Pathway e college no Canada

Pathway e college no Canada – Simplificadamente, pathway é um curso de idioma com características acadêmicas que tem o objetivo de conferir a competência em idioma necessária para cursar o programa de estudo pós-secundário. Trata-se de um curso de inglês que prepara o estudante para cursar um programa de estudo em college ou universidade.

Antigamente, planejar-se para estudar no Canadá, quando era necessário cursar um pathway (EAP) como pré-requisito, parecia um bicho de sete cabeças e, posso dizer, eu mesma sugeria que meus clientes evitassem esse caminho pelo número de variáveis e imprevistos que poderiam aparecer e dificultar a vida de uma família inteira.

As mudanças relativas ao período de duração do Study Permit nos casos de pathway e a flexibilização das regras para cônjuge e filhos, em casos específicos chegaram para dar um alívio a quem precisa prosseguir nesse planejamento, facilitando a vida de todos.

Preparamos esse post para explicar tudo sobre o pathway, inclusive a sua relação com o visto de estudante.

O que é o pathway?

O Pathway é um curso de idioma onde o estudante aprende o idioma de no formato acadêmico, preparando-se para o ensino superior.

Além de aperfeiçoar o idioma, durante o pathway, o estudante aprenderá sobre as técnicas de pesquisas acadêmicas, preparação para apresentação oral, técnicas para exames, gerenciamento de tempo, técnicas para apresentação de trabalhos (essays) e orientação sobre como fazer citações às referências bibliográficas de acordo com as regras canadenses, de modo a evitar plágio e cópias não autorizadas.

As formas como lidar com os Mestres e Professores e éticas de conduta dentro dessas instituições também serão ensinadas durante o curso.

Ao longo do curso, o/a estudante vai sendo avaliado e, uma vez que alcance o nível exigido pela instituição de destino, é aprovado/a automaticamente, sem necessidade de realizar um teste como o IELTS, TOEFL, CELPIP, TEF ou TCF

Elegibilidade ao Pathway

O Pathway está mais para um curso de adaptação ao mundo acadêmico canadenese do que para um cusro de inglês. Por isso, para o estudante se qualificar para cursá-lo é necessário demonstrar um nível de proficiência em idioma intermediário e matricular-se em um programa de nível superior no Canadá,

Onde cursar um Pathway

Você somente escolherá onde cursar o pathway após definir o programa de estudo pós-secundário pretendido. Isso porque cada instituição aponta “quem” está apto a ministrar o Pathway para seus candidatos.

É possível cursar um pathway tanto em colleges e universidades quanto em cursos de inglês tradicionais. O que importa é que a instituição onde você quer estudar tenha dado autorização à outra instituição, ou seja, que sejam parceiras.

Pathway em college, universidade ou curso de inglês?

Quando o/a estudante tem família, de modo geral, recomendamos que ele/a faça o pathway na mesma instituição em que cursará o programa de estudo principal. Isso porque, sob determinadas condições, seu cônjuge poderá trabalhar durante o pathway e seus filhos poderão estudar em escolas públicas gratuitamente desde o início.

O mesmo não vale para os cursos de inglês, que não autorizam o trabalho do cônjuge e estudo dos filhos.

Quando o/a estudante pretende ir para o Canadá sem família, então, pode considerar qualquer dos dois, lembrando que os cursos de inglês são sensivelmente menos caros.

Pathway em instituições não parceiras

É errado dizer que uma pessoa se matriculou em um pathway em uma instituição não parceira. Isso porque, ao final do programa, não haverá aprovação automática para o college ou universidade. O/A estudante precisará realizar um teste de profiiência em idioma indicado pela instituição de e

Trabalho durante o Pathway

O estudante não pode trabalhar durante o pathway. Ele somente poderá começar a trabalhar quando as aulas no college ou na universidade começarem, no regime de 20 horas semanais durante o período letivo e full-time nas férias. Para tanto, deverá ter a permissão de estudos e nenhuma outra restrição.

Leia mais sobre trabalho durante o college nos posts: Trabalho on campus e off-campus no Canadá e Trabalhar em um Internship ou Co-op no Canadá

Visto para cursar o pathway

Visto de visitante

No Canadá o estrangeiro pode estudar sem uma permissão de estudos quando o curso tem menos de 24 semanas de duração e o programa não tem nível acadêmico. É possível, portanto, começar a aulas com o status de turista e, após a conclusão do curso e posterior aceitação no college ou universidade, fazer o pedido da permissão de estudos a partir de dentro do Canadá (processo within Canada). Esse processo é possível porque o Pathway foi utilizado como pré-requisito para aceitação no curso superior. Nesse caso, o/a estudante pode entrar no Canadá com um visto de visitante ou um eTA.

Visto de estudante

Entretanto, nosso guru da Infovistos, Alexandre Pedrosa, nos explicou que se você está matriculado em um programa com duração inferior a seis meses, mas pretende continuar seus estudos em outro programa, como é o caso do pathway, você é aconselhável solicitar um visto de estudante antes de ir para o Canadá. Isso permitirá que você solicite uma extensão da sua estadia como estudante no Canadá ao final do pathway sem ter que sair do país. 

Saiba que, uma vez que um visto de visitante vença, é necessário sair do Canadá para solicitar uma permissão de estudo. Além disso, precisará parar de estudar e esperar até obtê-lo para continuar seus estudos.

QUER ESTUDAR E TRABALHAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

O próprio governo canadense dá como exemplo o seguinte argumento (tradução literal): se você estiver tendo aulas que são consideradas pré-requisito para um programa de estudo mais longo, o pathway (EAP) é um dos casos, poderá até não precisar de um Study Permit para esse primeiro programa, mas irá precisar de uma para o seu programa de estudos no college ou na universidade. Nesse caso, você deverá obter uma permissão de estudo, mesmo que não precise dela imediatamente. Caso contrário, talvez não seja possível iniciar seu programa de nível superior, pois a sua permissão de estudo pode não ser processada a tempo.

Como funciona?

Um visto de estudante geralmente é válido por toda a duração do curso + 90 dias. Esses 90 dias permitem que o estudante se prepare para deixar o Canadá ou solicite uma extensão da sua estadia.

O problema ocorria quando, antigamente, o estudante necessitava cursar um pathway (EAP) antes do programa de estudo em college ou universidade, porque nem todos conseguiam alcançar o nível de proficiência necessário para iniciar o programa pós-secundário. Então, havia toda uma burocracia complexa para conseguir permanecer no país, adquirir a fluência necessária e iniciar o college.

Com a mudança nas regras, caso necessite de um pathway, a permissão de estudo será válida pela duração desse pathway + um ano. Dessa forma, caso o tempo de pathway termine e o estudante ainda esteja aquém da fluência exigida, ele pode “esticá-lo” por até 1 ano. Uma vez alcançada a fluência, ele será aceito no programa principal e deverá alterar a instituição a que está vinculado no Study Permit, que terá nova validade.

É raro, mas pode acontecer de o estudante não concluir seus cursos antes da data limite do Study Permit. Nesse caso, ele deverá renovar a permissão, antes de o prazo expirar. Se não o fizer, precisará parar de estudar e sair do Canadá.

A partir do momento em que o estudante termine o pathway, seja no tempo planejado, antecipadamente ou posteriormente, a permissão deixará de ser válida 90 dias após a conclusão dos estudos, independentemente do dia impresso na permissão de estudo.

O que define a conclusão do programa de estudo é a data em que a escola emite a notificação, seja pela carta de conclusão, histórico escolar, certificado ou diploma.

Todas essas são recomendações textuais da imigração canadense. Se você solicitar uma permissão de estudo, mesmo que não precise de uma, você deve incluir uma carta explicando por que deseja uma na sua inscrição.

Veja como podemos te ajudar

SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA EM ESTUDO E IMIGRAÇÃO!

Se você quer estudar no Canadá

Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.

Nossa plataforma possui mais de 300 instituições de ensino canadenses. Você contará com a nossa expertise para escolher um programa de estudo que mais se adapte ao seu perfil e objetivos. Nosso trabalho sempre foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida.

Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos todas as orientações para a transição. Você pode checar o escopo da nossa assessoria estudantil clicando aqui. Entre em contato por e-mail ou WhatsApp, sem compromisso.

Se você quer obter a residência permanente

A Assessoria para Imigração é voltada para indivíduos e famílias que desejam aplicar para residência permanente por conta própria. Auxiliamos na criação de um plano de ação desde a contratação até o settlement. Você contará com a nossa expertise para obter informações e tomar decisões. Apresentamos aos nossos clientes todas as informações oficiais para que compreendam as opções e possam fazer escolhas de forma assertiva e consciente.

Não somos uma consultoria, mas uma assessoria do planejamento ao settlement. Não limitamos o número de consultas. Nosso compromisso é com o seu projeto de futuro. Saiba mais sobre a Assessoria para Imigração clicando aqui. Entre em contato por e-mail ou WhatsApp, sem compromisso.

Fontes: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/corporate/publications-manuals/operational-bulletins-manuals/temporary-residents/study-permits/who-needs-study-permit.html – Fonte: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/study-canada/study-permit.html

Disclaimer: as informações contidas nesta publicação foram extraídas do site oficial canadense e são oferecidas apenas para fins informativos, e, como tal, não devem ser interpretadas como adendo à lei oficial. Embora tenhamos feito todos os esforços para apresentar informações precisas e confiáveis, devido às contínuas alterações nas políticas e/ou programas de imigração canadenses, informações incluídas nesta publicação podem não estar atualizadas quando forem lidas.  Por esse motivo, nos isentamos de qualquer responsabilidade por quaisquer erros, omissões ou inconsistências.  Você deve consultar http://www.canada.ca, o site oficial do governo canadense, e legislação correspondente antes de agir a partir de qualquer informação contida nesse artigo. Nada nesta publicação deve ser interpretado como aconselhamento.  

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Theme: Overlay by Kaira
2021 Powered by Canada Let's Go
%d blogueiros gostam disto: