Prazo limite para matrícula em programas de estudo no Canadá

Conheça os prazos e etapas de matrícula para cursos de idiomas, pathway, high school, college e universidade no Canadá

Para quem deseja realizar matrícula em um programa de estudo no exterior, conhecer os tempos de processamento de todas as etapas é de extrema importância. Escrevemos esse artigo para evitar que você perca o seu prazo, conheça os procedimentos e saiba a quem recorrer em caso de necessidade.

Caso você não conheça o sistema educacional canadense e venha a ter dificuldade com alguns termos do texto, sugerimos que leia o nosso artigo sobre o tema, clicando no link deste parágrafo.

Prazos

Pathway, high school, college e universidade

Recomendamos que as matrículas em programas de um à quatro anos, nível undergraduate, graduate, post-graduate ou pathway em high school, college ou universidade sejam feitas com, ao menos, oito meses de antecedência em relação à data de início das aulas. Isso porque, alguns programas ficam sem vagas para estudantes internacionais após esse prazo. Programas tais como o Early Childhood Education e Nursing podem ter as vagas esgotadas com um ano de antecedência. Em Nova Scotia, por exemplo, há fila de espera de um ano e meio para esses cursos.

Com relação ao procedimento de matrícula, o aluno solicita a aplicação e aguarda de 7 à 45 dias pelo aceite da instituição*. Os prazos dilatados variam com a instituição, época do ano e província.

Algumas instituições dão o aceite juntamente com a LOA (carta de aceite), para que o candidato possa dar entrada no pedido de visto, e determinam um prazo para a taxa de matrícula. Outras, exigem o pagamento dessa taxa para poderem emitir a LOA.

Uma vez com a LOA em mãos, o futuro estudante já pode dar entrada no pedido de visto de estudante e no de seus familiares, o que pode demorar entre 8 e 12 semanas. Esse prazo varia conforme a demanda consular.

Com a autorização em mãos, já é possível comprar as passagens para a família e preparar a mudança. Você conseguirá passagens com preço acessível se comprá-las com três ou mais meses de antecedência à data da viagem.

Planeje-se para chegar no Canadá em, no máximo, um mês antes do início das aulas. Desembarcar antes disso pode criar problema para você no momento de receber o Study Permit. Não recomendo!

*Colleges como o George Brown, em Toronto, podem demorar até quatro meses para dar o aceite.

QUER ESTUDAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Cursos de inglês

Menores de idade

Caso o estudante tenha 16 anos ou menos, e vá cursar um programa de idioma com duração inferior à seis meses, recomendamos uma antecedência de ao menos seis meses para solicitar a aplicação. Entretanto, se o programa tiver duração superior a seis meses, a antecedência para realizar a aplicação deve ser de oito meses.

Esse prazo é necessário por diversos motivos: é necessário tempo para encontrar um homestay bem localizado e com bom preço; os procedimentos no Canadá podem ser demorados, dependendo da época do ano; as famílias demoram para tomar decisões relacionadas à acomodação e custos; recomendamos a compra da passagem aérea com 3 meses de antecedência à data pretendida, quando é possível encontrar preços promocionais, mas o ideal é fazer essa compra após receber o visto.

Antes de realizar a aplicação, será necessário solicitar um custodianship. Esse procedimento demora de um à dois semanas. A aplicação no programa de estudo e o aceite costumam demorar de um à três semanas. As instituições costumam emitir a LOA (carta de aceite) sem exigir o pagamento imediato da matrícula. A escolha do homestay pode ser demorada, entre um e dois meses.

De posse da LOA, do custodianship e do contrato do homestay, já é possível dar entrada no visto.

Para programas de idioma com duração inferior à seis meses, o visto poderá ser o Visitor Visa, cuja emissão demora um máximo de 40 dias, ou mesmo o eTA, visto eletrônico imediato. Se o programa escolhido tiver duração superior a seis meses, o visto a ser requerido é o Study Permit, o qual pode demorar de dois à três meses, dependendo da demanda do consulado.

Com o visto em mãos, compre a passagem.

Maiores de idade

Se o programa que você escolheu cursar tem duração de menos de seis meses, caso você busque um planejamento econômico, recomendamos que a solicitação de aplicação seja realizada com ao menos seis meses de antecedência, devido ao custo da passagem aérea. O mesmo vale se você desejar contratar um homestay, ou seja, hospedagem em casa de família canadense. Do contrário, a antecedência de quatro meses é suficiente, porém, limite para que você possa contratar um bom AirBNB e tenha tempo para solicitar o visto. Recomendamos antecedência mínima de 6 meses para realização da aplicação de programas com duração superior a 6 meses.

A regra para o visto é a mesma independentemente da idade. Programas com duração inferior à seia meses exigem apenas um Visitor Visa (tempo de processamento de dois à três meses) ou um eTA (visto eletrônico imediato). Os superiores à seis meses pedem um Study Permit.

Com o visto em mãos compre a passagem.

QUER ESTUDAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Início das aulas

De modo geral, os programas oferecidos em colleges e universidades têm início em setembro; muitos também começam em janeiro e, alguns, em maio.

Isso significa que, se você pretende iniciar um programa de estudo em setembro de 2020, do Canadá, deve solicitar a matrícula até o final de janeiro.

Cada nível de pathway têm duração de sete semanas com uma semana de intervalo. Ou seja, têm início a cada dois meses e isso varia de acordo com a instituição.

Caso o pathway vá ser cursado na instituição em que você cursará o programa de estudo, não há necessidade de um grande intervalo entre o término de um e o início do outro. Entretanto, se ocorrer em instituições diferentes, recomendamos um intervalo de ao menos 40 dias entre ambos, ao menos enquanto a imigração ainda está fazendo as alterações nas regras.

Você sabia que a Canada Let’s Go te orienta sobre a escolha do programa, realiza a matrícula e orienta sobre o visto sem cobrar pelo serviço e você só paga o preço oficial da instituição?

Documentos necessários à matrícula

Pathway, college e universidade

Idioma – Para realizar a matrícula em um programa de estudo você precisa saber qual é o seu nível de proficiência em idioma e se ele é compatível com a exigência mínima do programa desejado. Caso você seja proficiente, será necessário realizar um dos testes reconhecidos pela instituição escolhida para fazer essa comprovação. Caso não tenha a proficiência necessária, poderá cursar um pathway (programa de idioma) para alcançar o nível exigido e, então, emendar no programa principal. A matrícula nos programas é simultânea. Caso necessite de ajuda, entre em contato conosco: contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp +55 11 9820.12347

Diploma e Histórico do grau de instrução mínimo exigido pelo programa – você precisará comprovar que possui os pré-requisitos de instrução necessários à matrícula. Para isso, deverá fornecer a cópia do diploma e histórico do grau de instrução mínimo exigido pelo programa juntamente com a tradução juramentada para o inglês de cada um.

Passaporte – Cópia da folha de rosto do passaporte.

Vantagens de estudar no Canadá

Há quatro grandes motivos para o Canadá ser o país onde você escolherá estudar:

  • As recentes mudanças nas regras canadenses quanto à permissão de trabalho para cônjuge durante o pathway facilitaram o planejamento temporal e financeiro;
  • A família pode se mudar com o estudante e usufruir da educação gratuita para filhos e, em algumas províncias, saúde pública gratuita;
  • Ambos os cônjuges podem trabalhar;
  • O aumento relevante das chances de obter a residência permanente com a experiência adquirida no Canadá.

Se você ainda não escolheu o seu programa de estudo, leia o nosso artigo “Como escolher um programa de estudo no Canadá” ou solicite o nosso auxílio. A Canada Let’s Go faz parte de uma plataforma com mais de 300 programas de estudo na América do Norte e não cobra pela assessoria estudantil. Você pagará exatamente o mesmo que pagaria por uma contratação direta, porém terá a nossa expertise na escolha da melhor província com relação aos seu planos imigratórios, do programa ideal ao seu perfil e planos, além disso, nós faremos a matrícula e daremos orientação para solicitar o visto.

Quer saber como a Canada Let’s Go pode te ajudar? clique aqui

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria no planejamento e execução de programas de estudo, trabalho e residência permanente no Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Fale conosco, sem compromisso. Clique em contato@canadaletsgo.com , WhatsApp-nos: 11 98201.2347 ou agende um bate-papo ! Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.