Ensino Fundamental no Canadá

O artigo Ensino Fundamental no Canadá é a continuação do artigo Sistema educacional canadense. Se você sentir falta de algo aqui, inicie a leitura por lá e, talvez, suas dúvidas sejam sanadas. Caso continue em duvida, entre em contato conosco e ficaremos felizes em auxiliar. Boa leitura!

No Canadá, o ensino fundamental é chamado de K-8. Inicia-se no jardim de infância, para crianças que possuem ou completarão cinco anos no mesmo ano de ingresso (exceto em Ontário e Quebec, onde as crianças podem começar um ano antes) e se completa no oitavo ano, quando o jovem tem entre 13 e 14 anos.

As crianças estudam uma grade curricular previamente determinada pelo Ministério da Educação e seguem com os mesmos colegas, na mesma classe, até se formarem, no 8º ano.

A educação pública é altamente considerada no Canadá. Escolas particulares e internatos também existem, mas mais de 95% da população estudantil canadense frequenta escolas públicas e tem um bom desempenho nas avaliações globais.

Estrutura do Ensino Fundamental no Canadá

  • Childcare ou creche – não faz parte do ciclo básico obrigatório, logo, não é considerado ensino fundamental. É o local onde os pais deixam crianças que ainda não possuem idade para frequentar a escola e, também, as que já estão em idade escolar, nos períodos em que os pais estão trabalhando. Você as encontrará em espaços anexos às escolas públicas ou, então, nas casas dos próprios cuidadores, devidamente credenciados e fiscalizados pelo governo local. Como a lei não obriga o estudo nessa faixa etária, os childcares são pagos.
  • Early Childhood Education ou pre-elementary school, onde a criança é alfabetizada. Em Ontário e Quebec, a criança é elegível à escola a partir dos quatro anos de idade, nas outras províncias, a partir dos cinco anos. Em New Brunswick e Nova Scotia, isso é obrigatório. O currículo de ensino ensinado é descontraído e é uma chance para as crianças aprenderem o alfabeto, habilidades básicas como contagem, pré-leitura, música, arte e como brincar com outras pessoas. Esses programas são especialmente projetados para preparar as crianças para a próxima etapa.
  • Elementary school, do primeiro ao oitavo ano. Até os sexto ano, os alunos dessa etapa da educação tendem a ter apenas um professor que ensina todas as disciplinas na mesma sala de aula, com os mesmos alunos.  A partir do sétimo ano, o estudante começa a se ajustar às mudanças de salas de aula e professores ao longo do dia. O objetivo deste estágio é ajudar os alunos a se prepararem melhor para a próxima etapa da educação. No oitavo ano, os jovens começam a ter noções de ofícios tais como, culinária, marcenaria, cabelereiro etc.

A Secondary school faz parte do ciclo básico de ensino do Canadá, mas não faz parte do ensino fundamental. Também é conhecida como High School, que compreende do nono ao décimo segundo ano e você pode ler mais clicando no link.

Você sabia que estudar no Canadá, sob determinadas condições, pode te impulsionar em direção à residência permanente? Quer entender se você e sua família têm condições de levar o plano canadense adiante? Entre em contato conosco, sem compromisso! WhatsApp: 11 98201.2347 ou contato@canadaletsgo.com

Ensino Fundamental no Canadá

Tipos de escolas do Ensino Fundamental no Canadá

É possível escolher entre escola agnóstica e católica. A escola católica é uma herança dos irlandeses e franceses, respeitada pelos Canadenses. Têm estilos de ensino diferentes, mas ambas seguem as diretrizes ministeriais federais.

Também é possível escolher entre escola pública e privada. O padrão de ensino entre ambas é bastante parecido, mas a estrutura de uma escola privada é muito superior à estrutura de uma escola pública.

As estruturas também variam entre as escolas públicas e isso dependerá do grau de engajamento da comunidade que a circunda. Quanto mais ativas forem as famílias, no trabalho em favor do crescimento da instituição, melhor ranqueada será a instituição (leia mais sobre isso no artigo Educação formal canadense – ponto de vista cultural.

Se você está se mudando com os seus filhos para o Canadá, sugerimos a leitura do capítulo “Educação no Canadá” do Livro Let’s Go! Imigrando para o Canadá, o qual explica como escolher uma escola para o seu filho, como funciona a dinâmica das instituições, as atitudes das crianças e professores e muito mais.

Preços das escolas de Ensino Fundamental no Canadá

Os childcares devem ser pagos pelas famílias e os preços variam de acordo com a cidade em que estão localizados. Um childcare em Vancouver pode custar CAD$ 1500 por mês, enquanto que, no interior da província, pode não passar de CAD$ 600. Saskatchewan vem apresentando subsídios para childcares.

As escolas de ensino fundamental e médio privadas são pagas tanto pelos cidadãos e residentes permanentes quanto pelos estudantes internacionais. Não há qualquer subsídio do governo. Elas variam entre CAD$20 mil e CAD$ 50 mil por ano.

As escolas de ensino fundamental e médio públicas são gratuitas apenas para:

  • Cidadãos
  • Residentes permanentes
  • Filhos de trabalhadores internacionais no Canadá com Work Permit válido
  • Filhos de estudantes internacionais no Canadá com Study Permit válido e matriculados em um programa de estudo de nível superior. Nós já nos debruçamos sobre esse tema, o qual você pode ler aqui: Study Permit para seus filhos.

Se o jovem não está classificado entre uma as opções acima, os preços podem variar entre CAD$ 15 e 25 mil por ano.

Idioma ensinados nas escolas de Ensino Fundamental no Canadá: inglês ou francês

Na maior parte do Canadá, o idioma principal da educação escolar é o inglês. No entanto, a educação em língua francesa está amplamente disponível em todo o país. Independentemente do idioma principal de instrução, o francês ou o inglês como segunda língua geralmente são ensinados desde tenra idade.

Em Quebec, os alunos geralmente são obrigados a frequentar a escola em francês até o final do ensino médio. Existem algumas exceções sob as quais uma criança pode obter um certificado de elegibilidade para receber instrução em inglês:

  • Se a mãe ou o pai de uma criança fez estudos elementares em inglês no Canadá;
  • Se uma criança, ou irmão(s) de uma criança, recebeu a maior parte de sua instrução primária ou secundária em inglês no Canadá (se a mãe ou o pai da criança for um cidadão canadense);
  • Se a mãe ou o pai de uma criança frequentou a escola em Québec depois de 26 de agosto de 1977 e poderia ter sido declarado elegível para instrução em inglês na época (se a mãe ou o pai da criança forem cidadãos canadenses).

Além disso, as crianças cujos pais estão em Quebec temporariamente (por exemplo, com uma permissão de trabalho ou estudo) podem frequentar a escola em inglês.

No entanto, de um modo geral, quando os recém-chegados ao Canadá se estabelecem em Quebec, seus filhos são obrigados a frequentar a escola pública em francês. No entanto, opções de ensino particular em inglês podem estar disponíveis.

Aumente as suas chances de obter a residência permanente cursando um programa de estudo no Canadá. Converse com a nossa especialista, entenda as suas chances de sucesso, peça uma avaliação de perfil para visto, sem compromisso. ENTRE EM CONTATO AGORA! WhatsApp: 11 98201.2347 ou ou contato@canadaletsgo.com

Ensino Fundamental no Canadá

Aulas ESL

Nas províncias anglófonas, quando a criança não tem o inglês como sua língua materna, ela deverá ser matriculada em uma escola chamada English as Second Language (ESL school). Esse tipo de instituição possui estudantes canadenses e internacionais, mas, inicialmente, a criança será colocada em uma classe ESL, com professores treinados para atendê-la.

Quando for o caso, as aulas de inglês serão dadas separadamente, em uma classe de acordo com o nível de proficiência da criança, de modo que ela consiga dar um foco maior no idioma até atingir o nível de idioma de sua faixa etária.

Os professores canadenses são acolhedores, o ritmo das aulas é bem menos intenso do que nas escolas privadas brasileiras e o grau de exigência é menor. Então, a adaptação é mais rápida. Mas não vá achando que o ensino é fraco. Eles buscam formar jovens conscientes, seres pensantes, com habilidades de avaliação crítica. Então, no final das contas, vale a pena!

Escolha da escola

Um dos critérios mais importantes ao escolher um bairro onde morar é a reputação de suas instituições de ensino públicas. Isto porque a escolha da escola onde a criança será matriculada é atrelada à região onde ela vive. As próprias escolas fornecem estatísticas de alunos enviados para as melhores universidades canadenses.

Leia mais sobre isso no artigo Educação formal canadense – ponto de vista cultural.

Pesquisa de instituições de ensino

O Fraser Institute mantém em seu website um ranking de comparação entre as escolas e análise sócio cultural dos estudantes.

Solidariedade e inclusão

Há uma enorme consciência no sentido da responsabilidade social de cada cidadão e ela se estende às escolas. Apesar de ser responsabilidade do Estado, cada escola tem uma espécie de conselho de pais chamado Parents Advisory Council que, dentre outras atividades, é responsável por angariar fundos para ser reinvestido na própria escola ou para proporcionar passeios e dias festivos para os alunos. Alguns exemplos de eventos de arrecadação são: o dia da pizza, na escola; venda de roupa de cama e banho; venda de livros através de revistas; e festas como o Winter Festival e o Carnival.

Com o dinheiro arrecadado são organizados, ainda, passeios para fazendas, museus e exposições. Esses recursos também são investidos na compra de novos livros para a biblioteca, equipamentos para a escola, equipamentos de playground e modernização das salas de aula. Tudo voltado para o aprendizado.

Meus filhos estudaram na Heritage Glen Public School, em Oakville, ON. O lema da escola era “Be kind, be honest, do your best”, ou seja, “seja gentil, seja honesto, faça o seu melhor”. Eles realmente praticavam o lema! Percebi isso em todas as escolas que conheci e nos depoimentos que recebi.

Estrutura física

Fisicamente, as escolas canadenses são bem diferentes do que estamos acostumados a ver no Brasil. Os prédios parecem grandes paralelepípedos de dois ou três andares, com janelas e portas largas, plantados em uma enorme área plana entre parques infantis, pistas de atletismo e quadras esportivas, sem muros. Algumas escolas possuem parque aquático e centro de tecnologia.

Há inúmeras portas ao longo dos corredores com a finalidade de separar os ambientes e de manter a temperatura estável. No verão, há ar condicionado central e, no inverno, aquecimento. As crianças podem sair para brincar ao ar livre com temperaturas de –15ºC, mas ficam confinadas às salas de aula e ginásios internos nos verões mais quentes quando, ao Sul, a temperatura chega a passar dos 30ºC e há risco de desidratação e insolação. Demorei bastante a entender essa lógica, já que estava acostumada aos verões de 40ºC do Rio de Janeiro, sendo que, aos 22ºC, eu já usava casaco. Mas, tudo na vida é questão de hábito.

Tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio os alunos têm armários nos corredores, onde guardam seus pertences, e se deslocam pelas salas conforme a sua grade de disciplinas. No caso das crianças, não são utilizados cadeados nos armários e é frequente ver roupas e sapatos esquecidos pelo corredor. Mas nada some.

Está pensando em estudar no Canadá e precisa de ajuda para planejar? Tem um plano de ação, mas não tem certeza de que é sólido? Fale conosco, sem compromisso. Se quiser que façamos a sua avaliação de perfil para elegibilidade ao visto e às instituições canadenses, clique aqui.

Ensino Fundamental no Canadá

Transporte gratuito

O governo provê ônibus escolares e quase não se vê transporte particular. Há paradas pré-estabelecidas e seus usuários caminham até elas para tomarem a condução. Quando há algum estudante com necessidades especiais, no entanto, o ônibus o busca na porta de casa. A inscrição no serviço de ônibus se dá após você fazer a matrícula na escola e a própria instituição te orientará quanto à elegibilidade (de acordo com a distância da sua moradia à escola) e ao contato com o motorista.

Documentos para matrícula

Como esse post é voltado para estudantes internacionais, nossas informações serão direcionadas para esse fim. Todavia, se não for o seu caso, entre em contato e tentaremos auxiliar.

Quando se trata de ensino fundamental, as crianças geralmente estão acompanhando seus pais. Para matricular um jovem na maioria das escolas do país, nesses casos, é necessário apresentar:

De modo geral, a criança é acomodada em uma classe compatível com a sua faixa etária. Ela só será “adiantada” de série caso mostre performance muito acima do esperado e se comprove a necessidade da alteração.

As agências raramente conseguem matricular somente o estudante, quando estão nessa faixa etária, sem que ao menos um dos responsáveis o acompanhe. Essa disponibilidade existe a partir do nono ano, quando começa a High school no Canadá.

CanLearn

O CanLearn é um programa governamental que ajuda às famílias a poupar para o futuro das crianças. Para cada dólar depositado na poupança em nome da criança, outro dólar é depositado pelo governo.

Como podemos te auxiliar?

SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA ESTUDANTIL!

Há seis anos a Canada Let´s Go vem auxiliando indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.

Fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino canadenses e mais de 15 mil programas de estudo, o que nos permite oferecer programas de estudo exatamente dentro do seu perfil e objetivos.

Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.

Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos as orientações para a transição.

Conheça também a modalidade de atendimento que foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida. Você pode checar os escopos das nossas modalidades de assessoria estudantil clicando aqui.

Entre em contato pelo nosso WhatsApp 11 98201-2347 ou e-mail ou contato@canadaletsgo.com, sem compromisso.

Imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/criancas-sentadas-em-cadeiras-marrons-dentro-da-sala-de-aula-4019754/

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR ou VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em ou contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Theme: Overlay by Kaira
2023 Powered by Canada Let's Go
%d blogueiros gostam disto: