O Canadá é um dos destinos mais procurados pelos estudantes internacionais. Possui algumas das melhores instituições de ensino do mundo, oferece uma experiência única de vida estudantil, além de chances relevantes de obtenção da residência permanente. Mas, não podemos tampar o sol com a peneira; nem todos as pessoas podem se dar ao luxo de se dedicar somente aos estudos. O estudante precisa ser capaz de se sustentar no país, sem depender completamente das suas reservas financeiras. Esse artigo tem o objetivo de mostrar ao estudante internacional como encontrar um trabalho enquanto estuda no Canadá.
Despesas dos estudantes enquanto estudam no Canadá
Ok, todos nós sabemos que estudar no Canadá vem sendo, há anos, um fantástico trampolim para que famílias inteiras obtenham a residência permanente no Canadá. Então, falar sobre despesas específicas é bastante complexo tendo em vista as diferentes estruturas para os variados perfis, sejam pessoas solteiras, casais ou famílias completas.
É certo que os estilos de vida são muito diferentes: estudantes solteiros costumam morar em um homestay ou em dormitório (chamado residency) da própria instituição. Os estudantes que levam a sua família consigo costumam alugar casas por “long term” (por ao menos 1 ano).
As despesas variam, já que, em um homestay, o valor desembolsado mensalmente é fixo e o estudante só precisa arcar com suas despesas pessoais. Já os gastos com uma casa completa incluem, além do aluguel fixo, luz, gás, manutenção, alimentação etc.
Para busca de homestay, eu gosto muito do site Homadorma porque é possível conversar com o host antes de efetivamente realizar a contratação, os locais são vistoriados pela marca e você tem direito a trocar de moradia até 1 semana após chegar, se não gostar. Mas há inúmeros outros sites que anunciam homestay. Google it!
No caso de aluguel long term, o nosso leitor poderá encontrar esses detalhes discriminados em nosso artigo Alugar imóvel no Canadá.
Além do aluguel de um local para morar, todos têm em comum a anuidade do curso (tuition + taxas), livros didáticos, alimentação (quando não contratada juntamente com a moradia, nos casos de homestay), transporte, guloseimas e algum lazer, porque ninguém é de ferro!
Para os gastos com transporte, alimentação e lazer, recomendamos pesquisar no site Numbeo, que é bastante atualizado. Ele é tão completo, que é possível comparar o custo de vida de inúmeras cidades canadenses. Atente à informação sobre o poder de compra relativo, pois custo alto frequentemente vem com salários mais altos. Planilhe sua projeção de despesas e receitas.
Elegibilidade para trabalhar enquanto estuda no Canadá
Tipo de programa de estudo
Felizmente, os estudantes internacionais no Canadá têm a opção de trabalhar se estiverem matriculados em um programa de estudo em uma instituição de ensino pós-secundária designada (DLI). O programa de estudo deve levar a uma certificação profissional (certificate, diploma, advanced diploma, degree, post-degree, master, Ph.D).
Duração do programa de estudo
Para poder trabalhar no Canadá enquanto estuda, é necessário estar matriculado em um programa de mais de seis meses de duração em uma instituição de nível superior, que não seja um curso de idiomas ou um pathway.
Se o estudante pretender trabalhar no Canadá após finalizar os estudos, recomendamos os programas com mais de oito meses de duração (necessário checar as outras variáveis clicando aqui), para que seja elegível ao PGWP, além de, em caso de famílias, conceder o Study Permit para filhos e Open Work Permit para os cônjuges.
Quer estudar e trabalhar no Canadá? Entre em contato, sem compromisso! WhatsApp-nos: 11 98201.2347 ou e-mail-nos contato@canadaletsgo.com Gostaria de uma avaliação de perfil gratuita? Clique aqui , nós podemos te ajudar!
Trabalhe enquanto estuda no Canadá
Estudante: como encontrar trabalho no Canadá?
Criando um currículo
No Canadá, os currículos são personalizados para a vaga a qual o trabalhador está se candidatando. Se você não tem certeza de como criar o seu, faça o download gratuito do livro “Como criar um currículo canadense e se sair bem nas entrevistas de emprego” clicando aqui.
Recomendamos que aqueles que têm experiência de trabalho limitada, destaquem todos os seus pontos fortes, habilidades e experiências – incluindo trabalho remunerado e não remunerado, atividades extracurriculares e experiência de voluntariado. Isso pode incluir trabalho não remunerado feito para uma empresa familiar.
Não é necessário incluir informações pessoais como idade, estado civil, nacionalidade, status do visto, número do seguro social ou foto.
Documentos
Social Insurance Number
Além de estar matriculado em um programa de estudo elegível e ser portador de um Study Permit válido, para poder ser contratado por um empregador no Canadá é necessário apresentar o Social Insurance Number (SIN), um número exclusivo de nove dígitos atribuído pelo Service Canada. Ele permite que o governo rastreie o histórico de empregos no Canadá e garanta que as pessoas estejam pagando o nível correto de imposto de renda, bem como as horas trabalhadas. Todos que trabalham no Canadá devem ter um, sejam eles cidadãos canadenses , residentes permanentes ou residentes temporários (caso dos estudantes internacionais).
Se, ao passar pela imigração canadense, logo após desembarcar no país, você não receber o seu SIN, clique aqui veja como solicitar um. Sem esse documento, você não consegue abrir conta em banco, tirar carteira de motorista, declarar imposto de renda e, lógico, ser contratado.
Work Permit
A permissão de trabalho (Work permit) separada não é necessária quando o programa de estudo não possui um componente de trabalho atrelado, como é o caso do co-op. O Study Permit já traz a informação da permissão de trabalho relativa às 20 horas semanais.
Caso o seu programa de estudo preveja um co-op, você precisará de um Work Permit separado porque terá que trabalhar, de forma full-time, como pré-requisito de graduação. O profissional especialista em visto que te auxiliar saberá informar, fique tranquilo/a. Deixo a indicação do Alexandre Pedrosa, que vem nos dando 100% de aprovação de vistos nos últimos 5 anos! Não recebemos comissão por qualquer indicação, não temos links patrocinados em nossos artigos!
Quais são os limites?
Os estudantes internacionais devem esperar até que seu programa de estudo tenha começado antes de serem elegíveis para trabalhar. Por exemplo: se eles chegarem no verão antes do início do programa, não poderão trabalhar até a primeira aula em setembro.
Eles podem trabalhar até 20 horas por semana durante o período escolar e em período integral durante os intervalos acadêmicos programados, como Winter break e durante as férias de verão. Também podem ter mais de um emprego enquanto estudam no Canadá. O trabalho pode ser on campus ou off-campus.
Nota: Há pouco tempo, o governo canadense liberou provisoriamente esse limite de tempo até dezembro de 2023, inclusive durante as aulas, mas ainda não temos notícias de que tenha se tornado permanente. Então, vá ao Service Canada mais próximo da sua casa e verifique a informação.
Está pensando em estudar no Canadá e precisa de ajuda para planejar? Tem um plano de ação, mas não tem certeza de que é sólido? Fale conosco, sem compromisso. Se quiser que façamos a sua avaliação de perfil para elegibilidade ao visto e às instituições canadenses, clique aqui.
Onde os estudantes internacionais podem encontrar trabalho de meio período no Canadá?
A maioria dos estudantes internacionais escolhe morar no campus ou próximo a ele, por isso faz mais sentido procurar empregos nas proximidades para reduzir o tempo e o custo do deslocamento (os custo dos meios de transporte nos países desenvolvidos tem proporção bem maior do que estamos acostumados no Brasil).
Os empregos no campus (on campus) são anunciados de várias maneiras. Na maioria das vezes, eles são encontrados em quadros de empregos ao longo dos corredores, nos centros acadêmicos, no setor responsável por carreiras dentro da instituição ou em feiras de empregos internas.
A maior parte da procura de emprego fora do campus (off-campus) é feita online. O JobBank possui um banco de dados incrível sobre perspectivas e salários por ocupação, além de listar cargos de meio período adequados aos estudantes internacionais.
LinkedIn e Indeed são sites populares para candidatos a emprego no Canadá. Existem vários sites de empregos no Canadá para ajudar a iniciar sua pesquisa. Alguns dos mais populares incluem:
Pesquise as Job Fairs espalhadas pelo Canadá em: https://www.jobscanadafair.com/
Quanto os estudantes internacionais recebem?
Todas as províncias canadenses têm um salário mínimo e os estudantes internacionais devem esperar ganhar isso como uma taxa mínima por hora. Qualquer coisa acima disso depende do empregador.
O salário para garçons e bartenders, no Canadá, é normalmente inferior ao salário mínimo e varia de acordo com a província. No entanto, no Canadá, é comum que os clientes de bares e restaurantes dêem gorjeta de 10% a 20% do valor da conta. Em muitos casos, quem trabalha na indústria de restaurantes pode ganhar mais dinheiro do que quem ganha o salário mínimo completo.
Trabalho após a graduação
Uma vez que um estudante internacional tenha concluído seu programa de estudo, ele pode ser elegível para trabalhar em tempo integral no Canadá, obtendo uma Permissão de Trabalho de Pós-Graduação (PGWP). Não deixe de checar as condições necessárias para se manter trabalhando no Canadá após a graduação.
O PGWP existe para ajudar os estudantes internacionais a obterem experiência de trabalho adicional, fundamental para quem busca a residência permanente e já passou dos 30 anos.
Como podemos te auxiliar?
SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA ESTUDANTIL!
Há seis anos a Canada Let´s Go vem auxiliando indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.
Fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino canadenses e mais de 15 mil programas de estudo, o que nos permite oferecer programas de estudo exatamente dentro do seu perfil e objetivos.
Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.
Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos as orientações para a transição.
Conheça também a modalidade de atendimento que foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida. Você pode checar os escopos das nossas modalidades de assessoria estudantil clicando aqui.
Entre em contato pelo nosso WhatsApp 11 98201-2347 ou e-mail ou contato@canadaletsgo.com, sem compromisso.
Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!
Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.
PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR ou VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em ou contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:
Imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/as-pessoas-discutem-sobre-graficos-e-taxas-3184292/