Residência permanente via estudo

Aumente as suas chances de obter a residência permanente via estudo

O principal programa de imigração para o Canadá dentro do sistema de seleção de residentes permanentes  é o Express Entry. Os critérios utilizados são: idade, fluência no primeiro e segundo idiomas, qualificação profissional, experiência de trabalho internacional, experiência de trabalho no Canadá, oferta de emprego, convite de uma província e a combinação entre alguns desses critérios.

Ter a pontuação acima da linha de corte tem sido tarefa das mais difíceis, tendo em vista o aumento contínuo da linha de corte no último ano. A fluência em ao menos um dos idiomas oficiais e possuir uma pós-graduação no currículo são chaves para o sucesso dos candidatos ao Federal Skilled Worker Class. Já as categorias trades exigem um nível de instrução menor, mas a proficiência intermediária no idioma também é fundamental. Entretanto, isso não significa que a migração seja impossível.

Um artifício que tem sido utilizado de forma bem sucedida para aumentar a pontuação dos candidatos e suas famílias no Express Entry é o estudo no Canadá. Uma pessoa que estude nesse país ganha mais pontos nos critérios idioma, experiência de trabalho no Canadá, qualificação profissional, na combinação entre eles e na experiência de trabalho. Com isso, potencializa as chances de migrar permanentemente para o Canadá.

QUER ESTUDAR E TRABALHAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Como funciona?

O candidato a estudante no Canadá tem a opção de cursar programas de nível superior de 1 à 4 anos de estudo, pode trabalhar part-time durante o período em que estuda e full-time nas férias. Sua família poderá se mudar com ele para o Canadá, seu cônjuge poderá trabalhar full time e seus filhos poderão estudar em escola pública.

Após a formatura, o formando tem 180 dias (atualizado em abr/19) para solicitar ao governo o PGWP ou Post Graduation Work Permit, que permite a permanência no país pelo mesmo período de estudo, limitado a três anos, agora, trabalhando full-time.

Muitos estudantes, após o término do programa de estudo, já possuem a pontuação necessária para realizar a candidatura ao Express Entry, como Federal Skilled Trades ou Federal Skilled Worker Class.

Caso após a formatura se verifique que ainda não tem a pontuação necessária para aplicar para a Residência permanente, o candidato poderá, durante o período do PGWP, trabalhar pelo tempo necessário para adquirir a pontuação e se inscrever no Express Entry sob a modalidade Canadian Experience Class, desta vez, com bem mais pontos do que quando morava no Brasil, com boas chances de receber o convite para ser residente permanente.

É sempre bom considerar a candidatura provincial (PNP), caso a família pretenda permanecer vivendo na mesma província por longo período.

Há diversos caminhos para se obter a imigração permanente!

PRECISA DE ORIENTACÃO? FALE CONOSCO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Procedimento no Canadá Anglófono

Para poder cursar um programa de estudo no Canadá, o candidato deverá realizar a prova IELTS Academic ou TOEFL e obter as notas mínimas determinadas pelo programa escolhido. De posse desse certificado, é hora de escolher um programa de estudo, juntar as comprovações de estudo prévio e se matricular. A instituição de ensino emitirá uma carta de aceite (LOA) e, de posse dela, é possível requerer os vistos* Study Permit para o candidato e seus filhos e o Open Work Permit para o seu cônjuge.

Além da prova de inglês, é necessário comprovar possuir uma reserva financeira suficiente para sustentar a família por alguns meses, além do montante equivalente a 1 ano do programa de estudo escolhido. É importante demonstrar para o governo canadense que você e sua família não passarão por dificuldades e, caso deseje voltar para o Brasil, tenham condições de fazê-lo sem colocar a sua família em risco.

Você pode ler mais sobre matrícula em instituições canadenses clicando aqui.

O processo de seleção de imigrantes na província de Quebec, o Canadá francófono, obedece a outras regras*.

Caso você queira entender melhor como funciona a imigração via estudo no Canadá anglófono e quais são as suas chances de ser bem-sucedido na empreitada, fale conosco, sem compromisso.

Disclaimer: As informações contidas nesse artigo foram extraídas do site oficial do governo canadense http://www.canada.ca. De tempos em tempos, o governo canadense faz alterações na lei de imigração, as quais podem ter ocorrido após a publicação desse artigo e, portanto, podem não ter sido atualizadas em nossa página. Antes de se comprometer com seus planos, faça a devida confirmação no site oficial ou entre em contato conosco. A Canada Let’s Go é uma empresa de assessoria em imigração e não uma consultoria.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria personalizada, do planejamento ao settlement, em programas de estudo, trabalho e imigração para o Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: