Número de convites para residência permanente dispara em 2017

Os primeiros meses de 2017 foram um período inovador na história do sistema de seleção de imigrantes do Canadá, o Express Entry. Bem mais candidatos estão recebendo os convites oficiais (Invitation to apply – ITA) por parte da imigração e os tempos de processamento permanecem curtos. Este artigo se propõe a fazer um balanço do ano até agora, e faz uma projeção para o futuro.

Durante o primeiro trimestre de 2017, um total de 24.632 convites para residência permanente (Invitation to Aply – ITA) foram emitidos pela Immigration Refugee and Citizenship Canadá (IRCC), um aumento de mais de 160% sobre os 9.465 ITAs emitidos durante o primeiro Trimestre de 2016. Para o mesmo período em 2015, foram emitidos 6.851 ITAs. De fato, o número de ITAs emitidos para os candidatos no pool durante o primeiro trimestre de 2017 é muito maior do que em qualquer outro trimestre desde que o sistema Express Entry foi lançado pela primeira vez em janeiro de 2015.

Fatores que contribuíram para este aumento incluem uma redução no atraso de pedidos apresentados no âmbito dos programas federais de imigração provenientes de antes do lançamento do Express Entry, em 2015, a adoção do plano de imigração elaborado para 2017 e a velocidade no processamento dos pedidos. O tempo de processamento do visto de residente permanente após o aceite do convite pelo candidato é de:

  • Via Canadian Experience Class: 4,4 meses
  • Via Federal Skilled Worker: 4,7 meses
  • Via Federal Skilled Trades: 4,9 meses
  • Via Provincial Nominee Program: 3,8 meses

O aumento do número de convites resultou em uma queda significativa na linha de corte da pontuação relativa ao Comprehensive Ranking System (CRS), que permitiu o alcance de candidatos com pontuações menores.

QUER SABER AS SUAS CHANCES DE VIVER NO CANADÁ? contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Durante as últimas semanas de 2016 e início de 2017, a linha de corte passou de 497 para 434 em apenas dois meses e meio. Ou seja, o início de 2017 pode ser visto como um período de transição dentro da história do Express Entry, trazendo dois conjuntos de melhorias ao sistema:

O primeiro veio em novembro passado, quando o número de pontos concedidos para uma oferta de emprego qualificada foi alterado de 600 pontos para 50 ou 200, dependendo da posição oferecida (nota: não é necessário ter uma oferta de emprego para imigrar para o Canadá via Express Entry).

Ao fazer essas mudanças, o IRCC previu que uma redução de pontos para candidatos com oferta de emprego significaria uma diminuição na linha de corte, objetivando colocar mais peso no capital humano, habilidades e experiência, já que conseguir trabalho a partir de seu próprio país não é tarefa simples.

Além disso, os requisitos em torno de uma oferta de trabalho para quem chega ao Canadá sem o cartão de residente permanente foram relaxados, tirando a exigência de visto de trabalho para diversas ocupações, facilitando o processo de imigração para esses recém-chegados.

Os candidatos que estudam no Canadá também se beneficiarão da introdução de pontos adicionais.

As próximas mudanças serão a introdução de pontos adicionais para candidatos com um irmão no Canadá, pontos adicionais para candidatos com que falam francês, e para quem fizer o registro no Banco de Empregos do Canadá voluntariamente.

PRECISA DE ORIENTACÃO? FALE CONOSCO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

O efeito dos Programas Provinciais (PNPs)

Desde que o IRCC fez melhorias no Comprehensive Ranking System, em novembro passado, a nomeação provincial tornou-se, de longe, o fator mais valioso – o único que concede 600 pontos, em um sistema de até 1.200 pontos.

O número de imigrantes esperados através de uma das modalidades de PNP, em 2017, é em torno de 7% maior do que o alvo do ano passado, pois a maioria das províncias aderiu ao sistema Express Entry. Ontario, British Columbia e as províncias do Atlântico vêm inovando desde 2015, sendo o programa de Ontário considerado o mais promissor.

Até o momento, cerca de 23% dos candidatos que receberam convite para residência permanente o fizeram via PNP – Express Entry. Em 31 de março, o IRCC divulgou que o Canadá recebeu mais de 43.000 novos residentes permanentes através da Express Entry desde seu lançamento em janeiro de 2015.

Looking forward

De modo geral, os primeiros três meses de 2017 podem ser vistos de forma bastante positiva. As melhorias feitas em novembro passado tiveram o efeito desejado de mais candidatos sendo convidados com base no capital humano, habilidades e experiência. Essas mudanças, passadas e futuras, mostram que o governo liberal está otimizando o seu sistema de imigração com o objetivo de dar um upgrade social e econômico no país.

Fonte: Immigration and Citizenship Canada

Disclaimer: As informações contidas nesse artigo foram extraídas do site oficial do governo canadense http://www.canada.ca. De tempos em tempos, o governo canadense faz alterações na lei de imigração, as quais podem ter ocorrido após a publicação desse artigo e, portanto, podem não ter sido atualizadas em nossa página. Antes de se comprometer com seus planos, faça a devida confirmação no site oficial ou entre em contato conosco.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria no planejamento e execução de programas de estudo, trabalho e residência permanente no Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: