Labour Market Impact Assessment (LMIA)

Atualizado em 13/12/2023 – Você já tentou conseguir um emprego no Canadá a partir de fora do país? Se já o fez, o empregador deve ter perguntado se você tinha uma permissão de trabalho. A probabilidade de você ter recebido uma recusa por não possuir um Work Permit é alta. Se o candidato não possui uma permissão de trabalho, na maioria dos casos, o empregador precisa realizar o Labour Market Impact Assessment – LMIA e obter uma resposta positiva do governo canadense para poder contratá-lo.

É fato que muitos empregadores desconhecem o LMIA e, por não saberem como proceder, evitam contratar estrangeiros que não tenham um Work Permit. Outros, ainda, até conhecem, mas não querem fazer o procedimento devido ao tempo e recursos dispendidos. Porém, a maioria deles não sabe que nem todo LMIA é demorado.

Por isso, se você está em busca de trabalho no Canadá a partir de seu próprio país, precisa ler o nosso artigo e entender como funciona o Labour Market Impact Assessment – LMIA . Dessa forma, poderá definir se vale a pena investir tempo nessa busca e, também, conseguirá direcionar um eventual empregador desinformado.

O que é o Labour Market Impact Assessment – LMIA

Uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (Labour Market Impact Assessment – LMIA) é um documento que um empregador, no Canadá, pode precisar obter antes de contratar um trabalhador estrangeiro.

O LMIA tem duas funções básicas:

  • Certificar que o trabalhador estrangeiro preenche os requisitos necessários para ocupar um cargo. 
  • Mostrar que nenhum trabalhador canadense ou residente permanente está disponível para fazer o trabalho. 

O Portal Online da LMIA é uma ferramenta eletrônica confiável e segura que permite que empregadores canadenses e representantes de terceiros enviem uma solicitação de LMIA ao governo.

Então, via de regra, se o empregador deseja contratar uma pessoa que não possua um Work Permit, estando ela dentro ou fora do Canadá, precisará passar por uma uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho, ou Labour Market Impact Assessment – LMIA, anteriormente conhecida como Labour Market Opinion (LMO).

Exceções à exigência do LMIA

Mas nem todo trabalhador precisa de LMIA e há exceções que você pode checar verificando os LMIA exemption codes e os work permit exemptions.

Quando o trabalhador estiver fora do Canadá, tiver nacionalidade isenta de visto e se enquadrar no programa International Mobility Program, recomendamos que o empregador entre em contato com o International Mobility Workers Unit para checar a necessidade do LMIA.

Atenção: Ser isento de obter um LMIA não significa que o indivíduo esteja isento de obter uma licença de trabalho. Todos os casos contidos na lista de isenção do LMIA ainda exigem que o indivíduo obtenha uma permissão de trabalho para trabalhar legalmente no Canadá.

Como funciona o Labour Market Impact Assessment – LMIA

Antes de contratar um estrangeiro sem permissão de trabalho, o empregador deve fornecer evidências de que tentou encontrar cidadãos canadenses qualificados ou residentes permanentes para preencher a vaga. Para isso, deverá ter divulgado a mesma vaga que está sendo oferecida ao estrangeiro no site de empregos do governo canadense, voltado apenas para residentes permanentes e cidadãos.

Uma vez tendo recebido currículos de candidatos internos, o empregador deve fazer uma triagem e entrevistá-los. Se, ainda assim, o candidato estrangeiro for melhor do que que todos os outros entrevistados, o empregador submeterá o pacote de informações para análise do governo canadense a fim de pleitear o LMIA positivo.

Esse processo tem o custo de CAD$ 1,000 para o empregador, além da mobilização de pessoal para o processo de seleção.

Resultado do Labour Market Impact Assessment – LMIA

Para emitir um LMIA positivo, o oficial do governo canadense deve estar convencido de que a contratação de um trabalhador estrangeiro terá um efeito positivo ou neutro sobre o mercado de trabalho canadense. Dentre outros fatores, deve ficar claro que nenhum canadense qualificado foi preterido em relação ao trabalhador estrangeiro e que o salário e benefícios a serem pagos atendem aos padrões federais e provinciais.

Além disso, posteriormente, os empregadores serão inspecionados quanto à conformidade para com os regulamentos governamentais quando o funcionário começar a trabalhar no Canadá.

Tipos de trabalhadores

O processo de LMIA será diferente para cada classificação salarial, “High Wage” ou “Low Wage” e trabalhadores do setor da agricultura, mas quem precisa conhecer esse procedimento é o empregador.  Você deve encaminhar para ele o link relativo à sua categoria:

Quer estudar e trabalhar no Canadá com chances de obter a residência permanente no Canadá? Entre em contato, sem compromisso! WhatsApp-nos: 11 98201.2347 ou e-mail-nos contato@canadaletsgo.com Gostaria de uma avaliação de perfil gratuita? Clique aqui , nós podemos te ajudar!

Tempo de processamento do LMIA

Esse procedimento de contratação de estrangeiros pode demorar de quatro à oito meses, desde o primeiro contato até a obtenção da permissão de trabalho.

A exceção é para as profissões englobadas pelo Global Talent Stream. Clique no link para saber mais.

Express Entry

Uma oferta de trabalho pode conceder ao candidato:

  • 200 pontos, se a oferta de trabalho for no NOC TEER 0 Grupo principal 00
  • 50 pontos, se a oferta de trabalho for no NOC TEER 1, 2 ou 3, ou qualquer TEER 0 diferente do grupo principal 00

Quer estudar e trabalhar no Canadá com chances de obter a residência permanente no Canadá? Entre em contato, sem compromisso! WhatsApp-nos: 11 98201.2347 ou e-mail-nos contato@canadaletsgo.com Gostaria de uma avaliação de perfil gratuita? Clique aqui , nós podemos te ajudar!

Como passar pelo LMIA?

Antes de se inscrever pelo portal, os empregadores canadenses precisam ter um número de conta de folha de pagamento associado a um número comercial emitido pela Agência de Receita do Canadá (CRA).

Representantes de terceiros e empregadores devem ter uma conta pessoal no Job Bank para solicitar uma LMIA em nome do empregador.

O Portal Online da LMIA permite que os usuários enviem uma solicitação de LMIA 24 horas por dia, 7 dias por semana, e completem ou retornem a um aplicativo LMIA antes de enviá-lo ao Service Canada

What is a Labour Market Impact Assessment? (canada.ca)

Procedimento após o LMIA positivo

Depois de receber um LMIA positivo, o empregador deve enviar uma cópia da aprovação para o candidato estrangeiro. Esse, por sua vez, deverá dar entrada no pedido de visto de trabalho.

Para isso, deve incluir o documento do LMIA na solicitação do Work Permit, juntamente com o contrato de trabalho assinado e todas as condições combinadas.

Particularmente, nós indicamos o Alexandre Pedrosa, da Infovistos, para aplicação do Work Permit. Nunca tivemos um cliente com visto negado em 5 anos trabalhando com a empresa dele. Não recebemos comissão pela indicação. Indicamos pela competência e excelência no nível de serviço. Você pode falar com ele pelo WhatsApp 11 979827190.

Dicas Canada Let’s Go

Se você está em busca de um trabalho no Canadá a partir de seu próprio país, e não possui previamente uma permissão para trabalhar, antes de começar a sua busca, precisa refletir sobre alguns pontos:

  1. O seu objetivo é obter a residência permanente? Se for o caso, antes de buscar trabalho no Canadá, verifique se você é elegível para receber um convite diretamente do governo canadense. Entre em contato conosco e faremos uma avaliação do seu perfil, sem compromisso.
  2. A ocupação na qual você está interessado se encaixa em algum caso de LMIA rápido? Pertence ao Global Talent Stream? Se for, Verifique a demanda por profissionais da sua área. Caso positivo, faça o download do nosso e-book gratuitamente, aprenda como fazer currículo no formato canadense e se sair bem nas entrevistas de emprego e siga em frente em busca de uma oportunidade.
  3. Se você não for um recurso escasso no Canadá, pergunte-se o que você tem de especial para que o empregador pague $1000 pelo seu processo de LMIA e te espere de quatro à oito meses. Se não tiver uma boa resposta, provavelmente, precisará estar no Canadá com um Work Permit para conseguir uma oferta de emprego e a forma de fazer isso é através do estudo no Canadá.
  4. Em todos os casos, é fundamental que você tenha proficiência em inglês ou francês, no mínimo, intermediária. Lembre-se de que será necessário passar por entrevistas e lidar com o empregador. Comunicação é indispensável. Quer aumentar a proficiência em idioma? Leia o nosso artigo sobre o tema.

Como podemos te auxiliar?

SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA ESTUDANTIL!

Há seis anos a Canada Let´s Go vem auxiliando indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.

Fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino canadenses e mais de 15 mil programas de estudo, o que nos permite oferecer programas de estudo exatamente dentro do seu perfil e objetivos.

Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.

Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos as orientações para a transição.

Conheça também a modalidade de atendimento que foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida. Você pode checar os escopos das nossas modalidades de assessoria estudantil clicando aqui.

Entre em contato pelo nosso WhatsApp 11 98201-2347 ou e-mail ou contato@canadaletsgo.com, sem compromisso.

Aviso legal: Esse site se dedica a divulgar informações com base nos comunicados oficiais do governo canadense, visando imparcialidade. Embora busque precisão, não garante a ausência de erros, incentivando os usuários a verificarem informações diretamente nas fontes oficiais. O site não endossa pontos de vista específicos e reserva-se o direito de fazer alterações no conteúdo sem aviso prévio. Os usuários são aconselhados a utilizar as informações de maneira crítica e responsável. Além disso, esclarecemos que o site não é responsável pelo conteúdo de links externos e recomenda que os usuários entrem em contato em caso de dúvidas ou preocupações. A última atualização é indicada, promovendo transparência sobre a temporalidade das informações.

Fontes: Find out if you need a Labour Market Impact Assessment (LMIA), and how to hire a temporary foreign worker – Canada.ca

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR ou VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em ou contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Theme: Overlay by Kaira
2023 Powered by Canada Let's Go

Descubra mais sobre Canada Let's Go

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading