Eleições canadenses e o impacto para a imigração: expectativa de estabilidade com a vitória do partido liberal

Crédito da imagem: Getty Images

Níveis crescentes de imigração, cidadania livre e um Programa de Nomeação Municipal à vista.

A vitória da minoria dos liberais nas eleições federais de 21 de outubro significa que o sistema de imigração do Canadá provavelmente permanecerá estável enquanto for capaz de manter a confiança do Parlamento. 

Embora os liberais precisem contar com o apoio da outra parte para aprovar as novas leis, é difícil imaginar que a política de imigração esteja sujeita a barganhas, dadas as opiniões semelhantes dentro do próprio parlamento.

Níveis de imigração: 370.000 imigrantes até 2023

Os níveis de imigração estão prestes a aumentar ainda mais sob um governo de minoria liberal.

De acordo com o plano atual, a meta aumentará de 330.800 em 2019 para 350.000 até 2021, e sua plataforma eleitoral sugeriu que esse padrão continuaria se eles alcançassem um novo mandato.

Dada a abordagem empregada pelos liberais nos últimos anos, podemos esperar que as metas de imigração aumentem em mais 10.000 novos convites a cada ano, o que significa que o Canadá poderia apontar para aproximadamente 370.000 novos imigrantes até 2023.

QUER SABER AS SUAS CHANCES DE VIVER NO CANADÁ? contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Programa de Nomeação Municipal

Em seu primeiro mandato, os liberais lançaram vários programas-piloto de imigração de classe econômica. O mais notável deles foi o Piloto da Imigração do Atlântico (AIP), que os liberais prometeram que se tornaria permanente se ganhassem outro mandato.

Todos os olhos agora se voltam para o Programa Nomeação Provincial (MNP), cujo objetivo é ajudar cidades menores do Canadá a atrair mais imigrantes e suprir a mão-de-obra deficitária.

Poucos detalhes surgiram sobre o MNP, mas certamente atrairão interesse nacional, diante dos desafios que a maioria das cidades do Canadá enfrenta para atrair imigrantes.

Além de New Brunswick, Saskatchewan e Alberta (cada uma com pelo menos duas cidades principais), as sete províncias restantes do Canadá vêem pelo menos 80% de seus recém-chegados se instalando em suas cidades principais.

Os critérios de seleção do MNP provavelmente serão modelados nos moldes do AIP e do Piloto Rural de Imigração do Norte (RNIP), que também foi lançado pelos Liberais. Isso significa que o MNP permitirá que os empregadores dos municípios designados pelo governo federal apoiem os pedidos de imigração de recém-chegados que atendam às suas necessidades de trabalho.

Uma das principais questões em torno do MNP é como os liberais distribuiriam 2.750 vagas principais de candidatos (o número máximo de imigrantes que podem ser selecionados em um programa piloto) em um país com 35 áreas metropolitanas do censo – cidades com pelo menos 100.000 pessoas – e 117 aglomerações de censo, com uma população de 10.000 pessoas ou mais.

Os liberais podem decidir restringir a elegibilidade do MNP impedindo que as províncias do Atlântico e todas as comunidades designadas no RNIP usem o MNP.

Isso significaria que apenas pequenas e médias cidades de Ontário, Manitoba, Saskatchewan, Alberta e Colúmbia Britânica poderiam se beneficiar do MNP.

QUER ESTUDAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Cidadania

O compromisso liberal de renunciar às taxas de cidadania para residentes permanentes elegíveis sugere que a já alta taxa de aquisição de cidadania do Canadá aumentará ainda mais.

Atualmente, os adultos gastam cerca de C$ 630 pelo “direito de cidadania”.

A escolha racional para aqueles que atualmente estão qualificados para se candidatar à cidadania será esperar até que os liberais passem pela legislação que implementa essa mudança. Portanto, podemos esperar uma queda de curto prazo nas solicitações de cidadania, seguida por um aumento.

Tudo indica que eles esperam que essa política resulte em um aumento de aproximadamente 40% em novos cidadãos até 2024.

Financiamento para settlement devem ser incrementados

Governos conservadores e liberais têm supervisionado aumentos substanciais no financiamento de assentamentos federais nos últimos 20 anos.

O pacote para settlement, que financia serviços destinados a promover a integração econômica e social, atualmente é de C$ 1,5 bilhão e está programado para novos aumentos à medida que os liberais continuam a aumentar os níveis de imigração.

A estabilidade no sistema de imigração é uma função do excepcionalismo canadense

Embora o retorno do partido liberal ao poder mantenha a estabilidade dentro do sistema de imigração, um resultado diferente provavelmente também resultaria em políticas de imigração do Canadá permanecendo inalteradas na maior parte do tempo.

A campanha de 2019 destacou que os principais partidos do Canadá compartilham a mesma visão fundamental sobre imigração – que acolher os recém-chegados é fundamental para o desenvolvimento econômico do país.

Isso é algo que todos os que apoiam a imigração devem comemorar, independentemente de sua afiliação política, pois destaca como o Canadá é único entre as democracias ocidentais em um momento de crescente polarização em todo o mundo.

Obviamente, esse excepcionalismo também se deve ao cálculo político: em 2019, é praticamente impossível ter sucesso em uma eleição federal canadense sem o apoio de eleitores imigrantes.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria no planejamento e execução de programas de estudo, trabalho e residência permanente no Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Fale conosco, sem compromisso. Clique em contato@canadaletsgo.com , WhatsApp-nos: 11 98201.2347 ou agende um bate-papo ! Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.