Carta de intenção para visto de estudante

A Letter of Explanation ou carta de intenção para visto de estudante é uma exigência na lista de documentos a serem apresentados para a concessão da permissão de estudo. Nosso post é direcionado à carta para a solicitação do visto de estudante ou Study Permit , mas você pode adaptar essa carta para o Work Permit, Open Work Permit, Bridging Work Permit etc.

Por que escrever uma carta de intenção?

O processo do visto canadense, seja ele de turismo, estudo ou trabalho é feito sem entrevistas. Você envia os documentos, online ou pelos Correios, eles fazem uma análise e depois te dão uma resposta.

O oficial de imigração só enxerga números, nomes, seu patrimônio e sua formação. Ele não te conhece, não vê seu rosto e não sabe se você tem boas intenções.

A carta de intenção te dá uma oportunidade de explicar a ligação entre todos aqueles documentos e o que eles significam. Ela deve ser única e deve refletir sua real situação e objetivos com a viagem. Analise bem a razão de ter escolhido um curso específico e pense no que ele vai te proporcionar no futuro, independente de onde estiver.

Principalmente, mostre ao oficial que avaliará o seu pedido (em entrelinhas) que, quando o seu visto vencer, caso você não tenha obtido a residência permanente, voltará para a sua terra. Ele tem que perceber, pelo seu relato, que a sua vida em seu país é bem melhor do que uma vida como imigrante ilegal no Canadá.

QUER ESTUDAR E TRABALHAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Como escrever uma carta de intenção?

Você pode optar por fazer uma carta para a família inteira ou cada cônjuge pode escrever uma carta. Se você está no Brasil, poderá escrevê-la em inglês, do contrário, escreva em inglês ou francês.

Inicie a carta com “Dear Visa Officer, I would like a Study Permit because I was accepted at…” diga o nome da instituição e o curso. Fale do por quê da escolha desse curso. O que ele te acrescentará? Por que um curso no exterior? Por que Canadá? Por que a cidade escolhida? Fale dos seus valores e a relação com os valores canadenses, cite-os, eles gostam disso. Encerre com “Kindest regards”, ou “Kind regards” ou apenas “Regards”.

Você pode contar um pouquinho sobre o seu histórico profissional antes de dizer o quanto o curso acrescentaria à sua carreira, pode falar do mercado competitivo no Brasil, sobre a característica acadêmica e teórica dos cursos brasileiros e como um college no Canadá daria o conhecimento mais prático, como uma experiência no exterior melhoraria seu currículo e acrescentaria pessoalmente, também. Fale da oportunidade de aperfeiçoar o inglês ou o francês. Caso o curso seja bem diferente da sua área de formação, fale da necessidade de mudar de área.

Seu cônjuge pode escrever uma carta apresentando o objetivo dele: acompanha-lo/a e aproveitar a oportunidade para trabalhar no Canadá. O quanto uma experiência de trabalho no exterior valorizaria o currículo dele/a no Brasil, além do aprendizado do idioma.

Deixe claro a sua capacidade financeira para viver no país e sustentar a sua família (quando for o caso) ao longo do primeiro ano.

Simplifique, seja objetivo

Lembre-se de que números, cifras e datas já estão nos formulários, portanto, simplifique.

Cuidado: Solicitar um visto de estudante não tem nada a ver com Residência Permanente. Sua intenção em obter um visto de estudante é ESTUDAR! Então, no momento que você estiver escrevendo a carta, pense: e se, por algum motivo, tudo mudar e eu não conseguir a Residência Permanente? E se eu voltar para o Brasil após o meu curso? No que esse tempo de estudo vai contribuir para a minha vida no Brasil?

Resumindo

  1. Capriche no texto – Não precisa florear a escrita, mas seja claro no que você está dizendo e lembre das aulas de redação.
  2. Planeje antes o que você vai escrever – Não comece a carta sem saber quais são suas intenções. Senão você vai poder falar muito mais do que o necessário e deixar tudo muito confuso.
  3. Seja formal – É uma carta destinada a oficiais da imigração canadense, então não se esqueça da seriedade desse documento.
  4. Seja humano – Como mencionei, eles já terão todos os documentos solicitados, então, querem um algo a mais, que conecte todos aqueles papéis ou arquivos à pessoa da foto. Aproveite essa carta para trazer seu lado humano e substituir uma entrevista pessoal.
  5. Não minta! – A carta de intenção é um documento. Não há necessidade de mentir e as consequências disso não são nada boas.
  6. Não escreva mais do que uma página, a não ser que realmente necessário. Cinco ou seis parágrafos são suficientes.
  7. Não, não precisa ser manuscrita. Pode ser digitada e assinada.

Veja como podemos te ajudar

SOMOS A INOVAÇÃO EM ASSESSORIA EM ESTUDO E IMIGRAÇÃO!

Se você quer estudar no Canadá

Nossa assessoria para busca de programas de estudo no Canadá é inteiramente gratuita, pois já somos remunerados pelas instituições. Você irá pagar exatamente o mesmo valor que pagaria fazendo a contratação diretamente. Todos os pagamentos são feitos para o college nos prazos estipulados pela instituição de ensino, não somos intermediários.

Nossa plataforma possui mais de 300 instituições de ensino canadenses. Você contará com a nossa expertise para escolher um programa de estudo que mais se adapte ao seu perfil e objetivos. Nosso trabalho sempre foca a possibilidade de residência permanente, empregabilidade e custo de vida.

Além disso, orientamos na juntada de documentos para visto e damos todas as orientações para a transição. Você pode checar o escopo da nossa assessoria estudantil clicando aqui. Entre em contato por e-mail ou WhatsApp, sem compromisso.

Se você quer obter a residência permanente

A Assessoria para Imigração é voltada para indivíduos e famílias que desejam aplicar para residência permanente por conta própria. Auxiliamos na criação de um plano de ação desde a contratação até o settlement. Você contará com a nossa expertise para obter informações e tomar decisões. Apresentamos aos nossos clientes todas as informações oficiais para que compreendam as opções e possam fazer escolhas de forma assertiva e consciente.

Não somos uma consultoria, mas uma assessoria do planejamento ao settlement. Não limitamos o número de consultas. Nosso compromisso é com o seu projeto de futuro. Saiba mais sobre a Assessoria para Imigração clicando aqui. Entre em contato por e-mail ou WhatsApp, sem compromisso.

Disclaimer: as informações contidas nesta publicação foram extraídas do site oficial canadense e são oferecidas apenas para fins informativos, e, como tal, não devem ser interpretadas como adendo à lei oficial. Embora tenhamos feito todos os esforços para apresentar informações precisas e confiáveis, devido às contínuas alterações nas políticas e/ou programas de imigração canadenses, informações incluídas nesta publicação podem não estar atualizadas quando forem lidas.  Por esse motivo, nos isentamos de qualquer responsabilidade por quaisquer erros, omissões ou inconsistências.  Você deve consultar http://www.canada.ca, o site oficial do governo canadense, e legislação correspondente antes de agir a partir de qualquer informação contida nesse artigo. Nada nesta publicação deve ser interpretado como aconselhamento.  

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

One thought on “Carta de intenção para visto de estudante

Comments are closed.

Theme: Overlay by Kaira
2021 Powered by Canada Let's Go
%d blogueiros gostam disto: