O papel dos School Boards no Canadá

O papel dos School Boards no Canadá – Um School Board ou conselho escolar é um órgão governamental local responsável por supervisionar a administração de escolas públicas dentro de uma área geográfica designada, geralmente um município ou uma região. O School Board é responsável por gerenciar e dirigir as operações das escolas sob sua jurisdição, incluindo pessoal, orçamento, desenvolvimento de políticas e planejamento curricular.

Cada província e território no Canadá tem seu próprio sistema de conselhos escolares, que operam dentro da estrutura da legislação e políticas provinciais. Normalmente, os curadores do conselho escolar são eleitos pela comunidade para representar seus interesses e tomar decisões sobre questões locais de educação.

No Canadá, existem dois tipos principais de conselhos escolares: públicos e separados. Os conselhos escolares públicos são responsáveis por fornecer educação aos alunos que não frequentam uma escola religiosamente afiliada, enquanto os conselhos escolares separados fornecem educação aos alunos que frequentam uma escola católica ou outra escola religiosa. Conselhos escolares separados são uma característica única do sistema educacional do Canadá e refletem a diversidade histórica e cultural do país.

Governança do Conselho Escolar

O grau em que os School Boards locais, em oposição aos governos provinciais, controlam a educação é uma questão importante. Os conselhos locais são os principais responsáveis ​​por questões de pessoal e pelo fornecimento de instalações e suprimentos. Por exemplo, os conselhos locais podem contratar qualquer profissional desde que atendam aos pré-requisitos de treinamento/formação exigidos pela província. 

Os conselhos locais têm o poder de demitir professores (raramente o fazem) por justa causa, se os procedimentos adequados forem seguidos. Os professores geralmente podem recorrer da demissão a um conselho de referência, estabelecido, mas independente do ministro da educação e do conselho escolar local. A menos que as autoridades provinciais revoguem o certificado de professor, no entanto, o professor pode ser contratado por outro conselho ou recontratado pelo primeiro.

Responsabilidades provinciais

Existe alguma autoridade compartilhada com a província em muitas outras áreas, por exemplo, currículo, seleção de livros didáticos e cursos de estudo. No currículo, por exemplo, as diretrizes são produzidas pelas autoridades provinciais. Dentro dessas diretrizes, no entanto, os conselhos podem exercer amplos poderes discricionários. 

Às vezes, as regras, regulamentos e estatutos provinciais são ignorados, às vezes são interpretados liberalmente. Os governos provinciais também produzem listas de livros aprovados e os conselhos locais podem optar por usá-los, aprovar outros ou, ainda, solicitar a escolha de outros. 

Os School Boards podem proibir o uso de livros não aprovados pelas autoridades provinciais. Os conselhos escolares na maioria das províncias têm poderes tributários e, na maioria das jurisdições, o tesouro provincial fornece significativo financiamento.

School Boards no Canadá

A Wikipedia é o local mais simples de se encontrar a lista de School Boards de cada província, mas você pode simplesmente digitar no Google “school board + nome da cidade” e é quase certo que seja direcionado/a para os school boards responsáveis por aquela região.

Não perca os nossos outros artigos relacionados ao ensino fundamental, high school, colleges e universidades no Canadá e sobre a educação formal canadense sob o ponto de vista cultural.

Como podemos te auxiliar?

SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA ESTUDANTIL!

Há mais de sete anos a Canada Let´s Go vem auxiliando indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.

Fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino canadenses e mais de 15 mil programas de estudo, o que nos permite oferecer programas de estudo exatamente dentro do seu perfil e objetivos.

Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.

Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos as orientações para a transição.

Conheça também a modalidade de atendimento que foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida. Você pode checar os escopos das nossas modalidades de assessoria estudantil clicando aqui.

Entre em contato pelo nosso WhatsApp 11 98201-2347 ou e-mail ou contato@canadaletsgo.com, sem compromisso.

Fonte: https://www.thecanadianencyclopedia.ca/en/article/school-boards#:~:text=September%2029%2C%202022,Canada%20in%20the%20early%201990s.

Image https://www.pexels.com/pt-br/foto/arquitetura-construcao-predio-edificio-9367112/

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR ou VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em ou contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Theme: Overlay by Kaira
2023 Powered by Canada Let's Go

Descubra mais sobre Canada Let's Go

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading