Atualizado em 02/10/2023 – Quem nunca ouviu falar de um caso de recusa de visto inexplicável? O candidato preparou a documentação exatamente como determinam as orientações oficiais, mas ainda assim teve o visto negado. A explicação para esse tipo de negativa está nesse artigo completíssimo. Depois de lê-lo com bastante atenção, tudo fará sentido. Criamos essa postagem para que você possa entender a lógica das exigências e, com isso, ser capaz de apresentar uma comprovação robusta e irrecusável, não parando ao mínimo exigido. Nesse artigo, aprenda como evitar a negativa do Study Permit. Salve-o nos seus favoritos, pois você necessitará dele no futuro!
Orientação do site oficial
O site oficial canadense, traz apenas a parte documental e pouco explica sobre os seus motivos, afinal, a ideia não é ajudar as pessoas a fraudar a documentação ou contar mentiras. Aliás, nós não recomendamos qualquer tentativa de distorcer a verdade, pois, não apenas não combina com a boa-fé que o canadense tem como, também, pode eliminar qualquer chance de um visto futuro, para o Canadá ou para os EUA, caso o “floreio” seja descoberto.
Se você busca informações técnicas para apresentar a comprovação financeira, primeiramente entenda como evitar a negativa de visto nesse artigo e depois prossiga para o nosso artigo Visto de Estudante no Canadá.
Problema real
Em seu texto oficial, o governo canadense deixa claro que o objetivo da comprovação financeira é garantir o sustento do estudante e de seus familiares durante a estadia no país. Mas nós sabemos que há muito mais por trás dessa preocupação. Então vamos além, considerando as consequências de uma comprovação insuficiente ou fraudulenta?
Um dos grandes atrativos de estudar no Canadá é o fato de o estudante poder trabalhar part-time durante o período das aulas. Muitos candidatos acreditam que conseguirão viver e financiar os seus estudos com essa possibilidade de trabalho. Alguns, vendem tudo o que possuem para realizarem o sonho de estudar “fora” e, por que não, obter a residência permanente?! Apesar de os programas de estudo canadenses terem preços mais interessantes do que os demais países anglófonos desenvolvidos, eles ainda representam um montante significativo no orçamento do estudante, que nem sempre consegue emprego rapidamente após a sua chegada. É nesse momento que há o risco da ilegalidade, a qual os oficiais canadenses querem evitar:
- O estudante é proibido de trabalhar por mais de 20h por semana* durante as aulas. Então, se ele está no limite financeiro, pode exceder esse número de horas, por pura necessidade, e perder o status de legalidade no país.
- Caso o estudante não consiga arcar com as despesas do programa de estudo e se sustentar, poderá abandonar as aulas, frustrando o objetivo principal do IRCC, que é atrair estudantes internacionais para o país e complementar esse mercado de trabalho tão demandado e planejado há décadas.
- Em caso de evasão escolar, o estudante perde o status legal e, imediatamente, deve retornar ao seu país com a sua família. Entretanto, inúmeros escolhem ficar ilegalmente no Canadá, sem direito à saúde pública, seguro desemprego, aposentadoria etc.
Como você pode ver, trata-se de um problema de saúde pública que o governo canadense quer evitar, a exemplo do que ocorre nos EUA. Compreendendo essa lógica, ficará muito mais fácil para você raciocinar em cima da documentação financeira exigida. Afinal, você já sabe que precisa dar a eles a segurança de que ficar ilegalmente no Canadá é impensável, afinal, a sua vida na sua terra-natal é confortável e segura o suficiente para fazer sentido se arriscar em um país estrangeiro, longe da família, dos amigos, sem as garantias legais do cidadão de bem.
Além disso, o/a imigrante ilegal nunca mais poderá ver seus familiares, pois, sua ilegalidade estará registrada, o/a impedirá de sair e voltar ao Canadá e implicará em recusa de visto para seus familiares. Bem triste…
*Nota: Em 7 de outubro de 2022 o governo canadense flexibilizou o número de horas que um estudante internacional pode trabalhar. Atente para a data limite de dez/23. Essa decisão se refere a condições muito específicas. Caso o governo canadense note que ainda precisará dessa mão-de-obra extra, poderá postergar a flexibilização, mas não recomendamos criar os planos considerando-a. Leia mais sobre a medida clicando aqui.
Você sabia que estudar no Canadá, sob determinadas condições, pode te impulsionar em direção à residência permanente? Quer entender se você e sua família têm condições de levar o plano canadense adiante? Entre em contato conosco, sem compromisso! WhatsApp: 11 98201.2347 ou contato@canadaletsgo.com
Comprovação financeira
A deficiência na comprovação financeira é uma das principais causas de recusa de visto, seja por erro no envio da documentação, seja por documentação insuficiente.
Origem legal da comprovação financeira
Documentos que afirmem a legalidade do dinheiro: Nosso guru, Alexandre Pedrosa, da Infovistos, nos orienta que, além da comprovação em si, o governo canadense quer que você demonstre que a origem desse dinheiro é legal. Para isso, ele recomenda a apresentação da declaração de imposto de renda, que não está relacionada nos itens obrigatórios, mas cria um “case” sólido para dar confiabilidade às suas informações. Se você é proprietário ou sócio de alguma empresa, apresente também essa comprovação da empresa.
Não pare de trabalhar até receber o visto aprovado: O ideal é que você e seu cônjuge (quando houver) estejam trabalhando no momento da solicitação do visto. Isso mostrará ao governo Canadense que você vive bem em seu país e que a mudança para o Canadá não é uma “tábua de salvação” para quem está desempregado. Por isso, forneça holerites mostrando o vínculo empregatício ou documentos de prestação de serviço/venda, se for autônomo ou empresário.
Patrimônio extra
O governo canadense só aceita valores com liquidez rápida a título de comprovação financeira. Logo, não são aceitos bens imóveis, automóveis, títulos do governo etc. Entretanto, para evitar a negativa do Study Permit, mostrar um patrimônio extra é sempre interessante. Afinal, isso dará aos oficiais a segurança de que a vida que você leva em seu país é boa o suficiente para não valer a pena ficar ilegalmente no Canadá, quando o seu visto perder a validade.
Estou no limite da comprovação financeira, e agora?
Caso você esteja muito no limite financeiro e ache que corre o risco de ter o visto negado pela sua situação atual, a fim de aumentar as chances de aprovação do visto, considere fazer a aplicação para o visto de estudante através do Student Direct Stream, uma modalidade de visto que promete uma resposta em até 20 dias (tem demorado um pouco mais), flexibiliza a exigência da comprovação financeira para aqueles que vão estudar no Canadá.
Vínculos com o seu país
O vínculo com o seu país é um tema complexo, pois é completamente subjetivo e é motivação para boa parte das negativas de visto.
Você precisa evitar parecer que está desesperado/a para sair do seu país, seja por problemas econômicos ou sociais, pois, dessa forma, dará aos oficiais que avaliarão o seu pedido de visto a impressão de que o Canadá é a sua “tábua de salvação”. Assim, você estará fornecendo motivo para crer que há o risco para você permanecer ilegalmente no Canadá quando o seu visto vencer e receberá uma recusa por falta de vínculos. Dentre as nossas recomendações:
- Evite vender seu único automóvel ou seu único imóvel para “fabricar” dinheiro um pouco antes do momento da emissão dos documentos da comprovação financeira. Considere, antes, se necessário, a utilização de um patrocinador ou sponsor. A venda dos bens pode caracterizar perda de vínculo com o seu país e pode corroborar para a teoria de o Canadá ser a “tábua de salvação”. Na visão do oficial, você pode estar vendendo tudo com a intenão de nunca mais voltar.
- O ideal é que você e seu cônjuge estejam trabalhando no momento da solicitação do visto (exceto nos casos em que, comprovadamente, um de vocês não trabalha para cuidar dos filhos, ou que vocês vivem com renda suficiente para não necessitar trabalhar). O trabalho mostra que sua situação é confortável.
- Em sua carta de intenção, não fale mal do seu país de origem ou da sua vida. Use de sinceridade, mas contenha-se nos excessos. Lembre-se: seu objetivo é estudar no Canadá. Então, foque nos benefícios que isso trará para si e para sua família, na forma como você pode contribuir, mostre que o programa de estudo faz sentido em sua vida, que a cultura canadense te agrada, mas JAMAIS diga que o seu país não tem solução, não critique o seu povo ou os governantes. Eles conhecem bem a situação do Brasil e dos outros países.
Erros do consulado
O consulado erra? Sim, não é comum, mas acontece. Em quase sete anos atuando na área de assessoria estudantil, só tive um cliente nessa situação, o que me motivou a escrever esse post.
Recentemente, tive o caso de um cliente que viajou o mundo inteiro, nunca ficou ilegalmente em nenhum país, nunca teve um visto recusado, mas o governo canadense negou o pedido dele alegando que ele não justificou negativas anteriores. Claramente um erro por parte do oficial que avaliou a documentação. Provavelmente confundiu os processos.
Nesse caso, meu cliente tem duas opções: (1) entrar em contato com o consulado e informar que nunca teve um visto negado. A resposta pode demorar meses e, uma vez reconhecido o erro, ele poderá entrar com novo pedido de visto ou (2) reaplicar direto apresentando documentos que comprovem o seu status de legalidade em todo lugar por onde passou e deixando claro que nunca teve visto negado. Depois é só torcer pra dar certo.
Como podemos te auxiliar?
SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA ESTUDANTIL!
Há seis anos a Canada Let´s Go vem auxiliando indivíduos e famílias a se mudarem para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.
Fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino canadenses e mais de 15 mil programas de estudo, o que nos permite oferecer programas de estudo exatamente dentro do seu perfil e objetivos.
Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.
Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos as orientações para a transição.
Conheça também a modalidade de atendimento que foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida. Você pode checar os escopos das nossas modalidades de assessoria estudantil clicando aqui.
Entre em contato pelo nosso WhatsApp 11 98201-2347 ou e-mail ou contato@canadaletsgo.com, sem compromisso.
Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!
Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.
PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR ou VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em ou contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp: