, você conseguir uma oferta de emprego em outro local do Canadá que seja substancialmente mais vantajoso, deverá entrar em contato com a autoridade local e explicar os motivos pelos quais deseja se mudar. Eles poderão te liberar do compromisso… ou não.

Províncias que sofrem êxodo, como Manitoba, por exemplo, oferecem mais vantagens e são menos exigentes com as condições dos candidatos: enquanto a nota mínima em idioma para as províncias mais quentes é 7, em Manitoba a nota é 5 e são aceitos trabalhadores de todo tipo, sem limitação. Essas facilidades se explicam pelo frio e neve que dominam a região durante muitos meses e afasta até mesmo os próprios canadenses.

Se você não receber um convite de uma província, ainda há a opção de ir estudar em um local onde você tenha a intenção de viver. Com isso, é possível adquirir os pontos referentes à adaptabilidade, proficiência no idioma, conseguir um emprego – o que fica bem mais fácil quando se estudou no local – e depois requerer a residência permanente durante o período do PGWP (período posterior à conclusão do programa de estudos em que o imigrante está autorizado a permanecer no país trabalhando pelo mesmo tempo em que passou estudando. Leia sobre como escolher um programa de estudo clicando aqui.

Antes de se candidatar para o PNP de uma província, pesquise sobre o clima, cultura local, custo de vida e as vantagens que a província oferece. Pense nas trocas que você está disposto a fazer e certifique-se de que a sua família estará alinhada no mesmo objetivo. Leia os nossos artigos sobre como escolher um local para viver no Canadá e sobre as condições climáticas de cada província. Tenho certeza de que será de grande ajuda!

Disclaimer: As informações contidas nesse artigo foram extraídas do site oficial do governo canadense http://www.canada.ca. De tempos em tempos, o governo canadense faz alterações na lei de imigração, as quais podem ter ocorrido após a publicação desse artigo e, portanto, podem não ter sido atualizadas em nossa página. Antes de se comprometer com seus planos, faça a devida confirmação no site oficial ou entre em contato conosco.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria no planejamento e execução de programas de estudo, trabalho e residência permanente no Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: