Celeridade e menor custo na emissão de vistos para o Canadá – eTA

O governo do Canadá está implementou, o Eletronic Travel Authorization (eTA) para utilização pelos brasileiros. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, não se trata da eliminação da exigência do visto, mas de uma facilidade para a sua obtenção. A eTA se propõe a dar mais celeridade e baratear a emissão de vistos para o Canadá.

Entenda abaixo as condições:

Quem pode solicitar a eTA?

São três as condições a serem preenchidas para ser elegível à solicitação da eTA:

  • Pessoas que possuem visto válido para os EUA ou pessoas que tiveram visto canadense nos últimos dez anos;
  • Entrar no Canadá por via aérea.
  • Permanecer no país por menos seis (6) seis meses, ou utilizar o Canadá como passagem para outro destino.

Atenção: Se você tem um visto o Canadá que ainda está válido e seu passaporte tem validade de mais de seis meses, você ainda poderá usá-lo até que expire. Não há necessidade de requerer uma eTA.

Quanto custa a eTA?

O eTA está sendo emitido ao custo de CAD$ 7 (sete dólares canadenses).

QUER SABER AS SUAS CHANCES DE VIVER NO CANADÁ? contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Quanto tempo demora a emissão do eTA?

A maioria das aplicações é aprovada dentro de alguns minutos após o pedido ser submetido, mas pode demorar até 4 dias em alguns casos especiais.

Qual é a validade da eTA?

Uma eTA pode ser válido por até cinco anos ou até o seu passaporte expirar. Se você receber um novo passaporte, você precisará obter uma nova eTA.

Uma eTA válida permite que você viaje para o Canadá quantas vezes quiser para por até seis meses de cada vez.

Como solicitar a eTA?

  1. Para solicitar o eTA você necessitará do seu cartão de crédito, de um endereço de e-mail e do seu passaporte com validade superior a 6 meses. Cartões aceitos: Visa, MasterCard, American Express, cartão pré-pago cartão de débito Visa, cartão JCB e Interac.
  2. Use o formulário online para fazer o requerimento. O formulário não pode ser gravado, portanto tenha as informações à mão.
  3. Pague $7 CAD pela sua eTA logo a seguir ao preenchimento do formulário.
  4. Obtenha uma confirmação por e-mail sobre o seu requerimento da eTA. A maioria dos requerimentos é aprovada em poucos minutos.
  5. Pode ser necessário apresentar documentos antes de seu requerimento ser aprovado. Se este for o seu caso, um e-mail lhe será enviado com instruções dentro de 72 horas.

Orientações de preenchimento: https://www.canada.ca/content/dam/ircc/migration/ircc/english/pdf/eta/portuguese.pdf

IMPORTANTE:

  • Será possível requerer e pagar para apenas uma pessoa de cada vez. Por exemplo, no caso de uma família de três pessoas, será necessário preencher e enviar o formulário três vezes.
  • Imprima o seu recibo imediatamente. Não será possível fazê-lo posteriormente ou receber uma cópia do recibo.
  • O Consulado Canadense entrará em contato apenas por e-mail. Verifique a pasta de Spam.
  • Suas informações não podem ser salvas e há um limite de tempo para preencher o formulário. Entretanto, é possível prolongar a duração da sessão caso necessite de mais alguns minutos. Para isso, quando a janela indicando que o tempo está se esgotando (Session timeout) aparecer, clique no botão “Continue session”. Revise atentamente o guia de ajuda para ter a certeza de ter tudo o que é necessário para preencher o formulário.

Exceções às regras da eTA

  • Os residentes permanentes do Canadá não necessitam de uma eTA para viajar de avião para o Canadá; no entanto, têm de viajar com o seu cartão de residente permanente (PR) ou com o documento de viagem de PR, caso contrário, podem não conseguir embarcar no voo com destino ao Canadá.
  • Os residentes permanentes dos EUA necessitam de uma eTA para viajar de avião para o Canadá (bem como do respetivo “Green Card” dos EUA), mas não necessitam de para entrar por via terrestre ou marítima.
  • Os estudantes e os trabalhadores temporários de países abrangidos pela exigência do eTA e que tencionem viajar por via aérea com partida e regresso ao Canadá, necessitam de uma eTA.
  • Clique aqui para regras para canadenses com dupla nacionalidade.
  • Clique aqui para outras exceções.

Onde solicitar a eTA?

CLIQUE AQUI para solicitar a sua eTA. Você será direcionado para o site da imigração canadense.

Disclaimer: As informações contidas nesse artigo foram extraídas do site oficial do governo canadense http://www.canada.ca. De tempos em tempos, o governo canadense faz alterações na lei de imigração, as quais podem ter ocorrido após a publicação desse artigo e, portanto, podem não ter sido atualizadas em nossa página. Antes de se comprometer com seus planos, faça a devida confirmação no site oficial ou entre em contato conosco. A Canada Let’s Go é uma empresa de assessoria em imigração e não uma consultoria.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

%d blogueiros gostam disto: