IELTS – CELPIP – TEF – TCF

IELTS - CELPIP - TEF - TCF


Preparamos um artigo para que você entenda como funcionam o IELTS – CELPIP – TEF – TCF, testes oficiais solicitados pelo governo canadense para comprovação de proficiência em idioma para efeito de residência permanente e para quem pretende estudar no Canadá com um Study Permit.

Testes de proficiência em Idioma aceitos

Para efeito de comprovação de proficiência em inglês dos candidatos à residência permanente, o governo canadense aceita os testes IELTS General Training ou o CELPIP. Para comprovação de proficiência em Francês, o TCF Canada e o TEF Canada. O mesmo vale para o visto de trabalho, quando exigida tal comprovação.

Já para o visto de estudante, o IELTS Academic é o padrão, mas as instituições costumam aceitar outros testes como o Toefl e Cambridge. Você precisa checar no próprio site da instituição, não só a variedade de testes admitidos como, também, a nota de corte.

Requisitos para o Express Entry

Para se cadastrar no Express Entry é necessário ter o resultado dos seus testes de inglês e/ou francês. O aplicante principal deve obter o CLB global 7 para poder se cadastrar no sistema se a candidatura é pelo Federal Skilled Worker Class ou pelo Canadian Experience Class. Para quem se cadastra pelo Federal Skilled Trades, a nota mínima é CLB 5.

Se você não realizou o teste, mas deseja mensurar a sua nota, leia as instruções abaixo, escolha a tabela relacionada ao(s) idioma(s) que você fala e local em que planeja realizar o(s) teste(s) e compare. Caso você não atinja o CLB 7, não se preocupe, fale conosco e nós te orientaremos.

Tipos de proficiência em idioma

O governo canadense aceita os seguintes testes de proficiência em idioma para comprovação das habilidades de linguagem: IELTS, CELPIP, TEF Canada e TCF Canada. Há pessoas que viajam para o Canadá a fim de fazer um reconhecimento da área e aproveitam para aprimorar o primeiro idioma. Algumas delas dão preferência a realizar o exame de inglês CELPIP ainda no Canadá, pois o consideram mais fácil do que o IELTS. Nós, da Canada Let’s Go, acreditamos que essa opinião depende do perfil de cada um. Recomendamos que você faça uma pesquisa sobre os estilos dos testes e suas diferenças antes de escolher qual deles realizar. Você pode utilizar os links sugeridos ao final desse artigo para tanto.

Teste de Proficiência em idioma para programas de estudo

Os colleges e universidades costumam ser mais flexíveis e aceitam outros testes, dentre eles o Toefl e o IELTS academic são os mais comuns. O grau de exigência depende do programa de estudo escolhido, o que pode ser verificado em “admission requirements” na descrição do curso. A maioria apresenta English grade 12 como mínimo, o que significa as seguintes notas:

  • TOEFL: 84 no geral e não menos que 21 em cada seção.
  • IELTS Academic: 5.5 no geral e não menos que 5.0 em cada seção é a nota mínima exigida nos programas undergraduate. Nos programas graduate, o comum é mínimo 6 geral e não menos que 5.0 em cada seção

Alguns estudantes preferem ir cursar um programa de inglês ou francês no Canadá, para aperfeiçoar o idioma. Nesse caso, ele poderá atingir o requisito de admissão da língua mediante a realização do pathway program em uma escola parceira do college. Então, pedido de visto e os prazos de aplicação serão diferentes, informe-se!

IELTS – CELPIP – TEF – TCF

QUER ESTUDAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Agendamento – escolha entre um dos testes:

Conersão do IELTS – CELPIP – TEF – TCF para CLB ou NCLC

Caso você tenha realizado algum desses testes e deseje saber a correspondência com o CLB, confira nas tabelas comparativas clicando aqui.

Pontuação Global

IELTS

As pontuações globais de banda são reportadas para a banda inteira ou meia mais próxima. Para dirimir quaisquer dúvidas, a seguinte convenção de arredondamento é aplicada: se a média das quatro habilidades terminar em ,25 ela é arredondada para a próxima meia banda, e se terminar em ,75 ela é arredondada para a próxima banda inteira.

Assim, um candidato que tirou 6,5 em Interpretação Oral, 6,5 em Interpretação de Texto, 5,0 em Redação e 7,0 em Conversação receberá uma pontuação geral de banda de 6,5 (25 ÷ 4 = 6,25 = Banda 6,5).

Similarmente, um candidato que tirou 4,0 em Interpretação Oral, 3,5 em Interpretação de Texto, 4,0 em Redação e 4,0 em Conversação receberá uma pontuação geral de banda de 4,0 (15,5 ÷ 4 = 3,875 = Banda 4).

No entanto, um candidato que obteve 6,5 em Interpretação Oral, 6,5 em Interpretação de Texto, 5,5 em Redação e 6,0 em Conversação, receberá a banda 6 (24,5 ÷ 4= 6,125 = Banda 6).

TEF e TCF

Para descobrir o CLB global através das notas do TEF ou TCF, basta estimar cada nota e fazer a média ponderada, como explicado acima.

Sugerimos outros links para que você possa estudar:

IELTS no Youtube

Entenda como funciona o IELTS

IELTS – Exemplos de questões

CELPIP no Youtube

TEF no Youtube

Como se sair bem no IELTS (professor canadense explicando).

TOEFL no Youtube

O site www.engvid.com é excelente para aumentar vocabulário, aprender pronúncia e melhorar a gramática. Apenas professores canadenses, que ensinam termos e pronúncia canadenses. Tem aulinhas pequenas do básico ao avançado e por temas. É realmente excelente. As aulas são interessantes e, por vezes, divertidas.

Caso você pretenda contratar professor particular, sugiro buscar um nativo no site Preply.

Pratique inglês em um dos sites: Duolingo e Rosettastone

Teste seu inglês: ILAC , Duolingo, Celpip

 
Caso você vá fazer o teste de inglês no Canadá, avalie usar o Celpip.

Utilize esse link para praticar: https://takeielts.britishcouncil.org/take-ielts/prepare/computer-delivered-ielts/practice-tests

Dica: Assista filmes e desenhos animado no idioma que você quer estudar e coloque a legenda nesse idioma. É um treinamento precioso para os ouvidos e gramática!

Caso você sinta dificuldade para fazer a estimativa do seu CLB, entre em contato conosco e nós te ajudaremos, sem custo.

IELTS – CELPIP – TEF – TCF

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria no planejamento e execução de programas de estudo, trabalho e residência permanente no Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: