Ontário nomeia 6.850 candidatos para o visto de residência permanente em 2018

De acordo com um relatório de imigração de Ontário exposto no dia 22 de fevereiro, o Programa de Nomeação de Imigrantes de Ontário, também conhecido como OINP, concedeu 6.850 permissões para o visto canadense de moradia permanente em 2018.

O OINP é o maior componente do programa de nomeação por províncias, que busca espalhar os benefícios econômicos que a imigração traz para todo o país, e concede um determinado número de vistos de residência permanente para os candidatos anualmente.

O relatório afirma que foram escolhidos 6.850 candidatos em 2018, número este que será totalizado como 13.571 novos imigrantes para a província devido a adição de cônjuges e dependentes dos candidatos. A partir disso, tem-se que quase 50% do nomeados vieram do programa canadense Express Entry e 25% dos candidatos trabalham na área de tecnologia.

O OINP possui três categorias diretamente aliadas com o Express Entry, sendo elas comerciantes, trabalhadores falantes da língua francesa e prioridade de capital humano. As categorias permitem que o OINP busque no programa do Express Entry candidatos elegíveis que cumpram seus critérios, e assim os convide para a inscrição de nomeação de vistos de residência permanente para a província.

QUER SABER AS SUAS CHANCES DE VIVER NO CANADÁ? contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

A categoria de prioridade de capital humano foi a mais ativa entre as três, trazendo 2.190 nomeações em 2018, sendo este um número maior do que a maioria dos dados apresentados em edições de anos anteriores. Outras 648 nomeações vieram da categoria de comerciantes, enquanto apenas 387 vieram da categoria de trabalhadores falantes de língua francesa.

É importante notar que para ser considerado em qualquer uma das três categorias do programa, o candidato deve primeiro enviar seu perfil ao programa Express Entry. Além das três categorias citadas ao programa nacional, o OINP ainda possui outras categorias de nomeação, como mostra o quadro a seguir:

O relatório de Ontário afirmou que um quarto das nomeações foram para candidatos com uma proposta de emprego ou experiência na área de tecnologia, incluindo engenheiros e designers de softwares, programadores de computação, desenvolvedores de mídias interativas, analistas de TI e consultores de tecnologia.

Os candidatos nomeados pelo programa vêm de 147 países no total, porém houve um maior número de nomeações para candidatos nascidos na Índia, com um total de 2.651 candidatos, ou seja, 39% das nomeações totais. Já candidatos nascidos na China atingiram 1.424 nomeações, ou seja, 21% do total. O Brasil ficou em quarto lugar com maior número de nomeados, alcançando 203 candidatos nomeados para o programa.

PRECISA DE ORIENTACÃO? FALE CONOSCO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Entre os candidatos nomeados, apenas 36% possuíam uma oferta de emprego em Ontário, sendo que apenas 4 das 9 categorias de 2018 exigiram uma oferta de emprego como critério de elegibilidade. Inclusive, as três categorias associadas ao Express Entry não possuem uma oferta de emprego como exigência em seus critérios.

Outras categorias de imigração para Ontário que trouxeram nomeações em 2018 e tampouco requerem oferta de emprego foram as de mestrado e doutorado. Essas duas categorias estão disponíveis para graduados que obtiveram diploma que envolva ao menos um ano acadêmico de estudos de tempo integral em uma universidade elegível em Ontário, junto com outros critérios de exigência.

A província de Ontário afirmou que ainda deve receber a alocação de nomeação de 2019 do governo federal, porém isso não impediu que o OINP já começasse a emitir convites, inclusive as três categorias do programa alinhadas ao Express Entry estiveram especialmente ativas nesse começo de ano, emitindo um total de 2.053 convites para os candidatos se inscreverem no programa de nomeação da província. Somente a categoria de prioridade de capital humano já foi responsável por 1.492 convites.
Ficou curioso? Saiba mais sobre o Express Entry em nosso post Sistema de Imigração Canadense.

Disclaimer: As informações contidas nesse artigo foram extraídas do site oficial do governo canadense http://www.canada.ca. De tempos em tempos, o governo canadense faz alterações na lei de imigração, as quais podem ter ocorrido após a publicação desse artigo e, portanto, podem não ter sido atualizadas em nossa página. Antes de se comprometer com seus planos, faça a devida confirmação no site oficial ou entre em contato conosco.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria no planejamento e execução de programas de estudo, trabalho e residência permanente no Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: