Express Entry aumentou pontuação de francófonos

Ontem, o ministro da imigração canadense, Marco EL Mendicino, anunciou que o principal sistema de imigração do país, o Express Entry , aumentou a pontuação de francófonos. Ou seja, pessoas que falam francês terão suas chances de obter a residência permanente no Canadá ampliadas.

O Express Entry é um sistema online, criado em 2015, usado para gerenciar os pedidos de residência permanente de trabalhadores qualificados. Tem validade em todas as províncias, exceto Quebec, que possui o seu próprio sistema de seleção de residentes permanentes.

Residência permanente para francófonos

Buscando mudar a imagem de que Quebec é a única província francófona do país, desde 2013, o governo Canadense vem ostensivamente implantando o ensino bilíngue em inglês e francês nas escolas, mostrando que a nação possui de fato dois idiomas oficiais. 

Em sintonia com o próprio discurso, em 2017, o Express Entry passou a conferir pontos a candidatos a imigração com fluência em francês. Em 2019, o governo assumiu o compromisso de atingir a meta de 4,4% de admissões de imigrantes de língua francesa fora de Quebec até 2023.

Simultaneamente, as províncias vêm consistentemente incrementando seus programas de imigração – os PNPs – incluindo streams exclusivos para francófonos.

Pontos adicionais para francófonos

Embora a estratégia venha surtindo efeito, dados recentes indicam que as ferramentas de seleção existentes não serão suficientes para alcançar o objetivo até 2023. Conceder pontos adicionais a candidatos com alta proficiência no idioma francês, via Express Entry, pode auxiliar o governo a atingir o alvo proposto.

Com a mudança anunciada, candidatos que falam francês e avaliados com NCLC 7 ou acima terão seus pontos aumentados de 15 para 25 no Comprehensive Ranking System (CRS). Já os candidatos bilíngues que obtiverem NCLC igual ou acima de 7 em francês e CLB igual ou acima de 5 em inglês terão um aumento de 30 para 50 pontos no Comprehensive Ranking System (CRS).

Avaliando a proficiência em idioma

Como saber se você terá direito aos pontos adicionais para francófonos? Entenda o que são CLB e NCLC em nosso artigo Proficiência nos idiomas – CLB ou NCLC e realize um dos testes reconhecidos pela imigração para saber se a sua nota te dará a pontuação extra.

Não sabe quais são os testes de proficiência exigidos e onde realizá-los? Leia o nosso artigo IELTS – CELPIP – TEF – TCF.

Express Entry aumentou pontuação de francófonos

Citação

“Apoiar o desenvolvimento das comunidades de minorias francófonas fora de Quebec faz parte do plano deste governo para crescimento econômico e prosperidade de longo prazo em todo o país. Também é a coisa certa a fazer para ajudar a apoiar as comunidades francófonas em todo o Canadá. Continuaremos a atrair imigrantes francófonos para garantir que as comunidades minoritárias francófonas floresçam. ” 

– O Senhor Marco EL Mendicino, PC, MP, Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania

Fatos rápidos

  • Em 2019, a porcentagem de imigrantes francófonos admitidos no Canadá, em outras províncias que não sejam Quebec, atingiu 2,82%, um aumento em relação aos anos anteriores. Também vimos aumentos na proporção de francófonos convidados a se inscrever a cada ano. Essa proporção atingiu 5,6% em 2019, diante de 4,5% em 2018.
  • De 2003 a 2019, mais de 60.000 imigrantes de língua francesa foram admitidos no Canadá em comunidades fora de Quebec, cerca de 8.465 só em 2019. 
  • Sob o Plano de Ação para Línguas Oficiais – 2018-2023: o IRCC está investindo $ 40,8 milhões ao longo de 5 anos para apoiar a consolidação de um caminho de integração francófona e desenvolvimento de políticas horizontais.
  • Sob o Acordo Canadá-Quebec, Quebec estabelece seus próprios níveis de imigração.

Como podemos te ajudar?

Somos uma empresa que auxilia indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá, por conta própria.

Conosco, você compreenderá todos passos da transição entre países e os aspectos desses processos. O objetivo é traçar um planejamento, criar um cronograma e conduzi-lo/a por cada etapa. Orientamos sobre custo de vida, educação, moradia, saúde, mercado de trabalho, saída fiscal do país e impostos (genericamente), e muito mais. Nossa assessoria possibilita uma transição mais suave e segura, aumentando a assertividade das decisões e mantendo a autonomia nas mãos do candidato.

Além disso, para aqueles que desejam estudar no Canadá, fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino, o que nos permite oferecer programas de estudo com PGWP exatamente dentro do seu perfil. Essa assessoria não terá custo para você.

Entre em contato conosco, sem compromisso, ou visite o nosso website oficial www.canadaletsgo.com.

Disclaimer: As informações contidas nesse artigo foram extraídas do site oficial do governo canadense http://www.canada.ca. De tempos em tempos, o governo canadense faz alterações na lei de imigração, as quais podem ter ocorrido após a publicação desse artigo e, portanto, podem não ter sido atualizadas em nossa página. Antes de se comprometer com seus planos, faça a devida confirmação no site oficial ou entre em contato conosco. A Canada Let’s Go é uma empresa de assessoria em imigração e não uma consultoria.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Fonte: Pontos adicionais na entrada expressa para ajudar a aumentar a imigração francófona fora de Quebec

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: