Como escolher um programa de estudo no Canadá?

Quando lançou o programa de imigração Canadian Experience Class, o Governo Canadense criou uma nova demanda dos programas de estudo no país, cujo público apresenta-se bastante diferente daquele que buscava estudar no exterior 3 anos atrás.

O Canadian Experience Class é uma das modalidades do Express Entry, sistema que escolhe candidatos à residência permanente, e oferece ao graduado a oportunidade de permanecer no país, trabalhando, após a formatura. Esse período, chamado de Post Graduation Work Permit ( PGWP), é o tempo necessário para que seja adquirida a experiência profissional in loco, de modo que seja possível candidatar-se para a residência permanente.

Trata-se de um projeto a médio prazo, que precisa ser minuciosamente planejado, tendo em vista que estamos tratando de uma mudança definitiva na vida de indivíduos e famílias inteiras, já que há a prerrogativa de migrar para o Canadá, com cônjuge e filhos, para estudar.

Mas como escolher um programa de estudo? Embora seja um país ocidental, considero o Canadá bastante diferente nos aspectos humanos. A busca pela justiça social, pela igualdade e pela inclusão é uma constante em sua política econômica e social e isso se reflete em seu mercado de trabalho sui generis.

O governo tem o controle do que acontece em cada ocupação, as quais possuem descrição minuciosa e são designadas por números – os NOCs ou National Occupational Classification. As autoridades têm o conhecimento dos índices de emprego, oferta, demanda, média salarial por localidade, enfim, sabem exatamente em que áreas é necessário atrair mão-de-obra e como selecioná-la. Por isso, não basta querer ir estudar no Canadá, pois se você escolher uma carreira cujo índice de desemprego está alto, não receberá o sonhado convite.

Antes, é importante saber escolher o programa de estudo que te dará uma formação interessante ao país e, por consequência, te levará mais rapidamente a conseguir um trabalho remunerado e, simultaneamente, que cubra as suas necessidades, te dê uma vida digna e confortável.

QUER ESTUDAR E TRABALHAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

A Canada Let’s Go selecionou alguns fatores importantes nessa pesquisa e te mostra o caminho:

  1. Defina as províncias que não te interessam, seja pelo clima, pela política de imigração.
  2. Pesquise todas as ocupações que são afins com o seu trabalho atual – caso queira continuar na área – e quais ocupações seriam do seu agrado, caso não queira. Anote seus NOCs.
  3. Pesquise o índice de desemprego dessas ocupações e escolha as que possuem menos de 6% de desemprego por região. Recomendamos que, a princípio, as demais sejam excluídas da sua lista de possibilidades.
  4. Faça uma pesquisa salarial por região e por ocupação. Coloque em uma tabela Exel as informações.
  5. Pesquise o local onde há mais ofertas de emprego e faça uma relação com as características demográficas. Anote.
  6. Pesquise a relação entre oferta de emprego e mão-de-obra em cada ocupação. Marque as mais promissoras.
  7. Cruze essas informações e reduza as suas opções a até 5 ocupações diferentes.
  8. Pesquise a formação e as habilidades e necessárias para cada ocupação.
  9. Entenda o que te falta para exercer o cargo e pesquise programas de estudo que te complementem nesse sentido.
  10. Pesquise o grau de satisfação dos estudantes que se formaram na área, qual o percentual conseguiu emprego na área e quantos permaneceram desempregados.

Com base nessas informações, você poderá escolher o programa que te levará mais rapidamente a conseguir um trabalho mais bem remunerado do que a média das profissões, no caso de recém-formados.

Caso você não saiba como fazer esse trabalho, deixe isso conosco. A Canada Let’s Go é especialista nessas pesquisas e poderá te oferecer as melhores opções em programa de estudo. Você não terá nenhum custo nessa assessoria. Entre em contato e confira!

Como podemos te ajudar?

Auxiliamos indivíduos e famílias a se mudar para o Canadá, desde o planejamento até o settlement. Nossa expertise nos permite criar estratégias diferenciadas e personalizadas, e guiar pessoas que irão trabalhar, estudar e/ou se candidatar à residência permanente no Canadá por conta própria.

Conosco, você compreenderá todos passos da transição entre países e os aspectos desses processos. O objetivo é traçar um planejamento, criar um cronograma e conduzi-lo/a por cada etapa. Orientamos sobre custo de vida, educação, moradia, saúde, mercado de trabalho, saída fiscal do país e impostos (genericamente), e muito mais. Nossa assessoria possibilita uma transição mais suave e segura, aumentando a assertividade das decisões e mantendo a autonomia nas mãos do candidato.

Além disso, para aqueles que desejam estudar no Canadá, fazemos parte de uma plataforma com mais de 300 instituições de ensino, o que nos permite oferecer programas de estudo elegíveis ao PGWP exatamente dentro do seu perfil. Essa assessoria não terá custo para você.

Entre em contato conosco, sem compromisso, ou visite o nosso website oficial www.canadaletsgo.com.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Theme: Overlay by Kaira
2021 Powered by Canada Let's Go
%d blogueiros gostam disto: