Equivalência de Credenciais – Canadá

A equivalência de credenciais ou ECA (Equivalency Credencial Assessment) é utilizada como documento comprobatório para os processos de imigração permanente, para comprovar a sua elegibilidade a alguns cursos (mestrado, doutorado, Ph.D.) e para requerer a validação de credencial.

Você já deve ter visto um sem-número de artigos com o mesmo título, com variações de orientação que devem estar te deixando confuso/a. Isso não significa que as informações estão erradas, mas, provavelmente, desatualizadas. Por isso, a minha recomendação é que você vá diretamente à fonte, pois, com o aumento da demanda, essas organizações vêm fazendo adaptações nos formatos desses requerimentos de forma agilizar a emissão dos ECAs. Esse artigo tem o objetivo de informar as diretrizes básicas para você saber o que e onde procurar e não elimina a visita ao site oficial.

Onde fazer a equivalência de credenciais

O Canadá tem uma lista de entidades através das quais você poderá realizar a equivalência das suas credenciais:

Se a sua ocupação pertence à área da Medicina ou da Farmácia, a sua equivalência deve ser feita via conselho:

Tipos de avaliação

Entenda qual é o tipo de avaliação que você deverá solicitar:

  • Educational Credential Assessment (ECA) é utilizado para fins de imigração, é o mais simples pois diz apenas o nome do curso equivalente ao que fez no Brasil.
  • Document-by-Document – este documento é praticamente igual ao primeiro, e é o mais indicado para fornecer aos empregadores como prova de formação.
  • Course-by-Course – Este é mais completo e informa não apenas o curso, mas todas as cadeiras cursadas e suas respectivas notas e cargas horárias, é o documento necessário para realizar a validação do seu diploma no Canadá (profissões regulamentadas).

Se você precisa do modelo ECA ou Document-by-document e já tem o Course-by-course é só pedir uma duplicata para o fim desejado. Caso já tenha os dois primeiros e deseje o course-by-course, basta pedir um upgrade e pagar a diferença de taxas online.

QUER SABER AS SUAS CHANCES DE VIVER NO CANADÁ? contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

A documentação tradicionalmente solicitada é:

  • Cópia autenticada do diploma,
  • Histórico escolar original,
  • Cópia do histórico escolar com o carimbo do tradutor,
  • Tradução juramentada do histórico escolar,
  • Tradução juramentada do diploma,
  • Formulário impresso preenchido, encontrado no site da organização avaliadora.

Preparação

Há algumas premissas que todas as organizações que avaliam as credenciais têm e eu as passarei para você aqui, mas recomendo que você confirme.

Providencie os documentos relativos ao seu mais alto grau de instrução. Ex:

  • Se você tem mestrado, doutorado ou Ph.D., basta enviar a credencial do título de maior graduação.
  • Para efeito de imigração, se você não tem mestrado, doutorado ou Ph.D., e possui mais de uma formação pós-secundária (ex: bacharelado e pós-graduação; algum curso técnico com duração de mais de 900 horas e um bacharelado), envie ambos os documentos para ter concedida a pontuação equivalente no Express Entry.
  • Se você possui apenas um programa de estudo pós-secundário, utilize a documentação desse curso.
  • Se você cursou apenas o ensino médio, envie essa documentação. Cursos técnicos realizados durante o ensino médio não são vistos como um segundo programa de estudo, mas como um programa de nível secundário.

Exigência do envio do documento original

Há algo que todas as organizações exigem, o solicitante não pode manusear o histórico original, ou seja, a ordem é que você faça o cadastro no site e solicite à instituição que envie os documentos diretamente para a entidade avaliadora. Caso instituição em que você estudou se recuse a fazer o envio, o seguinte recurso tem sido utilizado e vem funcionando:

Solicite à instituição entregue a você o histórico oficial com uma carta de endereçamento à organização avaliadora em papel timbrado, datado e assinado, em envelope lacrado da própria instituição e carimbado sobre o lacre.

A ideia é mostrar que o documento foi colocado pela instituição no envelope e nunca mais foi tocado.

Se você está indo estudar fora do Brasil e pretende solicitar a equivalência de credenciais a partir do Canadá, recomendo que leve esse envelope consigo e nunca mais o abra.

Esse documento ficará retido pela organização avaliadora, portanto, recomendamos que solicite 2 vias originais para que possa ficar com uma.

Opção de envio digital

O ICES, em British Columbia, aceita que o documento seja enviado digitalizado pela própria instituição, desde que o endereço de e-mail do remetente seja oficial e autorizado para isso. Deve conter a carta de endereçamento e os dados que ligam o documento ao cadastro no site da organização avaliadora.

QUER ESTUDAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Procedimento

  1. Pesquise a organização avaliadora de seu interesse para realizar o ECA das suas credenciais,
  2. Informe-se se a instituições onde você estudou poderá fazer o envio do seu histórico original diretamente para a organização avaliadora,
  3. Caso ainda não possua, solicite 1 diploma e 2 históricos à instituição (veja o formulário utilizado pelo WES para essa finalidade: https://applications.wes.org/OnlineApp/pdf/ca/InternationalTranscriptRequestPO.pdf),
  4. Enquanto aguarda a emissão dos documentos, realize o cadastro no site da organização avaliadora,
  5. Imprima e assine os documentos necessários segundo orientação do site e faça o pagamento do serviço,
  6. Vá à instituição, busque 1 histórico e 1 diploma e envie-os para tradução juramentada,
  7. (a) Caso a instituição faça o envio do histórico original diretamente, entregue a via impressa do item número 5 e solicite que o anexem ao histórico com uma carta de endereçada à organização avaliadora em papel timbrado, datado e assinado. Não esqueça de fornecer o endereço orientado no site! (b) Caso eles se recusem a fazer o envio, siga as instruções descritas em “Documento original” acima e receba o envelope lacrado.
  8. Coloque em um envelope: o documento impresso e assinado do item 5, as traduções juramentadas, a cópia do histórico carimbada pelo tradutor, a cópia autenticada do diploma e, caso a instituição não faça o envio do seu histórico, o envelope lacrado entregue por ela.
  9. Envie pelo correio para o mesmo endereço fornecido para a instituição e aguarde o resultado.

Custo

O custo varia com o número de documentos e com a entidade que fará a avaliação. De modo geral, uma avaliação para fins de imigração, o ECA simples, custa cerca de C$200 incluindo os C$85 relativos à taxa de envio internacional deles para você. Caso você esteja no Canadá, esse valor será menor.

Prazo

O prazo varia muito. Conheço quem tenha recebido a resposta em 1 mês e quem tenha esperado mais de 6 meses, não importa a organização avaliadora.

Prós e Contras

Antigamente, o IQAS demorava muitíssimo. Agora tem sido bem mais ágil a ponto de dar resultado em 2 semanas, mas não é a regra. Tenho visto as respostas voltarem entre 1 e 2 meses. Você pode fazer o download do uia deles aqui: https://pt.scribd.com/document/401910465/IQAS-ECA-guide

O WES é o mais famoso, mas não é o mais rápido. Acho-os muito organizados e os que fornecem o maior número de informações. O site é bastante completo com guia para download e eles ainda têm um excelente blog com orientações detalhadas.

O ICES tem a opção do envio eletrônico do histórico. Por algum motivo, as pessoas acabam por optar pela forma tradicional, não sei bem o motivo… O tutorial deles é bastante simples e claro. Gostei: https://www.bcit.ca/ices/eca/

O Icas tem um guia no mesmo estilo do ICES, simples e claro. Minha experiência trocando e-mail com eles não é nada boa, pois eles não leem direito a sua mensagem e insistem em responder a mesma coisa. Apenas enviando um histórico dos fatos consegui o que eu queria. Fora isso, nada a reclamar.

Não tenho experiência com o CES para poder opinar. Você encontrará o handbook deles aqui: https://www.cgfns.org/wp-content/uploads/CES_Instructions.pdf

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria no planejamento e execução de programas de estudo, trabalho e residência permanente no Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Fale conosco, sem compromisso. Clique em contato@canadaletsgo.com , WhatsApp-nos: 11 98201.2347 ou agende um bate-papo ! Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.