Programa Parents and Grandparents

Programa Parents and Grandparents

Quer se mudar para o Canadá com toda a família? Já está no Canadá e gostaria de trazer os seus pais e avós para morar com você? Ontem, foi anunciada a reabertura do Programa Parents and Grandparents em 2020. Compreenda o programa e anote a data da única rodada de convites de 2020.

Dependentes para efeito de residência permanente

Muita gente não sabe, porém, no Canadá, os candidatos à residência permanente só podem levar consigo, em seu processo de imigração, cônjuges e filhos menores de 22 anos, uma vez que pais e avós não são considerados dependentes (mesmo que aqui no Brasil sejam). Inclusive, muitas pessoas desistem da tão sonhada migração quando descobrem que não poderão levar uma parcela de sua família junto. Porém há outras soluções.

A primeira coisa que você precisa saber é que qualquer pessoa poderá te visitar por até 6 meses contínuos, utilizando o Visitor Visa, desde que faça a comprovação financeira necessária e preencha os demais requisitos genéricos impostos pela imigração.

Você também poderá ser sponsor de seus irmãos ao se tornar residente permanente para que eles também tentem o PR.

Visitor Visa e Super Visa para pais e avós

No caso dos seus pais e avós, além da utilização do Visitor Visa, eles podem solicitar o Supervisa, visto que permite que essas visitas se estendam por até 2 anos de cada vez, com múltiplas entradas, e tem validade de 10 anos. Essa parece ser uma solução viável, inicialmente, mas seu grande inconveniente é a falta de cobertura do sistema público de saúde e previdenciário, o que implica na necessidade de um ótimo seguro saúde e renda suficiente para viver no país.

Por isso, todos os anos, as famílias esperam ansiosamente pela reabertura do Programa Parents and Grandparents, que emite convites para residência permanente para pais e avós, o que os incluiria, com algumas limitações iniciais, no sistema de saúde e previdenciário do país.

QUER SABER AS SUAS CHANCES DE VIVER NO CANADÁ? contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

O Programa Parents and Grandparents

Se seus pais e avós desejarem, você poderá entrar com um pedido de residência permanente para eles. Todo ano o governo canadense abre as inscrições para o Programa Parents and Grandparents pelo departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania (IRCC).

Trata-se de um programa que recebe milhares de inscrições pelo preenchimento de um formulário fornecido online, que permite que cidadãos canadenses e residentes permanentes acima de 18 anos apresentem-se como interessados em patrocinar a imigração de seus pais e avós para o Canadá.

Os formulários, então, serão analisados por ordem de recebimento para o preenchimento das vagas do programa. Aqueles que conseguirem enviar seu formulário a tempo receberão um e-mail de confirmação de recebimento e, em seguida, um convite para enviar a sua documentação.

Inscrições em 2020

Durante um período de 3 semanas, das 12:00 EDT em 13 de outubro de 2020, às 12:00 EST em 3 de novembro de 2020, canadenses e residentes permanentes que desejem patrocinar seus pais e avós deverão preencher o formulário online.

A fim de garantir uma oportunidade justa, transparente e igualitária para os candidatos, a Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) selecionará aleatoriamente potenciais patrocinadores e lhes enviará um convite. Os candidatos selecionados terão 60 dias para apresentar a inscrição.

Caso você tenha enviado o formulário e recebido a confirmação de recebimento, porém não tenha recebido um convite para enviar seus documentos este ano, não se preocupe, o IRCC assegura que manterá seu formulário e enviará as informações necessárias para que sua aplicação seja considerada na edição do programa de 2021.

Pessoas com deficiência que não podem usar o formulário online poderão expressar o interesse no patrocínio via formulário em formato alternativo (cópia em papel, Braille ou impressão grande) entrando em contato com o Centro de Suporte ao Cliente do IRCC pelo telefone 1-888-242-2100 ou por e-mail até 3 de novembro de 2020.

Fique atento/a, pois, embora o prazo seja dilatado, da última vez que o programa abriu, o número de inscrições limite se esgotou em questão de minutos!

Elegibilidade do patrocinador no Programa Parents and Grandparents

Você pode ser patrocinador no programa se:

  • você tem pelo menos 18 anos
  • você vive no Canadá
  • você é um cidadão canadense, um residente permanente do Canadá, ou uma pessoa registrada no Canadá como um Indiano
  • você tem dinheiro suficiente para dar suporte às pessoas que você quer patrocinar

Comprovação financeira

Para se tornar um patrocinador, você deve prometer cuidar financeiramente das pessoas que você está patrocinando por um intervalo de tempo. Nesse caso, você se compromete a fornecer apoio financeiro aos seus familiares patrocinados por 20 anos, iniciando quando eles se tornam residentes permanentes. Também se compromete a reembolsar despesas relacionadas à assistência social provincial que porventura seus patrocinados necessitem durante esse tempo.

Tradicionalmente, o fator chave de elegibilidade para participar do programa era mostrar comprovação de renda suficiente para sustentar todos os membros da família pelos quais será financeiramente responsável, incluindo a si mesmo. Caso não possuísse o valor necessário, sua aplicação seria recusada.

QUER SABER AS SUAS CHANCES DE VIVER NO CANADÁ? contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Dado que muitos patrocinadores podem ter sido impactados financeiramente pelas circunstâncias excepcionais da pandemia COVID-19, a IRCC está introduzindo uma política pública temporária que reduzirá a exigência de renda para o ano fiscal de 2020 para a renda mínima necessária, em vez da renda mínima necessária mais 30%.

Veja como realizar a comprovação clicando aqui.

Elegibilidade do patrocinado no Programa Parents and Grandparents

Você pode patrocinar seus próprios pais e avós, relacionados com sangue ou adoção. Em caso de divórcio ou separação, você pode patrocinar os cônjuges de seus pais e avós, ou parceiros conjugais ou de direito comum.

Na inscrição, você só pode incluir seus irmãos e irmãs, ou meio irmãos e irmãs, se eles se qualificarem como filhos dependentes.

Você pode patrocinar mais de uma pessoa ou casal se você atender aos requisitos de renda para todas as pessoas que você quer patrocinar, incluindo os dependentes deles (cônjuge – união civil ou estável – e filhos).

Serão exigidos, exames médicos, certificados policiais e biometria de cada patrocinado.

Tempo de processamento

O tempo de processamento dos pedidos tem levado de 20 à 24 meses.

Declaração do governo canadense

O governo sabe como é importante que as famílias estejam juntas, especialmente em tempos difíceis. O lançamento do Programa Parents and Grandparents 2020 baseia-se nas iniciativas do governo para priorizar a aprovação de 49.000 pedidos de patrocínio familiar até 31 de dezembro de 2020, bem como o anúncio na semana passada de um processo para reunir mais famílias e aprovar casos compassivos dentro das atuais restrições de fronteira.

Serão aceitos no máximo 10.000 pedidos para processamento como parte da entrada de PGP de 2020. Em 2021, o IRCC abrirá uma nova entrada de interesse para patrocinar formulários para aceitar um total de 30.000 novas aplicações.

Aproveite e não deixe de ler os artigos complementares que te ajudarão em sua jornada:

Fonte: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/news/2020/10/government-of-canada-announces-details-for-opening-of-2020-parents-and-grandparents-program.html

Disclaimer: As informações contidas nesse artigo foram extraídas do site oficial do governo canadense http://www.canada.ca. De tempos em tempos, o governo canadense faz alterações na lei de imigração, as quais podem ter ocorrido após a publicação desse artigo e, portanto, podem não ter sido atualizadas em nossa página. Antes de se comprometer com seus planos, faça a devida confirmação no site oficial ou entre em contato conosco. A Canada Let’s Go é uma empresa de assessoria em imigração e não uma consultoria.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: