Canadá: equivalência ou validação de credencial?

Há uma infinidade de posts disponíveis na internet sobre como fazer para se mudar para o Canadá, mas como obter informações fidedignas, quando o governo canadense muda tantas vezes as regras, ainda que na tentativa de facilitar o processo de transição dos imigrantes?

São muitas variáveis a serem consideradas. Duas delas são as diferenças entre os sistemas de educacionais dos países e, também, as exigências dos mercados de trabalhos.

Equivalência de credenciais

A equivalência de credenciais ou ECA (Equivalency Credencial Assessment) é utilizada como documento comprobatório para os processos de imigração permanente, para alguns cursos e para requerer a validação de credencial.

Ao solicitar a equivalência das suas credenciais, você descobrirá qual é o seu grau de instrução frente ao sistema de ensino canadense, com base na análise dos documentos comprobatórios da instrução recebida no Brasil. Às vezes, isso é bem fácil, pois o curso tem o mesmo nome e estilo nos dois países; às vezes há cursos diferentes cujo nome pode ter uma grande alteração ou mesmo não haver qualquer equivalência entre os países.

Equivalência para estudo

Quando alguém pretende fazer um mestrado, doutorado ou Ph.D. em outro país, pode ser solicitada uma equivalência das credenciais relacionadas à educação formal (ECA – Equivalency Credencial Assessment), ou seja, é necessário submeter os certificados de conclusão de curso a uma instituição que verifica qual é o nível de instrução frente ao sistema de educação do país de destino. Isso é compreensível, pois, se uma pessoa pretende cursar um mestrado, é necessário que a instituição reconheça que o candidato possui os pré-requisitos necessários. No caso do Canadá, essa exigência é mais rara, pois, de modo geral, as próprias instituições estão capacitadas a avaliar os documentos do candidato.

Pessoas que pretendem estudar no Canadá um programa nível graduate ou undergraduate não passam por essa exigência, mas, se pretenderem solicitar a residência permanente pelo Canadian Experience Class via Express Entry, devem ficar atentos às exigências, pois obter a documentação após ter saído do Brasil dará trabalho. Vale a penas levar tudo pronto para antes de se despedir da terrinha.

Equivalência para fins de residência permanente

Quando se trata de residência permanente no Canadá, a equivalência das credenciais é fator obrigatório, de forma que possa conferir os pontos referentes ao nível de instrução no CRS (comprehensive ranking system) pelo Express Entry ou mesmo para algum outro programa de imigração que exija grau de instrução mínimo.

É importante saber que essa equivalência  é apenas informativa, ou seja, caso a sua profissão seja regulamentada no Canadá, para exercê-la legalmente você precisará que fazer a validação do diploma, também!

Leia o nosso post sobre Como fazer Equivalência de credenciais – Canadá para entender os procedimentos.

Clique no link para entender como funciona o sistema de educação nas diversas províncias.

QUER SABER AS SUAS CHANCES DE VIVER NO CANADÁ? contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Validação de credencial

Quando a profissão do candidato é regulamentada no Canadá, como, por exemplo, médicos, dentistas, farmacêuticos e advogados, mesmo já tendo recebido o cartão de residente permanente, é necessário realizar a validação das credenciais para que possa receber a autorização de exercício da profissão.

Esse processo pode variar de acordo com a província e área de formação e província que a pessoa irá morar, pode envolver provas, entrevistas, estágios supervisionados e cursos/disciplinas extras, mas um fato é certo: a equivalência de credenciais é documento obrigatório para a realização da validação de credencial.

De modo geral, as profissões regulamentadas no Brasil também o são no Canadá: médico, dentista, farmacêutico, engenheiro, arquiteto, advogado, enfermeiro, oftalmologista, veterinário etc.

Para buscar informações sobre validação de credencial é necessário entrar em contato com o órgão regulamentador da profissão e dizer que é um profissional com treinamento internacional que busca exercer a profissão no Canadá.

Caso você não saiba se a sua profissão é regulamentada, pergunte-nos, sem compromisso. Em breve, faremos um post com a lista dos órgão regulamentadores das principais profissões e províncias. Fique de olho!

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria no planejamento e execução de programas de estudo, trabalho e residência permanente no Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Fale conosco, sem compromisso. Clique em contato@canadaletsgo.com , WhatsApp-nos: 11 98201.2347 ou agende um bate-papo ! Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.