A equivalência de credenciais ou ECA (Equivalency Credencial Assessment) é utilizada como documento comprobatório para os processos de imigração permanente, para comprovar a sua elegibilidade a alguns cursos (mestrado, doutorado, Ph.D.) e para requerer a validação de credencial.
Você já deve ter visto um sem-número de artigos com o mesmo título, com variações de orientação que devem estar te deixando confuso/a. Isso não significa que as informações estão erradas, mas, provavelmente, desatualizadas. Por isso, a minha recomendação é que você vá diretamente à fonte, pois, com o aumento da demanda, essas organizações vêm fazendo adaptações nos formatos desses requerimentos de forma agilizar a emissão dos ECAs. Esse artigo tem o objetivo de informar as diretrizes básicas para você saber o que e onde procurar e não elimina a visita ao site oficial.
Note que equivalência de credencial é diferente de validação de credencial e você pode ler a respeito clicando aqui.
Tipos de avaliação
Entenda qual é o tipo de avaliação que você deverá solicitar:
- Educational Credential Assessment (ECA) é utilizado para fins de imigração, é o mais simples pois diz apenas o nome do curso equivalente ao que fez no Brasil.
- Document-by-Document – este documento é praticamente igual ao primeiro, e é o mais indicado para fornecer aos empregadores como prova de formação.
- Course-by-Course – Este é mais completo e informa não apenas o curso, mas todas as cadeiras cursadas e suas respectivas notas e cargas horárias, é o documento necessário para realizar a validação do seu diploma no Canadá (profissões regulamentadas).
Se você precisa do modelo ECA ou Document-by-document e já tem o Course-by-course é só pedir uma duplicata para o fim desejado. Caso já tenha os dois primeiros e deseje o course-by-course, basta pedir um upgrade e pagar a diferença de taxas online.
Está pensando em estudar no Canadá e precisa de ajuda para planejar? Tem um plano de ação, mas não tem certeza de que é sólido? Fale conosco, sem compromisso. Se quiser que façamos a sua avaliação de perfil para elegibilidade ao visto e às instituições canadenses, clique aqui.
A documentação tradicionalmente solicitada é:
- Cópia do diploma com carimbo do tradutor,
- Histórico escolar original enviado diretamente pela instituição de ensino emissora,
- Cópia do histórico escolar com o carimbo do tradutor,
- Tradução juramentada do histórico escolar,
- Tradução juramentada do diploma,
- Formulário preenchido e assinado, encontrado no site da organização avaliadora.
- Cópia da folha de rosto e dados biográficos do passaporte em cores, pdf, sem reflexos na imagem.
Preparação
Há algumas premissas que todas as organizações que avaliam as credenciais têm e eu as passarei para você aqui, mas recomendo que você confirme.
Providencie os documentos relativos ao seu mais alto grau de instrução. Ex:
- Se você tem mestrado, doutorado ou Ph.D., basta enviar a credencial do título de maior graduação.
- Para efeito de imigração, se você não tem mestrado, doutorado ou Ph.D., e possui mais de uma formação pós-secundária (ex: bacharelado e pós-graduação; algum curso técnico com duração de mais de 900 horas e um bacharelado), envie ambos os documentos para ter concedida a pontuação equivalente no Express Entry.
- Se você possui apenas um programa de estudo pós-secundário, utilize a documentação desse curso.
- Se você cursou apenas o ensino médio, envie essa documentação. Cursos técnicos realizados durante o ensino médio não são vistos como um segundo programa de estudo, mas como um programa de nível secundário.
Envio do Histórico
Cada histórico dos programas de estudo que irão passar pela equivalência de credenciais deverá ser enviado pela respectiva instituição de ensino onde você estudou diretamente à organização que você escolher para fazer o seu ECA.
O procedimento é o seguinte: faça o cadastro no site, complete o formulário e solicite à instituição que envie os documentos diretamente para a entidade avaliadora. Isso é algo que todas as organizações exigem: o solicitante não pode manusear o histórico original.
Tradução juramentada
Realize a tradução juramentada do diploma e histórico das credenciais as quais você tem interesse em realizar o ECA.
Note que você precisa solicitar a tradução a partir de uma cópia idêntica ao documento que será enviado à organização que fará o seu ECA. Isso significa que você poderá utilizar o diploma que possui em casa para fazer a tradução, mas não deverá utilizar o histórico que você tem em casa. Há risco de recusa de documentação caso a cópia que você vier a enviar e o que a instituição de ensino encaminhar tenham aparências diferentes.
Então, ao pedir à instituição que faça esse envio, solicite para si uma cópia idêntica e a entregue para tradução.
Nunca envie o documento original para tradução, exceto se exigido pelo tradutor (raríssimo). Se for exigido, não permita que o tradutor adicione qualquer informação aos documentos originais, mesmo que seja uma assinatura ou carimbo. Tudo isso vai nas cópias a partir de onde será feita a tradução.
Crie o seu perfil no site da organização que fará a equivalência de credenciais
O Canadá tem uma lista de entidades através das quais você poderá realizar a equivalência das suas credenciais. Escolha uma, crie o seu perfil e siga as instruções.
- WES – World Educational Services, (use o site Canadá!)
- ICAS – International Credencial Assessment Services of Canada,
- CES –Comparative Education Service,
- IQAS – International Qualifications Assessment Service,
- ICES – International Credential Evaluation Service.
Se a sua ocupação pertence à área da Medicina ou da Farmácia, a sua equivalência deve ser feita via conselho:
Opções de envio
- Envio digital: quase todas as organizações designadas para fazer o ECA no Canadá estão aceitando o envio digital do documento. Dê preferência a essa forma de envio, que é mais rápida, mais segura e mais barata!
- Envio físico pela instituição de ensino: Opte por essa alternativa se a instituição de ensino se recusar a fazer o envio digital ou se a organização que você escolheu para fazer o seu ECA só esteja aceitando o envio físico. Nesse caso, a instituição de ensino deve fazer o envio do documento em envelope timbrado, lacrado, com assinatura e carimbo no lacre. Anote junto ao seu nome, no envelope, o número de referência relativo à sua inscrição no site da organização que fará a equivalência. A ideia é mostrar que o documento foi colocado pela instituição no envelope e nunca mais foi tocado.
- Envio físico por você: deve ser a sua última alternativa e, ainda assim, há risco de recusa por parte da organização que fará o ECA. Caso instituição em que você estudou se recuse a fazer o envio físico ou digital, peça para a eles te entregarem o documento já dentro do envelope timbrado, lacrado, com assinatura e carimbo no lacre, sendo que o número de inscrição no site da organização que fará a equivalência deve estar escrito nesse envelope. Antes de a instituição lacrar o envelope, ela deve ter anexado o formulário existente no website, preenchido e assinado. Faça você mesmo o envio pelo correio ou empresa transportadora, tal como DHL. Você pode ler mais sobre esse procedimento lendo esse artigo que escrevemos sobre envio físico para o WES. O procedimento é sempre o mesmo.
Se você está indo estudar fora do Brasil e pretende solicitar a equivalência de credenciais a partir do Canadá, recomendo que faça logo a equivalência ou então que leve esse envelope consigo e nunca mais o abra.
Nos casos de envio físico, saiba que esse documento ficará retido pela organização avaliadora, portanto, recomendamos que solicite duas vias originais para que possa ficar com uma.
Quer estudar e trabalhar no Canadá? Entre em contato, sem compromisso! WhatsApp-nos: 11 98201.2347 ou e-mail-nos contato@canadaletsgo.com Gostaria de uma avaliação de perfil gratuita? Clique aqui , nós podemos te ajudar!
Custo
O custo varia com o número de documentos e com a entidade que fará a avaliação. De modo geral, uma avaliação para fins de imigração, o ECA simples, custa cerca de $200 CAD incluindo os $85 CAD relativos à taxa de envio internacional deles para você. Caso você esteja no Canadá, esse valor será menor.
Prazo
O prazo varia muito. Conheço quem tenha recebido a resposta em duas semanas e quem tenha esperado mais de seis meses, não importa a organização avaliadora.
Prós e Contras
Antigamente, o IQAS demorava muitíssimo. Agora tem sido bem mais ágil a ponto de dar resultado em 2 semanas, mas não é a regra. O problema é que eles têm zero flexibilidade. Se você fizer algo errado, essa equivalência pode demorar meses para sair. Você pode fazer o download do guia deles aqui.
O WES é o mais famoso e o mais rápido, atualmente. Acho-os muito organizados e os que fornecem o maior número de informações. O site é bastante completo com guia para download e eles ainda têm um excelente blog com orientações detalhadas. Como bônus, agora você pode fazer tudo digitalmente.
O ICES tem a opção do envio eletrônico do histórico. Por algum motivo, as pessoas acabam por optar pela forma tradicional, não sei bem o motivo… O tutorial deles é bastante simples e claro. Gostei: https://www.bcit.ca/ices/eca/
O Icas tem um guia no mesmo estilo do ICES, simples e claro. Minha experiência trocando e-mail com eles não é nada boa, pois eles não leem direito a sua mensagem e insistem em responder a mesma coisa. Apenas enviando um histórico dos fatos consegui o que eu queria. Fora isso, nada a reclamar.
Não tenho experiência com o CES para poder opinar. Você encontrará o handbook deles aqui: https://www.cgfns.org/wp-content/uploads/CES_Instructions.pdf
Como podemos te auxiliar?
SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA ESTUDANTIL!
Há seis anos a Canada Let´s Go vem auxiliando indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.
Fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino canadenses e mais de 15 mil programas de estudo, o que nos permite oferecer programas de estudo exatamente dentro do seu perfil e objetivos.
Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.
Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos as orientações para a transição.
Conheça também a modalidade de atendimento que foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida. Você pode checar os escopos das nossas modalidades de assessoria estudantil clicando aqui.
Entre em contato pelo nosso WhatsApp 11 98201-2347 ou e-mail ou contato@canadaletsgo.com, sem compromisso.
Disclaimer: as informações contidas nesta publicação foram extraídas do site oficial canadense e são oferecidas apenas para fins informativos, e, como tal, não devem ser interpretadas como adendo à lei oficial. Embora tenhamos feito todos os esforços para apresentar informações precisas e confiáveis, devido às contínuas alterações nas políticas e/ou programas de imigração canadenses, informações incluídas nesta publicação podem não estar atualizadas quando forem lidas. Por esse motivo, nos isentamos de qualquer responsabilidade por quaisquer erros, omissões ou inconsistências. Você deve consultar http://www.canada.ca, o site oficial do governo canadense, e legislação correspondente antes de agir a partir de qualquer informação contida nesse artigo. Nada nesta publicação deve ser interpretado como aconselhamento.
Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!
Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.
PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR ou VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em ou contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:
Olá pessoal! Este é o melhor e mais atualizado material que encontrei sobre o assunto! Preciso fazer o meu ECA pelo IQAS, pois sou bacharel em direito e vou solicitar que a minha faculdade envie a documentação de forma digital.
Em complemento às informações prestadas, se possível, gostaria de saber:
1. O que exatamente seria a “cópia autenticada do diploma”? Pelo o que eu li até então seria apenas uma cópia colorida simples… o que é preciso para que seja uma cópia autenticada? Carimbo de um cartório aqui do Brasil ou algo do tipo?
2. É necessário que a empresa que fez a tradução juramentada coloque algum carimbo ou registro na cópia que eu enviei para ser traduzida? Isso porque vocês falam no post: “Note que você precisa solicitar a tradução a partir de uma cópia idêntica ao documento que será enviado. Essa cópia será carimbada e assinada”. (por quem? pela pessoa que fez a tradução?
Muito obrigada pelo post!
Olá, Marina, obrigada pelo elogio. Na ocasião em que você nos fez essa pergunta, também enviou o questionamento por e-mail e te respondi por lá, mas achei melhor deixar a resposta aqui para que todos possam se beneficiar dela.
As equivalências têm sido feitas majoritariamente de forma online, então, a cópia autenticada é desnecessária. Eu já alterei o conteúdo do artigo.
Sim, a cópia a partir de onde foi feita a tradução precisa ser assinada pelo tradutor. Também já fiz a alteração para deixar mais claro.
Gratidão pelas perguntas. Elas nos ajudam a ajustar os detalhes que tornam os nossos posts indispensáveis! Forte abraço e felicidades em sua jornada!
Olá, vocês sabem me informar se posso pagar somente 1 taxa para o IQAS e mandar meus docs + o do conjuge juntos, ou se deve ser enviado e pago separadamente?
Muito obrigada por todas as informações, vocês com certeza tem o post mais completo sobre o assunto!
Oi, Larissa. Cada indivíduo deve enviar o seu pacote e fazer o seu pagamento. Cada um de vocês terá um número específico no ICAS. Pelas últimas experiências dos meus clientes, eu recomendaria a utilização do ICES, caso a instituiçao aceite fazer o envio do histórico online. Do contrário, utilize o WES (https://canadaletsgo.blog/equivalencia-de-credenciais-pelo-wes/). O ICAS é mais chato e, em tempos de pandemia, quando o acesso às instituições por parte deles é mais complicado, eu não recomendo.
Obrigada pelo elogio. Indique o nosso blog. Só postamos informação útil e de qualidade.
Boa sorte!
Com certeza o melhor post da internet sobre o assunto!
Obrigada, Camila! Nosso objetivo é fornecer informação de qualidade. É bom saber que estamos agradando. Fique à vontade para entrar em contato e fazer perguntas, sem compromisso. Teremos muito prazer em responder. Sucesso em seus planos e Canada Let’s Go!