Equivalência de credenciais pelo WES

Equivalência de credenciais pelo Wes

O World Education Services (WES) é designado pela Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) para fornecer Equivalência de Credenciais (ECA) para graus e diplomas obtidos fora do Canadá. Dentre outras funções, ela é utilizada como documento comprobatório para os processos de imigração permanente, para comprovar a sua elegibilidade a alguns cursos (mestrado, doutorado, Ph.D.) e para requerer a validação de credencial. Preparamos uma postagem para esmiuçar o procedimento de equivalência de credenciais pelo WES, o qual, recentemente, passou a aceitar cópias digitais de parte dos documentos. Confira:

A exceção aos médicos e farmacêuticos, que devem fazer essa avaliação em seus próprios agentes regulamentadores (você pode ler mais a respeito nos posts Equivalência de Credenciais e Equivalência ou Validação de Credenciais), todos os outros graduados podem realizar a equivalência de credenciais pelo WES.

Procedimento para realizar a equivalência de credenciais pelo WES para efeito de residência permanente:

Orientações iniciais

  • Cada indivíduo deve preencher um requerimento WES separado.
  • Somente programas de estudo finalizados, cuja credencial já foi emitida, podem ser avaliados para a inscrição no IRCC.
  • A WES não avalia estudos ocupacionais, qualificações comerciais, programas de desenvolvimento profissional de curto prazo ou experiência profissional.
  • Se parte de seu estudo para esta credencial foi concluída em uma instituição canadense, indique também o estudo canadense em uma entrada separada. Observe que, embora a WES não avalie credenciais canadenses, elas são necessárias para concluir sua avaliação.

Antes de entrar no site, você precisa entender quais são as credenciais sobre os quais você solicitará o ECA, para efeito de imigração. Ex:

  • Se você tem mestrado, doutorado ou Ph.D., basta enviar a credencial do título de maior graduação.
  • Para efeito de imigração, se você não tem mestrado, doutorado ou Ph.D., e possui mais de uma formação pós-secundária (ex.1: bacharelado e pós-graduação; ex.2: algum curso técnico com duração de mais de 900 horas e um bacharelado), envie ambos os documentos para ter concedida a pontuação equivalente no Express Entry.
  • Se você possui apenas um programa de estudo pós-secundário, utilize a documentação desse curso.
  • Se você cursou apenas o ensino médio, envie essa documentação. Cursos técnicos realizados durante o ensino médio não são vistos como um segundo programa de estudo, mas como um programa de nível secundário.

No passo 2 a seguir, você poderá verificar quais são os documentos específicos de cada credencial a ser providenciada para, então, poder iniciar o seu pedido.

Passo-a-passo para realizar a equivalência de credenciais pelo WES

1. Realize o cadastro no WES em https://applications.wes.org/createaccount/home/select-eval-type. Verifique no canto superior direito do site se você está WES Canadá. Caso não esteja, faça a troca no botão. Escolha a opção “ECA  Application for IRCC”, clique em “start  application” e preencha os campos solicitados para criar a sua conta.

2. Confira quais documentos você deverá providenciar referentes a cada uma das credenciais que você pretende realizar a equivalência em https://applications.wes.org/required-documents/.

3. Pague as taxas correspondentes ao serviço. Você pode verificar antecipadamente o preço do serviço e da entrega em https://www.wes.org/ca/evaluations-and-fees/eca/

4. Ao final, anote o seu número de referência WES. Ele deve estar na frente de todo e qualquer envelope que for enviado para o WES, inclusive o que a instituição de ensino onde você estudou fizer.

QUER ESTUDAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Entre em contato com a instituição de ensino onde você estudou:

5. Solicite antecipadamente uma cópia dos documentos – geralmente, histórico (pode ser enviada por e-mail).

5.1.    Envie a cópia digitalizada de cada um dos históricos e de cada um dos diplomas (que você pretenda realizar o ECA) para um tradutor juramentado e solicite o serviço. Ele irá devolver as suas cópias carimbadas e assinadas juntamente com as traduções.

5.2.    Faça o upload das traduções e da cópia do diploma na sua conta WES https://applications.wes.org/createaccount/login/login/

6. Imprima e preencha a primeira parte do arquivo https://applications.wes.org/OnlineApp/pdf/International_Transcript_Request.pdf .

7. Peça para quem for fazer o serviço na instituição preencher o que falta, assinar e marcar o item “Yes. The applicant’s academic records are attached to this form”.

8. Peça para a instituição colocar esse formulário junto com o original do histórico em um envelope timbrado, lacrado, com a assinatura do responsável sobre o lacre e/ou carimbo oficial da instituição.

Envelope wes
Modelo de endereçamento e fechamento do envelope para o WES

9. Peça para a instituição endereçar o envelope conforme a imagem acima, não esquecendo de anotar o seu número de referência WES.

10. Lembre-se de colocar o formulário do item 6 no envelope juntamente com o histórico original.

11. Verifique se a instituição poderá fazer o envio do seu histórico original diretamente para o WES.

Veja quem vai enviar o envelope com o histórico original

12. Após fazer o upload das traduções e se certificar de que os documentos foram enviados, aguarde pela notificação do WES indicando o recebimento do documento e o prazo para envio do resultado.

Você pode visualizar seu pedido WES a qualquer momento através de https://applications.wes.org/createaccount/login/login.

Depois de receber a confirmação de um serviço de courier de que os documentos foram entregues à WES, pode demorar até três dias úteis para a sua conta ser atualizada.

O WES se reserva o direito de enviar documentos para verificação. Quando a verificação for necessária, serão enviadas cópias dos documentos à instituição acadêmica que os emitiu com uma solicitação para que eles sejam autenticados. Sua avaliação será colocada em espera até que a instituição responda ao WES.

Após a conclusão da avaliação, você pode visualizar e acompanhar quando o relatório será entregue a você (essa opção estará disponível apenas se você tiver selecionado uma opção de remessa rastreável).

Exemplo de avaliação de credencial pelo WES
Exemplo de avaliação de credencial pelo WES

O serviço de atendimento ao cliente da WES está disponível pelo telefone (+1) 416-972-0070 (somente Canadá) e e-mail https://www.wes.org/ca/contact-us/. Inclua seu número de referência WES em todas as comunicações.

Você encontrará essa e outras informações nos guias oficiais do WES. Você pode fazer o download diretamente do site clicando aqui.

Disclaimer: As informações contidas nesse artigo foram extraídas do site oficial do governo canadense http://www.canada.ca. De tempos em tempos, o governo canadense faz alterações na lei de imigração, as quais podem ter ocorrido após a publicação desse artigo e, portanto, podem não ter sido atualizadas em nossa página. Antes de se comprometer com seus planos, faça a devida confirmação no site oficial ou entre em contato conosco.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria no planejamento e execução de programas de estudo, trabalho e residência permanente no Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: