Como funciona o Express Entry?

Entenda o Express Entry

Como funciona o Express Entry? É um sistema de seleção de imigrantes do governo canadense projetado para selecionar trabalhadores qualificados para imigração no Canadá. É um processo totalmente eletrônico que envolve o governo federal, governos provinciais e empregadores canadenses. 

O Express Entry não é um programa de imigração em si, mas um sistema usado pela Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) para selecionar candidatos à residência permanente usando os seguintes programas de imigração econômica:

  • Federal Skilled Worker Class – para profissionais que possuem instrução de nível superior (técnico ou acadêmico), que atuam em profissões denominadas High Skilled e que não possuam experiência de trabalho canadense.
  • Federal Skilled Trades Class – para profissionais técnicos de determinadas especialidades chamadas trades, que tenham experiência profissional mínima de 2 anos.
  • Canadian Experience Class – para profissionais que possuem instrução de nível superior (técnico ou acadêmico), que atuam em profissões denominadas High Skilled e que comprovem experiência de trabalho canadense.
  • parte dos Programas provinciais (PNPs) – As províncias canadenses buscam preencher as necessidades de sua economia emitindo convites para pessoas que aceitem se comprometer a viver e trabalhar nelas. Sua experiência profissional ou comercial pode ajudá-lo a se qualificar para uma série de fluxos de imigração comercial dos programas provinciais (PNPs). 

Os candidatos elegíveis a migrar para o Canadá poderão criar um perfil no Express Entry. Logo, o primeiro passo a ser tomado deve ser determinar sua elegibilidade para um desses programas. Nós podemos fazer essa avaliação para você, sem compromisso. Entre em contato e solicite o envio do formulário de avaliação.

QUER SABER AS SUAS CHANCES DE VIVER NO CANADÁ? contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Se você é for elegível, poderá criar o seu perfil no sistema de imigração. Se você não for elegível, poderá trabalhar para aumentar as suas qualificações e mudar esse status.

Critérios de elegibilidade para se candidatar à residência permanente

Os critérios utilizados são: idade, fluência no primeiro e segundo idiomas, qualificação profissional, experiência de trabalho, e a combinação entre esses critérios.

São fatores opcionais, mas que ajudam na pontuação: ter estudado no Canadá, possuir experiência de trabalho no Canadá, falar francês e ter irmão ou irmã vivendo no país como residentes permanentes ou que sejam cidadãos, trabalhar em uma ocupação listada em um fluxo de demanda provincia, ter recebido uma oferta de emprego ou um convite de uma província.

Quais são os requisitos mínimos para se candidatar à residência permanente?

Idioma

De modo geral, para conseguir receber um convite para ser residente permanente no Canadá a partir de seu país, pessoas cuja profissão exige formação técnica ou nível superior têm que comprovar proficiência em inglês ou francês em nível intermediário/avançado.

Profissões ligadas à operação ou manutenção de máquinas pesadas, algumas áreas da construção, eletricistas, equipamentos de aquecimento e refrigeração, soldadores, perfuração de óleo e gás, instalação de canos e dutos, cozinha industrial ou comercial, açougue, motoristas de caminhão, que são as profissões chamadas trades, necessitam apenas de proficiência intermediária.

Comprovação financeira

Pessoas que não tenham uma oferta de emprego no Canadá necessitam comprovar possuírem economias para se estabelecerem no país. O montante, em dólares canadenses, varia com o número de pessoas na família: 1 pessoa: $12,669. Se houver cônjuge, acrescente $3,100. Para cada filho, mais $3,600. Esse é o valor mínimo.

Experiência profissional

A experiência profissional mínima depende da área de atuação. Profissionais que atuam em áreas que exigem nível técnico ou superior precisam comprovar 1 ano de experiência. Os que trabalham em trades precisam comprovar 2 anos.

PRECISA DE ORIENTACÃO? FALE CONOSCO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Criação de perfil no Express Entry – expressão de interesse para residência permanente

Candidatos elegíveis, ou seja, aqueles que preenchem os requisitos mínimos, recebem uma autorização eletrônica para criar um perfil no site da imigração canadense. A criação desse perfil atribuirá uma pontuação a esse candidato (e à sua família). A partir desse momento, é só esperar.

Quinzenalmente, o governo Canadense convida os candidatos melhor ranqueados para apresentarem os seus documentos, comprovando a sua elegibilidade e as declarações feitas em seu perfil. São emitidos cerca de 7500 convites por mês.

Os candidatos que receberam os convites e comprovaram suas condições podem, então, iniciar o processo de obtenção da residência permanente.

Pontuação do Express Entry – CRS

O CRS – Comprehensive Ranking System é a forma como são atribuídos os pontos que ranqueiam os candidatos.

A linha de corte que define quem será convidado depende da qualidade dos candidatos no pool e, portanto, é volátil: hoje (11/09/2019) está em 463 pontos, mas já esteve em 413.

São convidados os candidatos que tenham pontuação igual ou superior à linha de corte.

Como aumentar a sua pontuação?

Se você fizer uma simulação e não obtiver uma pontuação próxima à linha de corte que forneci, não desanime, há ainda duas maneiras de aumentar as chances de migração: ser convidado por uma província (PNP – 600 pontos a mais), conseguir uma oferta de emprego a partir de seu país (de 50 à 200 pontos a mais) ou cursar um programa de estudo no Canadá (confere experiência canadense, aumento da pontuação na proficiência em inglês ou francês, 15 pontos adicionais por cursos de 1 à 2 anos de estudo e 30 pontos para cursos de 3 ou mais anos de estudo).

Se você deseja buscar um emprego a partir do seu próprio país, leia o artigo “Trabalho no Canadá“.

Se você pensa em migrar através do estudo, leia o artigo desta página sobre Imigração via estudo.

QUER ESTUDAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Tempo de processamento

Pessoas que desejam imigrar a partir de seu próprio país, devem optar por um dos dois primeiros programas federais e fazer uma simulação de sua pontuação. Percebendo que a pontuação é próxima à linha de corte, é necessário reunir a documentação necessária, fazer a inscrição no website do governo e torcer para receber o convite para ser residente permanente. As formalidades devem ser cumpridas em 60 dias e, em até 6 meses, se você quiser, a mudança acontece. Esse é o tempo máximo que os processos têm demorado.

Se você precisa de orientação sobre, vistos, prazos, documentos, procedimentos, saúde e educação, moradia, transporte etc, talvez você se interesse por uma de nossas assessorias. Visite o nosso site www.canadaletsgo.com.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria no planejamento e execução de programas de estudo, trabalho e residência permanente no Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: