Provincial Nominee Program (PNP)

Um Provincial Nominee Program (PNP) é um programa criado por uma província para atrair força de trabalho e talentos que supram as necessidades do mercado local. No Canadá, há mais de 80 fluxos migratórios a partir dos programas provinciais.

Cada província edita o seu próprio Provincial Nominee Program (PNP), determina as características que consideram necessárias ao seu mercado de trabalho e divulga as suas condições e facilidades para emitir um convite à residência permanente.

Existem PNPs independentes ou atrelados ao Express Entry, que é o principal sistema de seleção de candidatos à residência permanente.

Perfil do imigrante

Perfil para o Express Entry

O perfil do capital humano buscado pelo Governo Canadense se reflete em seu principal sistema de imigração, o Express Entry: pessoas entre 20 e 30 anos, fluentes em ao menos um dos idiomas oficiais, altamente qualificadas e facilmente adaptáveis, que sejam capazes de contribuir por muitos anos com a economia local.

Não se trata de preconceito, mas de pura lógica: Quanto mais jovem for o trabalhador, por mais tempo contribuirá para o desenvolvimento da economia canadense e dará suporte ao sistema previdenciário. Pessoas mais velhas estão mais próximas da aposentadoria e precisam compensar a diferença de idade com graduações extras e experiência em sua área de atuação para se tornarem mais atraentes ao país. Isso não significa que pessoas com idade superior a 30 anos não sejam bem vindas. O Provincial Nominee Program (PNP) é a prova disso.

Uma pessoa contemplada pelo convite de uma província atrelada ao Express Entry, recebe 600 pontos (entenda o CRS – sistema de pontos), bem mais do que os 470 pontos atuais da linha de corte. Preciso dizer algo mais?

Perfil para os PNPs

Naturalmente, as províncias de Ontário e British Colúmbia, por serem mais populosas, desenvolvidas e terem clima mais agradável em seu extremo Sul conseguem atrair um maior número de candidatos. Elas podem se dar ao luxo de determinar uma linha de corte para si próprias dentro do Express Entry.

As demais províncias precisam, então, criar facilidades para atrair o interesse dos mais jovens e altamente qualificados. Como eles nunca são suficientes, elas emitem convites para diversos perfis independentemente da idade, já que há uma urgência maior em atrair talentos e profissionais altamente qualificados.

O perfil dependerá sempre das necessidades de cada província. Você precisa fazer um trabalho de garimpagem em cada um dos sites provinciais até encontrar o fluxo ideal ao seu perfil.

Estude no Canadá e aumente as suas chances de obter a residência permanente. Entre em contato!

Como o PNP funciona

Um PNP é para trabalhadores que :

  • possuem habilidades, educação e experiência profissional para contribuir para a economia de uma província ou território específico
  • querem morar nessa província e
  • querem se tornar residentes permanentes do Canadá

Cada província e território tem seus próprios “fluxos” (programas de imigração direcionados a determinados grupos) e requisitos. Por exemplo, em um fluxo de programa, províncias e territórios podem ter como alvo:

  • estudantes
  • empreendedores
  • trabalhadores qualificados
  • trabalhadores semi-qualificados
  • Trabalhadores de ocupações em demanda

Há programas provinciais ligados ao Express Entry e outros que são desvinculados ou independentes.

Funcionamento do PNP dentro do Express Entry

As províncias utilizam o pool de inscrições do Express Entry como fonte de candidatos que tenham o perfil de que necessitam para juntar à força de trabalho local e contribuir com o seu desenvolvimento. Mas você não precisa ficar esperando ser visualizado por ela. No processo on-line, existem duas maneiras de aplicar:

  1. Você entra em contato com a província ou território e solicita uma indicação em um fluxo do Express Entry.
  2. Se a província ou território concordar em indicá-lo, você criará um perfil no Express Entry (ou atualizará seu perfil, se você já tiver um) e mostrará que foi indicado.

OU

  1. Você cria um perfil no Express Entry e marca as províncias e territórios em que está interessado.
  2. Se uma província ou território enviar uma “notificação de interesse” para a sua conta, entre em contato diretamente com ela.
  3. Você se candidata ao fluxo do PNP ligado ao Express Entry que mostrou interesse em você
  4. Se você for nomeado/a, a província fará a proposta por meio de sua conta online e você a aceitará eletronicamente.

Em ambos os casos:

  • Você deve atender aos requisitos de elegibilidade da província ou território. E,
  • Você deve criar um perfil Express Entry e mostrar que atende aos critérios mínimos, incluindo a qualificação para um dos programas de imigração que ele cubra.
  • Se você for receber uma Nomeação provincial, envie uma inscrição eletrônica ao IRCC

Funcionamento do PNP independente

Como eu expliquei, o objetivo do PNP é ajudar aos empregadores locais a conseguirem mão-de-obra qualificada para suprir a carência local. Cada província possui seus próprios critérios de seleção e é necessário verificar cada uma para entender se você se encaixa nesses critérios.

Quando o PNP é desvinculado do Express Entry, você precisa verificar no site oficial de cada província quais são os streams (fluxos) em que você se encaixa e submeter uma aplicação diretamente para a autoridade local. Caso tenham interesse em você, será emitido um comunicado para apresentação de documentação.

Os sites oficiais das províncias são:

Condição para aceite

Quando você se inscreve no PNP, está se comprometendo a ir morar na província em questão por um período de tempo relativamente longo e colaborar com o crescimento da economia local trabalhando e pagando os seus impostos. Se, nesse período, você conseguir uma oferta de emprego em outro local do Canadá que seja substancialmente mais vantajoso, deverá entrar em contato com a autoridade local e explicar os motivos pelos quais deseja se mudar. Eles poderão te liberar do compromisso… ou não.

Províncias que sofrem êxodo, como Manitoba, por exemplo, oferecem mais vantagens e são menos exigentes com as condições dos candidatos.

Além dos programas provinciais, você pode considerar o Atlantic Immigration Pilot, que é o piloto relacionado às províncias do Atlântico. Ele vem dando tão certo, que foi prorrogado e pode ser tornar um programa permanente.

E se nenhuma província se interessar por mim?

Se você não receber um convite de uma província, ainda há a opção de obter a residência permanente via estudo, em um local onde você tenha a intenção de viver. Com isso, é possível adquirir os pontos referentes à adaptabilidade, proficiência no idioma, conseguir um emprego – o que fica bem mais fácil quando se estudou no local – e depois requerer a residência permanente durante o período do PGWP (período posterior à conclusão do programa de estudos em que o imigrante está autorizado a permanecer no país trabalhando pelo mesmo tempo em que passou estudando). Leia sobre como escolher um programa de estudo e como se matricular em um programa de estudo clicando nos links.

Antes de se candidatar para o PNP de uma província, pesquise sobre o clima, cultura local, custo de vida e as vantagens que a província oferece. Pense nas trocas que você está disposto a fazer e certifique-se de que a sua família estará alinhada no mesmo objetivo. Leia os nossos artigos sobre como escolher um local para viver no Canadá e sobre as condições climáticas de cada província. Tenho certeza de que serão de grande ajuda!

Veja como podemos te ajudar

SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA EM ESTUDO E IMIGRAÇÃO!

Se você quer estudar no Canadá

Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.

Nossa plataforma possui mais de 300 instituições de ensino canadenses. Você contará com a nossa expertise para escolher um programa de estudo que mais se adapte ao seu perfil e objetivos. Nosso trabalho sempre foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida.

Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos todas as orientações para a transição. Você pode checar o escopo da nossa assessoria estudantil clicando aqui. Entre em contato por e-mail ou WhatsApp, sem compromisso.

Se você quer obter a residência permanente

A Assessoria para Imigração é voltada para indivíduos e famílias que desejam aplicar para residência permanente por conta própria. Auxiliamos na criação de um plano de ação desde a contratação até o settlement. Você contará com a nossa expertise para obter informações e tomar decisões. Apresentamos aos nossos clientes todas as informações oficiais para que compreendam as opções e possam fazer escolhas de forma assertiva e consciente.

Não somos uma consultoria, mas uma assessoria do planejamento ao settlement. Não limitamos o número de consultas. Nosso compromisso é com o seu projeto de futuro. Saiba mais sobre a Assessoria para Imigração clicando aqui. Entre em contato por e-mail ou WhatsApp, sem compromisso.

Post atualizado em 08/01/2021

Disclaimer: as informações contidas nesta publicação foram extraídas do site oficial canadense e são oferecidas apenas para fins informativos, e, como tal, não devem ser interpretadas como adendo à lei oficial. Embora tenhamos feito todos os esforços para apresentar informações precisas e confiáveis, devido às contínuas alterações nas políticas e/ou programas de imigração canadenses, informações incluídas nesta publicação podem não estar atualizadas quando forem lidas.  Por esse motivo, nos isentamos de qualquer responsabilidade por quaisquer erros, omissões ou inconsistências.  Você deve consultar http://www.canada.ca, o site oficial do governo canadense, e legislação correspondente antes de agir a partir de qualquer informação contida nesse artigo. Nada nesta publicação deve ser interpretado como aconselhamento.  

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

4 thoughts on “Provincial Nominee Program (PNP)

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Theme: Overlay by Kaira
2021 Powered by Canada Let's Go
%d blogueiros gostam disto: