Federal Skilled Trades Class (FSTC)

Federal Skilled Trades Class

O Canadá é um país com população cuja formação é majoritariamente de nível superior. Há uma carência de profissionais na área de trades, predominantemente técnicos, relacionados à construção, indústria, transporte, manutenção, agricultura e cozinha. O governo canadense vem tentando suprir esse gap, com sucesso, através do Federal Skilled Trades Class (FSTC), categoria do Express Entry – sistema de imigração canadense.

Escrevemos esse artigo para destrinchar os detalhes desse stream, cujas características oferecem maior facilidade de imigração permanente para trabalhadores que não são considerados high wage.

O que é o Federal Skilled Trades Class (FSTC)

O Federal Skilled Trades Class é uma das classes econômicas do Express Entry, que faz parte do sistema de imigração canadense, destinada a trabalhadores de ocupações técnicas específicas.

Trabalhadores que tenham interesse em obter a residência permanente no Canadá e ocuparem uma das ocupações qualificadas devem verificar se atendem aos critérios mínimos do programa. Uma vez confirmadas as condições, devem cadastrar o seu perfil no site da Imigração Canadense.

Esses trabalhadores qualificados são, em sua maioria, pessoas com formação específica em sua área de atuação, cujo tempo de experiência profissional, idade e proficiência em uma ou em ambas línguas oficiais do Canadá, dentre outros requisitos, somarão pontos para um ranking de classificação (CRS).

Uma pontuação será atribuída a cada requisito e os candidatos mais bem classificados serão considerados para um convite para residência permanente pela via do Federal Skilled Trades Class (FSTC). Os candidatos que receberem o convite devem apresentar a documentação exigida e realizar exames médicos dentro de um prazo de 60 dias após recebida a carta convite para imigrar. Aprovada a documentação, o candidato – e sua família – podem se mudar para o Canadá em até seis meses (prazo máximo).

FSWC x FSTC

O Express Entry tem como categorias o Federal Skilled Worker Class, Canadian experience Class e Federal Skilled Trades Class.

Se você está considerando se mudar para o Canadá para cursar um programa de estudo, considere a informação do próximo parágrafo com muito carinho. Se quiser, entre em contato comigo para avaliar as suas chances reais, sem compromisso.

A vantagem do Federal Skilled Trades Class (FSTC) sobre Federal Skilled Worker Class (FSWC) é a pontuação reduzida. A classe Skilled Trades costuma ter pontuação de linha de corte CRS de 25% a 50% da classe Skilled Worker, o que viabiliza um convite para residência permanente para pessoas sem uma pós-graduação ou mesmo um bacharelado.

QUER ESTUDAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Como se qualificar para o Federal Skilled Trades Class (FSTC)

Qualificação profissional para FSTC

Para poder se inscrever no Federal Skilled Trades Class (FSTC), a sua profissão deve estar englobada dentro de uma das áreas abaixo:

  • Major Group 72, industrial, electrical and construction trades;
    • Contractors and supervisors, industrial, electrical and construction trades and related workers
    • Machining, metal forming, shaping and erecting trades
    • Electrical trades and electrical power line and telecommunications workers
    • Plumbers, pipefitters and gas fitters
    • Carpenters and cabinetmakers
    • Masonry and plastering trades
    • Roofers and shinglers, Glaziers, Insulators, Painters and decorators (except interior decorators), Floor covering installers.
  • Major Group 73, maintenance and equipment operation trades;
    • Contractors and supervisors, maintenance trades and heavy equipment and transport operators
    • Machinery and transportation equipment mechanics (except motor vehicles)
    • Automotive service technicians
    • Train crew operating occupations
    • Crane operators, drillers and blasters
    • Printing press operators and other trades and related occupations, n.e.c.
    • Oil and solid fuel heating mechanics
    • Appliance servicers and repairers
    • Electrical mechanics
    • Motorcycle, all-terrain vehicle and other related mechanics
    • Other small engine and small equipment repairers
  • Major Group 82, supervisors and technical occupations in natural resources, agriculture and related production;
    • Supervisors and technical occupations in natural resources, agriculture and related production
    • Workers in natural resources, agriculture and related production
    • Harvesting, landscaping and natural resources labourers
  • Major Group 92, processing, manufacturing and utilities supervisors and central control operators;
    • Supervisors, processing and manufacturing occupations
    • Supervisors, assembly and fabrication
    • Central control and process operators in processing and manufacturing
    • Utilities equipment operators and controllers
  • Minor Group 632, chefs and cooks
  • Minor Group 633, butchers and bakers

Regulamentação

A regulamentação da profissão não é um impecílio para que você receba um convite para residência permanente, mas pode ser para você exerce-la no Canadá.

Se a sua profissão for regulamentada, no Canadá, você precisará passar por um teste antes de começar a trabalhar em sua área.

Se a sua ocupação não for regulamentado por uma província ou território, ainda assim ela pode ser regulamentada federalmente (por exemplo, mecânico de aviões). Você pode descobrir quem regulamenta a sua ocupação visitando o site do Canadian Information Centre for International Credentials .

QUER SABER AS SUAS CHANCES DE VIVER NO CANADÁ? contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Educação formal para FSTC

Não há obrigatoriedade de formação para candidatos dentro da categoria Federal Skilled Worker Class (FSWC), no entanto, atente que a maioria das ocupações exigem uma especialização na área.

Para somar pontos CRS no Express Entry, no entanto, quanto maior o grau de formação do aplicante, mais pontos somará, aumentando as chances de receber um convite para ser residente permanente no Canadá.

Experiência prévia para FSTC

Aqueles que apresentarem certificado de qualificação emitido por uma autoridade provincial ou federal competente, na profissão de comércio especializado especificada no pedido de visto de residente permanente, não precisam comprovar experiência de trabalho prévia para poderem se inscrever no Federal Skilled Trades Class (FSTC),

Para aqueles que não possuem certificação provincial, é necessário preencher um dos requisitos:

  • Ter oferta de trabalho ou estar trabalhando para um empregador, com LMIA positivo, na ocupação declarada no perfil do Express Entry ou
  • Estar trabalhando para um empregador com um Open Work Permit na ocupação declarada no perfil do Express Entry ou
  • Ter oferta de trabalho full-time, de pelo menos 1 ano após obter a residência permanente na ocupação declarada no perfil do Express Entry ou
  • ter experiência de trabalho de ao menos dois anos em período integral (6h/dia) ou equivalente, após receber a certificação para desempenhar o trabalho.

Para trabalhadores que estejam no Canadá sob acordos internacionais entre países, as condições são um pouquinho diferentes. Verifique isso.

Proficiência em idioma para FSTC

Para poderem se inscrever no Federal Skilled Trades Class (FSTC), é necessário atingir a pontuação mínima para o Canadian Language Benchmark (CLB e NCLC) em inglês ou francês.

Você precisará fazer um dos testes de inglês ou francês indicados pelo governo canadense e precisará obter ao menos CLB ou NCLC 5 nas habilidades “ouvir” e “falar”, e CLB ou NCLC 4 nas habilidades “ler” e “escrever”. Para saber quais seriam as notas mínimas em cada um dos testes, clique aqui. Verifique a disponibilidade de cada teste durante a pandemia clicando aqui.

Prova de fundos para FSTC

A comprovação de fundos é dispensável para aqueles que têm uma oferta de trabalho ou que já estão trabalhando no Canadá com alguma espécie de Work Permit, para que possam se inscrever no Federal Skilled Trades Class (FSTC).

Para todos os demais, o montante depende do tamanho da família. Inclua:

  • você mesmo
  • seu cônjuge ou companheiro/a
  • seus filhos dependentes (menores de 22 anos e
  • filhos dependentes do seu cônjuge

Inclua seu cônjuge ou filhos dependentes, mesmo que sejam residentes permanentes ou cidadãos canadenses ou, ainda, que não indo para o Canadá com você.

Número de
membros da família
Fundos necessários
(em dólares canadenses)
1$ 12.960
2$ 16.135
3$ 19.836
4$ 24.083
5$ 27.315
6$ 30.806
7$ 34.299
Para cada membro adicional da família$ 3.492

Tem dúvidas? Fale conosco. Preencha o formulário abaixo, especifique a sua dúvida e teremos prazer em responder.

Fonte: https://laws-lois.justice.gc.ca/eng/regulations/SOR-2002-227/page-21.html#h-686972

Disclaimer: As informações contidas nesse artigo foram extraídas do site oficial do governo canadense http://www.canada.ca. De tempos em tempos, o governo canadense faz alterações na lei de imigração, as quais podem ter ocorrido após a publicação desse artigo e, portanto, podem não ter sido atualizadas em nossa página. Antes de se comprometer com seus planos, faça a devida confirmação no site oficial ou entre em contato conosco.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria no planejamento e execução de programas de estudo, trabalho e residência permanente no Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: