Nessa semana, os ministros canadenses se reuniram para discutir o futuro da imigração no Canadá em 2021, além de falar sobre o impacto da pandemia de coronavírus no sistema de imigração.
Eles afirmaram que, embora as restrições atuais para viagem afetem a capacidade do Canadá de receber novos imigrantes a curto prazo, os fatores a longo prazo para o aumento do nível de imigração permanecem: o Canadá ainda sofre com a escassez de mão-de-obra em vários setores, e ainda enfrenta o envelhecimento da população e a baixa taxa de natalidade. A imigração é considerada essencial para garantir que o país mantenha um crescimento populacional positivo e preencha lacunas no mercado de trabalho.
Expectativa para 2021
O Express Entry já não é mais o principal canal de candidatura à residência permanente no país. Os PNPs ou Provincial Nominee Programs, juntamente com o Atlantic Immigration Pilot e com os Programas Rural e do Norte, são exemplos de criação de projetos adaptados às necessidades de regiões específicas do Canadá e que vêm dando muito certo. Eles não pretendem parar por aí: o foco atual é desenvolver um novo Programa de Nomeação Municipal, já que o Canadá ainda luta para atrair os recém-chegados às cidades menores.
A data da próxima reunião ainda não foi determinada, no entanto, provavelmente ocorrerá no entre setembro e dezembro de 2020, ou seja, um pouco antes do anúncio dos novos patamares para 2021-2023.
As metas de imigração do Canadá de 2020 a 2021
Confira abaixo a tabela com as metas divulgadas:
Immigration Category | Category | 2020 Target | 2021 Target |
Economic | Federal High Skilled | 85,800 | 88,800 |
Economic Pilots Caregivers | 5,000 | To be determined | |
Economic Pilots – Atlantic Immigration Pilot Program | 4,000 | To be determined | |
Federal Business | 700 | 700 | |
Provincial Nominee Program | 67,800 | 71,300 | |
Quebec Skilled Workers and Business | To be determined | To be determined | |
Total Economic | 195,800 | 202,300 | |
Family | Spouses, Partners, and Children | 70,000 | 70,000 |
Parents and Grandparents | 21,000 | 21,000 | |
Total Family | 91,000 | 91,000 | |
Refugees and Protected Persons | Protected Persons in Canada and Dependents Abroad | 18,000 | 20,000 |
Resettled Refugees – Government Assisted | 10,700 | 10,700 | |
Resettled Refugees – Blended Visa Office Referred | 1,000 | 1,000 | |
Resettled Refugees – Privately Sponsored | 20,000 | 20,000 | |
Total Refugees and Protected Persons | 49,700 | 51,700 | |
Humanitarian and Other | Total Humanitarian and Other | 4,500 | 5,000 |
Overall Planned Permanent Resident Admissions | 341,000 | 350,000 |
Promessas seguidas por atitudes
O ministro Mendicino enfatizou continuamente que, durante toda a pandemia, o governo federal manteve o compromisso de acolher talentos globais de todos os cantos do planeta, que são fundamentais para o futuro da migração no Canadá em 2021.
As ações do governo federal e das províncias falam mais alto que as palavras: governos Federal e Provincial continuaram a receber imigrantes por meio do Express Entry e emissão de convites via PNPs, mais especificamente em Prince Edward Island, Nova Scotia, Ontario, Manitoba, Saskatchewan, Alberta e British Columbia, bem como através do sistema de Quebec.
Desde março de 2020, os Invitations to Apply vêm sendo emitidos para quem já está vivendo no país, de forma a evitar a chegada de pessoas nesse momento de afastamento social; mas os convites para residentes no exterior já voltaram a ser emitidos em julho. a pandemia não teve um impacto negativo no desejo dos governos Federal e Provinciais em manter o sistema de imigração aberto e acolhedor.
“Embora tenhamos sofrido uma interrupção este ano devido ao COVID-19, agora é a hora, mais do que nunca, de trabalharmos juntos para atrair, acolher e reter novos canadenses.”
Trevor Holder, co-presidente do Fórum de Ministros Responsável pela Imigração.
Holder, que também é ministro de New Brunswick responsável pela imigração, acrescentou que “Juntos, podemos crescer em um país ainda mais próspero, onde os recém-chegados e suas famílias podem se estabelecer, ter sucesso e contribuir para nossas comunidades”.
Quer estudar e trabalhar no Canadá? Entre em contato, sem compromisso! WhatsApp-nos: 11 98201.2347 ou e-mail-nos contato@canadaletsgo.com Gostaria de uma avaliação de perfil gratuita? Clique aqui , nós podemos te ajudar!
Estudantes internacionais
Os estudantes internacionais foram apontados pelos ministros como os principais impulsionadores do crescimento econômico e demográfico, desempenhando papel importante para a recuperação econômica e o sucesso do país.
Mendicino reforçou seu posicionamento ao anunciar mudanças nas regras para facilitar que estudantes internacionais pudessem atender aos programas de estudo em que estão matriculados durante o período de afastamento social, de forma a não prejudicá-los em sua elegibilidade ao PGWP e consequente busca pela residência permanente.
Nossa opinião como consultores estudantis
Segundo Alexandre Pedrosa, proprietário da InfoVistos, nesse momento, a emissão de vistos no Brasil continua parada e os voos continuam sendo cancelados até setembro, pelo menos. O volume de pessoas aguardando uma resposta por parte do consulado aumenta a cada dia e não é possível prever qual será o tempo de processamento dessas requisições. Os funcionários do consulado não estão nem mesmo trabalhando em home office. Mais informações sobre as condições dos vistos pelo WhatsApp (11) 99148-5614.
Pra aqueles que já possuem visto emitido, não recomendamos fazer planos de chegada no Canadá antes de janeiro de 2021, e consideramos esse prazo otimista. Idealmente, antes de viajar, verifique as restrições impostas pelo governo canadense, bem como as orientações relativas ao covid. Para os que não possuem visto, a nossa recomendação é adiar a chegada para, ao menos, maio de 2021.
Alertamos às pessoas que têm planos de estudar no Canadá em setembro ou janeiro de 2021, que matriculem-se o quanto antes nos programas de interesse, pois a tendência é de faltar vagas nos cursos por conta dos adiamentos dos alunos já matriculados. Para mais informações, você pode falar diretamente comigo através do e-mail contato@canadaletsgo.com ou utilizar o nosso WhatsApp (11) 98201-2347.
A mais recente notícia de abertura de fronteiras com os EUA está prevista para 21 de agosto de 2020, mas essa data pode ser revista novamente – ela já foi postergada duas vezes. Não há expectativa de prazo para reabertura para Brasileiros. Aguardemos.
Como podemos te auxiliar?
SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA ESTUDANTIL!
Há seis anos a Canada Let´s Go vem auxiliando indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.
Fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino canadenses e mais de 15 mil programas de estudo, o que nos permite oferecer programas de estudo exatamente dentro do seu perfil e objetivos.
Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.
Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos as orientações para a transição.
Conheça também a modalidade de atendimento que foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida. Você pode checar os escopos das nossas modalidades de assessoria estudantil clicando aqui.
Entre em contato pelo nosso WhatsApp 11 98201-2347 ou e-mail ou contato@canadaletsgo.com, sem compromisso.
Disclaimer: as informações contidas nesta publicação foram extraídas do site oficial canadense e são oferecidas apenas para fins informativos, e, como tal, não devem ser interpretadas como adendo à lei oficial. Embora tenhamos feito todos os esforços para apresentar informações precisas e confiáveis, devido às contínuas alterações nas políticas e/ou programas de imigração canadenses, informações incluídas nesta publicação podem não estar atualizadas quando forem lidas. Por esse motivo, nos isentamos de qualquer responsabilidade por quaisquer erros, omissões ou inconsistências. Você deve consultar http://www.canada.ca, o site oficial do governo canadense, e legislação correspondente antes de agir a partir de qualquer informação contida nesse artigo. Nada nesta publicação deve ser interpretado como aconselhamento.
Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!
Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.
PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR ou VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em ou contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp: