Ex-estudantes terão chance única de solicitar outro PGWP

A pandemia vem apresentando uma miríade de desafios para os estudantes internacionais. Para muitos titulares de um Post Graduation Work Permit (PGWP), a interrupção causada pela pandemia e a incerteza prejudicariam as suas chances de obter a experiência de trabalho de que necessitam para se candidatarem à residência permanente, se o governo do Canadá não estivesse disposto a criar novas políticas para ajudar ex-alunos internacionais a alcançarem seus objetivos. Em decisão inédita, ex-estudantes terão chance única de solicitar outro PGWP.

Se você não sabe o que é PGWP, clique aqui antes de continuar

Motivações do governo canadense

Em 1971, havia 6,6 pessoas em idade produtiva para cada idoso. Existem atualmente 3 trabalhadores para cada canadense aposentado, mas em 2035, haverá apenas 2 trabalhadores para cada aposentado. Sem os imigrantes para ajudar a sustentar as necessidades de uma população em envelhecimento, os canadenses mais jovens acabarão pagando mais por pessoa para fornecer os mesmos benefícios.

Os estudantes internacionais contribuem com mais de CND$ 21 bilhões, anualmente, para a economia canadense, o que vem impulsionando o desenvolvimento das comunidades locais. Por esse motivo, o governo tem feito esforços significativos para incentivar os estudantes internacionais a se estabelecerem permanentemente no Canadá, à medida que ajudam a criar empregos e preencher a escassez de mão de obra para que as economias locais possam prosperar, além de dar sustentação ao sistema previdenciário.

O perfil dos imigrantes é de forte capital intelectual e alto potencial para produzir riquezas; trazem diferentes habilidades de trabalho e linguagem, que são reforçados pelo estudo no Canadá e experiência de trabalho. Portanto, eles acabam por ficar bem posicionados para solicitar o status de residente permanente.

Mais de 58.000 graduados se inscreveram com sucesso para imigrar permanentemente em 2019, e suas decisões de permanecer no Canadá ajudarão a enfrentar os desafios demográficos gritantes existentes no país.

Declaração do Honorável Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania Marco E. L. Mendicino:

“Seja como enfermeiros na linha de frente da pandemia ou como fundadores de algumas das start-ups mais promissoras, os estudantes internacionais estão retribuindo às comunidades em todo o Canadá à medida que continuamos a lutar contra a pandemia. Seu status pode ser temporário, mas as contribuições dos estudantes internacionais são duradouras. Essa nova política significa que jovens estudantes do exterior que estudaram aqui podem ficar e encontrar trabalho, garantindo que o Canadá atenda às necessidades urgentes de nossa economia hoje e amanhã. Nossa mensagem para os estudantes internacionais e graduados é simples: não queremos apenas que você estude aqui, queremos que você fique aqui.”

Chance única de solicitar outro PGWP

Para a maioria dos candidatos, a experiência de trabalho adquirida ao longo do PGWP é fundamental para o sucesso dos planos de imigração permanente. Eles sabem que, por lei, um estudante internacional só pode solicitar o Post Graduation Work Permit uma vez na vida e precisam aproveitar a oportunidade.

Para esses estudantes, as limitações de movimentação e demissões provocadas pela pandemia poderiam ter um efeito desastroso em todo o planejamento, se o Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania (IRCC), Marco EL Mendicino, não tivesse anunciado que os ex-estudantes terão essa chance única de solicitar outro PGWP.

Segundo ele, “cidadãos estrangeiros no Canadá afetados pela pandemia com PGWP vencido ou a vencer terão uma chance única de solicitar outra autorização de trabalho. Essa autorização será válida por 18 meses e permitirá que ex-alunos internacionais permaneçam no Canadá, continuem procurando emprego e construam seu futuro” ali.

O IRCC estima que até 52.000 graduados com PGWPs expirados ou em vias de expiração se beneficiarão da decisão. Dos quase 61.000 titulares de PGWP cuja autorização de trabalho expirou entre janeiro e dezembro de 2020, cerca da metade já se tornou residente permanente ou tem um pedido de residência permanente em processamento.

Quem terá direito a essa chance única

Para aproveitar essa chance única de se candidatar a uma autorização de trabalho aberta, o candidato deve:

  • ter um PGWP que expirou em ou após 30 de janeiro de 2020, ou um PGWP que expirou em 4 meses ou menos a partir da data de aplicação
  • ainda estar no Canadá
  • ter um status temporário válido ou estão com inscrição aberta para restaurar o status

Em 27 de janeiro de 2021 o IRCC irá liberar mais informações sobre como os ex-estudantes internacionais devem proceder e nós atualizaremos esse artigo com as novidades, mas já se sabe que as inscrições estarão abertas de 27 de janeiro a 27 de julho de 2021. Aguarde!

Como podemos te ajudar?

Auxiliamos indivíduos e famílias a se mudar para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e personalizadas, e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.

Conosco, você compreenderá todos passos da transição entre países e os aspectos desses processos. O objetivo é traçar um planejamento, criar um cronograma e conduzi-lo/a por cada etapa. Orientamos sobre custo de vida, educação, moradia, saúde, mercado de trabalho, saída fiscal do país e impostos (genericamente), e muito mais. Nossa assessoria possibilita uma transição mais suave e segura, aumentando a assertividade das decisões e mantendo a autonomia nas mãos do candidato.

Além disso, para aqueles que desejam estudar no Canadá, fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino, o que nos permite oferecer programas de estudo elegíveis ao PGWP exatamente dentro do seu perfil. Essa assessoria não terá custo para você.

Entre em contato conosco, sem compromisso, ou visite o nosso website oficial www.canadaletsgo.com.

Fonte: De: Immigration, Refugees and Citizenship Canada Comunicado de imprensa – Ottawa

Disclaimer: As informações contidas nesse artigo foram extraídas do site oficial do governo canadense http://www.canada.ca. De tempos em tempos, o governo canadense faz alterações na lei de imigração, as quais podem ter ocorrido após a publicação desse artigo e, portanto, podem não ter sido atualizadas em nossa página. Antes de se comprometer com seus planos, faça a devida confirmação no site oficial ou entre em contato conosco. A Canada Let’s Go é uma empresa de assessoria em imigração e não uma consultoria.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Theme: Overlay by Kaira
2021 Powered by Canada Let's Go
%d blogueiros gostam disto: