Comprovação Financeira para o Study Permit

Atualizado em 23/01/2024 – A comprovação financeira para o Study Permit é um tema que aflige não apenas os estudantes, mas, também, o governo canadense. O primeiro, sofre para entregar toda a documentação comprobatória dentro do modelo exigido e ainda faz malabarismo para conseguir fazer tudo caber em um arquivo de 4Mb. O segundo precisa garantir que o estudante e sua família cheguem ao Canadá com o montante suficiente para o seu sustento, evitando a evasão escolar e a permanência ilegal.

Motivação da comprovação financeira para o Study Permit

A primeira coisa que você precisa entender, antes de solicitar um Study Permit, é o que motiva o governo Canadense a fazer as exigências expostas no edital. Uma vez compreendidas, ficará muito mais fácil criar um “case” completamente verdadeiro e que retrate de fato a sua elegibilidade. Antes de continuar a ler esse artigo, certifique-se de ter lido Como evitar a negativa do Study Permit e depois volte correndo para cá!

Documentos aceitos na comprovação financeira

Além dos demais documentos exigidos pelo Study Permit, de acordo com a webpage oficial, você deve comprovar que pode se sustentar e aos membros da sua família direta da seguinte forma:

  • Extratos bancários dos últimos 4 (quatro) meses mostrando os montantes em suas contas e aplicações financeiras, inclusive em outros países;
  • Ser portador de ordem de pagamento que possa ser convertida em dólares canadenses, quando for o caso;
  • Caso tenha utilizado o Student Direct Stream, apresentar o Certificado de Investimento Garantido (GIC) de uma instituição financeira canadense participante;
  • Comprovantes de pagamento da taxa de matrícula e eventuais parcelas pagas;
  • Comprovação de contratação de homestay ou residência estudantil, quando for o caso;
  • Carta de um patrocinador (sponsor), seja pessoa física ou instituição de ensino (bolsa de estudos);
  • Comprovante de financiamento pago dentro do Canadá, se você tiver uma bolsa de estudo ou estiver em um programa educacional financiado pelo Canadá;
  • Caso um pathway presencial esteja incluído em seus planos, esse montante precisará ser somado à sua comprovação. Caso esse pathway já tenha sido pago antes da aplicação para o visto, apresente os recibos de pagamento e exclua esse montante da comprovação.

Quer estudar e trabalhar no Canadá? Entre em contato, sem compromisso! WhatsApp-nos: 11 98201.2347 ou e-mail-nos contato@canadaletsgo.com Gostaria de uma avaliação de perfil gratuita? Clique aqui , nós podemos te ajudar!

Origem legal do suporte financeiro

Nosso guru, Alexandre Pedrosa, da Infovistos, nos orienta que, além da comprovação em si, o governo canadense quer que você demonstre que a origem desse dinheiro é legal. Para isso, ele recomenda a apresentação da declaração de imposto de renda, que não está relacionada nos itens obrigatórios, mas cria um “case” sólido para dar confiabilidade às suas informações. Se você é proprietário ou sócio de alguma empresa, apresente também essa comprovação da empresa.

O ideal é que você e seu cônjuge (quando houver) estejam trabalhando no momento da solicitação do visto. Isso mostrará ao governo Canadense que você vive bem em seu país e que a ida não é uma “tábua de salvação” para quem está desempregado. Por isso, forneça holerites mostrando o vínculo empregatício ou documentos de prestação de serviço/venda, se for autônomo ou empresário.

Além disso, mostrar um patrimônio extra é sempre interessante. Afinal, isso dará aos oficiais a segurança de que a vida que você leva em seu país é boa o suficiente para não valer a pena ficar ilegalmente no Canadá, quando o seu visto perder a validade.

Evite vender seu único automóvel ou seu único imóvel para “fabricar” dinheiro, se você não tiver a comprovação completa. Considere, antes, a utilização de um patrocinador. A venda dos bens pode caracterizar perda de vínculos com o seu país e pode corroborar para a teoria de o Canadá ser a sua “tábua de salvação”.

Patrocinador ou Sponsor

Caso você pretenda usar um patrocinador, ele deve provar documentalmente a legalidade dos valores disponibilizados para você, mostrar que recebe proventos mensais suficientes para se sustentar e que ainda terá à disposição dele uma reserva financeira relevante e diferente da que ele está cedendo para os seus planos.

Sob o ponto de vista documental, ele precisará apresentar os mesmos documentos que você teria que apresentar se não possuísse um sponsor.

Valores a serem comprovados

Apesar de o governo canadense exigir a comprovação dos valores que citaremos a seguir, nós recomendamos fortemente apresentar uma comprovação acima do exigido. Por que?

Quando o oficial canadense avaliar a sua documentação, ele considerará não apenas os valores apresentados, mas o seu histórico profissional e de vida, suas condições atuais. Se ele, por algum momento, desconfiar que há o risco de você permanecer ilegalmente no Canadá pelos motivos já citados nesse artigo, quando vir que você está no limite financeiro, terá o motivo para negar o seu visto: “insufficient financial proof“, afinal, o dólar oscila e, no momento da avaliação dos seus documentos, ele poderia estar mais alto etc.

Em resumo: quer aumentar as chances de uma aprovação de visto? Comprove mais do que o mínimo exigido!

Student Direct Stream

Caso você esteja muito no limite financeiro e ache que corre o risco de ter o visto negado pela sua situação atual, a fim de aumentar as chances de aprovação do visto, considere fazer a comprovação através do Student Direct Stream, uma modalidade de visto que promete uma resposta em até 20 dias, flexibiliza a exigência da comprovação financeira para aqueles que vão estudar no Canadá.

Entretanto, quando o estudante leva familiares consigo, ainda é necessário fazer a comprovação dos valores relativos aos seus dependentes.

Tabela de comprovação financeira

Em 07/12/2023 o governo informou a alteração de valor para o aplicante principal que vigorará a partir de 01/01/2024. Ainda não temos notícias sobre alteração para cônjuge e dependentes.

Então, a partir de 01/01/2024, você precisará comprovar possuir o montante equivalente a um ano do programa de estudo (anuidade + taxas do college + eventual pathway), além de valores equivalentes ao número de membros da família do estudante.

Número de membros da família

Número de membros da família (incluindo o requerente)Quantidade de fundos necessários por ano (sem incluir mensalidades)
1CAD $ 20,635
2CAD $ 25,690
3CAN$ 31,583
4CAN$ 38,346
5CAD $ 43,492
6CAD $ 49,051
7CAN$ 54,611
Membros adicionaisCAD $ 5,559

Se a sua família é composta de três pessoas (você, seu cônjuge e um filho), você precisará comprovar:

  • despesas de manutenção: $ 20,635 (pelo o aluno)
  • despesas de manutenção: $ 5,055 (pelo primeiro membro da família)
  • despesas de manutenção: $ 5,893 (pelo o segundo membro da família)
    Total: $ 31,587 + 1 anuidade do programa de estudo + taxas do college + eventual pathway

Estudantes que possuem cônjuge e filhos

Em 22 de janeiro de 2024, o governo canadense anunciou uma política temporária que visa a limitar as autorizações de estudo canadenses pelos próximos dois anos. Estudantes internacionais que possuam, cônjuge e filhos devem ficar atentos a essas mudanças.

A escolha da instituição de ensino e do do grau do programa de estudo interferirá na elegibilidade do cônjuge ao Open Work Permit e do estudante ao PGWP. Tem dúvida? Entre em contato conosco. Nós podemos te auxiliar.

Quer estudar e trabalhar no Canadá? Entre em contato, sem compromisso! WhatsApp-nos: 11 98201.2347 ou e-mail-nos contato@canadaletsgo.com Gostaria de uma avaliação de perfil gratuita? Clique aqui , nós podemos te ajudar!

O que pode ser contabilizado na comprovação financeira

O governo canadense quer você mostre que possui fundos disponíveis a qualquer momento que necessitar após a sua mudança. Então, não é possível apresentar patrimônio que se concentre em imóveis, automóveis, empresa ou quaisquer outros que devam ser vendidos para que se convertam em moeda, embora esses deem robustez para o seu case na avaliação final.

Esse montante pode estar em contas diversas em nome do estudante e/ou em conta(s) conjunta(s) com seu cônjuge, no país onde você mora ou em qualquer outro lugar do mundo. Caso a(s) conta(s) pertençam exclusivamente ao cônjuge, é necessário mostrar que o estudante tem acesso ao dinheiro através de uma autorização escrita.

Contratos com garantia de recebimentos futuros (ex. aluguel), licença remunerada e afins devem ser relacionados nessa documentação, mas não deverão compor o valor final da comprovação. A ideia é que todo o montante a ser comprovado esteja 100% disponível nessas contas 4 meses antes de o pedido de visto ser solicitado.

No momento do envio da documentação, as aplicações financeiras onde o montante comprobatório está concentrado devem ser não voláteis. Isso significa que a aplicação deve ser segura, de baixo risco, para que, em caso de um revés na economia, você não perca todo o suporte financeiro que possui.

Montante necessário para viver no Canadá

Tenha em mente de que o custo de vida varia conforme a localidade. Quanto mais próximo às grandes cidades, mais caro viver. Além disso, as famílias têm necessidades diferentes, sendo algumas mais econômicas do que outras.

Para que você possa ter uma ideia do que irá gastar, vale montar uma planilha com dados que podem ser encontrados no site Numbeo. Ele é frequentemente atualizado e, de quebra, você poderá ver informações sobre qualidade de vida, além de comparar cidades. Visite também o nosso artigo Alugar imóvel no Canadá para entender melhor os custos inerentes à moradia.

Como podemos te auxiliar?

SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA ESTUDANTIL!

Há seis anos a Canada Let´s Go vem auxiliando indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.

Fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino canadenses e mais de 15 mil programas de estudo, o que nos permite oferecer programas de estudo exatamente dentro do seu perfil e objetivos.

Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.

Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos as orientações para a transição.

Conheça também a modalidade de atendimento que foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida. Você pode checar os escopos das nossas modalidades de assessoria estudantil clicando aqui.

Entre em contato pelo nosso WhatsApp 11 98201-2347 ou e-mail ou contato@canadaletsgo.com, sem compromisso.

Aviso legal: Esse site se dedica a divulgar informações com base nos comunicados oficiais do governo canadense, visando imparcialidade. Embora busque precisão, não garante a ausência de erros, incentivando os usuários a verificarem informações diretamente nas fontes oficiais. O site não endossa pontos de vista específicos e reserva-se o direito de fazer alterações no conteúdo sem aviso prévio. Os usuários são aconselhados a utilizar as informações de maneira crítica e responsável. Além disso, esclarecemos que o site não é responsável pelo conteúdo de links externos e recomenda que os usuários entrem em contato em caso de dúvidas ou preocupações. A última atualização é indicada, promovendo transparência sobre a temporalidade das informações.

Fontes: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/study-canada/study-permit/get-documents.html#doc3

Imagem: https://matheustomoto.com.br/5-melhores-faculdades-de-medicina-no-canada/ https://counterfeitguru.com/cgi-sys/suspendedpage.cgi

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR ou VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em ou contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Theme: Overlay by Kaira
2023 Powered by Canada Let's Go

Descubra mais sobre Canada Let's Go

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading