Atlantic Immigration Pilot

O Atlantic Immigration Pilot (AIP) é um dos programas de imigração permanente do Canadá. Tem objetivo de facilitar e auxiliar os empregadores das províncias localizadas à beira do Atlântico a suprir as suas necessidades de mão-de-obra, podendo alçar mão de trabalhadores qualificados estrangeiros que querem migrar definitivamente para o Canadá e, também, e estudantes internacionais que desejem permanecer ali após a formatura.

Vantagens sobre os demais programas de imigração

A maior diferença para o Express Entry é que não há um ranqueamento segundo uma pontuação e trabalhadores cujas ocupações pertencem ao NOC C são bem-vindos.

No AIP, o nível de exigência relativo à proficiência em idioma é CLB 4, contra os tradicionais CLB 7 da maioria dos programas canadenses.

Outra vantagem sobre os programas provinciais e com relação ao próprio Express Entry é que, ainda que exista a exigência da obtenção do emprego, o AIP dispensa o LMIA (Labour Market Impact Assessment) nas contratações, o que facilita, barateia e acelera a chegada o trabalhador e sua família ao Canadá.

Além disso, o pedido de residência permanente é feito na sequência da contratação, sem a necessidade de esperar por meses, ou anos e o trabalhador conta com um planejamento para o settlement.

No caso dos estudantes internacionais, os preços dos tuitions são bem inferiores às grandes províncias e o estudante pode se candidatar à residência permanente tão logo se gradue e consiga um emprego no Canadá.

Antes de fazer uma oferta de emprego, o empregador deve ser designado pelo governo provincial em que está localizado e onde o candidato irá trabalhar.

Depois de fazer uma oferta de emprego, o empregador e o candidato passarão por várias etapas. Se ambos atenderem a todos os requisitos, ele obterá o status de residente permanente no Canadá. O tempo de processamento do processo está em 6 meses (hoje), mas o trabalhador e sua família já poderão estar vivendo no Canadá enquanto aguardam o deferimento.

Requisitos básicos do piloto

Existem 3 streams no piloto. O candidato pode se qualificar para mais de um stream, mas só poderá se inscrever através de um deles. Em qualquer caso, é necessário que ele:

  • comprove possuir a proficiência mínima equivalente ao CLB 4 em inglês ou francês através de teste reconhecido pela imigração e
  • comprove possuir o grau de instrução mínimo exigido para o stream (leia a seguir) e
  • mostre que você pode sustentar a si mesmo e a sua família quando vier para o Canadá.
  • antes de aceitar uma oferta de emprego, certifique-se de que o empregador é designado pelo governo provincial. Caso não seja, ele poderá fazer esse cadastro antes de fechar a contratação.

QUER SABER AS SUAS CHANCES DE VIVER NO CANADÁ? contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Modalidades de candidatura através do AIP

O Atlantic Immigration Pilot (AIP) possui três modalidades de programa, ou streams:

  • Programa para trabalhadores altamente qualificados – High-skilled workers
  • Programa para trabalhadores com qualificação intermediária – Intermediate-skilled workers
  • Programa para estudantes internacionais – International graduate

High-skilled Workers

Para poder se candidatar à residência permanente por esse stream o candidato precisa:

  • ter trabalhado em um cargo de gestão, profissional ou técnico / qualificado (NOCs 0, A ou B) por pelo menos um ano
  • essa comprovação precisa ser feita da seguinte forma: nos últimos 3 anos, mostrar ter experiência de trabalho de 1 ano, sendo computados apenas 6 h por dia (1560h/ano). Essa experiência precisa ser remunerada e não autônoma.
  • ter pelo menos uma credencial pós-secundária, de ao menos 1 ano de estudo.
  • ter recebido uma oferta de emprego de um empregador cadastrado no Atlantic Immigration Pilot, que seja full-time, não sazonal, remunerada, com ao menos 1 ano de duração, nos NOCs 0, A ou B.

Intermediate-skilled Workers

Para poder se candidatar à residência permanente por esse stream o candidato precisa:

  • ter trabalhado em um cargo incluído no NOC C por pelo menos um ano ou nas ocupações em demanda nessas províncias.
  • essa comprovação precisa ser feita da seguinte forma: nos últimos 3 anos, mostrar ter experiência de trabalho de 1 ano, sendo computados apenas 6 h por dia (1560h/ano). Essa experiência precisa ser remunerada e não autônoma.
  • ter completado o ensino médio.
  • ter recebido uma oferta de emprego de um empregador cadastrado no Atlantic Immigration Pilot, que seja full-time, não sazonal, remunerada, com prazo indeterminado, nos NOCs 0, A, B ou C.

International graduate

Para poder se candidatar à residência permanente por esse stream o candidato precisa:

  • ter estudado em regime full-time, em uma instituição pública, em uma província do Atlântico por, ao menos, dois anos.
  • ter vivido nessa província do Atlântico por pelo menos 16 meses nos 2 anos anteriores à graduação e
  • submeter a solicitação de residência permanente até 24 meses após a graduação canadense e
  • após a graduação, ter recebido uma oferta de emprego de um empregador cadastrado no Atlantic Immigration Pilot, que seja full-time, não sazonal, remunerada, com ao menos 1 ano de duração, nos NOCs 0, A, B ou C.

Atenção:

Programas de idiomas com duração de mais da metade do tempo de estudo não são elegíveis, bem como programas suportados por bolsa de estudo.

A experiência de trabalho não é necessária para os graduados internacionais contratados através do Atlantic Immigration Pilot.

O empregador também deve atender a certos requisitos.

QUER ESTUDAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

NOC e as ocupações

Ocupações NOC 0, A ou B

As ocupações NOC 0 são de nível gerencial. As ocupações de NOC A ou B são as que exigem formação universitária, ou técnica/tecnóloga. No Canadá, os colleges proveem as formações com nível técnico e tecnólogo.

Ocupações NOC C

O nível de habilidade C do NOC é um tipo de trabalho que geralmente requer ensino médio e / ou treinamento específico para o trabalho, como:

  • açougues industriais
  • motoristas de caminhão de longo curso
  • servidores de alimentos e bebidas

Ocupações em demanda nas províncias do Atlântico

O Atlantic Immigration Pilot está privilegiando a enfermagem nos seguintes moldes:

  • como registered nurse ou registered psychiatric nurse (NOC A 3012 ), ou
  • como licensed practical nurse (NOC B 3233 )

É necessário que a oferta de emprego seja:

  • nurse’s aide, orderly or patient services associate (nível de habilidade (NOC C 3413 ), ou
  • home support worker (NOC C 4412 )

Comprovação de fundos

A comprovação de fundos para 1 pessoa é de $ 3,167; para 2 pessoas, de $3,943; para 3 pessoas, de 4,847; para 4 pessoas, de $5,885; para 5 pessoas, de $6675; para 6 pessoas, de $7,528. Para 7 ou mais pessoas, $8,381. Os valores estão em dólares canadenses.

Listas de empregadores designados nas províncias do Atlântico

Veja as listas dos empregadores designados do Atlântic Immigration Pilot.

Conseguindo uma oferta de emprego full-time, remunerada e seguindo os procedimentos, você pode dar entrada no seu pedido de residência permanente na província do Atlântico onde conseguiu o trabalho.

New Brunswick: https://www.welcomenb.ca/content/dam/wel-bien/pdf/atlantic_immigration_pilot_project_designated_employers_list_dec2018.pdf

Nova Scotia: https://novascotiaimmigration.com/wp-content/uploads/Designated_AIP_employers.pdf

Prince Edward Island: https://www.princeedwardisland.ca/en/information/office-immigration/atlantic-immigration-pilot-designated-employers

Newfoundland and Labrador: https://www.princeedwardisland.ca/en/information/office-immigration/atlantic-immigration-pilot-designated-employers

Como escolher a província?

Você deve estar pensando como escolher a província para viver. Há uma série de fatores a se considerar: se por um lado o custo de vida em determinadas cidades das províncias do Atlântico chega a ser 50% mais barato do que nas grandes metrópoles do Canadá, por outro lado, os salários também são menores. Há ainda que considerar o clima, demanda do mercado de trabalho, impostos, vantagens e desvantagens da saída fiscal, incentivos provinciais, dentre muitos outros fatores.

Caso necessite de orientação nesse sentido, considere a nossa assessoria para imigração. Guiamos os nossos clientes desde o planejamento à chegada ao Canadá.

Fonte: Lei de imigração canadense.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria no planejamento e execução de programas de estudo, trabalho e residência permanente no Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Fale conosco, sem compromisso. Clique em contato@canadaletsgo.com , WhatsApp-nos: 11 98201.2347 ou agende um bate-papo ! Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.