Futuro da imigração no Canadá em 2021

Futuro da imigração no Canadá em 2021

Nessa semana, os ministros canadenses se reuniram para discutir o futuro da imigração no Canadá em 2021, além de falar sobre o impacto da pandemia de coronavírus no sistema de imigração.

Eles afirmaram que, embora as restrições atuais para viagem afetem a capacidade do Canadá de receber novos imigrantes a curto prazo, os fatores a longo prazo para o aumento do nível de imigração permanecem: o Canadá ainda sofre com a escassez de mão-de-obra em vários setores, e ainda enfrenta o envelhecimento da população e a baixa taxa de natalidade. A imigração é considerada essencial para garantir que o país mantenha um crescimento populacional positivo e preencha lacunas no mercado de trabalho.

Expectativa para 2021

O Express Entry já não é mais o principal canal de candidatura à residência permanente no país. Os PNPs ou Provincial Nominee Programs, juntamente com o Atlantic Immigration Pilot e com os Programas Rural e do Norte, são exemplos de criação de projetos adaptados às necessidades de regiões específicas do Canadá e que vêm dando muito certo. Eles não pretendem parar por aí: o foco atual é desenvolver um novo Programa de Nomeação Municipal, já que o Canadá ainda luta para atrair os recém-chegados às cidades menores.

A data da próxima reunião ainda não foi determinada, no entanto, provavelmente ocorrerá no entre setembro e dezembro de 2020, ou seja, um pouco antes do anúncio dos novos patamares para 2021-2023.

As metas de imigração do Canadá de 2020 a 2021

Confira abaixo a tabela com as metas divulgadas:

Immigration CategoryCategory2020 Target2021 Target
EconomicFederal High Skilled85,80088,800
Economic Pilots Caregivers5,000To be determined
Economic Pilots – Atlantic Immigration Pilot Program4,000To be determined
Federal Business700700
Provincial Nominee Program67,80071,300
Quebec Skilled Workers and BusinessTo be determinedTo be determined
Total Economic195,800202,300
FamilySpouses, Partners, and Children70,00070,000
Parents and Grandparents21,00021,000
Total Family91,00091,000
Refugees and Protected PersonsProtected Persons in Canada and Dependents Abroad18,00020,000
Resettled Refugees – Government Assisted10,70010,700
Resettled Refugees – Blended Visa Office Referred1,0001,000
Resettled Refugees – Privately Sponsored20,00020,000
Total Refugees and Protected Persons49,70051,700
Humanitarian and OtherTotal Humanitarian and Other4,5005,000
Overall Planned Permanent Resident Admissions341,000350,000
Fonte: CIC – Supplementary Information 2019-2021 Immigration Levels Plan

Promessas seguidas por atitudes

O ministro Mendicino enfatizou continuamente que, durante toda a pandemia, o governo federal manteve o compromisso de acolher talentos globais de todos os cantos do planeta, que são fundamentais para o futuro da migração no Canadá em 2021.

As ações do governo federal e das províncias falam mais alto que as palavras: governos Federal e Provincial continuaram a receber imigrantes por meio do Express Entry e emissão de convites via PNPs, mais especificamente em Prince Edward Island, Nova Scotia, Ontario, Manitoba, Saskatchewan, Alberta e British Columbia, bem como através do sistema de Quebec.

Desde março de 2020, os Invitations to Apply vêm sendo emitidos para quem já está vivendo no país, de forma a evitar a chegada de pessoas nesse momento de afastamento social; mas os convites para residentes no exterior já voltaram a ser emitidos em julho. a pandemia não teve um impacto negativo no desejo dos governos Federal e Provinciais em manter o sistema de imigração aberto e acolhedor.

“Embora tenhamos sofrido uma interrupção este ano devido ao COVID-19, agora é a hora, mais do que nunca, de trabalharmos juntos para atrair, acolher e reter novos canadenses.”

Trevor Holder, co-presidente do Fórum de Ministros Responsável pela Imigração.

Holder, que também é ministro de New Brunswick responsável pela imigração, acrescentou que “Juntos, podemos crescer em um país ainda mais próspero, onde os recém-chegados e suas famílias podem se estabelecer, ter sucesso e contribuir para nossas comunidades”.

QUER ESTUDAR E TRABALHAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Estudantes internacionais

Os estudantes internacionais foram apontados pelos ministros como os principais impulsionadores do crescimento econômico e demográfico, desempenhando papel importante para a recuperação econômica e o sucesso do país.

Mendicino reforçou seu posicionamento ao anunciar mudanças nas regras para facilitar que estudantes internacionais pudessem atender aos programas de estudo em que estão matriculados durante o período de afastamento social, de forma a não prejudicá-los em sua elegibilidade ao PGWP e consequente busca pela residência permanente.

Nossa opinião como consultores estudantis

Segundo Alexandre Pedrosa, proprietário da InfoVistos, nesse momento, a emissão de vistos no Brasil continua parada e os voos continuam sendo cancelados até setembro, pelo menos. O volume de pessoas aguardando uma resposta por parte do consulado aumenta a cada dia e não é possível prever qual será o tempo de processamento dessas requisições. Os funcionários do consulado não estão nem mesmo trabalhando em home office. Mais informações sobre as condições dos vistos pelo WhatsApp (11) 99148-5614.

Pra aqueles que já possuem visto emitido, não recomendamos fazer planos de chegada no Canadá antes de janeiro de 2021, e consideramos esse prazo otimista. Idealmente, antes de viajar, verifique as restrições impostas pelo governo canadense, bem como as orientações relativas ao covid. Para os que não possuem visto, a nossa recomendação é adiar a chegada para, ao menos, maio de 2021.

Alertamos às pessoas que têm planos de estudar no Canadá em setembro ou janeiro de 2021, que matriculem-se o quanto antes nos programas de interesse, pois a tendência é de faltar vagas nos cursos por conta dos adiamentos dos alunos já matriculados. Para mais informações, você pode falar diretamente comigo através do e-mail lila@canadaletsgo.com ou utilizar o nosso WhatsApp (11) 98201-2347.

A mais recente notícia de abertura de fronteiras com os EUA está prevista para 21 de agosto de 2020, mas essa data pode ser revista novamente – ela já foi postergada duas vezes. Não há expectativa de prazo para reabertura para Brasileiros. Aguardemos.

Fonte: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/news/2020/07/ministers-responsible-for-immigration-meet-to-jointly-plan-for-the-future-of-immigration-in-canada-amid-covid-19.html

Disclaimer: As informações contidas nesse artigo foram extraídas do site oficial do governo canadense http://www.canada.ca. De tempos em tempos, o governo canadense faz alterações na lei de imigração, as quais podem ter ocorrido após a publicação desse artigo e, portanto, podem não ter sido atualizadas em nossa página. Antes de se comprometer com seus planos, faça a devida confirmação no site oficial ou entre em contato conosco. A Canada Let’s Go é uma empresa de assessoria em imigração e não uma consultoria.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: