Equivalência de Credenciais – Canadá

A equivalência de credenciais ou ECA (Equivalency Credencial Assessment) é utilizada como documento comprobatório para os processos de imigração permanente, para comprovar a sua elegibilidade a alguns cursos (mestrado, doutorado, Ph.D.) e para requerer a validação de credencial.

Você já deve ter visto um sem-número de artigos com o mesmo título, com variações de orientação que devem estar te deixando confuso/a. Isso não significa que as informações estão erradas, mas, provavelmente, desatualizadas. Por isso, a minha recomendação é que você vá diretamente à fonte, pois, com o aumento da demanda, essas organizações vêm fazendo adaptações nos formatos desses requerimentos de forma agilizar a emissão dos ECAs. Esse artigo tem o objetivo de informar as diretrizes básicas para você saber o que e onde procurar e não elimina a visita ao site oficial.

Note que equivalência de credencial é diferente de validação de credencial e você pode ler a respeito clicando aqui.

Tipos de avaliação

Entenda qual é o tipo de avaliação que você deverá solicitar:

  • Educational Credential Assessment (ECA) é utilizado para fins de imigração, é o mais simples pois diz apenas o nome do curso equivalente ao que fez no Brasil.
  • Document-by-Document – este documento é praticamente igual ao primeiro, e é o mais indicado para fornecer aos empregadores como prova de formação.
  • Course-by-Course – Este é mais completo e informa não apenas o curso, mas todas as cadeiras cursadas e suas respectivas notas e cargas horárias, é o documento necessário para realizar a validação do seu diploma no Canadá (profissões regulamentadas).

Se você precisa do modelo ECA ou Document-by-document e já tem o Course-by-course é só pedir uma duplicata para o fim desejado. Caso já tenha os dois primeiros e deseje o course-by-course, basta pedir um upgrade e pagar a diferença de taxas online.

Estude no Canadá e aumente as suas chances de obter a residência permanente. Entre em contato!

A documentação tradicionalmente solicitada é:

  • Cópia autenticada do diploma,
  • Histórico escolar original,
  • Cópia do histórico escolar com o carimbo do tradutor,
  • Tradução juramentada do histórico escolar,
  • Tradução juramentada do diploma,
  • Formulário impresso preenchido, encontrado no site da organização avaliadora.
  • Cópia da folha de rosto do passaporte

Preparação

Há algumas premissas que todas as organizações que avaliam as credenciais têm e eu as passarei para você aqui, mas recomendo que você confirme.

Providencie os documentos relativos ao seu mais alto grau de instrução. Ex:

  • Se você tem mestrado, doutorado ou Ph.D., basta enviar a credencial do título de maior graduação.
  • Para efeito de imigração, se você não tem mestrado, doutorado ou Ph.D., e possui mais de uma formação pós-secundária (ex: bacharelado e pós-graduação; algum curso técnico com duração de mais de 900 horas e um bacharelado), envie ambos os documentos para ter concedida a pontuação equivalente no Express Entry.
  • Se você possui apenas um programa de estudo pós-secundário, utilize a documentação desse curso.
  • Se você cursou apenas o ensino médio, envie essa documentação. Cursos técnicos realizados durante o ensino médio não são vistos como um segundo programa de estudo, mas como um programa de nível secundário.

Tradução juramentada

Realize a tradução juramentada do diploma e histórico. Note que você precisa solicitar a tradução a partir de uma cópia idêntica ao documento que será enviado. Essa cópia será carimbada e assinada.

Isso significa que você não pode usar o histórico que você tem em casa para fazer a tradução e pedir para a instituição enviar um outro com aparência diferente.

Crie o seu perfil no site da organização que fará a equivalência de diploma

O Canadá tem uma lista de entidades através das quais você poderá realizar a equivalência das suas credenciais. Escolha uma, crie o seu perfil e siga as instruções. Nós temos um artigo sobre equivalência de credenciais pelo WES, o qual tem sido o mais rápido de todos. Vale a pena dar uma olhada.

Se a sua ocupação pertence à área da Medicina ou da Farmácia, a sua equivalência deve ser feita via conselho e você não deve seguir as orientações do artigo que citamos, ok?

Exigência do envio do histórico original

Uma vez criado o perfil no site da organização, será necessário pedir para a instituição de ensino enviar o histórico original para eles. Isso pode ser feito de forma física ou digital.

A ordem é que você faça o cadastro no site e solicite à instituição que envie os documentos diretamente para a entidade avaliadora. Isso é algo que todas as organizações exigem: o solicitante não pode manusear o histórico original.

Opção de envio digital

O ICES, em British Columbia, aceita que o documento seja enviado digitalizado pela própria instituição, desde que o endereço de e-mail do remetente seja oficial e autorizado para isso. Deve conter a carta de endereçamento e os dados que ligam o documento ao cadastro no site da organização avaliadora.

O WES, em Ontário, também aceita o envio da documentação de forma digital. Entretanto, é necessário que a instituição de ensino tenha cadastro junto ao WES. Inúmeras instituições brasileiras estão na lista, vale a pena conferir. Na data em que estou revisando esse artigo, o tempo de processamento do WES é o melhor de todos. Temos clientes que receberam o resultado em pouco menos de duas semanas!

Opção de envio físico

  1. A instituição deve fazer o envio do documento em envelope timbrado, lacrado, com assinatura e carimbo no lacre, sendo que o número de inscrição no site da organização que fará a equivalência deve estar escrito nesse envelope. A ideia é mostrar que o documento foi colocado pela instituição no envelope e nunca mais foi tocado.
  2. Caso instituição em que você estudou se recuse a fazer o envio, peça para a eles te entregarem o documento já dentro do envelope timbrado, lacrado, com assinatura e carimbo no lacre, sendo que o número de inscrição no site da organização que fará a equivalência deve estar escrito nesse envelope. Faça você mesmo o envio pelo correio ou empresa transportadora como DHL. Você pode ler mais sobre esse procedimento em lendo esse artigo que escrevemos sobre envio físico ara o WES. O procedimento é sempre o mesmo.

Se você está indo estudar fora do Brasil e pretende solicitar a equivalência de credenciais a partir do Canadá, recomendo faça logo a equivalência ou, então, que leve esse envelope consigo e nunca mais o abra.

Esse documento ficará retido pela organização avaliadora, portanto, recomendamos que solicite 2 vias originais para que possa ficar com uma.

QUER ESTUDAR E TRABALHAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Custo

O custo varia com o número de documentos e com a entidade que fará a avaliação. De modo geral, uma avaliação para fins de imigração, o ECA simples, custa cerca de C$200 incluindo os C$85 relativos à taxa de envio internacional deles para você. Caso você esteja no Canadá, esse valor será menor.

Prazo

O prazo varia muito. Conheço quem tenha recebido a resposta em 1 mês e quem tenha esperado mais de 6 meses, não importa a organização avaliadora.

Prós e Contras

Antigamente, o IQAS demorava muitíssimo. Agora tem sido bem mais ágil a ponto de dar resultado em 2 semanas, mas não é a regra. O problema é que eles têm zero flexibilidade. Se você fizer algo errado, essa equivalência pode demorar meses para sair. Você pode fazer o download do guia deles aqui: https://pt.scribd.com/document/401910465/IQAS-ECA-guide

O WES é o mais famoso e o mais rápido, atualmente. Acho-os muito organizados e os que fornecem o maior número de informações. O site é bastante completo com guia para download e eles ainda têm um excelente blog com orientações detalhadas. Como bônus, agora você pode fazer tudo digitalmente.

O ICES tem a opção do envio eletrônico do histórico. Por algum motivo, as pessoas acabam por optar pela forma tradicional, não sei bem o motivo… O tutorial deles é bastante simples e claro. Gostei: https://www.bcit.ca/ices/eca/

O Icas tem um guia no mesmo estilo do ICES, simples e claro. Minha experiência trocando e-mail com eles não é nada boa, pois eles não leem direito a sua mensagem e insistem em responder a mesma coisa. Apenas enviando um histórico dos fatos consegui o que eu queria. Fora isso, nada a reclamar.

Não tenho experiência com o CES para poder opinar. Você encontrará o handbook deles aqui: https://www.cgfns.org/wp-content/uploads/CES_Instructions.pdf

Veja como podemos te ajudar

SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA EM ESTUDO E IMIGRAÇÃO!

Se você quer estudar no Canadá

Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.

Nossa plataforma possui mais de 300 instituições de ensino canadenses. Você contará com a nossa expertise para escolher um programa de estudo que mais se adapte ao seu perfil e objetivos. Nosso trabalho sempre foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida.

Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos todas as orientações para a transição. Você pode checar o escopo da nossa assessoria estudantil clicando aqui. Entre em contato por e-mail ou WhatsApp, sem compromisso.

Se você quer obter a residência permanente

A Assessoria para Imigração é voltada para indivíduos e famílias que desejam aplicar para residência permanente por conta própria. Auxiliamos na criação de um plano de ação desde a contratação até o settlement. Você contará com a nossa expertise para obter informações e tomar decisões. Apresentamos aos nossos clientes todas as informações oficiais para que compreendam as opções e possam fazer escolhas de forma assertiva e consciente.

Não somos uma consultoria, mas uma assessoria do planejamento ao settlement. Não limitamos o número de consultas. Nosso compromisso é com o seu projeto de futuro. Saiba mais sobre a Assessoria para Imigração clicando aqui. Entre em contato por e-mail ou WhatsApp, sem compromisso.

Disclaimer: as informações contidas nesta publicação foram extraídas do site oficial canadense e são oferecidas apenas para fins informativos, e, como tal, não devem ser interpretadas como adendo à lei oficial. Embora tenhamos feito todos os esforços para apresentar informações precisas e confiáveis, devido às contínuas alterações nas políticas e/ou programas de imigração canadenses, informações incluídas nesta publicação podem não estar atualizadas quando forem lidas.  Por esse motivo, nos isentamos de qualquer responsabilidade por quaisquer erros, omissões ou inconsistências.  Você deve consultar http://www.canada.ca, o site oficial do governo canadense, e legislação correspondente antes de agir a partir de qualquer informação contida nesse artigo. Nada nesta publicação deve ser interpretado como aconselhamento.  

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

5 thoughts on “Equivalência de Credenciais – Canadá

  1. Olá, vocês sabem me informar se posso pagar somente 1 taxa para o IQAS e mandar meus docs + o do conjuge juntos, ou se deve ser enviado e pago separadamente?
    Muito obrigada por todas as informações, vocês com certeza tem o post mais completo sobre o assunto!

    1. Oi, Larissa. Cada indivíduo deve enviar o seu pacote e fazer o seu pagamento. Cada um de vocês terá um número específico no ICAS. Pelas últimas experiências dos meus clientes, eu recomendaria a utilização do ICES, caso a instituiçao aceite fazer o envio do histórico online. Do contrário, utilize o WES (https://canadaletsgo.blog/equivalencia-de-credenciais-pelo-wes/). O ICAS é mais chato e, em tempos de pandemia, quando o acesso às instituições por parte deles é mais complicado, eu não recomendo.
      Obrigada pelo elogio. Indique o nosso blog. Só postamos informação útil e de qualidade.
      Boa sorte!

    1. Obrigada, Camila! Nosso objetivo é fornecer informação de qualidade. É bom saber que estamos agradando. Fique à vontade para entrar em contato e fazer perguntas, sem compromisso. Teremos muito prazer em responder. Sucesso em seus planos e Canada Let’s Go!

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Theme: Overlay by Kaira
2021 Powered by Canada Let's Go
%d blogueiros gostam disto: