Covid-19 no Canadá e as medidas de contenção

Covid-19 no Canadá e as medidas de contenção

Canadá fecha, provisoriamente, as fronteiras para não cidadãos e não residentes permanentes para evitar a disseminação do covid-19.

Após ter a sua mulher diagnosticada com o Covid-19, o Primeiro Ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou uma série de medidas adicionais a serem tomadas tomadas em nível federal, no Canadá, para tentar impedir que o coronavírus se dissemine pelo país. Saiba mais sobre o Covid-19 no Canadá e as medidas de contenção, nesse post.

A medida mais extrema é o fechamento das fronteiras para não cidadãos e qualquer pessoa que não possua status de residência permanente. Além desse fechamento de fronteira, todos os viajantes, incluindo cidadãos canadenses, que apresentam sintomas terão acesso negado ao embarcar nos vôos, disse Trudeau, durante uma conferência de imprensa na segunda-feira.

“Deixe-me esclarecer, se você estiver no exterior, deveria voltar para casa. Se você acabou de chegar, deve se auto-isolar por 14 dias ”

Justin Trudeau, Primeiro Ministro Canadense

Para encerrar a conferência, acrescentou que mesmo os canadenses em casa, sem sintomas, devem tentar se isolar e ficar o mais longe possível uns dos outros.

Fronteiras ainda abertas para norte-americanos e mercadorias.

A medida do fechamento de fronteira não inclui cidadãos dos EUA e o transporte comercial de carga, necessário ao abastecimento do país.

Trudeau foi perguntado repetidamente que raciocínio o governo canadense tinha para excluir os cidadãos dos EUA dessa proibição geral. Ele falhou em fornecer uma resposta objetiva à pergunta. Repetia que a estratégia do país se baseava no que é melhor para garantir a saúde de seus cidadãos em um determinado momento, e que a estratégia estava evoluindo com novas medidas.

Disse, também, que parte do raciocínio para manter as fronteiras abertas para os americanos é a natureza integrada das duas economias dos países. No entanto, indicava que ainda havia a possibilidade de uma extensão da proibição aos cidadãos dos EUA no futuro. “Não estamos fechando a porta de forma alguma, tudo está sobre a mesa”, disse ele.

As restrições também não cobrem a tripulação da companhia aérea, bem como indivíduos que trabalham em uma capacidade comercial, como motoristas de caminhão. Trudeau também anunciou que o apoio financeiro federal estaria disponível para os canadenses que desejam voltar para o exterior ou garantir sua segurança no exterior. Muitos não podem retornar porque estão apresentando sintomas ou não podem viajar devido ao fechamento de fronteiras internacionais.

O Covid-19 no Canadá

Até o momento, 324 casos de infecção por covid-19 foram confirmados e há mais 17 casos suspeitos. O website oficial do ministério da saúde do Canadá tem feito um excelente trabalho no sentido de monitorar e informar à população. Como é um país que, tradicionalmente, já toma as medidas preventivas orientadas para combater o corona virus para prevenir a disseminação de toda e qualquer gripe, a tendência é haver menos casos do que em outros locais sem os mesmos hábitos de higiene.

Conheça os números relativos à infecção por Covid-19 no Canadá

Conid-19 no Canadá e o número de casos
Número de casos suspeitos e diagnosticados, por província, até 16 de março de 2020, às 9h.

Você pode ler, no detalhe, todo o planejamento e trabalho de contenção no site oficial do governo canadense.

Orientações à população

  • Viajantes que chegaram do exterior devem se isolar em casa por 14 dias
  • Mesmo quem não viajou deve evitar sair de casa
  • Se necessário sair de casa, mantenha distância de 2 metros das outras pessoas.
  • Cubra boca e nariz com algum material descartável ao tossir ou espirrar, nunca nas mãos. Descarte-os em seguida em uma lata de lixo e lave as mãos depois.
  • Na falta de lenços descartáveis, tussa dentro da sua roupa ou na parte interna do cotovelo, nunca nas mãos. Lave as vestes e os braços tão logo quanto possível com sabão.
  • Evite tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos não lavadas
  • Evite receber visitas
  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, principalmente depois de usar o banheiro e ao preparar alimentos. Use desinfetante para as mãos à base de álcool, se água e sabão não estiverem disponíveis
  • Prefira entregas de suprimento em domicílio
  • Beba bastante líquido para evitar que o vírus ingerido oralmente vá parar no aparelho respiratório. Ao chegar no estômago, ele é morto pelos ácidos do aparelho digestório
  • Lave as narinas: incline a cabeça para frente no ângulo de 30 graus com a horizontal e utilizando uma seringa de 10 ml, inunde cada uma das narinas, uma por vez, com soro fisiológico. Depois, assoe o nariz e lave bem as mãos. Faça isso ao menos duas vezes ao dia
  • Não faça uso do Ibuprofeno – há indícios (a confirmar) de prejudicar a recuperação em caso de infecção
  • Limpe frequentemente as seguintes superfícies de alto toque com produtos de limpeza comuns ou lixívia diluída (1 parte de lixívia a 9 partes de água): brinquedos, banheiros, telefones, eletrônicos, maçanetas, criados-mudos, controles remotos de televisão, mouse e teclado de computador compartilhados.
  • Não há evidências de que animais de estimação ou outros animais possam espalhar o vírus, mas alguns deles podem ser contaminados. Caso você suspeite que possa estar contaminado com o Covid-19, afaste-se deles.

Uso de máscara

Se você é um indivíduo saudável, o uso de uma máscara não é recomendado para evitar a propagação do COVID-19. Usar uma máscara quando não estiver doente pode dar uma falsa sensação de segurança. Existe um risco potencial de infecção pelo uso e descarte inadequado da máscara. Eles também precisam ser alterados com frequência.

A máscara só deve ser utilizada quando há suspeita de que você esteja infectado e a autoridade local indicar que você precisa sair de casa.

Automonitoramento

Você deve se automonitorar se não tiver sintomas mas tiver sido exposto ao Covid-19 nos últimos 14 dias, se estiver em contato com idosos ou se solicitado pelas autoridades. Vigie os seguintes sintomas:

  • febre
  • tosse
  • dificuldade para respirar (experimente prender a respiração por 10 segundos. Se isso for difícil, entre em contato por telefone com uma autoridade.

Autoisolamento

Auto-isolamento significa:

  • ficar em casa
  • monitore seus sintomas por 14 dias
  • evitar contato com outras pessoas

Se houver outras pessoas em sua casa, isso significa:

  • ficar em um quarto separado e usar um banheiro separado, se possível
  • manter pelo menos 2 metros entre você e outras pessoas
  • manter as interações breves e usar uma máscara
  • não compartilhar itens pessoais, como escovas de dentes, toalhas, roupas de cama, utensílios ou dispositivos eletrônicos
  • pelo menos uma vez ao dia, limpe e desinfete as superfícies que você toca com freqüência, como banheiros, mesas de cabeceira, maçanetas, telefones e controles remotos de televisão
  • evitar o contato com indivíduos com condições crônicas, sistemas imunológicos comprometidos e idosos
  • evite o contato com animais de estimação se você mora com outras pessoas que também possam estar tocando-os

Informações: www.canadaletsgo.com

Fonte: https://www.cpac.ca/en/direct/cpac2/425806/pm-justin-trudeau-provides-update-on-federal-response-to-covid-19/

Disclaimer: As informações contidas nesse artigo foram extraídas do site oficial do governo canadense http://www.canada.ca. De tempos em tempos, o governo canadense faz alterações na lei de imigração, as quais podem ter ocorrido após a publicação desse artigo e, portanto, podem não ter sido atualizadas em nossa página. Antes de se comprometer com seus planos, faça a devida confirmação no site oficial ou entre em contato conosco. A Canada Let’s Go é uma empresa de assessoria em imigração e não uma consultoria.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: