OINP Ontario – Histórico

OINP Ontário - Histórico

O OINP – Ontario Provincial Nominee Program é um dos principais programas provinciais de seleção candidatos à residência permanentes do Canadá. Província anglófona que mais emite convites no país, tem sua popularidade justificada pela diferenciada demanda de capital humano em diversas áreas de atuação. Preparamos o artigo Histórico OINP – Ontário para fornecer uma retrospectiva sobre esse programa tão importante para a economia canadense.

Entenda que o Canadá regula e mantém o crescimento da sua economia emitindo convites para residência permanente conforme a demanda do mercado de trabalho. As províncias têm autonomia para criar programas provinciais que busquem atender a essa demanda específica, além de povoar regiões menos populosas com alto potencial de desenvolvimento. Para isso, elaborou categorias – ou streams – para atrair exatamente o tipo de trabalhador que necessita.

Com o aumento da linha de corte do Express Entry, saber escolher o melhor programa provincial é crucial para o sucesso do seu planejamento. Conheça as categorias do OINP – Ontario Provincial Nominee Program e o comportamento do governo canadense na emissão dos convites.

Categorias do OINP – Ontario Provincial Nominee Program

São 11 o número de categorias que compõem o OINP – Ontario Provincial Nominee Program. Algumas dessas categorias exigem que o candidato receba uma oferta de emprego para poder receber um convite para ser residente permanente. Outras têm a expressão de interesse realizada através do Express Entry. É necessário ficar atento ao momento para aplicar e às inovações que frequentemente são implantadas para atrair mão de obra qualificada para o país.

Categoria/ streamVinculado ao Express Entry?Exige oferta de emprego?Status
Human Capital Priorities – FSW candidatessimnãoautomático
Human Capital Priorities – CEC candidatessimnãoautomático
Skilled Tradessimnãoautomático
French-Speaking Skilled Worker – FSW candidatessimnãoautomático
French-Speaking Skilled Worker – CEC candidatessimnãoautomático
Employer Job Offer – Foreign Workersnãosimfechado
Employer Job Offer – In-Demand Skillsnãosimaceitando aplicação
Employer Job Offer – International Studentsnãosimfechado
Masters Graduatenãonãopausado
PhD Graduatenãonãoaceitando aplicação
Entrepreneurnãonãoaceitando expressão de interesse
Categorias pertencentes ao OINP – Ontario Provincial Nominee Program

Histórico do Human Capital Priorities – FSW candidates stream – OINP Ontario

A FSW ou Federal Skilled Worker Class é uma categoria do Express Entry que aceita candidaturas de pessoas cujo perfil tem formação técnica ou universitária, nível de inglês ou francês avançado, experiência de trabalho de ao menos um ano, nos últimos dez anos, fora do Canadá.

Desde janeiro de 2018 houve 16 emissões de convites com pontuações entre 350 e 460 no sistema Express Entry. 11.631 famílias aceitaram o convite para serem residentes permanentes em Ontário via Human Capital Priorities – FSW candidates / OINP – Ontario Provincial Nominee Program.

A escolha dos candidatos obedece a uma busca específica por um perfil profissional e/ou familiar.

Exemplos

Em 31 de maio e 12 de julho de 2019, a província buscou no banco de dados do Express Entry os candidatos da área de tecnologia, que nunca haviam trabalhado no Canadá.

Embora a oferta de emprego não seja uma exigência para o Express Entry, entre 26 de março e 9 de agosto de 2018, foram emitidos 779 convites para candidatos com uma job offer (LMIA positivo), que nunca haviam trabalhado no Canadá.

PRECISA DE ORIENTACÃO? FALE CONOSCO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Histórico do Human Capital Priorities – CEC stream – OINP Ontario

O CEC ou Canadian Experience Class é uma categoria do Express Entry que aceita candidaturas de pessoas que possuem experiência de trabalho no Canadá de ao menos um ano, cujo perfil tem formação técnica ou universitária, nível de inglês ou francês avançado. Esse costuma ser o perfil dos candidatos que estudaram no Canadá ou de seus cônjuges.

Entre 19 de janeiro de 2018 e 15 de agosto de 2019 houve 14 emissões de convites com pontuações entre 350 e 440 no sistema Express Entry. Nessas ocasiões, 10.677 famílias aceitaram o convite para serem residentes permanentes em Ontário via Human Capital Priorities – CEC candidatess / OINP – Ontario Provincial Nominee Program.

Da mesma forma que no FSW stream, a escolha dos candidatos obedece a uma busca específica por um perfil profissional e/ou familiar.

Exemplos

Em 31 de maio e em 12 de julho e em 12 de julho de 2019, a província buscou no banco de dados do Express Entry os candidatos da área de tecnologia com experiência de trabalho de ao menos um ano no Canadá.

Embora a oferta de emprego não seja uma exigência para o Express Entry, entre 26 de março e 26 de novembro de 2018, foram emitidos 1.911 convites para candidatos com uma job offer (LMIA positivo) e com experiência de trabalho de ao menos um ano no Canadá.

Histórico do Skilled Trades stream – OINP Ontário

Os candidatos da categoria Skilled Trades são especialistas técnicos com formação superior, ao menos nível intermediário de inglês ou francês, com experiência de trabalho de ao menos dois anos dentro ou fora do Canadá, e que trabalham em indústria e comércio tais como:

  • técnicos industriais, eletricistas e da construção,
  • técnicos de operação e manutenção de equipamentos pesados,
  • técnicos e supervisores de produção agrícola e de recursos naturais,
  • supervisores de processamento, operadores de controle central, fabricação e serviços públicos,
  • chefes de cozinha, açougue e padaria.

Entre 18 de janeiro de 2018 e 21 de março de 2019 houve 21 emissões de convites via sistema Express Entry. Nessas ocasiões, 2.416 famílias aceitaram o convite para serem residentes permanentes em Ontário via Skilled Trades / OINP – Ontario Provincial Nominee Program.

Histórico do French-Speaking Skilled Worker – FSW stream – OINP Ontario

A categoria French-Speaking Skilled Worker – FSW candidates se diferencia da FSW por aqueles serem fluentes em francês. O governo canadense, em uma tentativa de ampliar o uso do idioma francês e tentando amenizar os ânimos daqueles que querem a separação da província de Quebec, atribuiu pontos extras aos candidatos fluentes em francês no sistema Express Entry. Eles precisam, também corresponder aos requisitos do Human Capital Priorities – FSW candidates.

Entre 11 de janeiro de 2018 e 13 de fevereiro de 2020 houve 53 emissões de convites via sistema Express Entry. Nessas ocasiões, 894 famílias aceitaram o convite para serem residentes permanentes em Ontário via French-Speaking Skilled Worker – FSW candidates / OINP – Ontario Provincial Nominee Program.

A categoria French-Speaking Skilled Worker – FSW candidates se diferencia da FSW por aqueles serem fluentes em francês. O governo canadense, em uma tentativa de ampliar o uso do idioma francês e tentando amenizar os ânimos daqueles que querem a separação da província de Quebec, atribuiu pontos extras aos candidatos fluentes em francês no sistema Express Entry. Eles precisam, também corresponder aos requisitos do Human Capital Priorities – FSW candidates.

Entre 11 de janeiro de 2018 e 13 de fevereiro de 2020 houve 53 emissões de convites via sistema Express Entry. Nessas ocasiões, 894 famílias aceitaram o convite para serem residentes permanentes em Ontário via French-Speaking Skilled Worker – FSW candidates / OINP – Ontario Provincial Nominee Program.

Histórico do French-Speaking Skilled Worker – CEC stream – OINP Ontario

A categoria French-Speaking Skilled Worker – CEC candidates se também diferencia da CEC por aqueles serem fluentes em francês. Eles precisam, também corresponder aos requisitos do Human Capital Priorities – CEC candidates, principalmente, comprovar a experiência de trabalho de ao menos um ano no Canadá.

Entre 11 de janeiro de 2018 e 22 de maio de 2019 houve 51 emissões de convites via sistema Express Entry. Nessas ocasiões, 1.697 famílias foram contempladas com o convite para serem residentes permanentes em Ontário via French-Speaking Skilled Worker – CEC candidates / OINP – Ontario Provincial Nominee Program.

Histórico do Entrepreneur – OINP Ontario

A categoria possui um sistema de pontuação diverso do Express Entry e tem variações.

Entre 6 de fevereiro de 2018 de 2018 e 20 de setembro de 2019 houve 11 emissões de convites via sistema Express Entry. Nessas ocasiões, 166 famílias foram contempladas com o convite para serem residentes permanentes em Ontário via Entrepreneur / OINP – Ontario Provincial Nominee Program. A menor pontuação foi de 110 e a maior ficou em 137.

Outros históricos

Não tivemos acesso aos resultados históricos das demais categorias.

Esperamos, em breve, que novos streams sejam lançados e traremos informações para você.

Fonte: OINP – Ontario Provincial Nominee Program

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria no planejamento e execução de programas de estudo, trabalho e residência permanente no Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: